Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar



Nos terreiros são usados vários instrumentos de trabalho, tais como: águas, charuto, pedras, ervas, velas, toalhas, a PEMBA. Estes instrumentos são poderosos elementos energéticos, que facilitam a ação espiritual beneficiando assim o consulente.

A pemba é considerada um dos instrumentos com maior poder energético. Na Umbanda a pemba é usada antes, durante e depois das giras, é um elemento que atua em todos os sentidos e de diversas formas na Umbanda. Não é por acaso que nos referimos aos médiuns como “filhos de pemba” este instrumento é usado em todos os rituais de Umbanda, quer seja em casamentos, batizados, cerimonias fúnebres ou mesmo nas giras.


A pemba em pó é usada para trabalhos de limpeza, harmonização ou até de descarga pois, consegue envolver todo o ambiente , todos os espíritos encarnados e desencarnados de uma forma extremamente poderosa; claro que disso depende a composição dos elementos adicionados à pemba e da forma como ela é soprada, pois o sopro tem um papel muito importante, porque o sopro também é energia.

Quando usada nos Pontos Riscados, o símbolo riscado transforma-se num Símbolo Sagrado com um grande Poder de Ação, traz consigo toda a força misteriosa da “Grafia dos Orixás” que são signos e símbolos magísticos que abrem ou fecham portais, que trazem ou repelem energias, ativam ou desativam forças astrais e da natureza, portanto têm o poder de fechar, trancar, abrir, quebrar, direcionar, harmonizar, transformar, equilibrar os Terreiros, assim como os médiuns pois atuam nos seus campos mediúnicos.

 

A escrita mágica simbólica com seus infinitos signos e símbolos é tão antiga quanto a humanidade e são encontrados pelos arqueólogos em construções antiquíssimas, em túmulos, dentro de templos religiosos, lugares de cultos, seitas. Até porque a comunicação escrita surgiu através de símbolos, traços, pontos e não através de letras como as que usamos hoje para escrever. Portanto, essa escrita mágica simbólica, usada pelos guias espirituais, não é propriedade da Umbanda mas sim, um bem colocado à disposição da humanidade pelos povos antigos e pelos seres espirituais superiores que dela muito tem se servido no decorrer dos séculos.

A Pemba também é usada no médium como forma de Cruzamento, esse ato melhora a mediunidade, protege e potencializa o dom mediúnico. O Cruzamento com Pemba é um ritual importantíssimo utilizado na Umbanda . Sabemos que um médium de incorporação antes de iniciar seus trabalhos espirituais tem que ser cruzado abrindo e fechando canais energéticos, magnéticos e divinos.

Não podemos esquecer que simbolicamente a PEMBA é a caneta da Umbanda, e que é com ela que registamos todas as nossas ações no Livro Sagrado da Lei.

 

COMO ERA FABRICADA A PEMBA

Era privilégio do sacerdote mais velho da tribo a direção dos trabalhos da fabricação da pemba, esta era feita por moças virgens em completo jejum presididas pelo sacerdote, que durante a fabricação não podia tomar alimento de espécie alguma nem beber água, apenas fumava o seu cachimbo, que era considerado sagrado. Durante três dias e três noites e às vezes mais, era trabalhada a pemba, acompanhada por música de Congo, as virgens cantavam sem cessar preces à Virgem, para que ela transmitisse todas as suas virtudes às virgens. Depois de pronta a pemba era posta a secar sem que apanhasse sol, guardada num terreno por virgens e guardas indígenas que impediam que algum ladrão viesse a se apoderar de algumas. Isto feito, a pemba era guardada em vasilhas de palha para serem utilizadas nas grandes cerimonias.

 

Fonte: bandaxé

Léa Cristina Ximenes

Facilitadora Universalista

E-mail: ximenes.andrade@gmail.com

Skype: lea.seraphisbey

Clique abaixo e veja também:

Pontos Riscados e Alguns Elementos Básicos

Exibições: 266

Respostas a este tópico

É um item importante e com muito pouca informação pois, só os iniciados recebem a informação completa tamanha a importância da pemba nos rituais magísticos. Salve a pemba.

Interessante!!!!ensinamentos para mim novos,não conhecia nada a respeito!!! obrigada!

Ventos,Sol, Água,fogo....saúde,paz e alegrias...

Bençãos de LUZ.

Assim é.

Amém.

Oi Elciene, os fundamentos da Umbanda são encantadores e supreendentes. A Umbanda é isso todo esse movimento junto aos elementos e elementais, a natureza.
Grata pela postagem.Muito interessante a fabricaçõa da pemba ,nos tempos memoriais...Muita luz!Om shantí.
Os fundamentos da Umbanda são lindos e lógicos. Grata querida Eliana por estar aqui.

A nossa Umbanda tem Fundamento e Ensinamento, pois é uma Doutrina como todas as Re-

ligiões, agradeço p/esse ensinamento. Abç.Fraterno.

Oi Eunice, nossa Umbanda transcende a religão e doutrinação. Agradeço do coração por sua adesão a esse grupo. Seja muito bem vinda.
Querida irmã. Adorei muito, porque sempre tive interesse em saber mais sobre  esse tema. Os pontos riscados me fascinaram desde criança, hoje sei que cada traço tem um fundamento cabalístico, um poder acima da nossa compreensão. Sem falar na sua bagagem histórica. Gostaria de saber mais. Nos envie mais informação. E SALVE A PEMBA!!!

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço