Ligada ao Deus ( Orixá ) Oxóssi. Usada nos banhos de descarrego, sacudimentos, lavagem de contas. Obs.: ESTA FOLHA NUNCA DEVE SER QUEIMADA. Nos cultos de Catimbó, os indígenas fazem uma bebida, extraída da raiz desta planta, que chamam de Cauim ou Ajucá. Da infusão ou decocção obtida da casca, dizem os índios que, depois de bebê-la, sentem-se leves, transportados para o Céu. Na medicina caseira é utilizada externamente, em banhos ou compressas sobre úlceras, cancros, e na erisipela, em razão de um princípio orgânico nela contida.
Ligada aos Deuses ( Orixás ) Oxalá e Oxóssi e vários Orixás. A única diferença do alecrim do mato é que esta espécie chega a uma altura de dois a três metros. Usada para banhos, amacis de Ori Banho de cabeça, lavagem de contas, e defumações pessoais e de ambientes, banhos de Abô (indispensável), pois afugenta os Eguns ( espíritos desencarnados ) e Quiumbas espíritos que se passam por Exu (Orixá das encruzilhadas), que muitas vezes confundem o bem com o mal. Na medicina caseira é usada como remédio eficaz para tosses (catarros), bronquites, na forma de chá.
Ligada aos Deuses Orixás Obaluayê e Xangô. Planta conhecida na Bahia como Quioiô e no Nordeste como remédio de xaqueiro. Usada para obrigações de amaci de Orí. Descarrego, banho de Abô ( limpeza espiritual ), lavagem de contas. Do cozimento das folhas, usa-se fazer o chá e um xarope para coqueluche e principalmente para combater tosses rebeldes, bronquites e asma.
ALFAZEMA DE CABOCLO OU ACÁCIA OU JUREMINHA
Ligada aos Caboclos. Usada para o Abô, amaci de Ori, lavagem de contas e nas defumaçôes pessoais e de ambientes. Na medicina caseira é usada para fazer essências aromáticas (perfumes) ou são colocados em ramos em saquinhos (sachê) para as gaveta. O chá é usado contra tosses rebeldes e bronquites.
Ligada ao Deus Oxossi . Usada para lavagem de contas. Na medicina caseira, é usada como chás para diarréias e para alterações das vias urinárias.
Usada em todos os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja, olho-grande, para benzimentos, lavagem de contas. Esta planta na Bahia é usada para fazer amuletos, patuás, figas e cruzes. Na medicina caseira, usada contra vermes e reumatismo. O sumo macerado é utilizado para fechar feridas, excelente cicatrizante.
Ligada aos Deuses Orixás Obaluayê e Oxum. É muito usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira é muito usada nos tratamentos de doenças de pele, sarna (coceiras), eczemas e furunculose.Usa-se uma loção feita com as folhas cozidas.
ALOÉS OU BABOSA AZEVRE OU AZEBRE — ALOÉ
Ligada aos Deuses Orixás Obaluayê e Ogum. Da gosma contida no interior da folha, fazem-se aplicações para queimaduras, tônico capilar, pasta para hemorróidas. Tendo grande eficácia como emoliente, é muito usada para abscessos e tumores. Como esta planta custa muito a secar é substituída pela piteira (folha de Ossayn), que oferece sempre folhas secas para uso imediato e que, do mesmo modo, é um Aloés.
ANDA-AÇU OU INDAIAÇU OU COTIEIRA
Ligada ao Deuse Orixás Obaluayê ou Omólu. Na medicina caseira é tida e havida como eficaz, aplicados os frutos socados, para descarregar o intestino, pois age como laxante e purgativo. No campo da veterinária, também é usada em doses muito fortes. Do cozimento das folhas é feita uma mistura para o tratamento do reumatismo, em demoradas compressas ou em banhos quentes prolongados. Também é usada como regulador do fluxo menstrual .
ARATICUM –DE-AREIA, BIRIBÁ OU MALÔLO
Ligada aos Deuses Orixás Obaluayê, Oxum e Yemanjá. Planta africana muito usada pelos povos Bantus, principalmente no Congo e na Angola, onde toma os nomes de Yôlo, Maylo ou Malólo. Liturgicamente muito usada, sem mistura de outra erva, para banhos de descarrego. Na medicina caseira, a polpa dos frutos é usada para vazar tumores, e do cozimento das folhas para o tratamento de reumatismo ( Obs: Há outra espécie que pertence à mesma família, que é o araticum-do-mato, aironacea, pertencente aos mesmos Orixás e que dá uma fruta gostosa, conhecida como Biribá)
ARREBENTA-CAVALO
Ligada aos Deuses Orixás Obaluayê e Exu. O Banho é usado para descarrego de larvas astrais danosas ( do pescoço para baixo ). Participam dos cozimentos para banho (sem ir ao fogo), macerados: O pinhão roxo, são gonçalinho e a vassourinha-de-relógio ( Obs.: Esta planta difere bastante da outra que possui o mesmo nome. Esta não tem espinhos, as folhas são denteadas, macias e a planta é leitosa, enquanto que a outra dá uns frutos arredondados e vermelhos; quando maduros, as folhas e caules são espinhosos). ESTA PLANTA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.
Ligada aos Deuses Orixás Ossaiyn e Oxalá. Ter um ramalhete em casa afasta a inveja e os maus fluídos, serve também para atrair o amor perfeito, quando usada em magias para tal.
Ligada aos Deuses Tempo ou Ossaiyn. Na medicina caseira, é usada como tônico capilar.
Conta a lenda que Vênus - Afrodite quis um dia esconder Adônis, e para isso acomodou-o num de pé de alface, cobrindo-o com as folhas da referida planta. Deste modo protegeu o filho da ira dos outros deuses por longos anos. A alface para os gregos, era tida como planta sagrada. Nos cultos afro-brasileiros é folha de Eguns ( mortos ). Toma-se chá das folhas para retirar influências de espíritos desencarnados.
Ligada aos Deuses Exu, Ogum e Logun-Ede. O banho forte serve para descarregar energias negativas e lavar instrumentos e altares , visando sua purificação das larvas astrais danosas.
AVELÓS, FIGUEIRA DO DIABO OU GAIOLINHA
Trazida da África por um missionário foi plantada em Caruaru, estado de Pernambuco, em 1892. Usa-se socada para purificação dos instrumentos mágicos e altares. Obs.: O LEITE DESTA ÁRVORES , CASO CAIA NOS OLHOS, CEGA.
Ligada aos Deuses Ogum e Iansã. Usa-se as folhas secas com bagaços de cana para defumações e o banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de espíritos negativos,.
Para (Elegbara – Rei dos Exus). Empregada em banhos fortes de descarga contra energias negativas, preferencialmente numa encrizilhada, tendo-se o cuidado, de deixar um vela acessa e um copo d´água, em casa, num local acima da cabeça e fazendo uma prece ao seu guia espiritual ( firmar o guia ).
Ligada aos Deuses Ossaiyn e Ogun. Na medicina caseira é usada em chá, contra a insônia.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Aplicada nas defumações após os banhos de descarrego. Na medicina caseira é usada em forma de suco para combater hemorróidas.
Ligada aos Deuses Obaluayê, Exu e Tempo. Usada para purificação de altares e instrumentos magísticos. A purificação é feita limpando-se os instrumentos e utensílios com sabão da Costa ou de coco. Depois de bem limpa com a palha da Costa e o sabão, tudo é lavado e friccionado com a Beldroega. Na medicina caseira, usam-se as folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas (cortes, ferimentos por bala ou faca), colocando-se por cima, o efeito é rápido, em razão do princípio ativo da planta, o ácido salicílico.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Tempo. Na me¬dicina caseira as folhas aquecidas, colocadas por cima dos tumores, desinflamam rapidamente. O chá das folhas é eliminador dos cálculos da bexiga e rins, sendo um ótimo diurético, aumentando o volume da urina.
Ligada aos Deuses Xangó e Oxóssi. Usada em Banhos e lavagem de contas. Na medicina caseira, o chá serve para os males do fígado, e do cozimento das raízes em decocção, é usada como diurético e para as perturbações uterinas.
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Xangô e Ogun. Na Bahia é conhecida por Alumã. Na medicina caseira é usada para fraqueza e debilidade.
Ligada ao Deus Oxóssi . A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Nasce das espigas ao fruto e às sementes do milho. As espigas são ligadas a Deusa Iansã. A espiga usada como Yteque (amuleto), dependura na porta da cozinha ou da copa, sem que lhe retire a palha, fazendo uma alça de palha que capeia a espiga e deixando a metade, no sentido do comprimento, descoberta, ficando os grãos à vista. É um modo de atrair fartura de alimentos.
Obs.: Quando estiver secando, trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e para cáculos renais na forma de chá.
Na Bahía e Nordeste é conhecido como incenso de caboclo. Erva sagrado, Axé de Oxossi, muito usada em lavagem de contas e instrumentos mágicos ritualísticos e nas defumações. Na medicina caseira é usado para males do estômago, resfriados, bronquites, tosses como chá.
Usado nos banhos de descarrego e lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos. Na medicina moderna, usado em banhos para combater problemas no sistema linfático, inchaços e inflamações das pernas e testículos.
Usado em banhos de descarrego e defumações. Na medicina caseira, do cozimento das folhas e do cipó, para feridas e contusões ( lavagem ou compressas ).
Ligado aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Na medicina caseira é usado para combater o fumo excessivo, controlador do sono e calmante.
Ligado aos Deuses Oxossi e Iemanjá. Das Folhas são feitos banhos de descarrego. Na medicina caseira, pelo cozimento das raízes, debela os males do aparelho genital feminino. Usado em banhos e lavagens.
CAROBINHA DO CAMPO OU JACANDÁ PETERÓIDES
Ligada aos Deuses Obaluayê, Omulú e Tempo. Esta planta é de grande Axé ( poder ) nos cultos baianos, pelo uso que o povo faz. Não conhecemos em outras nações, fora do Congo, o emprego litúrgico. Na medicina caseira o seu emprego vem dos Cambotas (Grupo Kilombo), negros que a trouxeram para a Bahia, como debeladora dos males ou doenças de pele, coceiras, feridas e esfoladura.
CEBOLA DO MATO OU CENCÉM
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira, usada ralada sobre tumores, é resolutiva como emoliente. Do cozimento (folhas), apressa a cicatrização de feridas que não fecham por lavagem e compressas.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira muito usada como xarope para tosse e bronquites. Do cozimento das folhas é feito o chá para diarréias sanguinolentas e icterícia. Seco e reduzido a pó é eficaz para cicatrizar feridas na forma de cataplasma.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Na medicina caseira é usado como regularizador das funções digestivas e eliminador de gases intestinais, na forma de chá.
CELIDÔNIO OU ERVA -DE-ANDORINHA
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira é utilizada para lavar os olhos (cataratas). A lenda conta que as andorinhas apanhavam esta planta para dar vistas aos filhos. Era chamada pelos gregos de KLELIDÓN, que quer dizer andorinha, por isto vulgarmente é denominada erva de andorinha. É usada para banhar o rosto e o corpo e para tirar manchas.
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Yfá e Exu. O óleo que se extrai da polpa do referido coco tem um teor enorme de vitaminas. A semente do coquinho, desprovida da polpa fornece um óleo branco e serve para substituir a manteiga: é a chamada manteiga de Carité ou Adin. Na medicina caseira é muito usado o coco, para debelar dores de cabeça, anginas e diminuição da visão, em razão de fraqueza dos órgãos visuais (cataratas, etc..) inchaços de pernas e cólicas abdominais.
CEBOLA DO MATO OU MANGUE CEBOLA
Ligada aos Deuses Exu, Omolú . Usada como a cebola cecém, cortada em 4 partes iguais e distribuída pelos cantos, debaixo dos móveis para afastar falsidade, inveja, etc.
Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimentos de ambientes, banhos. Acompanha outras ervas que se prestam à mesma finalidade. Também empregada para limpeza do chão. Pode ser também empregada como oferenda para deuses da guerra ( Ogum, Áries e etc.)
Ligada ao Deus Obaluayê. Na medicina caseira é usada no tratamento das doenças da pele ou dermatoses. Esta erva cura a sarna e é o ponto final nas coceiras.
Ligada aos Deuses Obaluayê, Oxalá e Tempo. Também chamada de caucerosa, salva-vidas, espinho de Deus. Usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira possui bastante aplicação quando recebeu de Olorun ( Deus Supremo ), para aliviar as dores humanas. É empregada para debelar as afecções do estômago, nas gastrites, dor de estômago, úlceras e câncer: Põe fim as dores com espantosa rapidez.
FIGO DO INFERNO OU FIGUEIRA BRAVA
Ligada ao Deus Exu. Belíssima arvore que dá frutos grandes, de cor marrom-escura. No tronco nascem os frutos em grandes quantidades, bem juntos. Interessante é o perfume que chama a atenção de qualquer pessoa que se aproxima do tronco. É local de concentração para Exu e de arriada de obrigações.Excelente para se deixar presentes para as entidades das ruas e da terra.
FOLHA-DA-FORTUNA / FOLHA -DE-OXALÁ OU FOLHA-DA-COSTA
Ligada aos Deuses Oxalá e Exu. Usada nos banhos lustrais.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em banhos fortes para pôr fira à perseguições por obsessores. Fazer a gangorra — banho dado com o paciente de costas, sentado sobre uma gangorra feita de um paralelepípedo e uma tábua, onde o paciente fica sentado no meio e o banho escorre para o ralo. Para melhor efeito, este banho deve ser dado no tempo ( ao ar livre ), junto com três sabugos de milho cortados ao meio.
Obs.: Estes sabugos tem de ser colhidos nos restos das feias-livres ou no lixo, junto a estes, o pião roxo, pau - d’alho, aroeira, vassourinha de relógio.
Ligado aos Deuses Oxalá, Oxóssi, Oxumaré. Também conhecido como erva das serpentes. Usado para banhos de limpeza. Na medicina caseira é usado contra tosses rebeldes, bronquites, como xarope. Aplicado contra veneno de cobra (soro antiofídico), com folhas secaas no local e o chá forte ( bebido ), dosagem de 30 gramas para 1 litro d’água.
Usado em defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira, o chá é usado para dores de cabeça (enxaquecas) e para reumatismo articular (artrite).
Muito diferente do Guiné Pipi pois essa dá em árvores de dois a três medos de altura. Própria de restingas, capoeiras e matas. Encontrada principalmente em Arauama e ao longo do litoral fluminense. Na medicina caseira, usada em chá, para os males do intestino, estômago, má digestão.
Ligada aos Deuses Tempo, Iroko ou Leôko e Xangô. Planta de grande poder e tida como intocável fetiche do Orixá Irôko, no Ketú, que no Jêjê é chamado de Loôko e no Congo e Angola de Tempo. Delas se recolhe, por ocasião das desfolhas, as folhas que caem e também aquelas que ficam com a parte direita do limbo para cima. É tal como se encontram quando presas ao caule. No Brasil é conhecida a gameleira branca, árvore rara e quase extinta, embora existam outros tipos de gameleira. POR SER UMA ÁRVORE INTOCÁVEL, E SAGARADA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.
Usada nos amacis de Ori, lavagem de contas, banhos. Na medicina do povo, usada nas afecções do aparelho respiratório e principalmente como xarope expectorante, anti-catarral e bronquite.
Ligada ao Deus Exu. Usada para banhos de descarga, do pescoço para baixo, para anular maus fluídos e cargas, na purificação do altar e instrumentos mágicos.
Ligada ao Deuses . Na medicina caseira muita utilizado nas doenças de estômago, em chá; e nos abscessos e tumores, as folhas são aplicadas socadas. Também para doenças de senhoras (chá), para dores uterinas, cólicas menstruais, etc.
Usada Na medicina caseira na lavagem dos cabelos, tomando-os sedosos; tônico dos cabelos (policarpica). Serve para suadouro eficaz nas pleuras, bronquites e febres que tragam erupções (sarampo).
Ligada aos Deuses Obaluayê, Tempo Iruko, Loôko e Ossaiyn. As folhas usadas para banhos de descarrego ou limpeza. Esta árvore presta-se para uma simpatia muito útiI e eficaz para exterminar os ataques de cólera e epilepsia ou ataques do Tempo, apesar desses males serem considerados incuráveis. Coloca-se o doente de pé, encostado na árvore, e ao lado acende-se três velas dos três reinos da natureza, sendo uma de cera (animal), uma de carnaúba (vegetal) e outra de espermacete (mineral) comum, formando um triângulo, e com uma faca virgem, de aço, reza-se suplicando a Ossayn e ao Tempo a extinção do mal, dando golpes na árvore dizendo: ASSIM COMO CORTO ESTA ÁRVORE, FICARÁ CORTADO DE FULANO, PARA SEMPRE, ESTE MAL. Na medicina caseira as folhas são cozidas juntamente com as cascas e se extrai um sumo, usado no tratamento das úlceras varicosas. Lavando-as e o caldo dos frutos é remédio para combate à hidropisia.
JUREMA BRANCA OU MIMOSA VERRUGOSA
Bastante diferente da jurema preta, principalmente devido aos calombos que existem no caule, pelos ramos. È também armada de espinhos. Na medicina caseira o uso de cascas em decocção (sabor amargo) tem aplicação em banhos ou lavagens, como adstringente para doenças da pele. O chá ë empregado como narcótico para insônia e estado nervoso.
Ligada aos Deuses Ossaiyn e Yemanjá. As folhas com as sementes são usadas para banhar os olhos propiciando o desenvolvimento da clarividencia. A aplicação é feita pela manhã e o banho para os olhos deve ficar durante a noite exposto ao sereno, retirando-se antes do Sol nascer. Obs.:Esta erva nâo vai ao fogo. Na medicina caseira e tida como excelente diurético, chá Os banhos debelam o reumatismo e reduzem as inchações.
Ligada aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Usada nos banhos para purificação pessoal, de altares e instrumentos magísticos. Na medicina caseira, é usada como emoliente, empregando-se em bochechos e gargarejos ára abscessos nas gengivas, inflamações da garganta e operações da boca.
Ligada aos Deuses Obaluayê, Xangô, Tempo, Iansã. Colhido e posto a secar, é grande preventivo contra raios, coriscos, em dias de tempestades, usando-se o defumador. Usa-se em defumação como purificador do ambiente. É indispensável como banho de descarrego e proteção. Na medicina caseira é usado para males do aparelho digestivo e eliminador de gases.
MANGUE VERMELHO OU MANGUE-SAPATEIRO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Omólu. Usado na medicina caseira como adstringente no tratamento das úlceras varicosas e feridas rebeldes, sendo aplicado em compressas ou banhos nas partes lesadas. Usado também para lavagens ginecológicas ou banhos de assento (moças virgens) para tratamento de corrimentos (flores brancas).
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Usado na medicina caseira, goza de grande prestígio no tratamento das afecções pulmonares, principalmente nas pleurisias secas ou com derrames. Usa-se o sumo, simples ou misturado ao leite quente, quantas vezes possível. È um excelente antibiótico natural.
MALVARISCO OU CHAPÉU-DE – TURCO
Usada para banhos de descarrego.
Ligada aos Deuses Exu e Ogum. Usada para banhos de descarrego com a mistura de aroeira, pinhão roxo, cajueiro e vassourinha de relógio, do pescoço para baixo. As folhas servem também para cobrir o chão a fim de afastar maus fluidos e larvas astrais.
MELÃO DE SÂO CAETANO OU ERVA DE LAVADEIRA
Ligada ao Deus Xangô. O Chá é anti-reumático, antifebril, banho de assento (doenças de senhoras, corrimentos, etc.
Ligada aos Deuses Oxalá, Obatalá, Odudwá, Olissassa, e demais divindades da criação. Os africanos comem os frutos do Obi, como gerador de energias. Na medicina caseira é usado como tônico do coração, regularizando as pulsações e para o sistema nervoso, sendo também muito eficaz contra anemias.
Ligada ao Deus Exu . As folhas e os bagaços servem para as defumações. O açücar extraído da cana é usado nas defumações para destruir larvas astrais e afugentar Eguns ( desencarnados ).
Planta originária da Guiné (África). Grande Axé ( força ) de Oxóssi, o Deus da Caça. Usada para sacudimentos contra as energias de espíritos desencarnados, pessoas ou domicílios. Na medicina caseira é usada contra reumatismo, por meio de banhos e compressas.
PIPEREGUM VERDE E AMARELO OU DRACENA RAJADA
Ligada aos Deuses Logun Éde e Oxumarê. Usada da mesma maneira que o descrito antes, que é de Oxóssi.
Usada para defumações de ambiente para atrair dinheiro. Usa-se as folhas secas, misturadas com canela em pó, pé de café (virgem), açúcar, cravo da índia, palha de alho e bagaço de cana-de-açúcar. ( Obs.: Esta defumação é feita da porta da rua para dentro da casa, deixando-se na área ou quintal o resíduo, para depois despachar-se no dia seguinte, no mato, na praia ou água corrente. Usada na medicina moderna para dar fim às lombrigas das crianças, em chá.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na Bahia é conhecida por bolsa de pastor ou braço de preguiça. Na medicina caseira é tida como poderoso diurético e eficaz no combate a sífilis, usando-se o chá. Também é indicada para as doenças de pele, eczemas e para debelar o reumatismo, em banhos.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxun. Apesar de fazer parte da família das urtigas, esta qualidade é inofensiva ao contato das mãos. Na medicina caseira é usada para incontinência urinária. É empregada, em cozimento das folhas, para os males da pele.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos pessoais e domiciliar, casas, lojas, onde o homem exerce funções lucrativas. Também usado para banhos fortes de descarrego para retirar influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco. Na medicina caseira, as folhas, socadas e colocadas em cima de furúnculos e tumores, resolvem eficazmente. Também no cozimento das folhas, em banhos quentes e demorados, é muito útil para reumatismo e hemorróidas.
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira, as folhas verdes e cozidas são o usadas para lavar feridas e dermatoses.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxossi. Na medicina caseira que é tida como uma preciosidade para abrir abscessos e tumores, pôr fim às inflamações, panarícios, unheiras, erisipelas, regenerando o tecido cutâneo atacado por inflamações de qualquer origem e fazendo cessar as dores.
Ligada aos deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira os seus efeitos rápidos promovem a abertura de tumores de qualquer natureza, expulsando o pus e fazendo cessar dores, para alivio do paciente. Extingue os furúnculos, panarícios, erisipelas. Contra as inflamações de qualquer origem, abre-se a banana (bulbo) da planta e com uma colher raspa-se a goma nela contida (mucilagem), colocando sobre a pele inflamada ou tumorada, cobrindo-se com gaze ou pano limpo.
SABUGUEIRO
Ligada ao Obaluayê, muito usado na medicina caseira para tratamento de cataporas, sarampo, escarlatina. Usado para suadouro, do cozimento das folhas é um grande diaforético e debeladora do sarampo.
Ligada ao Deus Exu. As raízes são usadas para banhos de descarrego após o sacudimento.
Obs.: O banho é do pescoço para baixo.
Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e palha da costa, serve para espantar energias de desencarnados e todos os males são retirados.
Ligada ao Deus Obaluayê. Na medicina caseira, muito usada para cura de erisipela. Usa-se em chumaço de algodão embebido no leite da planta. Emprega-se o chá das folhas para debelar males dos rins. O banho, forte, afasta influências energéticas de desencarnados.
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá.Usada a resina (goma) que aparece após se aplicar talhos, golpes, em volta do pé, no caule. Tirada a resina, esta é reduzida a pó. Emprega-se misturada com benjoim e alfazema, em farta defumação pessoal, depois do banho de descarrego. Na medicina caseira, o pó resultante da resina ou das cascas e folhas é usado para o tratamento de úlceras varicosas. Modo de usar: polvilhando as varizes.
Cristina de Inhasã
Facilitadora/Consultora Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphis
Fone: (13) 3477 9813
Tags:
Maria Helena querida, agradeço do coração sua sensibilidade ao perceber meu carinho e meus propósitos. Sinto um profundo amor pelos Orixás e faço tudo para demonstrar meu amor por Êles nas coisas mais simples. Grata por sua querida Presença.
Pois é Léa ...
Nos três anos consecutivos que tive a honra de servir como médium
em psicofonia pública, invariavelmente as segundas e quintas, guardo
um pequeno dizer, quando queremos nos expressar e não conseguimos
palavras, sobre o que postou aqui ...
Que Lindeza!
Mitos ainda não descobriram, a tremenda ajuda de Todos estes Seres
na Apometria Quântica.
Repetindo ... Que Lindeza!!
Aceite o abraço, de teu amigo,
Ivan
Oi Ivan, agradeço por seu carinho e sensibilidade, realmente somos muito auxiliados na apometria por esses maravilhosos seres aliás, se não fossem Êles, seria impossivel o trabalho. hehehe Seja sempre bem vindo. Um grande abraço de Luz pra vc também meu querido.
Obrigado por partilhar este maravilhoso .... nao tenho palavras para expresar a maravilha deste trabalho. Que o Pai Maior te Ilumine sempre, abraços,Elcia
Eu é que agradeço por sua Presença Elcia. Obrigada por sua Luz. Sempre bem vinda.
Eliana querida, eu é que agradeço sua carinhosa Luz sempre presente. Um axé infinito pra você na frequência de Ossanha. Sempre bem vinda.
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por