Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Me ajudem? A crença é o caminho do covarde ou da psicologia social ???

A crença é o caminho do covarde

Uma vez um novato perguntou a um mestre zen: "Mestre, qual é o primeiro princípio?"
Sem hesitação o mestre replicou: "Se eu lhe dissesse, ele se tornaria o segundo princípio".
O primeiro princípio não pode ser dito. A coisa mais importante não pode ser dita, e o que pode ser dito não será o primeiro princípio. No momento em que a verdade é proferida, ela se torna uma mentira; o próprio ato de proferi-la é uma falsificação.

Assim, todas as escrituras de todas as religiões só contêm o segundo princípio, não o primeiro princípio. Elas contêm mentiras, não a verdade, porque a verdade não pode estar contida em nenhuma palavra, qualquer que ela seja. A verdade só pode ser conhecida por meio da experiência. A verdade pode ser vivida, mas não há um modo de se dizê-la.

A palavra é um eco muito, muito distante da experiência real. Ela está tão distante do real que é mesmo pior do que o irreal porque pode lhe dar uma falsa confiança. Pode lhe oferecer uma falsa promessa. Você pode acreditar nela, e esse é o problema.

Se você começa a acreditar em algum dogma, você vai continuar não alcançando a verdade. A verdade tem de ser conhecida por experiência. Nenhuma crença pode ajudá-lo nesse caminho; todas as crenças são barreiras.

Todas as religiões são contra a religião — tem de ser assim pela própria natureza das coisas. Todas as igrejas são contra Deus. As igrejas existem porque preenchem uma certa necessidade. A necessidade é que as pessoas não querem fazer nenhum esforço; elas querem expedientes fáceis. A crença é um expediente fácil.

O caminho para a verdade é difícil; é uma tarefa penosa. É preciso passar pela morte total — é preciso destruir completamente o próprio eu; só assim se dá o novo nascimento. A ressurreição só vem depois da crucificação.

Para evitar a crucificação nós criamos crenças. Crenças custam muito pouco. Você pode acreditar e permanecer a mesma pessoa. Pode seguir adiante acreditando, e não se exige nenhuma mudança básica em seu padrão de vida. Não exige nenhuma mudança em sua mente e, a menos que sua mente mude, a crença não passa de um brinquedo.Você pode brincar com ela, pode se enganar com ela, mas ela não vai alimentá-lo.

Pense numa criança que esteja brincando no jardim de casa, brincando com leões imaginários e, de repente, ela tem de encarar um leão de verdade que fugiu do zoológico. Agora ela não sabe o que fazer. Está aterrorizada e fora de si. Está paralisada; não consegue nem mesmo correr. Ela estava totalmente à vontade com o imaginário, mas com o real ela não sabe o que fazer.

Essa é a situação de todos os que seguem brincando com crenças, conceitos, filosofias, teologias. Fazem perguntas só por fazer. A resposta é a última coisa em que estão interessados. Eles não querem a resposta. Continuam brincando com as perguntas, e cada resposta os ajuda a criar novas perguntas. Cada resposta não passa de um trampolim para mais questões.

A verdade não é uma pergunta. É uma jornada! Não é intelectual. Ela é existencial. A inquirição é uma aposta, uma aposta com sua vida. É preciso muita coragem. A crença não precisa de coragem. A crença é o caminho do covarde. Se você for um cristão, um hindu ou um maometano, você é um covarde. Você está evitando o leão real, está fugindo do leão real.

Se você quer enfrentar o real, então não há necessidade de ir a qualquer igreja, não é preciso procurar nenhum padre, porque o real o rodeia por dentro e por fora. Você pode enfrentá-lo — ele já está ali.

O fanatismo é a doença sagrada

Há duas maneiras de procurar a verdade: uma é emprestar conhecimento, a outra é procurar por si mesmo.

É claro, emprestar é fácil, mas tudo o que você empresta nunca é seu, e o que não for seu não pode ser verdadeiro. Essa condição precisa ser satisfeita; a verdade precisa ser sua.

Posso ter conhecido a verdade, mas não posso transferi-la a você. No próprio ato de transferi-la, ela passa a ser uma mentira. Essa é a natureza da verdade.

Desse modo, ninguém pode lhe dar a verdade e você não pode emprestá-la, não pode roubá-la, não pode comprá-la — você precisa conhecê-la por você mesmo.

E, a menos que você próprio a experimente, seu conhecimento não é um saber — ele é um esconderijo para a sua ignorância. Você está se enganando e está completamente mal orientado.

Desobediência é crescimento não se culpe ...

A desobediência não é um pecado, a desobediência é parte do processo de crescimento.

Cada criança precisa desobedecer seus pais, cedo ou tarde, e quanto mais cedo melhor, porque a vida é curta.

Você não deve perder seu tempo. É preciso aprender a dizer não de forma definitiva, pois somente assim se atinge um ponto a partir do qual se pode dizer sim.

Sem que seja possível dizer não, ninguém é capaz de dizer sim. A desobediência é a base a partir da qual a verdadeira obediência floresce.


Minha mensagem é amor

Minha mensagem é amor. De certa forma, ela é muito simples, não tem a menor complexidade - nada de rituais, nada de dogmas, nada de filosofia hipotética.

É aproximação muito simples e direta em direção à vida.

A pequena palavra "amor" pode conter a vida. Não importa quem você ama - é irrelevante saber a quem seu amor se dirige. O importante é que você deveria amar 24 horas por dia, assim como respira.

Da mesma forma como a respiração, o amor não precisa de objeto. Às vezes você respira perto de um amigo, às vezes ao lado de uma árvore e outras vezes enquanto nada numa piscina.

Do mesmo modo, você deveria amar. O amor deveria ser seu centro interior de respiração, deveria ser tão natural quanto respirar.

Na verdade, o amor tem com a alma a mesma relação que a respiração tem com o corpo.
Pergunta a Osho:
Nunca pensei que teria a chance de vir aqui. Tome cuidado com minhas perguntas!
Eles disseram que seria seguro dizer-lhe que estou um pouco nervosa! Uma das coisas que tenho lido que você tem dito, e eu tenho ouvido você dizer em vídeos, é que você conta algumas piadas para despertar o mundo. Quando o mundo adormeceu? E está ele despertando?
Ele tem estado sempre adormecido. Somente uns poucos indivíduos em toda a história do homem têmestado despertos. Seus nomes podem ser contados nos dez dedos, não mais que isso. E isto foi natural: o homem evoluiu dos animais.

Os animais estão em um sono profundo, eles não sabem que eles são.Este é o significado de sono - se é, mas não se está consciente de que se é. Nenhum animal está consciente de si mesmo.

E eu concordo com Charles Darwin, em bases diferentes... Suas bases são ordinárias, mundanas; podem ser criticadas, têm sido criticadas. De fato, ele não é mais um cientista aceito quanto à evolução da humanidade. A maioria dos cientistas tem desertado dele. Mas eu estou no seu apoio em uma base totalmente diferente.

Minha base é: olhando para o sono do homem -  esta é a única possibilidade: que ele cresceu a partir dos animais - macacos, chimpanzés. Seja o que for, seja quem for, estava lá no começo. O sono do homem prova isso.

E somente raramente, uma vez ou outra - um Gautama Buda, um Bodidarma, um Sócrates - uma vez ou outra tem existido um homem que tem a coragem de sair do sono. É preciso tremenda coragem para sair do sono, porque nós temos investido muito no sono. É como um homem que está sonhando que está vivendo em um palácio dourado - com um grande reino, com todo o luxo - e você tenta acordá-lo.

Ele é somente um mendigo na rua. Somente mendigos sonham ser imperadores. Imperadores nunca sonham ser imperadores, isso seria simplesmente ilógico. O mendigo tem tanto investimento no seu sono e sonho, que ele irá resistir de todas as maneiras possíveis, para não ser acordado. Ele ficará irritado. Ele se oporá a você. "Quem é você para interferir na minha vida? Não pode você ao menos tolerar um homem que está tendo um lindo sonho?"

E mesmo se forçá-lo a despertar ele irá cair no sono novamente, porque acordado ele é somente um mendigo, adormecido ele torna-se um imperador. O investimento em sono psicológico é tremendo.
É por isso que todas essas pessoas - Gautama Buda, Bodidarma, Chuang Tzu, Plotinus, Heraclitus - todos eles falharam. Eles fizeram o seu melhor. Eles lutaram contra o sono do homem, mas, ainda, o homem está adormecido, e o que quer que ele faça prova que ele está adormecido.

Estas duas Guerras Mundiais provam que ele está adormecido. A vindoura Terceira Guerra Mundial pode ser evitada somente se nós pudermos despertar pessoas suficientes então estas pessoas tornam-se contagiantes e seguem despertando outras pessoas em uma corrente e isso tem que ser feito bem rápido, porque não há muito tempo.

De outra forma, as pessoas adormecidas irão destruir esta terra, esta vida. Os políticos estão adormecidos. Nenhuma pessoa desperta pode tornar-se um político pela simples razão de que ela não pode mentir, ela não pode lhe fazer promessas que ela sabe que nunca poderão ser cumpridas. Nenhuma pessoa desperta será um político, porque ela não tem nenhum desejo para preencher seu ego. Não há mais ego.

O ego existe como um eu substituto no sono. No momento em que você está desperto o ego não tem mais função, é desnecessário. Você está lá, agora você não precisa dele. E o homem que conhece a si mesmo
não tem complexo de inferioridade.

A não ser que você esteja sofrendo de algum complexo de inferioridade, você não se envolverá em qualquer tipo de liderança - política, religiosa, social. Você não tem a base. O complexo de inferioridade é a causa de todos se tornarem ambiciosos, porque se eles não se tornarem alguém no mundo, então, aos seus próprios olhos, eles terão fracassado.

Eles querem provar-se, provar que "nós estamos aqui!", que "nós temos estado aqui!". Eles querem ter gravados seus nomes na História - embora saibam que mesmo os grandes nomes da História pouco a pouco vão deslizando da proeminência; tornam-se notas de rodapé, movem-se para o apêndice e porta afora.

Naturalmente, quantas pessoas podemos seguir carregando? Mas eles querem fazer seus nomes. Isto também prova ser algo animal. Todos os animais no mundo têm um instinto. Os cientistas chamam-no
o imperativo territorial.

O cachorro mijando na árvore está simplesmente fazendo a sua assinatura. Ele está dizendo: "esta árvore me pertence". Ele não permitirá que outro cachorro se aproxime. Outros cachorros sentirão o cheiro da sua urina e saberão que esta árvore não está livre, não está disponível, alguém a possui. Existem animais que seguirão - particularmente o leão - urinando em um vasto território, somente para que todos fiquem avisados.

O homem também funciona da mesma maneira. Todas estas nações são nada mais que pessoas mijando e  fazendo fronteira. "Isto é a América, isto é a União Soviética, isto é a Índia! Você pode cheirar é um país diferente; não entre sem um visto, sem um passaporte".  Caso contrário, não há necessidade de qualquer nação na terra. Qual a necessidade? Podemos viver como uma humanidade?

OSHO

 

 

O Amor é a chave...

Namastê amados amigos...

Represento aqui a integração dos seres de luz...

Exibições: 34

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem...

Como a verdade não pode ser dita, o fanatismo é doença sagrada e a desobediência é crescimento (concordo com tudo), só o que resta fazer é usar as palavras para ajudar a quem não quer pegar nada emprestado, mas sim encontrar por sí mesmo, a remover todas essas travas que impedem o acesso à Sabedoria Interior, que não pode ser dita ou ensinada por ninguém, apenas pela  própria experienciação.

NAMASTÊ

Mauro

 

Realmente Mauro...

As palavras são só palavras e quando nos tornamos muito obsessivos por elas podemos compara-las a um resfriado que sempre vai e vem e nunca se cura...

O importante é não se aprisionar a qualquer que sejam as palavras, e sim observar todas e quais queres sem ideologias e julgamentos e somente absorver o que realmente faz sentido em sua caminhada experiencial...

 

É como querer entender a complexibilidade da origem de uma laranja, isso não importa, e é simplesmente perca de tempo em querer explicar, o que importa é que ela existe e além de um um suco divido que ela nos da, tem também a tal da vitamina C que nos ajuda a prevenir dos refreados mundanos...

 

Namastê amado amigo...

É caro Alex...

 

Quantos não ficam presos aos conceitos que as palavras carregam, não é?

Quantas vezes tentamos através delas traduzir o intraduzivel?

 

É bem louco o que vou dizer, mas pelo que te senti , sei que vai entender, rsssss...

 

As palavras são úteis para nos ajudar a chegar até o ponto em que elas não sejam mais capazes de traduzir a sabedoria que acessamos.

 

Mas... quem sabe, no agora, não estejamos conseguindo carregar nelas, a vibração de nossa intenção desinteressada, nosso amor incondicional.

 

Abs

 

Mauro

Sim Mauro o choque de algumas palavras para muitas pessoas é grande levando em conta que a tendência de nossa mente é fugir dos assuntos os quais se sentem inconfortáveis, automaticamente acessando milhares de julgamentos com base em seu histórico inconsciente para suprir seus egos conscientes...

 

Afinal o vazio (neutralidade) é exatamente o ponto em que a pessoa começa a florecer e observar os fatos de uma outra perspectiva , é preciso coragem e inteligência para reconhecer as armadilhas da mente e assumirmos nossas fraquezas...

 

A mente humana esta muito fragilizada que se esqueceu o caminho de casa,  ela quer afeto, ela quer algo para se apoiar, ela tende a idolatrar qualquer coisa que sane suas expectativas, afinal deus é misericordio de mais para se impor de maneira contraditoria a suas limitações...

O sono é profundo e somente um banho de agua fria traz a mente para o agora, te despertando para novos desafios...

Namastê

Amigos, é exato: a verdade libertadora realmente não pode ser dita; contudo pode ser conhecida e, percebendo-a estaremos livres de todas as dependências.

acutilante como sempre Mauro.

 

Tarefa dificil estar acordado e apenas SER...

 

 

Amigo Mauro,

Saudações.

 

Estava acabando de re- enviar um e-mail à alguns amigos,

quando chegou seu e-mail. Ah! não posso deixar de 

compartilhar aqui.

Grande abraço Mauro!

Grande abraço, Mestre OSHO!

 

Você sabe com quem está falando??? 

http://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ

 

Me divirto muito em percepções, ao re-lembrar que a famosa citação de Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)  ...

quanto mais sei mais sei que nada sei, não foi nada mais nada menos, do que um tremendo e colossal
insight da Magnitude do Universo, ante a nossa ignorância e prepotência. 

Contudo, a Evolução É um fato?
Indubitavelmente ... SIM.
PS: Um dia, Mestre Kuthumi contou, que uma tremenda gargalhada,
é um enorme alívio para o peso das dualidades.
Quer rir um bocado, com Mestre OSHO?
Namastê!
Espavo!
Gnost!
Axé!
Aloha kâkou!

OSHO: Strange Consequences

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=6D7rWLzloOI




É claro que Osho falou Grande... Mais uma vez! Aliás, quando se sai do dito sono, aqui tão bem abordado, até as palavras já não assustam, e até podem cumprir o seu papel. Por isto que o próprio Osho, por exemplo, nunca parou de falar. Certa feita, foi perguntado ao Krishnamurti: "porque não cessais de falar? Em resposta ele disse: "da mesma forma que não posso cessar a batida do meu coração". O próprio Cristo ficou mais famoso, apenas por tanto falar do Reino de Deus. Enfim, o problema, a rigor, só está no tal sono, que é a presença do "eu", e em nada mais.

É amado Manoel...

Este é o fio da meada o rabo do boi, sair do sono e quando se acorda todo o resto se transforma em uma diversão divina, pois percebemos o quanto tudo estava ali na nossa frente e nós não conseguiamos enxergar...

E para quem enxerga este veu que adormece muitas pessoas ao redor, não tem como deixar de falar falar e falar pois esta é a unica coisa que se pode ser feita para todo o resto existe a compaixão de um buda fora isso nada mais pode ser feito...

Namastê...

Concordo,apartir do momento que meu ego descreve algo,deixa de ser verdade.

Deixa mesmo de existir.

Namastê

Olá, Sílvia, será isso mesmo? O ego nos leva a interpretação do mundo, da vida, interpretação que pode estar correta, ou que, talvez na maioria (???) das vezes pode estar incorreta; nem sempre é incorreta e assim nem sempre nos ilude. Um simples  exemplo: coloco a mão sobre uma chapa quente e o ego me defende (pois ele é uma nossa defeza, que nos acompanha do nascimento à morte), interpretando corretamente, descrevendo a verdade do evento.
Querido Mauro, gostei muito deste texto, como sempre você com sua sensibilidade toca no fundo da questão. A verdade é uma coisa privada, a verdade está no momento de cada um, e cada um tem a sua verdade. Que hoje pode parecer segura, mas amanhã pode parecer ou tornar-se mentira. Há muito caminho pela frente, onde todos nós vamos encontrar muita coisa, que encontremos a nossa verdade e possamos de cabeça erguida viver nela. Om Shanti.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2019   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço