UA-2431694-1

LONGEVIDADE AO ALCANCE DE TODOS

Podemos dizer que nossa vida é dividida em ciclos e em cada um desses ciclos ocorrem mudanças, internas e externas. 

Bartolomeu de Corazin, o apóstolo da Armênia!

Bartolomeu de CORAZIN, o apóstolo da Armênia!

Ismael de Almeida
O Grande Mar da Galileia tinha dois grupos de pescadores que dominavam o ramo pesqueiro, TOLMAI o pai de Bartolomeu, no mar do Norte, e SIMÃO BARJONE, pai de Pedro, mo mar do sul.
Desde a morte de Jesus Bartolomeu havia se retirado para o MONTE CARMELO, onde viviam os ANCIÃOS ESSÊNIOS, irmãos de seus pais.
A desolação se apoderou deste Apóstolo do Cristo, que fora sua fortaleza e a luz de sua vida. E toda a Grandeza sonhada ao lado de Jesus, se apagou depois do holocausto do GÓLGOTA.
Jesus o UNGIDO DE DEUS, anunciado pelos profetas há seis séculos, entrou na possessão eterna do seu Reino de Luz, no Infinito, deixando seus discípulos sós e sujeitos a maldade dos homens, lamentava BARTOLOMEU num suspiro fundo de sua alma dolente!
É o que merece esses assassinos disfarçados de santos gritava o valente Bartolomeu? Quando nos degolar a todos como indefesos cordeirinhos, quem ensinará ao mundo a DOUTRINA DO SENHOR? Lamentava Bartolomeu!
Pacífico e tranqüilo, BARTOLOMEU não se envolvia nunca com distúrbios religiosos ou políticos, e seus companheiros estranhavam sua veemente desolação!
E Bartolomeu recordava as palavras de Jesus: Diga a todos desta Terra, homens e mulheres, se tens duas túnicas dê uma aos pobres, ajude alimentar o mendigo que passa em tua porta. Se, tens escravos, liberte-os, como gostarias de ser liberto se assim fosse tu escravizado!
E Bartolomeu se embrenhou nas vizinhanças do Mar Vermelho, e viveu num local ermo e desolado por dois anos, em profunda solidão!
Esta triste solidão sacudiu e lavou a alma de Bartolomeu, dominada por um terrível pessimismo!
E numa tarde tíbia e pacata, quando o sol se punha, viu uma claridade que pensou fosse uma concha de luz, pintada nas nuvens pelos raios solares, do entardecer, e a luz se aproximou e uma voz ecoou nas profundezas do seu ser, doce e serena disse: “Bartolomeu tu fazes como aquele que enterrou os talentos por medo de perdê-lo! Bartolomeu, Bartolomeu tu me esquecestes?... Porque não atenta na responsabilidade assumida em teu coração pela minha Obra, pedida pelo Pai Celestial?”
Bartolomeu foi sacudido até a última célula de seu corpo, e resoluto partiu para TIRO, SIDON E ANTIOQUIA, rumo à ARMÊNIA, para levar ao seu povo os ensinamentos do Mestre! Bartolomeu tinha trinta e cinco anos.
Bartolomeu veio ao mundo justamente em época de decadência moral, corroborar na obra do Cristo
O genial mestre de almas que foi CRISTO penetrou naquela alma simples e vacilante e a moldou em FOGO, para o futuro apostolado.
E a VOZ SEM SOM do Cristo penetrou na alma de Bartolomeu.
“Disse o Mestre, BARTOLOMEU, veja as almas ao teu lado, como vês a água que bebes, como observas a fruta antes de comê-la, ou vestes tua túnica. Da mesma forma que vês se a fruta está madura, a água cristalina, a túnica limpa, o mesmo cuidado que tens com tuas coisas e necessidades, observa as almas ao teu lado. Veja o que elas necessitam!...
“Aquele que edifica a casa na areia sabe que o vento irá derrubá-la!”
Bartolomeu dirigia-se a ANTIOQUIA, onde SIMÃO DE NIGER havia fundado uma congregação cristã, e lá ele fora enviado pelo DESTINO para seu futuro trabalho de redentor de almas!
Deus enviou BARTOLOMEU numa associação planejada pelo destino ao companheiro SIMÃO DE NIGER, um poema de amor, uma estrela de gratidão ao Mestre Nazareno que o curara de uma paralisia.
Bartolomeu foi um ardente e incansável difusor da Obra do Cristo na Armênia.
Bartolomeu se recordava do amor do Cristo, aquela divina piedade imaculada que jorrava de sua alma radiosa!
Poder-se-ia dizer que, de tempos em tempos a DIVINA LEI, faz brotar sobre a Terra estes lírios de castidade, que doam aos seres humanos, belezas celestiais, e uma existência de purificação, que também purifica os demais, tal a ternura da alma de BARTOLOMEU!
Um dia num momento de oração, vendo a simplicidade e bondade de Bartolomeu, um pensamento dirigiu-se ao éter como flecha de fogo: “Quem é esse homem que esplende este transbordamento de amor e luz?” E, uma voz ressoou: “ Aqueles que nada pedem e tudo dão, tudo tem! Aqueles que fazem o bem ao semelhante a mim o fazem!
Era a voz dulcíssima do Cristo, que em radiante aparição falava no profundo das consciências: Deus dá a luz aos humildes e a nega aos soberbos!
Continuou A VOZ: “Agora amas o semelhante mais do que a ti mesmo, e nesse amor me reconheces, e não será mais generoso do que eu, teu mestre que te devolvo um roseiral de luz-amor, que te levará aos paramos celestiais!
Os que servem a Deus com amor são os herdeiros do bem eterno!
Tudo o que deres ao teu próximo Deus te devolverá centuplicado!”
Narrativas da vida de Jesus, feitas pelo mestre essênio HILARIÃO DE MONTE NEBO, no livro CUMBRES Y LLANURAS.
PAZ E LUZ!