Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


O Cigarro, a Propaganda e a Manipulação do Comportamento -


A propaganda assumiu uma dimensão indispensável com a industrialização: nada menos do que o elemento de ligação entre produtor e consumidor.
Para ambos a propaganda é necessária como veículo da informação.
Devemos porém estar consciente de que a alça de mira das das empresas é o lucro, e raramente um serviço à coletividade.
O objetivo da atividade econômica é o lucro; entretanto, o lucro a que preço? Eis a questão.
Não se trata de valores econômicos (se bem que este freqüentemente é uma exploração), mas do preço social, que sutil e quase que imperceptivelmente, vem no bojo de tantas propagandas (cerca de 1 bilhão de pessoas deverão morrer no século XXI por doenças causadas pelo tabagismo, segundo um estudo do “Bristish Medical Journal”).
Propagandas de cigarros sempre agregam valores artificiais aos seus produtos.
A propagando do Continental vendia a idéia: “leve vantagem você também”, a do “Free”: “temos alguma coisa em comum”.
Já quem escolheu “Camel”, foi por causa do sabor de aventura, e não por causa de nenhum outro sabor.
Certas propagandas transcendem a informação e revestem seus produtos com valores artificiais que nada tem a ver intrinsecamente com o produto apresentado.
E nesse “vale tudo” utiliza-se qualquer meio que por ventura traga um lucro maior à empresa, pouco importando o artificialismo que tais meios tragam consigo. Afinal as massas precisam ser adaptadas para atender as demandas crescente do “progresso”, o que nem sempre corresponde as aspirações e necessidades reais da população, mas que satisfaz os anseios econômicos das indústrias de produção.
A propaganda de cigarros trás consigo valores e modelos de comportamento com os quais o consumidor se identifica.
E é justamente esses valores o que o consumidor compra quando começa a fumar, e não o gosto, ou o prazer de fumar.
Em pouco tempo o consumidor se vicia, mas, antes de se viciar, ele acreditou na propaganda, “caiu” na arapuca armada pelas grandes Companhias de Cigarro, para explorar aqueles que se sentem atraídos pelo reluzente brilho de suas invenções.
O hábito de fumar é, para a Indústria do Fumo, um dos itens da “cultura” que devemos aderir.
Somos para a Indústria apenas um objeto, passível de condicionamento, para que ela, a Indústria, alcance seu verdadeiro fim.
Se você fuma, pensa talvez ter adquirido esse hábito por livre e expontânea vontade, quando na verdade foi induzido a fazê-lo pela propaganda.
Você não apenas gasta sua saúde e seu dinheiro em uma coisa que provavelmente não gostou na primeira vez, como ainda mantém essa Industria que tantos malefícios causa..
(O homem não nasceu com a necessidade de fumar, esta é adquirida mais como ter do que como ser, satisfaz apenas quem precisa ter para ser).
Entretanto, muitos jovem só costumam se aperceber disso depois de se viciaram.
A propaganda nos “ensina” o que comprar e até mesmo o que pensar.
Promove a massificação dos gostos e cria necessidades artificiais, inventando e incentivando hábitos como fumar e mascar chicletes.
Valoriza uma série de produtos inúteis, induzindo a comunidade a dar excessiva importância a rótulos e etiquetas do momento.
Acaba valorizando demais a elegância, as posses, o sexo; porque esse é o modelo de vida que lhe interessa. A Indústria, através da propaganda, faz a cultura, inventa as regras do jogo. Faz a moda, o “status”, as marcas, os hábitos.
Oferece seus produtos e diz que é para nos servir, mas nós é que a servimos, quando nos deixamos levar por sua “ideologia”.
O importante é que nossa observação não se transforme numa aceitação passiva, mas que façamos passar o que nos é mostrado pelo prisma depurativo de nossas consciência, antes de aceitarmos as “verdades” que nos são oferecidas.


Ricardo Massena

Exibições: 28

Respostas a este tópico

Estou de acordo com tudo que está escrito, pois passei por isso na minha adolescência. A culpa de ter sido viciada pelo tabagismo durante 40 anos, não foi totalmente da propaganda, mas que teve uma grande parcela de incentivo, isso teve.
Atualmente, vejo a mesma situação com as propagandas de cervejas. Acho que é um estímulo à bebida - uma é a número 1, a outra desce redondo, tem a boa.... e por aí vai. Essa juventude está bebendo demais (vide aumento acidentes de carro por causa de bebida alcóolica, invenção do bafômetro, etc.).
Proibiram a propaganda do cigarro, mas não proíbem a da cerveja... Por que será? Vá entender...
AMIGAAAA!! ADOREI LER ISSO, NOSSA TÔ EM LUTA, PARANDO DE FUMAR, ORE POR MIM, NÂO QUERO + ISSO PRÁ MIM, QUERO QUALIDADE DE VIDA. NÃO É FÁCIL, CD X MAIS DROGAS SÃO COLOCADAS NO CIGARRO, VAI SABER O QUANTO! CONCORDO COM A AMIGA DE BAIXO, REALMENTE O CIGARRO FAZ MUITO MAL, + NA VERDADE ELE PREJUDICA SÓ A GENTE, E A BEBIDA NÃO, ELA PREJUDICA QUEM CONSOME E MATA MUITOS INOCENTES NO TRÂNSITO ETC....O CIGARRO MATA A NÓS MESMO E A BEBIDA MATA A GENTE E INOCENTES TBM.
ASSIM COMO PROIBIRAM O CIGARRO NA TV, TEM QUE FAZER O MESMO COM AS BEBIDAS.
TD DIA MORRE MILHARES DE VITIMAS NO TRÂNSITO POR VÁRIOS FATORES, MAIS O USO DO ALCÓOL É EXTREMAMENTE RESPOSÁVEL POR TANTAS MORTES.
Oi Katia, imagino a tua luta, mas siga tentando... pois se vc quiser de coração, vai conseguir com toda a certeza.
Como falei, fumei 40 anos, desde os meus 14 anos. Já não aguentava mais essa dependência, mas também não sabia como iria conseguir. Fiquei sabendo que havia muitos tratamentos em Postos de Saúde, em Igrejas, mas nesse meio tempo, peguei uma gripe fortíssima e apesar de beber bastante água para aliviar os sintomas de obstrução nasal e tosse, além de medicamentos, uma semana depois estava com pneumonia (não tive nem febre), mas com um desânimo impressionante. Quando tentava tossir, sentia uma dor muito forte no peito, então fiquei com medo de estar com algo mais sério. Cuidei da pneumonia, fiz ínúmeros exames (até tomografia no pulmão), mas graças a Deus não deu nada mais sério que o esperado de quem fumou muito tempo. E o que me ajudou a parar, além da grande vontade e do medo de sentir aquela dor no peito, foi a impossibilidade de tragar um cigarro sem sentir uma dor estranha. Comecei a conversar comigo mesmo que quando acabasse aquele maço eu não iria comprar mais, e continuei fumando sem colocar a fumaça pra dentro. E quando o maço acabou, eu não comprei mais, e não senti desespero nenhum, graças a Deus.
Espero que você consiga encontrar a sua forma de se livrar desse vício que só nos traz malefícios em todos os aspectos. Boa sorte! Namastê!
AMIGAAA, OBRIGADA PELO INCENTIVO! OLHA ESTOU PARANDO E COM A GRAÇA DE DEUS VOU CONSEGUIR. TBM ESTOU MUITO TRANQUILA GRAÇAS A DEUS! COMECEI TBM COM 15 ANOS, NO COLÉGIO, VOU FAZER 50 , ENTÃO FUMO A MUITOS ANOS TBM.
JÁ PAREI ALGUMAS X, ATE FIQUEI 2 ANOS, MAS DEVIDO A UM ACONTECIMENTO MUITO TRISTE VOLTEI.
DURANTE TD ESSE TEMPO FOI ASSIM, PARAVA E VOLTAVA. AGORA NÃO QUERO + ISSO, ESTOU EM ORAÇÃO O TEMPO TD, SINTO UM POUCO DE VONTADE DE FUMAR E TOMO AGUA, MUITA ÁGUA, DAI PASSA BEM RÁPIDO. O INICIO É COMPLICADO, MAIS ATE QUE ESTA SENDO BEM TRANQUILO.
JÁ DELETEI ISSO DA MINHA VIDA AMIGA, QUERO VIDA E COM SAÚDE!
DEUS TE ABENÇÕE E ORE POR MIM OK! BJS..................E UM LINDO DIA!NAMASTÊ!

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço