Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Muitos pais sentem-se perdidos e buscam orientação sobre como educar seus filhos junto a pediatras, psicólogos e professores. A grande educadora Maria Junqueira Schmidt estava cheia de razão quando escreveu: "Nada mais fácil do que ter um filho/Nada mais imperativo que fazer dele um homem/ Nada mais difícil do que fazer dele um homem realizado em todos os planos".

A realização plena do ser humano depende da educação. Embora seja difícil fornecer aos pais receitas prontas, precisas, claras e eficientes, as medidas essenciais para que uma criança se transforme em um adulto feliz e útil para a sociedade são bem conhecidas.

Então, por que tanta dificuldade? Por dois motivos principais, um perdoável e o outro não. Quanto ao primeiro motivo, a ignorância, os pais, os responsáveis e os professores, desconhecendo essas medidas, sem saber como e quando agir diante de determinadas atitudes e comportamentos das crianças acabam por errar.

No que se refere ao segundo motivo, a omissão, embora sabedores do que deva ser feito, preferem não agir ou seguir caminhos que acreditam mais cômodos e fáceis.

Educação é uma palavra genérica, que abrange instrução e orientação, o que implica disciplina. Sem disciplina é praticamente impossível educar. Discípulo significa "aquele que aprende". Os filhos são discípulos dos pais, os grandes responsáveis pelo seu aprendizado devido. Daí surgiu a frase "Tal pai, tal filho".

Embora uma série de fatores possa influir sobre o processo educacional, o mais importante de todos eles, que pode mesmo ser considerado o responsável pelo futuro das crianças, é o comportamento dos pais.

No dia-a-dia, as crianças observam, sem pressa, minuciosa e cuidadosamente, tudo o que os pais dizem e fazem de bom e de ruim e tentam repetir o que vêem, na tentativa de identificar-se com eles. Mais vale o exemplo dos pais do que o mais eloqüente dos sermões.



Para educarmos bem nossos filhos, temos que lhes transmitir os valores necessários para uma boa convivência social; prepará-los para enfrentar as dificuldades do cotidiano, o que só se conseguirá deixando-os vivenciar e resolver situações difíceis; estar prontos para ajudá-los se houver necessidade; estimulá-los, sem interferir, nos diferentes passos de seu desenvolvimento - sentar, andar, falar; ensinar-lhes o que é certo e errado, recompensando-os ou punindo-os com autoridade e muito carinho; escutar o relato de suas vitórias e, principalmente, de suas derrotas e assegurar-lhes que estaremos junto a eles em qualquer circunstância.

Uma das minhas maiores alegrias, que entrou para o meu currículo de pai, foi ouvir de meu filho, de apenas cinco anos: "Papai, eu tenho orgulho de você!". Se uma criança não tem admiração pelos pais, irá, fatalmente, procurar outros modelos que possa admirar e seguir, muitos, infelizmente, prejudiciais. Um dos pontos comuns entre os membros das gangues de delinqüentes é a falta de um modelo de identificação. Ter um lar onde impere o amor, a compreensão, a atenção, o carinho é fundamental no processo educacional, pois possibilitará que a criança cresça emocionalmente sadia e disciplinada.

A disciplina não deve ser imposta pelo terror, pelos castigos físicos, pelas palmadas. Pais educadores respeitam a criança, são coerentes, não falam uma coisa e fazem outra, não enganam ou mentem, prometendo algo que sabem que não irão concretizar, estabelecem limites, utilizando o diálogo, sem exagerar nas punições ou fazer uso de castigos físicos, sabem que frustrar é muitas vezes um ato amoroso que impedirá a ocorrência de situações desagradáveis ou de risco. Pais educadores não são permissivos por medo de criar "traumas" ou deixarem de ser considerados "bonzinhos", o que, na verdade, é um sinal de fraqueza. Por isso tudo é muito comum que haja "tantos pais que têm filhos, mas poucos filhos que têm pais". (FRANÇOIS GROISSET)



Os pais que seguirem as orientações acima servirão de modelo para os filhos e dificilmente precisarão exigir que sejam respeitados. Infelizmente, a maioria dos pais acha que educar resume-se em dizer "não" por palavras, gestos ou atitudes. A educação dos filhos, embora seja uma das tarefas mais difíceis, trabalhosas e estressantes, é também, das mais gratificantes, quando levada a bom termo.

Exibições: 12

Respostas a este tópico

O CARA FALOU TUDOOOOO...

Palestra ministrada pelo Dr. Içami Tiba, Psiquiatra, em Curitiba, 23/07/08. Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.. Professor-Supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama. Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas - APCD.
Membro Eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de diversos cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Criou a Teoria Integração Relacional, na qual se baseiam suas consultas, workshops, palestras, livros e vídeos.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.

Você não pode evitar que os problemas batam à sua porta, mas não há necessidade de oferecer-lhes uma cadeira" (Joseph Joubert)


Recomendações de Içami Tiba para a educação das crianças.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

7. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

8. Temos que produzir o máximo que podemos, pois na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio. Não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

9. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente, pois aquela informação, de que droga faz mal, não está gerando conhecimento.

10. A gravidez é um sucesso biológico, e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

11. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para da droga fazer uso. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

12. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

13. Homem não gosta quando a mulher vem perguntar: 'E aí, como foi o seu dia?'. O dia, para o homem, já foi, e ele só falará se tiver alguma coisa relevante. Não quer relembrar todos os fatos do dia..

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca..

18. Mães, muitas são loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, a sociedade terá que engolir os dele.

20. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. 'Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador'. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. Não há hierarquia. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Tem que controlar e ensinar a gastar.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço