Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

BEBER OU NÃO BEBER? EIS A QUESTÃO…

No Ritual da Religião de Umbanda costuma haver o uso de fumo enquanto elemento indissociável deste mesmo ritual, portanto elemento ritualístico. Agora somos surpreendidos com a “Lei Seca”, onde não é possível comer nem ao menos um bombom de licor e dirigir, muito menos beber “marafo”, champagne, Vinho, cerveja e outras bebidas que fazem parte de nossa liturgia e depois ir dirigir. Assim reacendemos a velhas polêmicas: Até onde o uso de fumo e bebida é valido nos trabalhos de Umbanda? Existe ainda a questão de que “não sou eu quem bebe ou fuma”, pois os dois elementos são utilizados pelos espíritos guias mediunicamente incorporados. Não são poucos os médiuns que não bebem e nem fumam, mas que seus guias bebem e fumam. Inclusive aqueles que pararam de beber e fumar por orientação de seu mentor.

            Também não são poucos os que afirmam que seus guias levam tudo, não deixam nenhuma gota de álcool, nem resquício de nicotina em seu organismo, muito menos mau hálito ou cheiro desagradável em seu corpo. De um lado temos leigos, médiuns e sacerdotes que lutam para a extinção do fumo e bebidas nos terreiros, pois do ponto de vista farmacológico, médico e legal são drogas que afetam o organismo, podendo levar ao câncer de pulmão e ao alcoolismo e cirrose hepática. Em muitos terreiros é proibido terminantemente o fumo e a bebida.

            De outro lado temos os usos xamãnicos do fumo como “Erva Sagrada” enteógena (que leva a Deus) e “Erva de Poder” utilizada pelos nossos indígenas muito antes de ser profanada pelo branco. Tudo o que é sagrado quando profanado leva à dor e é assim que as mais conhecidas ervas sagradas e de poder foram profanadas e hoje são uma das maiores causas de sofrimento em nossa sociedade (“maconha”, “cocaína”, “fumo”, “café” e outros). Existe também o uso mágico e terapêutico do álcool e do fumo, que são elementos de magia por excelência, o fumo traz em si os elementos:  vegetal, terra (sua origem), fogo (quando aceso), ar (onde expende a fumaça) e água (sua umidade relativa).

            O álcool também traz os mesmos elementos: vegetal (de sua origem na cana), terra (que sustenta a cana), fogo (sua potencialidade para combustão), ar (por ser um tanto volátil) e água (pois se trata de um liquido). Por estas propriedades a bebida e o fumo se tornam elementos de poder para alcançar resultados em magia e rituais de umbanda. Ainda se levanta a questão de que se é meu guia que fuma e afinal ele cura tantas pessoas pode evitar os danos que estes elementos poderiam me causar. Se Caboclo e Exu zelam por minha saúde devem ser os primeiros a ter ciência de estar ou não nos prejudicando enquanto “fumam” ou “bebem”.

            Em tempo devo de minha parte esclarecer que guias espirituais não fumam no sentido vulgar da palavra e sim usam do fumo e da fumaça para fazer uma defumação direcionada, unindo o sopro, intenção e elemento para alcançar certo resultado. Também não bebem no sentido vulgar da palavra, muito menos têm apego á bebida, pois isso se caracteriza comportamento de obsessores, nossos guias manipulam a bebida. Realmente não há a necessidade em tragar a fumaça do fumo manipulado nem de se beber algo além de um ou dois copos ou doses. Os excessos devem ser evitados em todos os casos, a Lei Maior fala na consciência de cada um de nós, a Ética e o Bom senso devem ser a meta e a regra para o bom andamento dos trabalhos.

            De qualquer forma não podemos desrespeitar à leis, menores de idade não devem fumar nem beber, incorporados ou não, o que consiste uma atitude de respeito da entidade para com a situação emocional, psíquica e biológica daquele que é entendido como menor de idade. Quanto aos médiuns responsáveis por si mesmos, mesmo que sinta que seu mentor “levou tudo”, lembre-se: podemos ter esta sensação, onde realmente uma entidade pode levar boa parte do etílico, no entanto quimicamente, salvo exceções de fenômenos da desmaterialização, sempre ficam resquícios químicos no corpo, por menores que sejam. E assim sendo: ”Se incorporou e bebeu, não dirija”.

 

 

 

POR ALEXANDRE CUMINO

Postado por Fraternidade Espírita Monsenhor Horta

Exibições: 46

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço