Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

SE NÃO EXISTE ACASO, NOSSAS ESCOLHAS NÃO SÃO LIVRES, NÃO EXISTE LIVRE-ARBÍTRIO.

      Amigos       

      Trazido por EE, o texto abaixo da Revista Espírita - 1869 - pág. 408/409, afirma q não existe acaso; logo, dele se deduz q tudo q acontece, acontece como e por que tem de acontecer, concordam?!

      Texto: “Página 41 e seguintes: Não existe acaso.
      “Que seres inteligentes possam ser produzidos por uma causa não- inteligente, isto é absurdo; ‘por acaso’, é uma expressão imaginada para ocultar a ignorância”. 

      Cel: será q estou entendendo? Que, do q lemos acima, podemos, também, entender (ou será absurdo?) e afirmar “que seres não-inteligentes possam ser produzidos por uma causa infinitamente inteligente”? Pois as doutrinas ensinam q de Deus Sabedoria e Inteligência Supremas são produzidos seres de mente estúpida, como o mundo nos mostra! Será, então, correto (ou absurdo?) se dizer “que seres monstruosamente imperfeitos possam ser produzidos por uma causa q é a própria Infinita Perfeição”? Pois, como é q da Infinita Perfeição (atributo conferido a Deus, pelos homens) pode vir, ou nascer Monstruosa Imperfeição, como ensinam as doutrinas? A Perfeição pode produzir Imperfeição?! Se não existe acaso não podemos dizer q é por acaso q a Suprema Perfeição cria seres q se tornarão monstruosamente imperfeitos; logo, temos de entender q é exatamente a Perfeição q, “propositadamente”, cria seres q se tornarão enormemente imperfeitos!  Será isso uma verdade? Pois é, exatamente, nisso q as religiões e doutrinas crêem e ensinam!!   

      As doutrinas do mundo fazem crer que a Perfeição Infinita produz seres q se tornarão monstruosamente Imperfeitos! Quem estará certo? Temos de, necessariamente, raciocinar. 

      Contudo, observem que, para a ciência mais avançada do planeta "tudo é incerto, tudo é imprevisível, tudo é impermanente" (Essa é, também, a base da filosofia do Buda).  Evidentemente, para nós, seres condicionados e de mente limitada, é exatamente isso q ocorre: q tudo é realmente incerto, pois desconhecemos (como diz, logo abaixo, o texto da revista espirita) toda a, talvez, infinita seqüência de causas e efeitos que resultam nos efeitos q o mundo nos mostra a cada instante. Por isso, a grande sabedoria de Jesus ao dizer: “não julgueis!” pois, não conhecendo todas causas e efeitos q se sucederam e resultaram no q estamos julgando (ou acreditando), sempre nossos julgamentos serão errados!

      Assim, não existindo acaso, temos de admitir q tudo q acontece, acontece como e por que tem de acontecer; será isso? Que o encontro do assassino com sua vítima, não acontece por acaso, por coincidência, mas porq tem de acontecer? Que o ato do estupro acontece porq tem de acontecer já q não há acaso na presença de estuprador e do estuprado e na concretização de circunstâncias q permitam q o crime aconteça! Será verdade? Que o ato/ação mau acontece como e por que tem de acontecer, como também o ato/ação bom? Do mesmo modo, o desejo bom ou mau, não são por acaso? Que a existência de um coração bondoso ou de um coração maldoso, não é fruto do acaso, mas de por que tem de ser assim, tem de acontecer assim?

 

      Se essa é a verdade, não há dúvidas, estará , totalmente, eliminada a possibilidade da existência do livre-arbítrio! Pois, como alguém poderá, por sua vontade, por seu livre-arbítrio, modificar aquilo q tem de acontecer?

      Quem poderá refutar tal conclusão? Mas refutar com argumentos q venham de seu raciocínio; não somente com os que as doutrinas trazem pois, para elas, a livre escolha é uma realidade irrefutável, incontestável, tanto q afirmam, sem explicações q convençam, q é por fazermos escolhas erradas ou maldosas q sofremos. 

      Repito as palavras finais do texto, pois merecem ser lidas mais de uma vez:
      Texto: "Não existe acaso: nem mesmo nos mais insignificantes acontecimentos... Mas, porque ignoramos as causas, supomos, cremos, dizemos que há acaso e calculamos até mesmo o número de nossas inabilidades como chances do acaso, embora essas inabilidades não sejam acasos, mas efeitos físicos de causas físicas postas em movimento por uma inteligência pouco explicada. Assim, rejeitamos a palavra e a idéia de acaso, pois são vazias de sentido e indignas da filosofia. Nada acontece, nada pode acontecer senão conformemente às leis.

      “Não é questão religiosa; muito pelo contrário...
      “Acaso é a ignorância dos contornos exatos de um fenômeno".

      Cel: E agora, como ficamos? Há ou não há livre-arbítrio? Se ninguém pode fazer acontecer o q não tem de acontecer... Se tudo q acontece é porq tem de acontecer...?
.....................................


Exibições: 123

Responder esta

Respostas a este tópico

Assim como não há acaso, não há também coinscidências. Tudo o que fizermos de bom ou ruim sempre acarretará uma forma de percebermos isso, explicitamente. A nossa consciência bem nos indica qual será a reação de causa e efeito, e antes mesmo que se faça algo desse genero, a nossa intuição nos alertará sobre as probabilidades. Não existe esse negócio de livre-arbítrio, e nunca existiu. Nada será cobrado no "futuro", é nesta existência mesmo que teremos que dar contas do ocorrido, quer queiramos ou não. Namastê! Nadéje

Logico que existe livre arbitreo  e nossas escolhas sao livres.......pq a cada momento fazemos causa...negativa ou positiva e isso reflete primeiro em mim e dps no Universo......entao sou a dona sim de min ha vida....é como penso.

Olá Luis

Eu entendo dessa maneira: As fatalidades são inevitáveis por se tratarem de resgate cármico, sendo que sempre teremos que reorganizar as energias desajustadas por nós, porem podem ser modificadas de acordo com nossa conduta na vida presente; quero dizer, podem ser atenuadas. Porem cada um tem a liberdade de agir conforme suas escolhas, certas ou erradas ele vai agir de acordo com a sua verdade do momento. Nos acontecimentos diários a vida aponta vários desafios ao ser, porem ele escolherá como agir perante cada situação e a colheita será de acordo com o plantio, pois trabalhamos com energias, somos energias e manipulamos essas energias o tempo todo e elas responderão de acordo com nossas vibrações.

paz e luz

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço