Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


As pequeninas e saborosas sementes são um excelente coadjuvante na perda de peso. De quebra, ainda contribuem para uma dieta saudável e equilibrada. O alimento em si não emagrece, porém alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal.
Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea, pois proporciona maior duração da saciedade e contribui para a boa disposição.

Para completar, por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo).

Benefícios:

É indicado para equilíbrio de problemas nervosos, sobrecarga física, indisposição para atividade sexual e combate ao excesso de colesterol no sangue, prevenindo o infarto do miocárdio e a trombose arterial.

Composição:

Possui grande quantidade de proteínas (seis vezes mais do que o leite), 53% de gordura, 22% de hidrato de carbono, sais minerais (dez vezes mais ferro que o leite) e vitaminas do complexo B, particularmente a niacina, na qual são riquíssimos.


Cada 100 gramas contém:

- 20 g de proteínas;
- 50 g de gorduras;
- 16 g de carboidratos;
- 5 mg de fibras;
- 650 calorias;
- 0,417 g de cálcio;
- 0,560 g de fósforo;
- 8,40 g de ferro;
- 1 mg de vitamina B1;
- 0.25 mg de vitamina B2;
- 5 mg de vitamina B6.

O gergelim pode ser utilizado como alimento ou como condimento, dependendo dos pratos em que é empregado e nas quantidades em que dele se utilizam.

A origem do gergelim se perde na História; alguns autores colocam a Índia, outros como sendo algumas regiões da África. Esta dificuldade se deve ao fato que desde há muitos séculos esta planta é cultivada e levada de uma região a outra pelos seres humanos. As primeiras citações de cultivo colocam a região da Mesopotâmia, sendo depois levada para o antigo Egito. Na verdade esta é uma planta que está arraigada na cultura de vários países tradicionais, mostrando que realmente é de uso muito antigo pela raça humana.

China, Japão, países árabes, Índia utilizam de maneira intensa tanto as sementes quanto o óleo extraído delas, o que enriquece a alimentação com fibras, proteínas e vitaminas A, B, C, e elementos como cálcio, fósforo e ferro.

Planta que atinge até uns 2 metros de altura, podendo ser de menor porte , se caracteriza por apresentar pequenas vagens aderidas no caule. Quando a planta começa a secar, com muito cuidado corta-se o caule e amarra-se em feixes, colocando de “cabeça para baixo”, em cima de uma lona limpa em pleno sol. Com o término da secagem, as sementes começam a cair e com leves sacudidas todas as sementes se desprendem da vagem e caem na lona. Depois é só peneirar e abanar.

O gergelim é muito empregado na Índia para fins terapêuticos. É indicado pela medicina Ayurveda para diminuir a acidez do sangue, fortalecer a pele e principalmente para aumentar a atividade cerebral. Quem trabalha com a massagem Ayurveda procura muito o óleo de gergelim, principalmente o preto, para suas massagens. De consistência pegajosa e aderente parece aumentar os estímulos durante as massagens.

Gersal

O gergelim transforma-se num delicioso tempero para o arroz integral que, normalmente, se cozinha apenas com água.
Para dez medidas de gergelim, utiliza-se uma de sal marinho. Doura-se o gergelim em uma panela, mexendo sempre para que não queime e deixa-se separado. O mesmo com o sal, apenas para secá-lo. Peneire o sal e misture ao gergelim, batendo tudo liquidificador até que forme uma farofa. Cuidado para não bater muito e transformá-lo em pasta. Depois é só jogar uma colherada por cima do arroz integral em seu prato e, fazer bom proveito.
O gersal equilibra todos os ácidos do corpo.

Arroz Integral com Gergelim

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz integral
8 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de óleo de girassol ou canola
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas levemente em frigideira

Modo de Preparo:

Escolha, lave e deixe o arroz de molho de um dia para o outro em 3 xícaras (chá) de água. Aqueça o óleo e frite levemente o alho, a cebola, a cebolinha e o sal. Acrescente o arroz com a água do molho e despeje as 5 xícaras (chá) restantes de água fria. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora, até que o arroz fique bem macio. Antes de servir, misture as sementes de gergelim torradas, mexendo delicadamente.

Tempo de preparo: 1 hora
Calorias por porção: 616
Rendimento: 2 porções

Abacaxi Grelhado com Gergelim

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de melado de cana
1 colher (sopa) de gergelim cru
4 fatias de abacaxi
Canela (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque o melado em uma frigideira e esquente. Disponha as fatias de abacaxi e grelhe um minuto de cada lado: se quiser, coloque a canela nesse momento. Reserve. Doure o gergelim em uma panela até começar a pular e tostar. Retire a fruta da frigideira, salpique o gergelim e sirva quente com iogurte natural e hortelã.

Tempo de preparo: 10 minutos
Calorias por porção: 264
Rendimento: 4 porções

Homus

Vamos preparar um prato árabe utilizando o gergelim. Pegue grão-de-bico e deixe na água de molho para hidratar. Com as mãos, retire as casquinhas, leve para uma panela e cozinhe até ficar macio. Depois de escorrido e frio, coloque o grão-de-bico em um liquidificador ou processador, adicione meio ou um dente de alho, suco de limão, bastante azeite de oliva um pouco de sal e pasta de gergelim que já compramos pronta com o nome de Tahine.

Se ficar de consistência muito dura adicione um pouco de água até atingir a consistência desejada. Depois de pronto coloque em uma pequena vasilha, de preferência de porcelana e cubra com mais azeite. Sirva acompanhado com pão sírio ou com qualquer outro tipo de torrada. Se quiser deixar com sabor mais pungente, experimente pulverizar pimenta calabresa por cima, antes de cobrir com o azeite. O sabor desta base pode ser alterado com o emprego de outros condimentos, e isto irá depender apenas de criatividade e bom gosto.
Podemos usar esse mesmo processo com berinjela cozida ou assada, fica delicioso.




Exibições: 87

Respostas a este tópico

Grata pela ótima matéria.
Adoro gergelim!!!
Obrigada! Gostei de saber sobre os benefícios do gergelim, vou comprar e passar a usar diariamente. Apesar de que eu sempre compro pão com gergelim. Bjs e obrigada por compartilhar.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço