Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar



Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e usar suplementos nutrientes e antioxidantes eficazes. Quem afirma é a especialista em geriatria e longevidade Dra. Odilza Vital, que, há pelo menos 30 anos, vem defendendo a nutrição biomolecular.
 
De acordo com a médica, a principal preocupação dos especialistas da área não é apenas a idade cronológica – que está registrada na certidão de nascimento – mas sim a biológica, que é a soma de todas as alterações psicológicas que ocorrem durante a vida.

Na proporção em que nossos tecidos são mais ou menos afetados, nossos órgãos começam a deteriorar e nosso sistema imunológico declina. O envelhecimento biológico varia de pessoa para pessoa, mas há muito o que fazer ou deixar de fazer para retardar esse processo de envelhecimento.
 
Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, em gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e estresse.
 
Em um programa de antienvelhecimento, Dra. Odilza Vital não só alerta os pacientes para evitar esses fatores agravantes do envelhecimento, como também os estimula a praticarem a meditação, induzindo-os, muitas vezes, a buscarem uma religião.
 
“Procuro analisar o paciente através de uma visão holística, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito. A pessoa não precisa travar uma batalha contra a certidão de nascimento, mas pode seguir um programa para evitar o processo de envelhecimento precoce”, afirma.
 
Seu parceiro em trabalhos desenvolvidos no Brasil, o médico americano Mitchel Kurk, autor do livro “Pare de envelhecer e revitalize sua vida”, publicado há algum tempo no país, também segue essa mesma linha de medicina preventiva.

Ele também recomenda atividade física e meditação para combater o estresse, um dos principais inimigos da longevidade e que, segundo ele, desencadeia a maioria das perturbações físicas e psíquicas do organismo. “São duas armas poderosas para uma vida revitalizada”, garante.
 
COMO RETARDAR O ENVELHECIMENTO COM A AJUDA DE SUPLEMENTOS

Dra. Odilza Vital lembra que o uso adequado de suplementos alimentares é fundamental para alcançar uma vida mais longa. Há mais de oito anos ela já recomenda para pacientes o extrato de pycnogenol, substância extraída da casca do pinheiro e cujos benefícios foram apresentados  no congresso sobre nutrição funcional e medicina ortomolecular em São Paulo.

A endocrinologista explica que o pycnogenol potencializa a ação das vitaminas C e E inibindo a formação de coágulos nas artérias, além de prevenir a arteriosclerose por sua ação vasodilatadora.
 
Ela lembra que outra substância – o licopeno, extraído de tomates – tem também importante função antienvelhecimento ao proteger a próstata e o aparelho cardiovascular.

Novidade no Brasil, o licopeno é usado em Israel com comprovada eficiência. O licopeno, esclarece Odilza, é sempre melhor absorvido pelo organismo junto com óleos, à semelhança da vitamina E, sendo assim recomendado o uso regular de azeite extravirgem.
 
Hoje já se sabe, acrescenta a endocrinologista, que uma vida saudável deve sempre combinar micronutrientes com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas. Ela indica aos seus pacientes unha de gato, alho, salsa, temperos verdes, que são anticancerígenos, e afirma: “Quanto mais próximo você estiver da natureza, melhor você vai se sentir”.
 
SAIBA COMO VIVER MELHOR
 
A médica fornece algumas sugestões, que são tão simples, que às vezes colocamos de lado, como os bons hábitos da alimentação, a prática de exercícios, entre outros.
 
Evite margarina e gordura hidronizada, que obstruem as artérias. O ideal é que se coma muito peixe. A carne vermelha em quantidade moderada, diferente do que muitos pensam, não mata ninguém. Ela é prejudicial porque geralmente é contaminada por hormônios ingeridos pelos animais. O capim que o gado come invariavelmente também já contém vários agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. Já o queijo amarelo, ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas, muitas vezes tem menos gordura que o queijo branco.
 
A médica lembra ainda que as frutas e legumes devem ser bem limpos e, se possível, lavados com água filtrada. Além disso, ela recomenda fazer exercícios diários e caminhadas regulares, com duração de no mínimo 30 minutos.

Os exercícios e as caminhadas ao ar livre ajudam a absorver avitamina  D3, o cálcio no intestino, além de ajudar na produção de endorfina que previne a depressão e estimula o sistema imunológico.
 
O iogurte também é um outro grande amigo da longevidade. As pessoas intolerantes à lactose – chamado açúcar do leite, por exemplo, podem tomar iogurte, que é bastante digerível. Além disso, ele é rico em cálcio.
 
O iogurte também possui ainda bactérias da família lactobacillus, que são benéficas para o organismo, além de ser capazes de proteger o aparelho intestinal contra infecções.
 
As chamadas ervas tônicas também aumentam o vigor e a energia do organismo. Alguns exemplos são a centáurea européia (Erythraea centaurium), a falsa raiz do unicórnio (Chamaelirium luteum), genciana (Gentiana lutea), a mirra (Commiphora myrrha) e o álamo branco (Populus tremuloides). A médica indica ainda a ligústica (ligusticum linneaus), conhecida na medicina chinesa por revigorar a circulação sangüínea e a energia vital das pessoas.
 
Fonte: boaSaúde

Tags:dieta equilibrada, licopeno, longevidade, nutrição biomolecular, pycnogenol, radicais livres
 Publicado em Saúde, Terceira idade | Nenhum comentário »


A CHAVE da LONGEVIDADE está no ESTILO DE VIDA? Resposta: NÃO! Está nos GENES.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O segredo da longevidade não está em levar uma vida regrada, longe de vícios, com dieta saudável e prática regular de exercícios. Pelo menos é o que indica um estudo americano publicado no periódico especializado Journal of the American Geriatrics Society.

De acordo com a pesquisa, realizada pela Escola de Medicina Albert Einstein da Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos, os genes são um fator mais importante para a longevidade do que o estilo de vida.
 


Os pesquisadores analisaram 477 judeus asquenazitas que viviam de maneira independente e tinham 95 anos ou mais – dos quais, 75% eram mulheres. Os asquenazitas são descendentes dos judeus da Europa Oriental e, por virem de um pequeno grupo fundador, são geneticamente mais uniformes do que as demais populações. Assim, a detecção das diferenças nos genes entre eles é mais fácil.
 
No questionário preparado pelos cientistas havia perguntas sobre o estilo de vida aos 70 anos, peso e altura (para cálculo de índice de massa corporal), consumo alcoólico, tabagismo, prática de atividades físicas e se a dieta ingerida era de baixo índice calórico, com pouca gordura e pouco sal. Para comparar esses indivíduos centenários com a população em geral, os pesquisadores usaram dados de 3.164 pessoas nascidas mais ou menos no mesmo período. Todas haviam sido examinadas entre 1971 e 1975, enquanto participavam de uma pesquisa de saúde nacional.
 
No geral, as pessoas com longevidade excepcional não tinham hábitos mais saudáveis do que o grupo de comparação em termos de IMC, tabagismo, atividades físicas ou dieta. Por exemplo, 27% das mulheres mais velhas e uma porcentagem igual das mulheres da população em geral tentaram optar por uma dieta com baixa ingestão calórica.

Entre os homens com vida longa, 24% consumiam álcool todos os dias, frente a 22% da população em geral. E apenas 43% dos homens centenários relataram fazer exercícios físicos de intensidade moderada regularmente, comparados a 57% dos homens no grupo de comparação.
 
A pesquisa descobriu, ainda, que os centenários acima do peso tendem a ter índices mais baixos de obesidade do que o grupo controle. Isso significa que apesar do grupo ter praticamente a mesma probabilidade de estar acima do peso que a população em geral, eles são significativamente menos propensos a se tornarem obesos. Apenas 4,5% dos homens centenários eram obesos, frente a 12,1% do controle; entre as mulheres, 9,6% das centenárias e 16,2% das mulheres do grupo de controle eram obesas.
 
“Esse estudo sugere que centenários podem possuir genes da longevidade adicionais que ajudam a evitar os efeitos nocivos de um estilo de vida nada saudável”, diz Nir Barzilai, coautor do estudo. Mas, apesar desses genes da longevidade protegerem os centenários, escolhas de estilo de vida ruins permanecem críticas para a grande maioria da população.

O censo americano, por exemplo, estima que cerca de 425.000 pessoas estavam com 95 anos ou mais em 2010 – uma fração de apenas 0,01% dos 40 milhões de americanos com 65 anos ou mais.
 
“Embora esse estudo demonstre que os centenários podem ser obesos, fumar e evitar exercícios, esses hábitos de vida não são boas escolhas para a maioria das pessoas que não têm um histórico familiar de longevidade”, diz Barzilai.
 
Autoavaliação – Durante o estudo, os voluntários tiveram de responder perguntas sobre quais eram os motivos que eles acreditavam ajudar a prolongar suas vidas. A maioria não atribuiu a idade avançada aos fatores de estilo de vida.
 
Um terço mencionou o histórico familiar de longevidade, enquanto 20% acreditavam que a atividade física teve um papel importante. Outro fatores incluíam atitudes positivas (19%), uma vida ativa (12%), baixo consumo de álcool e cigarros (15%), sorte (8%) e religião ou espiritualidade (6%).
 
Fonte: VEJA

Tags:estilo, genes, longevidade, vida
 Publicado em Comportamento, Saúde, Terceira idade | Nenhum comentário »


ATENÇÃO VOVÔS E VOVÓS! Fazer compras “faz bem à saúde dos mais velhos”, diz estudo
quinta-feira, 26 de maio de 2011

O estudo, conduzido por cientistas taiwaneses, analisou 1,8 mil homens e mulheres com idade acima de 65 anos que moravam por conta própria.
 
Mesmo levando em conta fatores como mobilidade física e capacidade cognitiva, a pesquisa indicou que os indivíduos que saem às compras diariamente têm longevidade maior que aqueles que não adotam o hábito com a mesma frequência.
 
Na avaliação da equipe, que publicou o seu estudo na versão online da revista acadêmica Journal of Epidemiology & Community Health, a “terapia das compras” representa uma oportunidade de se exercitar, manter uma dieta saudável e uma vida social ativa.
 
“Fazer compras normalmente tem a finalidade de lazer, com um potencial de aumento no bem-estar”, escrevem os pesquisadores, no estudo coordenado por Yu-Hung Chang, do Instituto de Ciências de Saúde Populacional de Taiwan.
 
“Comparado com outros tipos de atividades que combinam lazer e exercícios físicos – como por exemplo, exercícios regulares, que normalmente requerem motivação e algumas vezes instrução profissional -, o ato de fazer compras é uma atividade fácil de ser realizada e mantida.”
 


Bem-estar
 
A pesquisa cruzou os dados de um levantamento feito em 1999-2000, no qual os entrevistados diziam com qual frequência iam às compras.
 
Depois, a equipe acompanhou a longevidade dos entrevistados por meio do registro nacional de óbitos, entre 1999 e 2008.
 
Segundo as conclusões da pesquisa, aqueles que faziam compras diariamente tinham chances 27% menores de morrer que aqueles que mantinham o hábito apenas uma vez por semana ou menos.
 
A equipe reconheceu que a capacidade de fazer compras já destaca os indivíduos com saúde mais forte logo de saída, mas apontou que as conclusões se mantiveram mesmo após o ajuste dos resultados por fatores como limitações físicas e declínio nas capacidades cognitivas.
 
Comentando a pesquisa, o especialista britânico David Oliver diz que a conclusão “faz sentido”, já que sair às compras promove estímulos físicos e mentais, assim como interação social.
 
“O que os pesquisadores taiwaneses mostraram é que continuar a fazer compras é um sinal indicativo de bem-estar e de uma vida longa”, disse o especialista.
 
“Fazer compras normalmente envolve atividade física, interação social com outros consumidores e, sendo uma atividade complexa, vai manter o indivíduo mentalmente ativo.”
 
Fonte: BBC

Exibições: 63

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço