Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

                                             IKU E A ANCESTRALIDADE

 

      Em yorubá, Ikú é a representação coletiva dos ancestrais, ou sejaa, é o orixá que simboliza a Morte que, concebido como homem, é um símbolo masculino. é Irunmalè, um ebora dos grupos dos "filhos". Como eles, é um guerreiro representado por um òpá, o Kùmòn, símbolo que faz parte dos emblemas do Obalúaiyé. O Kùmòn é um maço de cerca de 30 centímetros de comprimento, às vezes com a cabeça talhada, que pode ser maciça ou apresentar vagamente a forma de um crânio. É um emblema poderoso e perigoso, pois serve para matar.

     Ikú é uma entidade  dotada de significado específico e próprio possuindo existência e natureza próprias.. Não fica num lugar fixo, mas roda em torno do mundo para realizar seu trabalho.

     Ikú está profundamente associado ao mito da gênese do ser humano e à terra.

    "Quando Olórum procurava matéria apropriada para criar o ser humano, todos os ebora partiram em busca da tal matéria.  Trouxeram diferentes coisas: mas nenhuma era adequada.  Eles foram buscar a lama, mas chorou e derramou lágrimas.  Nenhum ebora quis tomas da menor parcela.  Mas Ikú apareceu, apanhou um pouco da lama e não teve piedade do seu pranto.  Levou-o a Olódùmarè, que pediu a Òrìsàlá e a Olúgama que o modelaram e foi Ele mesmo quem lhe insuflou seu hálito.  Mas Olódumarè determinou a Ikú que, por ter sido ele a apanhar a porção de lama, deveria recolocá-la em seu lugar a qualquer momento, e é por isso que Ikú sempre nos leva de volta para a lama."

      Ikú restitui à terra o que lhe pertence, permitindo, assim, os renascimentos e, desse ponto de vista, Morte é um instrumento indispensável de restituição e um símbolo importante.

      Todo renascimento está relacionado aos ancestrais que são a garantida da continuidade, evolução e prosperidade.  A própria vida no àiyé depende deles.  A terra, a Igbá-nlá, a grande cabaça, ao recebê-los restitui sua capacidade genitora e, fecundada pela água-sêmen, converterse-á no "ventre fecundado" de onde tudo nasce e se expande tanto no aàiyé como no òrun.

      Os òrisá são massas de movimentos lentos, serenos, de idade imemorial, dotados de um grande equilíbrio necessário para manter a relação econômica entre o que nasce e o que morre, associados, portanto à justiça e ao equilíbrio.

      Devemos novamente insistir no fato de que para o Nàgô, a morte não significa absolutamente a extinção total, ou aniquilamento, conceitos verdadeiramente que o aterram. 

     Morrer é uma mudança de estado, de plano de existência de status.  Faz parte da dinâmica do sistema que inclui, de forma evidente, a dinâmica social.  Sabe-se perfeitamente que Ikú deverá devolver a Ìyá-nlá, a terra, a porção símbolo de matéria de origem na qual cada indivíduo fora encarnado; mas cada criatura ao nascer traz consigo o seu orí, seu destino. Trata-se, portanto, de assegurar que este se desenvolva e se cumpra; a imortalidade, ou seja, o eterno renascimento, de um plano de existência a outro, deve ser assegurado.

...........................................................................................................................................

Trecho extraído e adaptado da obra de Juana Elbein dos Santos,

"OS NAGO E A MORTE".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exibições: 68

Respostas a este tópico

Que lindo esse texto, belíssimo, nunca tinha ouvido falar de Ikú, amei, gostei dele da coragem e do não envolvimento emocional que tanto nos atrapalha em nossa caminhada. Muito bom, agradeço do coração por mais essa contribuição. Bj seu coração de Luz.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço