Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Amigos, conta lenda que o gergelim virou celebridade na antiguidade, chegando a ter status de semente sagrada, por seu dom encantado de abrir os canais de amorosidade naqueles que o consumiam!

E vêm daí o poder das palavras mágicas:

Abre-te sésamo.

Pelo sim pelo não, o amor é sempre o amor e nunca é demais

*****

História da Semente de Sésamo

Enquanto as sementes de sésamo foram cultivadas nas regiões tropicais em todo o mundo desde os tempos pré-históricos, existem mitos tradicionais que sugerem que as suas origens remontam a épocas ainda mais antigas.

Segundo uma lenda assíria, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, beberam vinho feito a partir de sementes de sésamo.

Acreditava-se que a Índia foi a região onde estas sementes tiveram a sua origem e são mesmo referidas em lendas hindus antigas. Nestas lendas são contadas histórias em que as sementes de sésamo são um símbolo da imortalidade. A partir da Índia, as sementes de sésamo foram introduzidas em todo o Médio Oriente, na África e na Ásia.

As sementes de sésamo foram uma das primeiras plantações a serem utilizadas na produção de óleo e como condimento. A adição de sementes de sésamo a comida cozinhada pode ser verificada na época dos antigos egípcios, numa pintura de um túmulo antigo que retrata um padeiro a acrescentar sementes à massa de um pão.

As sementes de sésamo foram levadas da África para os Estados Unidos durante o século XVII. Actualmente, os maiores produtores de sementes de sésamo incluem a Índia, a China e o México.

 

Extraído de: http://www.i-legumes.com/semente-sesamo-historia.html

Nota do Site I-LEGUMES:

Importante:
Este artigo e a informação presente não tem como objectivo servir de aconselhamento médico e não deverá nem poderá ser seguido como substituto de consulta médica.

O i-legumes.com apenas lista os nutrientes e os eventuais benefícios para a saúde de uma alimentação baseada em legumes. O site não pretende aconselhar sobre como curar sintomas, doenças ou condições e toda a informação aqui lista nunca deve ser seguida para alteração da sua alimentação ou hábitos de saúde. Consulte sempre o seu médico para aconselhamento sobre a sua alimentação e saúde.

 

********

A Deusa, as abelhas e o mel

Mirella Faur

Em vários países do mediterrâneo foram encontrados vestígios de antigos cultos (3000 a.C.) de uma Deusa das Abelhas, mas sem que sua exata identidade fosse conhecida. Gravações em tábuas votivas das escavações do templo cretense de Phaistos representam a Deusa como uma abelha, com cabelos trançados como serpentes e com um bico de pomba, combinando assim traços característicos de Athena, Ártemis, Afrodite e Medusa. Desenhos nas paredes do palácio de Knossos corroboram para comprovar a existência de uma Deusa das abelhas na antiga Creta minóica.

A Deusa cultuada na Anatólia (Ásia menor, 3500-1750 a.C.) era representada usando uma tiara em forma de colméia; o mel era considerado sagrado e usado para embalsamar os mortos enterrados em posição fetal em vasos chamados pythoi. ”Cair no vaso com mel” era a metáfora usada para morrer e o pythos era o ventre da Deusa na sua manifestação como Pandora, a Doadora, cuja essência sagrada era o mel.Vários mitos descrevem a restauração da vida após a morte com o auxílio do bálsamo de mel da Deusa. Deméter era chamada de Mãe Abelha e no seu festival Thesmophoria, reservado apenas às mulheres, as oferendas (mylloi) eram constituídas de pães de mel e gergelim em forma de órgãos sexuais femininos.

O símbolo de Afrodite do Seu templo em Eryx era um favo de ouro e Suas sacerdotisas eram chamadas Melissas, assim como também as que serviam nos templos de Deméter, Ártemis, Rhea e Cibele, nos cultos da Grécia, Roma e Ásia menor. Essas sacerdotisas exerciam funções oraculares, se alimentavam apenas com pólen e mel e recebiam o dom de falar a verdade da Deusa Abelha, que a sussurrava nos seus ouvidos.

As abelhas eram consagradas à Deusa desde a antiga civilização matrifocal de Çatal Huyuk (Anatólia) e aparecem nos mitos gregos como “pássaros das Musas”, atraídos pelo aroma das flores do qual preparavam o mel, considerado um néctar divino. Acreditava-se que as abelhas eram almas das sacerdotisas que serviram às deusas Afrodite e Deméter, acompanhando a passagem das outras almas entre os mundos.

O nome científico da classe das abelhas – Hymenoptera – que significa “asas de véu” refere-se ao hymen, o véu que ocultava o altar interno nos templos da Deusa, assim como sua contraparte no corpo da mulher, que é a membrana que veda a entrada para o seu santuário íntimo. A defloração era um ato sagrado realizado com a bênção da Deusa no seu aspecto de Hymen, a padroeira da noite de núpcias e da lua de mel, que tinha a duração de um ciclo lunar e menstrual. O noivo podia acessar a fonte de vida tendo relação sexual durante a menstruação da noiva, momento muito sagrado e poderoso.

No tantrismo o mito relata o batismo ritual (Maharutti) do deus Shiva no sangue menstrual da deusa Kali Maya, sua mãe e consorte, obtendo assim virilidade e poder. A combinação de sangue menstrual com mel era considerada antigamente o elixir sagrado da vida, o néctar criado por Afrodite e ingerido pelos seus sacerdotes e adeptos. Afrodite era reverenciada como a Mãe Criadora ancestral, regente da vida e da morte, do amor e da beleza, do tempo e do destino, conforme comprovam seus múltiplos aspectos como Asherah, Astarte, Inanna, Mari, Moira, Marina, Pelagia, Stella Maris, Hymen, Vênus, Urânia.

Na cosmologia nórdica o néctar de inspiração, sabedoria, magia e vida eterna era uma combinação de mel e do “sangue sábio” contido no caldeirão do ventre da Mãe Terra. Distorções patriarcais atribuíram em mitos posteriores a origem deste hidromel ao sacrifício de um deus pouco conhecido, Kvasir, formado do cuspe fermentado dos deuses e de cujo sangue misturado com mel formou-se o “elixir da inspiração” (uma clara analogia e adaptação da sua verdadeira origem, o sangue menstrual). No mito finlandês o heroi Lemmin Kainem, oferecido em sacrifício e enviado para o mundo subterrâneo da Deusa da morte Mana, foi ressuscitado pela sua mãe com a ajuda do mel mágico trazido pela sua protetora espiritual Mehilainem, a Abelha. Antigas seitas cristãs celebravam um rito de amor que incluía a ingestão da mistura de mel com sangue menstrual, para fins de renovação e renascimento.

O mel era valorizado tanto pelo seu aspecto sagrado, quanto por ser nutridor e preservador, como bactericida. Junto com o sal eram os únicos conservantes do mundo antigo e considerados agentes de ressurreição e transmutação. As abelhas eram símbolos do poder feminino da natureza, que criavam este produto doce e mágico e o guardavam em favos com estrutura hexagonal. O hexágono era considerado pela escola Pitagórica uma expressão do espírito de Afrodite (uma dupla deusa tríplice) e as abelhas reverenciadas como criaturas sagradas, que sabiam como formar hexágonos perfeitos. Nas suas práticas espirituais os adeptos de Pitágoras meditavam fixando a mente na estrutura geométrica do triângulo, do hexágono e dos ângulos de 60°, para compreender melhor os mistérios da simetria cósmica.

No folclore, as abelhas eram associadas tanto com a vida, quanto com a morte. Se abandonassem sua colméia, isso era um presságio nefasto para o dono; em caso de morte de alguém da propriedade, as abelhas deviam ser “avisadas” e imploradas para não irem embora, suas colméias sendo viradas depois na direção contrária à casa. Sonhar com um enxame de abelhas era prenúncio de desavenças e azar, mas o mel nos sonhos era um bom augúrio. Na Irlanda as pessoas compartilhavam seus projetos às abelhas por considerá-las mensageiras dos deuses, assegurando assim a prosperidade. Frases como “pergunte às abelhas que elas sabem” ou “use a sabedoria das abelhas” são comuns nas Ilhas Britânicas. A santa católica Gobnait (adaptação cristã de um aspecto da deusa Brigid) salvou sua paróquia de uma invasão segurando uma colméia nas mãos, o enxame de abelhas cercando e cegando os bárbaros.

No seu aspecto transcendental, as abelhas representam imagens da interconexão sutil e milagrosa da vida. A intrincada estrutura hexagonal, que guarda a dourada essência da vida, é uma equivalente da teia invisível da natureza que coordena todas as criaturas e coisas em um padrão harmonioso. O movimento incessante das abelhas para polinizar as flores e extrair seu néctar para ser transformado em mel, é um exemplo para os humanos trabalharem continuamente, para colherem os frutos dos seus esforços e transformá-los em sustentação e comemoração (os zangões são mortos após a dança nupcial com a abelha rainha por serem preguiçosos e comilões!).

Em um selo de ouro encontrado em um túmulo cretense de 4000 anos atrás, a Deusa e Suas sacerdotisas vestidas como abelhas aparecem dançando junto. A Abelha Rainha, cuidada e nutrida por todas as suas súditas, era a representação neolítica da própria Deusa; o zumbido das abelhas era visto como sendo a transmissão da voz da Deusa. O mel tinha um importante papel no ritual do Ano Novo minóico, que começava no solstício de verão, quando a estrela Sirius nascia junto com o Sol, momento mágico que assinalava o início da colheita de mel das colméias escondidas nas florestas e grutas. Fermentado, o mel virava hidromel, bebida sagrada usada em celebrações e rituais.

Os túmulos em Micenas tinham forma de colméias, assim como também era a pedra sagrada do templo oracular de Delfos, omphalos, que representava o umbigo do mundo. Mesmo depois deste templo inicialmente consagrado a Gaia ser dedicado a Apollo, a função orácular era sempre exercida por uma sacerdotisa – Pythia, chamada de Abelha Délfica. As colméias serviram de modelo para vários templos da antiguidade; o templo egípcio da deusa Neith era conhecido com “a casa das abelhas”, o mel servindo como símbolo de proteção e usado na consagração das fundações e no embalsamento dos faraós.

Uma imagem da deusa Maat a representa como abelha com grandes asas e segurando um pote com mel, augúrio do renascimento. A estátua de Ártemis de Éfeso, considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, tinha inúmeras protuberâncias no seu corpo, cuja natureza não foi elucidada. Uma das teorias as considera seios, daí o nome de Ártemis com mil seios, outras teorias as vêem como frutas de palmeiras, berinjelas, cachos de uvas, ovos de avestruz, bolsas para amuletos ou cornucópias. Mas também podem ser interpretadas como os ovos que a Abelha Rainha deposita diariamente nos favos, Ártemis sendo vista como a representação da Deusa Abelha, cujo dom era gerar continuamente a vida e consagrar a morte como uma etapa que antecedia a ressurreição.

Atualmente bilhões de abelhas estão morrendo no mundo inteiro, sem que seja encontrada uma causa ou explicação, além da evidente e crescente poluição do meio ambiente e a destruição das espécies vegetais. A crise é um alerta global, pois sem abelhas diminuirá cada vez mais a polinização e a humanidade ficará privada de frutas e verduras, aumentando assim as ameaças da fome mundial.

Como mulheres que cultuam e reverenciam a Deusa, precisamos lembrar e refletir sobre a importância – mítica e mágica – do mel e das abelhas, consagrados à Deusa nas Suas várias manifestações das culturas matrifocais. Devemos honrar e invocar as bênçãos da Deusa Abelha com cantos, música, danças, oferendas de mel e orações, pedindo sua clemência para evitar a extinção das Suas súditas no planeta Terra.

Extraído de: http://www.teiadethea.org/?q=node/136

Receita - salmão com sementes de sésamo e legumes grelhados

Há uns tempos fiz um workshop de receitas de peixe na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Entre outras coisas aprendi esta receita de salmão, muito fácil, rápida e bastante saudável.
É preciso:
- lombo de salmão
- molho de soja
- sementes de sésamo
- cogumelos
- espargos
- pimento (neste caso usei amarelo, mas pode ser outro qualquer)
- courgette
- beringela
Em primeiro lugar arranja-se o lombo de salmão: retiram-se as espinhas e a pele e corta-se em doses individuais (caso não esteja já assim preparado).
Reserva-se o salmão e preparam-se os legumes: lavam-se os cogumelos e cortam-se em fatias; descascam-se os espargos e cortam-se em pedaços; lava-se o pimento, retira-se-lhe as sementes e corta-se em pedaços; lava-se e fatiam-se a courgette e a beringela.
De seguida grelham-se os legumes até ficarem marcados, sem que cozinhem demasiado, visto que ainda vão ser terminados no forno.
Já grelhados, temperam-se os legumes com sal, pimenta, oregãos e um fio de azeite, e levam-se ao forno.
Para temperar o salmão basta passá-lo por molho de soja e pressionar uma das suas faces contra sementes de sésamo. Não necessita de sal porque o molho de soja é suficiente para temperar o salmão.
Leva-se ao forno a 220º durante cerca de 4 minutos e está pronto!
Apresentação:
O lombo de salmão sobre os legumes grelhados.




João

Publicada por les bons vivants

*******

Abobrinha, jerimum-mirim, courgette ou curgete[1] (Cucurbita pepo L.) é um fruto pertencente à família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. Pertence ainda ao género das abóboras e costuma-se colher ainda verde.

Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui pouca caloria.

 

Dicas para consumo


Abobrinha

Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de comprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas.

Quando já picada e embalada em filme de plástico deve obrigatoriamente estar em expositor refrigerado. Preste atenção no prazo de validade e não compre se houver formação de líquido amarelado no fundo da embalagem, o que indica que o fruto está começando a se deteriorar.

Prefira comprar frutos com o cabinho, pois eles se conservarão por mais tempo.

Incremente o sabor do macarrão acrescentado pequenos pedaços de abobrinha cozida ao molho. Pratos da culinária oriental também incorporam facilmente a abobrinha.

Os seguintes temperos combinam com a abobrinha: alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, azeite, limão, vinagre, gergelim, manjericão. Igualmente, a abobrinha também pode ser combinada com condimentos tradicionais da culinária oriental (i.e coreana, japonesa ou chinesa) como o ''shōyu'' (molho de soja fermentado), azeite de gergelim (extraído de sementes de sésamo torradas), etc.

As flores da abobrinha, bem como as de todos os tipos de abóboras, podem ser incorporados em diferentes pratos por serem comestíveis (i.e omeletes, saladas, etc.).

Trechos extraídos de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abobrinha

 

*****

O Gergelim

 

Conceição Trucom *

 

O Gergelim tem o nome científico de Sesamum Indicum, motivo pelo qual também é conhecido por sésamo. É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem.

É originário das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia e tem sido cultivado há mais de 6.000 anos. Relatos sobre o potencial terapêutico do óleo de gergelim foram encontrados em antigos pergaminhos egípcios, no tempo dos faraós, impérios entre os rios Tigre e Eufrates, onde cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam estas sementes quase sagradas.

Sinonímia científica: Sesamum arientale L.

Outros nomes: jerxelim, gingilim.

Portugal: matuta, ocota, gergelim, gingelim, gerzelim, jorgelim.

Espanha: sésamo, ajonjolí, aljonjolí, ajonjolé, alegria, jijirí, haholí.

França: sésame.

Inglaterra: sesame.

O Gergelim é uma planta anual herbácea, que atinge até 1,5 m de altura, pertencente à família das pedaliáceas: Sesamum indicum. As flores são brancas, rosa ou púrpura. Os frutos são cápsulas pubescentes que contém várias sementes achatadas de 2 a 5 mm de comprimento, que normalmente tem cor bege clara; embora também existam brancas, marrom ou pretas, segundo as variedades plantadas. Com propriedades medicinais, seu cultivo se justifica por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.

Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia; atualmente a sua cultura se estende a outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos. No Brasil seu principal pólo de produção fica na região nordeste.

Chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, tradicionalmente como 'cultura de fundo de quintal'. O grão era consumido como subsistência das fazendas, com raros excedentes para comercialização.

Hoje a ciência já pode comprovar seus vários benefícios nutricionais, pois as sementes de gergelim:

- São ricas em minerais como o manganês, ferro, cobre, fósforo e cálcio, além das vitaminas do complexo B e E.

- Contém um poderoso antioxidante (família das lignanas), que também é anti-cancerígeno; e fitosteróis, que bloqueiam a produção excessiva de colesterol. Por sua ação moduladora do colesterol no sangue; previne e trata problemas cardiovasculares como arteriosclerose, infarto do miocárdio e trombose arterial.

- É uma excelente fonte de proteínas, além de rico em gorduras do bem (as monoinsaturadas) e grande concentração de fibras. Portanto, é excelente quando há grande demanda física como: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças. Também na falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.  
 

 

   

Por 100 gramas

Valor Energético

570 kcal

Carboidratos

23 g

Proteínas

18 g

Gorduras totais

50 g

Gorduras saturadas

7 g

Fibra alimentar

9 g

Cálcio

975 mg

Fósforo

616 mg

Ferro

14 mg

Potássio

725 mg

Sódio

60 mg

Formas de consumo

A semente de gergelim atinge seu maior potencial terapêutico quando consumida na sua forma integral; comprando-a crua e com casca. Mas, deve ser previamente hidratada por 8 horas em água filtrada e na sequência ser germinada. Para germiná-la basta coar sua água de hidratação, lavá-la sob água corrente e colocá-la sobre uma peneira para germinar 'no ar' por 8 horas, tempo ideal para poder realizar seu consumo.

Na alimentação crua a viva existe a possibilidade de transformar a semente germinada em leite de gergelim e vitaminas. À massa que fica após extração do leite (em um coador de voil), damos o nome de queigelim, queijo de gergelim ou ricota de gergelim. Esta massa pode ser temperada com ervas e temperos salgados ou doces, conforme desejado.

O leite e queijo de gergelim (queigelim) apresentam alta digestibilidade, o que é muito positivo para todo o trato gastrointestinal, prevenindo a formação de gases, constipação entre outros sintomas. Uma vez germinado pode ser adicionado no preparo de biscoitos, pães, granolas, saladas doces e salgadas, decoração de sobremesas e canapés. Enfim, seu sabor agradável e exótico é bem vindo em quase todos os preparos da alimentação crua e viva.

 

Funções Terapêuticas

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença, na casca da semente, do ácido linol, que promove aumento do peristaltismo intestinal, do trânsito do bolo alimentar e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.

Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar sucos desintoxicantes batido com gergelim germinado, uma fruta doce da estação e folhas verdes como hortelã, funcho e salsa.

A sua utilização é muito recomendada para diabéticos, devido ao seu efeito hipoglicemiante e melhora da sensibilidade à insulina nos diabéticos tipo 2.

Alguns benefícios:

Fortalece os tendões e ossos;

Tonifica o fígado e os rins;

Tônico geral, principalmente após hemorragias;

Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;

Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;

Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células.

 

Emagrece?

Sua riqueza em cálcio ajuda no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.

O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas suas as fibras insolúveis auxiliam na regulação do trato intestinal, na desintoxicação e na saciedade.

 

Longevidade & Neuroproteção

Pelos conceitos da Medicina hindu Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação em todos os vasos e artérias.

Previne e trata o esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento.

É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.

Pelo seu alto teor em vitamina E, é considerado um agente rejuvenescedor, ou melhor, um desacelerador do envelhecimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória.

A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. 

 


O Gergelim II

Eroni Lupatini *

A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutriticionais como ~52% de lipídos (ou gorduras), basicamente ácidos graxos insaturados, o que confere grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue. Nesta fração oleosa encontra-se a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso. Presente no sangue, sêmen e bílis, intervém na função das glândulas sexuais.

Poderoso emulsionante, a lecitina facilita a emulsificação das gorduras 'ruins' em meio aquoso, especialmente o colesterol de baixa densidade (LDL), evitando que se deposite nas paredes de vasos e artérias. O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina.

Com fração proteíca (20 %) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).

As principais vitaminas: E (tocoferol), B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).

Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.

Sua ação de laxante suave é devido a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada.

Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta.

O gergelim preto é o mais rico em cálcio. É muito eficiente para lavagens vaginais prevenindo infecções e corrimentos.

O Gergelim deve ser consumido idealmente na sua forma integral: cru e com casca. 

Indicado pela medicina Ayurvédica para diminuir a acidez do sangue, fortalecer a pele e principalmente para aumentar a atividade cerebral. Ameniza os efeitos de sobrecarga física e é importante fonte de reposição de cálcio.

O gergelim apresenta sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, onde aumenta a essência (Yin) e fortalece suas funções. Igualmente, tem efeito tonificador sobre o sangue.

INDICAÇÕES PARA O USO DO GERGELIM

- Combate esgotamento nervoso ou mental;
- Combate o estresse e perda de memória;
- Combate a depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso;
- Previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial;
- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Trata deficiências de Qi baço, pâncreas e rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares, de joelhos e reumatismos;
- Previne impotência sexual e;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

Gergelim e o Sistema Digestivo

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea na parede intestinal. Evita e trata a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sucos desintoxicantes com gergelim para tratar este inconveniente.

O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência sexual.

Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.

Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Canal Curioso do Vaso da Concepção.

O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna ou noturna,  explicada pelo seu rico teor de vitamina A. A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro. Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

O gergelim tem efeito benéfico sobre a qualidade nutricional do sangue e seu teor ideal de ferro. Também atua aumentando a resistência das paredes dos vasos sangüíneos, fortalecendo todas as células do corpo.

Óleo de Gergelim: apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso. Cumpre funções como umedecer a secura, favorecer o peristaltismo intestinal, neutralizar toxinas, ser fortificante de Qi e de sangue, pois conserva as propriedades dos grãos de gergelim. É ideal para ajudar na absorção das vitaminas lipossolúveis dos vegetais.

Leite de gergelim: deixe ½ xícara de gergelim cru mergulhado por 8 horas em 200 ml de água  filtrada. Se gostar aumente a receita. Após 8 horas elimine a água do molho. Bata no liquidificador o gergelim hidratado (ou germinado) com 200 ml de água filtrada. Coe num coador de tecido tipo Panela Furada.

Queigelim: o resíduo que fica pode ser aproveitado para fazer uma deliciosa pasta vegetal, misturando-o aos temperos preferidos, como cebolinha, missô, shoyu, salsinha, coentro etc. Ou então: deixe o gergelim de molho por 8 horas; lave bem e escorra; bata no liquidificador com um pouco de sal e limão, depois adicione orégano.

Leia também:

Leites de Sementes - Parte 1

Leites de Sementes - Parte 2



Fontes: http://cozinhanatureba.blogspot.com/2008/12/leite-de-gergelim.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gergelim
http://www.cantoverde.org/150plantas/g.html

(*) Eroni Lupatini - Nutricionista - Nutrição Clínica e esportiva funcional - Medicina Tradicional Chinesa - Terapia Floral e fitoterápica. Atua na Clínica APTA - Terapias Associadas em Cascavel/PR. Paraná e HOSPITAL VERA CRUZ em Vera Cruz do Oeste/PR. Seu site:  http://www.eronilupatini.com

 

 

Texto extraído do livro As sementes que curam - Conceição Trucom - a ser publicado em breve.

Confira na AGENDA sobre nossos cursos da Alimentação Crua e Viva, onde o gergelim germinado tem presença constante.

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix.

Extraído de: http://www.docelimao.com.br/site/linhaca/538-o-gergelim

e http://www.docelimao.com.br/site/home/29-linhaca-sementes/539-o-ger...

*****

matéria Gergelim reduz a barriga
Emagreça com SAÚDE!

Gergelim reduz a barriga


Emagreça com Saúde!

Os louros vão para a dupla cálcio e ômega-3, que inunda essa semente e, comprovadamente, diminui as células gordurosas
por THAIS CAVALHEIRO

 

Pode acreditar: incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.

 

Estudos e mais estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.

A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.

por THAIS CAVALHEIRO

 

O modo de preparo é muito simples: toste na frigideira 1 xícara de gergelim sem pele. Espere esfriar e bata no processador, ligando e desligando, até obter uma farofa. Bata por mais alguns minutos para que o óleo das sementes se solte e adquira consistência de pasta.

Extraído de: http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/corpo/conteudo_284579.shtml

*****

Silvaninha

Receita indicada por
Silvaninha

Shake caseiro diet de linhaça e gergelim

  • Primeiro torre a linhaça e o gergelim no forno. Isso potencializa o efeito. Depois, triture cada um deles no liquidificar e reserve.
  • · Junte no liquidificador 1,5 cuba de gelo, 3 colheres (sopa) de leite desnatado, 2 colheres (sopa) de proteína do leite, 1 colher (chá) de café ou chocolate em pó light, 2 colheres (sopa) de linhaça, 1 colher (sopa) de gergelim branco, 1 colher (chá) de aveia, 300 ml de água, açúcar light ou adoçante a gosto.
  • · Bata tudo e tome em seguida, rende 600 ml. É uma delícia!

Extraído de: http://cybercook.terra.com.br/shake-caseiro-diet-de-linhaca-e-gergelim-rc-9-89934.html

*****

Rendimento: 12 porções
Ingredientes

2 colher(es) (sopa) de adoçante
3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
3 colher(es) (sopa) de margarina Qualy light
Sadia
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 colher(es) (chá) de sal
30 gr de parmesão ralado(s)
1 copo(s) de leite

Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes em uma tigela e faça com eles a massa, misturando bem (use as mãos, se preciso).
Enrole pãezinhos.
Se desejar, recheie com geléia diet.

Pincele com gema e leve ao forno em fôrma untada e polvilhada, até que dourem.

 

 

Extraído de: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-pao-de-minuto-diet-r-14-26...

 

*****

Hummus Tahine - Mais Você - Ana Maria Braga

  • 4 xícaras (chá) de grão de bico cozido
  • 8 colheres (sopa) de tahine
  • 1 xícara (chá) de suco de limão
  • 4 dentes de alho
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto
  • ¾ xícara (chá) do caldo do cozimento do grão de bico

Homus em árabe significa grão-de-bico, ao acrescentar tahine esta pasta de grão-de-bico passa a ser chamada de hummus tahine. A textura é cremosa, com pequenos pedaços de grão-de-bico.

Modo de Preparar

  1. Num processador coloque 4 xícaras (chá) de grão de bico cozido, 8 colheres (sopa) de tahine, 1 xícara (chá) de suco de limão, 4 dentes de alho, ½ xícara (chá) de azeite, sal a gosto e ¾ xícara (chá) do caldo do cozimento do grão de bico.
  2. Bata bem até formar um creme liso e homogêneo.
  3. Desligue o processador e sirva em seguida com pão árabe.

 

 

*****

Tahine no processador

Como fiquei devendo a receita do tahine, resolvi fazê-la no fim de semana prolongado. Não que tenha exatamente uma receita, mas aproveitei para renovar o estoque e fazer fotos, que não tinha - e que, reconheço, não ficaram lá estas coisas, mas podem ser meramente didáticas para quem não conhece a iguaria.

O tahine é uma pasta feita a partir do gergelim (Sesamum indicum), semente minúscula com formato de gota, casca lustrosa e cheiro inconfundível que, quando torrado, lembra o do amendoim ou o de amêndoas - o cheiro, produzido por óleos voláteis, só se potencializa com o calor da torrefação.
É este gergelim descascado e torrado o único ingrediente do tahine, também chamado de pasta de gergelim ou manteiga de gergelim. E é por conter grande quantidade de óleo - cerca de 50% do peso da semente, mais do que a soja e as nozes - que, depois de trituradas, as sementes transformam-se numa pasta oleosa, densa, de cor bege, textura um pouco granulosa, riquíssima em sabor e com inúmeras aplicações na culinária.
Até pouco tempo atrás ele era apenas mais um dos ingredientes usados quase que exclusivamente pela colônia sírio-libanesa, na preparação do homus, babaganuj entre vários pratos, além de sobremesas como o halawe, que eu adoro apesar de ser muito doce. Mas de um tempo para cá todo bom natureba incorporou tahine na sua dieta não só para ser usado como ingrediente mas também como simples pasta para ser usada no lugar de manteigas e margarinas, pois apesar de ser oleoso, é muito rico em gorduras de boa qualidade e minerais como o cálcio, por exemplo (não substitui o leite como fonte cálcio, já que ninguém consegue comer 100 gramas de gergelim de uma só vez, mas ajuda a complementar).
Por ser um produto natural, sem adição de emulsificantes, o tahine tende a se separar em duas fases com o tempo - um líquido oleoso na parte superior e uma massa densa, no fundo. Por isso é necessário que se misture bem com uma colher toda vez que for usá-lo. Batido com suco de limão e água e temperado com alho, azeite de oliva, sal, pimenta e cuminho, é otimo para acompanhar pão pita ou vegetais crus.

Para preparar em casa, quase não tem segredo. Tem que ter, sim, paciência, mesmo usando um aparelho que faz tudo por você. É que demora um pouco para que as pequenas sementes virem uma farofa e depois uma pasta. Uns dez minutos mais ou menos. E, assim como o amendoim usado para fazer a manteiga, o ideal é que as sementes estejam quentes - serão trituradas muito mais facilmente. E, claro, deve-se provar o gergelim antes para ver se não estão rançosos, o que não é incomum. Fora isto, nenhum outro segredo. As sementes peladas e cruas são facilmente encontradas em mercados municipais (compro as minhas no Mercado da Lapa) ou nas várias mercearias do bairro da Liberdade.

 
Receita de tahine

Ingrediente

250 g de gergelim cru pelado (tem que ser uma quantidade que seu processador possa triturar)
Modo de preparar: coloque numa frigideira de fundo grosso 250 gramas de gergelim. Toste as sementes, mexendo sempre, até começar a exalar um aroma agradável, parecido com o de amendoim torrado.
Coloque no processador (se seu processador for dos minis, use a metade da quantidade). Bata por cerca de 10 minutos, ligando e desligando o aparelho e mexendo eventualmente com uma espátula.
No início, formará apenas uma farofa, mas continue a bater e o óleo se soltará formando uma pasta cremosa e densa. Guarde num vidro limpo e conserve na geladeira.
Rende: 250 gramas
 
Notas: misture com mel e ele se tornará uma deliciosa pasta para rechear o lanche das crianças (e de adultos também - é assim que o Marcos devora o todo tahine em poucos dias).
Faça um molho rápido para acompanhar peixes e saladas, misturando 4 colheres (sopa) de tahine, ½ xícara de água, 2 colheres (sopa) de suco de limão e meio alho amassado. Só não se assuste se no início da adição da água ele começar a cristalizar por causa do cálcio. Ao continuar colocando mais água, os cristais formados dissolverão e ele voltará a ficar cremoso.
Postado por Neide Rigo
****

Sésamo Preto (Çorek Otu)

Sésamo Preto (Çorek Otu)

A semente da planta nigella sativa é conhecida em Portugal como sésamo preto, embora não tenha nada a ver com o sésamo. É também conhecida como cominho preto e não está também relacionada com essa outra especiaria. Também é igualmente conhecida como semente de nigella e por vários outros nomes. A atribuição de nomes tão diversos a esta semente advém do seu uso relativamente recente na culinária ocidental. No entanto, na Turquia é amplamente utilizada, essencialmente para polvilhar pastelaria e pão.

Trata-se da semente de uma planta nativa do sudoeste da Ásia, cujo nome científico é nigella sativa. Essa planta chega a atingir 20 a 30 centímetros de altura e tem flores delicadas, geralmente de coloração azul clara e branca com cinco a dez pétalas. O fruto tem a forma de uma cápsula de configuração globular composta por três a sete folículos unidos que contêm cada um numerosas sementes.

Pensa-se que os Romanos já utilizavam estas sementes na culinária, razão pela qual também são conhecidas na língua inglesa como roman coriander (coentros romanos).
Acredita-se que têm propriedades vermífugas, carminativas e que contribuem para a saúde do estômago, intestino, rins, fígado, pulmões, sistema imunológico e para o bem-estar geral. Um provérbio árabe diz mesmo que esta semente é o remédio para tudo menos para a morte.
*****

Acesse também o grupo

Deusas Universais.

Clique aqui

http://portaldosanjos.ning.com/group/deusasuniversais

****

Tags

Exibições: 329

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço