Fanatismo
* Quatro cegos reuniram-se um dia para examinar um elefante. O primeiro tocou na perna do animal e disse: “O elefante é como uma coluna”. O segundo apalpou a tromba e disse: “O elefante é como um rolo”. O terceiro apalpou a barriga e disse: “O elefante é como uma grande moringa”. O quarto balançou a orelha do animal e declarou: “O elefante é como um grande abano”. Depois começaram a discutir. Um passante perguntou-lhes a razão da discussão, e os cegos pediram ao homem para decidir a questão. O homem disse: “Nenhum de vocês viu direito o elefante. Ele não se parece com uma coluna, mas suas pernas são colunas; ele não se parece com um abano, mas suas orelhas são um leque. Ele não tem a aparência de um rolo, com exceção da tromba. Não tem também o aspecto de uma moringa, a não ser a barriga. O elefante é uma combinação de tudo isso: pernas, tromba, orelhas e barriga”.
Assim discutem os que viram apenas um aspecto de Deus.
* Uma rã vivia num poço. Ela morava ali há muito tempo. Tinha nascido e crescido ali. Era uma rã bem pequena. Um dia, uma outra rã que tinha vivido à beira do mar foi parar naquele poço. A primeira rã perguntou à recém-chegada:
- De onde você vem?
- Eu venho do mar.
- Do mar? É muito grande?
- Ah, é! Muito grande.
- O ar é tão grande quanto isso? – perguntou a primeira rã, estendendo suas pernas.
- Muito maior.
- É tão grande quanto o meu poço?
- Como é possível, minha querida, comparar o mar com seu poço?
- Não pode existir nada maior do que o meu poço! – exclamou a rã, furiosa. Esta malvada está mentindo, e preciso enxota-la daqui!
O mesmo acontece com os homens de mentalidade estreita. Sentados no fundo do seu pequeno poço, imaginam que o mundo inteiro não é maior do que isto.
* Quando um homem é ardente e sincero, qualquer religião pode conduzi-lo a Deus. Os vishnuístas, os shaktas, os vendantistas, os brahmajnanins, todos encontram igualmente Deus. Bem como os cristãos e os muçulmanos. Sim, todos os homens encontram Deus, contanto que sejam sinceros. Há alguns que discutem e dizem: “Não há nenhuma esperança para os outros, a não ser que adorem nosso deus Krishna”. Ou então: “Não há esperança para eles, a menos que adorem nossa mãe Kali”. Ou ainda: Estão todos perdidos, se não aceitarem o cristianismo”.
Dizer que uma religião não é verdadeira e que as outras são falsas é uma prova de dogmatismo, além de ser uma atitude errada. Muitos são os caminhos que levam a Deus.
Há outros que afirmam que Deus tem uma forma, que não pode existir sem forma. E discutem muito a este respeito. O vishnuísta discute com o advaísta.
Só podemos falar com autoridade de Deus depois que o vimos. E aquele que viu sabe perfeitamente que Deus é, ao mesmo tempo, forma e não forma, e muito mais do que as palavras podem expressar.
* Da mesma forma que podemos subir no alto de um telhado com uma escada, um bambu, uma corda, ou por diversos outros meios, assim também os caminhos e as maneiras de chegar a Deus são múltiplos. Cada religião aponta um dos caminhos.
* A razão é fraca. A fé é onipotente. A razão não pode ir muito longe; é obrigada a parar em determinado ponto. Diante da fé, o pecado, a injustiça, a frivolidade e a ignorância fogem.
Extraído do livro Edições de Planeta – Ramakrishna, O Louco de Deus. Editora Três.
MINISTRADO POR ALEXANDRE CUMINO
Tags:
Obrigada, Paz Amor e muita Luz.
Obrigada!
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por