Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar



A Doação de órgãos e o Espírito

Quando os transplantes de órgãos tiveram início e principalmente quando se conseguiu transplantar o coração, muitas dúvidas surgiram com relação ao estado do Espírito, se ele, já no mundo espiritual, não sofreria alguma conseqüência com a retirada do órgão de seu corpo físico. Duas justificativas pareciam reforçar a dúvida: primeiro, a questão da ligação do corpo físico com o perispírito através dos cordões fluídicos, que dependem do grau de desprendimento material do Espírito para se desfazer; segundo, a questão do Espírito não estar preparado para aceitar a retirada dos órgãos do seu corpo físico, embora este já não mais lhe pertença.

A Doutrina Espírita, na análise desse tema, não desconsidera a realidade espiritual, bem pelo contrário, entretanto sua visão é científica e não mística ou de crença dogmática. Assim, perante o Espiritismo as duas justificativas acima apresentadas são analisadas da seguinte forma:

A Ligação Corpo-Espírito

Sabemos que o Espírito ao iniciar o processo de reencarnação, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide, liga seu perispírito ou corpo espiritual, ao corpo físico em formação, modelando-o, já que o perispírito é o modelo organizador biológico. Essa ligação, molécula a molécula, é feita pelos cordões fluídicos, dos quais destacam-se os chakras, ou plexos: coronário, cerebral, laríngeo, solar, cardíaco, esplênico e genésico.

Segundo Divaldo Franco "quando ocorre a desencarnação e o coração deixa de bombear o sangue, ficando o cérebro sem oxigenação, esses pontos afrouxam, como plugs e tomadas: o plug libera, mas a tomada continua, porque é o perispírito; o plug material, por falta de energia, desliga-se e vai libertando o corpo espiritual dos pés até à cabeça, onde se situa o chakra Coronário. Essa última ligação é conhecida como o Cordão de Prata, sendo a derradeira a desimantar-se do corpo" (1).

A desencarnação e o desligamento completo dos laços fluídicos dependem do estilo de vida do indivíduo e dos valores humanos que elege como orientadores da sua existência. Se o indivíduo fuma, bebe, usa drogas, transvia-se no sexo, é egoísta, etc., comete suicídio indireto e terá dificuldades em se libertar do corpo físico, recebendo do mesmo as sensações provocadas pela morte. Se, pelo contrário, mantém vida saudável, controla as paixões, alimenta-se com equilíbrio, cultiva bons pensamentos, seu desenlace será suave e mais rápido.

Como podemos perceber, a questão está em saber se o Espírito continua recebendo as sensações do corpo físico ou não, se continua ligado emocionalmente ao corpo físico. Mas isso não impede que a doação de órgãos seja feita, mesmo porque as repercussões espirituais são de ordem moral e não físicas, e o conhecimento que seu ex-corpo serviu para beneficiar outro indivíduo será lenitivo para seu possível sofrimento.

No livro O Céu e o Inferno (2), de Allan Kardec, mesmo os Espíritos infelizes, cessada a perturbação do pós-morte, consideram o corpo físico como um instrumento de que se serviram e do qual não retém maiores recordações, pois toda sua atenção está nas questões morais de sua conduta quando encarnado e o que devem realizar para seu progresso.

A Preparação do Espírito

Pelas considerações acima já podemos apreender os benefícios que uma educação espiritualizada pode fazer aos indivíduos, que deixarão de temer a morte e melhor preparados estarão para deixar o veículo físico que agora não mais lhe serve.

Com essa preparação, ainda em vida irão destinar seus órgãos para doação, visto que colaborar espontaneamente para salvar uma ou mais vidas é extremamente meritório perante a lei divina, principalmente se o ato é revestido da mais pura caridade, sem ostentação e sem a preocupação da recompensa divina no mundo espiritual.

Conclusão

Doar os órgãos de alguém falecido – melhor seria dizer de alguém desencarnado – não constrange o Espírito nem o danifica, pois o perispírito não ficará lesionado, já que ele está desligado do corpo físico pela morte.

É recomendável o uso da prece endereçada a esse Espírito, comunicando-lhe o fato, que está sendo feito em nome da salvação de outra vida, solicitando-se ao mesmo compreender que a vida é dom de Deus e que tudo se encadeia na natureza. Que o ato seja feito em nome do desencarnado, para que o mesmo seja contado a seu favor, mesmo que indiretamente.

Lembramos que não estamos nestas linhas procedendo a um exame minucioso e detalhado das condições do Espírito após a morte e das repercussões que o corpo físico ainda possa lhe acarretar, o que varia ao infinito dada a infinita gradação da condição moral e intelectual dos Espíritos, mas analisando o tema de forma geral, indicando diretrizes que o bom senso e a observação atestam como sendo ideais.

O Espiritismo não é contra a doação de órgãos e acredita que o progresso da ciência médica faz parte do plano divino para benefício do próprio homem. Doar sem olhar a quem faz parte da bandeira da caridade, e o desprendimento dos bens materiais, inclusive do corpo, atesta a maior espiritualização e moralização do Espírito.


MARCUS DE MARIO
do Rio de Janeiro, RJ
marcusdemario@ig.com.br
Bibliografia
(1) FRANCO, Divaldo P.; CARVALHO, Délcio C. 1. ed.: 2002, Salvador, BA, LEAL.
(2) KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno. Allan Kardec. 6. ed. 1991, São Paulo, SP. LAKE.
Agosto de 2005, edição n°. 235
Jornal Eletrônico Verdade e Luz

Exibições: 7

Respostas a este tópico

Obrigada, gratidão profunda...!
Grata amiga por compartilhar!

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço