Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS


 


            Os deslizamentos acontecem durante ou depois de chuvas fortes, ou depois de chuvas brandas porem prolongadas. Em algumas circunstâncias, os deslizamentos acontecem também em épocas secas e são causados pela acomodação do solo.


 


Áreas sujeitas a deslizamentos


  • Em antigos deslizamentos.
  •  Em encostas íngremes – formando um ângulo de 45 graus ou mais, ou na base de encostas íngremes.
  • Na base ou no topo de uma encosta aterrada.
  • No caminho das águas das chuvas.
  • Em pedreiras desativadas.
  • Em encostas desmatadas e com construções irregulares.

 


Ações preventivas


  • Não construa nas encostas.
  • Preserve a vegetação.
  • Replante a grama nas superfícies dos terrenos sem vegetação.
  • Evite o crescimento de vegetação junto aos blocos de rocha aflorados.
  • Não espalhe lixo pelo chão.
  • Não construa nos caminhos naturais de descida das águas.
  • Mantenha limpas as canaletas de drenagem.
  • Desobstrua bueiros e tubulações de escoamento.
  • Esteja atento para qualquer sinal de anormalidade.
  • Em caso de perigo, procure ajuda na sua Associação de Moradores ou ligue para a Defesa Civil (procure o número da Defesa Civil no serviço de informações na sua operadora de telefone, ou ligue para a prefeitura de sua cidade).

 


Sinais de deslizamentos


  • Aparecimento de fontes, infiltrações ou solo saturado em áreas até então secas.
  • Aparecimento de rachaduras ou depressões no solo, em ruas e calçadas.
  • Inclinação de árvores e postes.
  • Empenamento de portas e janelas.
  • Aparecimento de rachaduras nas paredes ou aumento de rachaduras existentes.
  • Rápida elevação do nível da água nos córregos, acompanhada de aumento na coloração.
  • Rápida diminuição do nível da água nos córregos, com a chuva ainda caindo ou logo depois de cessada.

Se você mora numa área de risco de deslizamento


  • Todos os dias, informe-se sobre a previsão do tempo para a sua cidade ou região pelos meios de comunicação disponíveis: rádio, televisão, internet, jornais...
  • Em caso de chuvas fortes, saia de casa e vá para um local seguro.
  • Antes de sair de casa, desligue o gás e a eletricidade. Feche bem portas e janelas.
  • Leve com você objetos de valor, dinheiro, cheques e documentos de identidade. Ponha tudo isso dentro de um saco plástico.
  • Prepare para cada pessoa da família, um pacote com uma muda de roupa, cobertor, agasalhos, sabonete, escova de dentes, etc.
  • Não esqueça de pegar também quaisquer remédios que alguém da casa esteja tomando, óculos, etc.
  • Divulgue estas instruções para seus vizinhos.

 


Manutenção de encostas


            A falta de manutenção das encostas e das obras de contenção é um importante fator que contribui para os acidentes em encostas.Muitos deslizamentos são provocados pela infiltração de água nas encostas e pela erosão do solo durante fortes
chuvas. Normalmente as obras tem recursos de drenagem e superfícies protetoras
para evitar a infiltração de água e a erosão do solo. Estas medidas requerem
manutenção regular a fim de assegurar o desempenho apropriado. Se as tubulações
subterrâneas para transporte de água ou esgoto vazarem, também poderão provocar
deslizamento de terra e, portanto, deverão também sofrer manutenção.


 


Quando providenciar as inspeções


            As inspeções rotineiras de manutenção devem ser realizadas pelo menos uma vez por ano. Quaisquer obras de manutenção necessárias devem ser concluídas antes do início da temporada de chuvas. Além disso, os proprietários devem providenciar
a inspeção das canaletas de drenagem e remover qualquer obstrução após fortes
chuvas ou ventanias.


Embora uma manutenção rotineira de uma encosta ou obra de contenção possa reduzir significativamente a probabilidade de um acidente, a encosta da obra de contenção talvez ainda não esteja segura o suficiente devido a vários fatores,
tais como deficiências do projeto, de construção ou ainda de mudanças ocorridas
nas vizinhanças ou nos arredores. Portanto, uma inspeção de engenharia para
manutenção deve ser realizada na encosta por um engenheiro geotécnico
qualificado pelo menos uma vez em cada cinco nos para verificar quaisquer
problemas de segurança.


O engenheiro geotécnico informará sobre a necessidade de uma avaliação de estabilidade para verificar a segurança global da encosta.


 


Sem manutenção, o que pode acontecer


            Se a manutenção da encosta ou obra de contenção não for feita, poderá ocorrer um acidente ou queda da obra, que poderá resultar em riscos a pessoas ou danos na sua propriedade. Se isto ocorrer, talvez incorra em grandes gastos para tornar a encosta segura,
reparar a propriedade e indenizar terceiros. O custo do reparo é, em média, dez
vezes o da manutenção.


 


Fonte : Defesa Civil – RJ e GEO RIO


 


Artigo extraído do livro: O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA – pág. 178 – Reader’s Digest.

Exibições: 15

Respostas a este tópico

Infelizmente contra lixões não há nada o que se fazer.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço