PARABÉNS GIULIANA QUE DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE E LHE ILUMINE POR ONDE PASSARES
No dia em que você nasceu, os anjos tristes por sua partida entoaram hinos harmoniosos e angelicais, era uma despedida entre irmãos.
Anjos de asas transparentes, anjos sorridentes, que juntos brincavam no céu.
A separação doía, não queriam ficar longe de você, anjo travesso e feliz, foi então que tiveram uma idéia; em cada ano de vida terrestre, um desceria e ficaria ao seu lado, assim a cada ano um deles lhe faria companhia, aproveitando para matar a saudade.
A idéia foi aceita e festejada por todos, depois daquele dia você nunca ficou só.
A cada novo aniversário, um anjo desce e fica a seu lado. Sua proteção sempre foi muito grande, porque nada é mais forte que a pureza dos anjos.
Hoje é o seu aniversário, dia da troca da guarda e eu gostaria muito de ser um deles para ficar com você, espalhando luz e amor a seu redor, como não posso envio-lhe a minha prece para que o seu anjo da guarda seja tão iluminado quanto você.
O Educador Celeste, Jesus, o Cristo Ecumênico, nos ensina o conceito divino do Amor incondicional, do respeito às diversas crenças religiosas, do altruísmo, da fraternidade sem fronteiras, da solidariedade universal.
Tratado do Novo Mandamento de Jesus
Ensinou o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista: “Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. (...) O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. (...) Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor".
(Reunido por Paiva Netto(www.paivanetto.com.br), consoante o Evangelho do Cristo de Deus, segundo João, 13:34 e 35; 15:12 a 17 e nono)
Quero oferecer ao seu coração a essência desta página, que para mim é a mais bela do mundo!
Como fazer um blog , clica em blog e depois , lá em cima do lado direito está um link para vc fazer sua postagem. Por ex. aquela mensagem que eu li sua vc postou no blog.
Poste sua tradução ali , se quiser copia do link acima.
Caso possa traduzir mais...daquele mesmo site , eu aceito...mas não precisa pressa , faça dentro do seu tempo . Um beijo.
Sim, eu pratico o Reiki.
É preciso fazer o curso porque vc recebe uma iniciação para abrir os canais para que a energia possa fluir através de vc corretamente, e tambem recebe os simbolos Reiki para serem usados.
Existem cursos até pela internet... mas sei lá... eu acho mais correto fazer um curso com apostila, o Mestre presente para tirar todas as suas duvidas... e, geralmente durante o curso já se faz um treinamento de aplicação do Reiki.
Vi que vc não é de SP Capital... pena, porque eu poderia te indicar um espaço muito sério que faz cursos regularmente... http://www.espacoholistico.com.br/
De qualquer forma, vc pode pesquisar via internet algum curso em sua cidade.
Um dos meios mais rápidos de libertar as forças divinas, que existem
latentes no coração, é o profundo e genuíno sentimento de gratidão
pela vida e pelos múltiplos benefícios com que nos deleitamos.
Reserve um pouco do seu tempo para enumerar todos os bons
acontecimentos de sua vida e terá uma boa surpresa. A gratidão
aumenta o valor das dádivas e multiplica-as. Abra-se para o fluxo
contínuo das dádivas e bençãos, seja sempre grato!
Nós sabemos como a PAZ é essencial. Nós sabemos onde encontrá-la ...dentro de nós!
Nós sabemos como expandi-la...através de nós!
Nós sabemos como torná-la permanente...através de nosso propósito Divino!
nossa vc ja estava aqui e nem me falou nada, danadinha vc hein, giu como faço para por um fundo assim de estrelas como vc fez, vc hein vive me surpreendendo, beijo
ENCONTRO GRATUÍTO
“REIKI não é religião e sim uma filosofia de vida”
OBJETIVO: REUNIÃO DE REIKIANOS PARA COMPATILHAREM OS BENEFÍCIOS DO REIKI E PROPAGAREM ESSA MARAVILHOSA ENERGIA A TODOS.
ESTE ENCONTRO É ABERTO AO PÚBLICO QUE DESEJAREM CONHECER E RECEBER O REKI.
PROGRAMAÇÃO:
09:00H Início, breve explanação do encontro (união e difusão).
09:20H Abertura para comentários e sugestões.
11:20H Pausa para o lanche ou almoço (meios próprios).
12:30H Relaxamento e Meditação.
13:00H Troca de REIKI e aplicação do REIKI ao público (totalmente gratuito).
15:00H Envio de REIKI para o planeta.
15:30H Conclusão dos trabalhos e logo após encerramento.
Essencial se cadastrar para confecção do certificado de participação (reconhecido pela Associação de Portugal de Reiki - Monte Kurama e pelo Mestre Johnny que no dia do evento assinar a lista de presença.
De’ Carli); os certificados serão enviados por e-mail a aqueles
Solicitar Ficha de Cadastro pelo e-mail: anapaulagranjeiro@hotmail.com
Contatos por telefone: 55 (11) 7409-1703
Local: Parque do Ibirapuera / SP. - Av. Pedro Álvares Cabral
Ao lado do Pavilhão japonês.
Data: 10 de Abril de 2010 / Horário: das 09:00H às 15:30H
Obs.: Em caso de chuva no dia 10, fica automaticamente para o sábado seguinte dia 17/04/2010.
Oi Giuliana!
Bom dia!
Saudades, amiga!
Que tenhas lindas jornadas em cada um dos teus dias, querida amiga!
Muita luz, alegria e prosperidade em seu caminho,linda!
Bjs de luz procê... Rosa
Feliz por reencontrá-la irmã de LUZ!!! Que possamos compartilhar informações para nossa evolução e Amor Incondicional a cada dia! Muita LUZ em teu caminho!!
Assim, aproveita a vida, que se extingue minuto a minuto, nos prazeres materiais e físicos, já que se ilude que nada mais existe, além daquilo que pode enxergar.
Outros há, ainda, que vivem com a certeza de que, em uma única existência, Deus nos irá julgar, bons ou maus, e nos condenar a uma felicidade ou desdita eternas, conforme o resultado de tal julgamento.
Para esses, aproveitar a vida será sempre a contagem regressiva de um dia a menos de erro ou de tropeço.
Uma vez que seremos julgados eternamente pelo procedimento de uma única existência, quanto antes essa acabar, melhor será, pois que menos chances teremos de errar.
Imaginando que, com o resultado de uma única vida, Deus dará um veredito eterno, Carpe diem será a ansiedade de que tudo acabe, e que, ao final de tudo, não tenhamos tropeçado, pois outra chance não haverá.
Há ainda a possibilidade de imaginarmos a vida como uma continuidade de outras tantas que já se sucederam, e a antecipação de outras que virão.
Ao entendermos que a vida de hoje é o reflexo do ontem, e que o amanhã será a colheita do plantio feito hoje, aproveitar a vida toma um colorido diferente.
Já não mais a ânsia para uma vida que irá se extinguir. Tão pouco a ansiedade para uma vida que irá ser nosso veredicto.
Viveremos com a certeza de que estaremos aproveitando o dia, quando fizermos de cada um deles aprendizado para a alma, quando exercitarmos virtudes, quando nos esforçarmos para apagar defeitos.
Estaremos realmente aproveitando o dia, quando as dores que ele porventura trouxer se transformem em entendimento e lição, e as alegrias fruídas se convertam em louvores pela bênção da existência.
Todos nós deveremos aproveitar a vida, entendendo-a como uma grande escola, onde a lição maior de aprendizado será o conjugar do verbo amar. E o Mestre maior dessa escola, Jesus.
Carpe diem
Horácio, um dos maiores poetas da Roma Antiga, ficou famoso pelas suas Odes, longos poemas líricos, onde ele descrevia o cotidiano da vida ou passagens da mitologia romana.
Nas suas características literárias, destaca-se sempre a ideia de se aproveitar o presente, sem muita preocupação com o futuro.
Essa sua ideia atravessou o tempo através de uma expressão muito citada, encontrada em uma de suas Odes: Carpe diem.
Frequentemente tal expressão latina é traduzida como Aproveite o dia. E essa era a preocupação do poeta romano, pois imaginava ele a vida muito breve para não ser aproveitada.
Ao escutarmos o convite de Horácio, Carpe diem, nos perguntamos:
Afinal, o que é aproveitar o dia?
É certo que a resposta para tal pergunta irá depender fundamentalmente do que esperamos para a vida e para o depois da vida.
Afinal, aproveitar o dia para quê?
Para o materialista, Carpe diem será gozar ao máximo a vida, todas suas emoções e prazeres, e somente isso.
Como, no seu conceito materialista, nada o aguarda depois da morte, a vida acaba se tornando breve demais.
O materialista imagina-se constituído de um apanhado de bilhões de células ordenadas ao acaso, por um casuismo biológico e crê que nada o aguardará após a vida física se extinguir.
Os Sete Princípios (ou Sete Leis) em que se baseia a Filosofia Hermética são os seguintes:
I – O princípio de Mentalismo
II – O princípio de Correspondência
III – O princípio de Vibração
IV – O princípio de Polaridade
V – O princípio de Ritmo
VI – O princípio de Causa e Efeito
VII – O princípio de Gênero
Podemos então compreender que nossa mente, feita à imagem e semelhança do TODO, pode também criar, coisas positivas e coisas negativas. A criação de uma imagem gerada por nossa mente, é captada pelo cérebro físico como sendo “REAL”. È dessa forma que funcionam as imagens mentais que são elaboradas para auxiliar as pessoas que desejam superar alguma dificuldade num sistema de auto-ajuda. A imagem positiva criada precisa de uma repetição até que ela seja ‘fixada’ pelo cérebro que afinal precisa reconhecê-la como real. A partir daí (normalmente os exercícios são feitos em 21 dias) o cérebro já reconhecendo a imagem mental como real, começa a modificar a estrutura energética ao redor da pessoa “atraindo o similar” ou seja, atraindo aquilo que foi criado por nossa mente. O similar atrai o similar, assim como o amor atrai o amor, o ódio atrai o ódio, o dinheiro atrai o dinheiro, etc... É claro que entre a criação da imagem e a materialização existe um lapso de tempo (tempo esse que existe somente na matéria) e muitas vezes é justamente esse lapso de tempo que faz as pessoas desistirem de sua criação.
Todos os terapeutas são unânimes em aconselhar pensamentos positivos aos seus pacientes! Então porque não começamos a controlar as imagens mentais que criamos? Projetarmos em nossa mente imagens de paz, harmonia, amor, abundância, felicidade e alegria, é a solução. Mas lembrem-se, nada é conseguido sem o duro trabalho da perseverança!
Este é sem dúvida o mais importante de todos os princípios, já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal. Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo o discípulo estará bem avançado no Caminho do Domínio, escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e são a chave para a nossa compreensão das regras e Leis que regem nosso universo material.
Observaremos que, se o Universo é Mental e nós existimos na Mente do Todo, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente, à imagem e semelhança do Todo, conforme explica o Segundo Princípio. A mente nada mais é que um complexo aglomerado de impulsos energéticos, capazes de enviar mensagens, não somente ao nosso próprio corpo, mas também fora dele. Todos já experimentamos aquela sensação de ‘sermos observados’ mesmo se nada podemos ver com nossos olhos físicos. É bem possível que essa sensação seja a conseqüência de um olhar mental (de impulsos energéticos) enviado por outra pessoa que naquele momento desconhecemos.
Por outro lado, a sabedoria popular nos ensina que ‘a inveja mata’. Como é possível? O que pode fazer um olhar invejoso? A energia negativa gerada pela mente de uma pessoa maldosa pode interferir em nossa própria energia mental e física. Quem já não experimentou isso?
Bem, mas o que isso tem a ver com o Princípio da Correspondência? Bem, o Astrólogo (aquele que lhe falou da quadratura de Saturno) vai lhe dizer também: Cuidado, a quadratura de Saturno provoca, dor nos joelhos ou dentes, sensação de empobrecimento, preocupações com o futuro, preocupações com a família, preocupações profissionais, etc. etc.. No plano físico, estas são todas manifestações da energia de Saturno (entre outras).
O que podemos fazer para ‘evitar’ ou ‘minimizar’ estas manifestações negativas no plano físico onde vivemos?
Primeiro: compreender sua natureza e suas correspondências nos vários planos
Segundo: mudar de vibração sempre em sua correspondência em cada um dos planos
Parece fácil, mas não é. Podemos aplicar o Princípio de que Tudo é Mente e usar nossa mente para fazê-lo. Mas isso requer muito estudo, muita compreensão e muita força de vontade. Ao compreender em que energia você está inserido neste momento de sua vida, você poderá mais facilmente fazer a analogia da Correspondência (sozinho ou com a ajuda de um bom astrólogo ou hermetista); depois você aprenderá a aplicar o Princípio da Vibração, mudando essa energia – se negativa – de plano e plano, de estado em estado, do mais denso ao mais sutil. Pelo contrário, se ela for positiva, aprenderá a usá-la a seu favor aproveitando em tudo e por tudo aquilo que o TODO está lhe proporcionando.
A correspondência, correlação e harmonia que existe entre os planos de manifestação da energia da Mente do Todo se manifesta através da Lei da Vibração que explicaremos na próxima semana.
O mais elevado grau de vibração constitui a mais elevada manifestação da Vida que ocupa um determinado plano. O átomo da matéria, a unidade de força, a mente do homem e a existência do arcanjo são ‘graus’ de escala e fundamentalmente a mesma coisa em diferentes planos: a diferença está somente no grau e no coeficiente de vibração. Afinal, todas são manifestação da Mente do Todo.
No Grande Plano Físico temos sete manifestações menores de energia: o mais sutil têm analogia com os fenômenos mentais, os mais densos são aqueles físicos visíveis a olho nu.
A Astrologia usa com sabedoria essa lei; de que forma?
Vamos imaginar que seu astrólogo lhe diz que você está passando por uma quadratura de Saturno. Isso mete medo, não é? Nada é mais hermético que a linguagem astrológica! Vamos ver: Saturno fecha um ciclo completo do Sol em cerca de 29,5 anos, formando a cada sete anos um aspecto consigo mesmo. Cada vez que ele fecha um ciclo completo, ele nos brinda com uma fase de amadurecimento. Mas antes de ‘fechar’ completamente um ciclo ele nos brinda com três pequenos períodos de crise: duas quadraturas e uma oposição (aos 7 – 14 – 21). Sabemos como essas idades são marcantes na nossa vida, não é? Bem, as quadraturas e oposições servem de vestibulares que nos ajudam a examinar os conhecimentos adquiridos nos últimos sete anos. No fechamento do ciclo (ou anel), aos 28,5 – 29,5 anos, acontece o encerramento de um momento crucial de crescimento na nossa vida. 29 anos, 59 anos, e 72 anos são momentos importantes na vida de cada um de nós. Os ciclos se fecham, inexoravelmente, sob a ação do Deus do Tempo.
Essa é somente uma parte do princípio que na realidade é bem mais complexo e serve de base para o estudo do Hermetismo e da Alquimia. Mas aqui queremos somente compreender como fazer dessa Lei Hermética uma ferramenta para nosso dia-a-dia. Este Segundo Princípio explica a verdade que existe na correlação e correspondência dos diferentes planos de Manifestação, Vida e Existência. Tudo o que está incluído no Universo emana de uma mesma fonte (SOMOS TODOS UM) e está sujeito às mesmas leis, princípios e características que, aplicadas à cada unidade, nos mostram a manifestação dos fenômenos que existem em cada plano.
A Filosofia Hermética considera o Universo dividido em três Grandes Planos de Manifestação:
1º - O Grande Plano Espiritual.
2º - O Grande Plano Mental.
3º - O Grande Plano Físico.
É claro que essas divisões são bastante arbitrárias, e os hermetistas consideram que existem, entre esses três Planos maiores, mais sete outros sub-planos entre cada um. Mas para nosso estudo basta compreender que, para se manifestar na matéria, uma energia primordial primeiro precisa ser gerada no plano Espiritual, ser forjada no plano Mental e se materializar no plano Físico. Quando falamos de plano também devemos compreender que não é uma dimensão ordinária de espaço, mas sim uma mudança de densidade no princípio de Vibração (Terceiro Princípio Hermético). Desde as manifestações mais elevadas até as mais baixas, todas as coisas vibram em diferentes coeficientes de movimento em diferentes direções e de diferentes maneiras. Os graus de medição na Escala de Vibração constituem a Quarta Dimensão. Nós já ouvimos alguém dizer (a sabedoria popular nunca erra) aquela pessoa tem uma vibração ruim, ou já nos aconteceu dizer: Esse lugar está carregado, sinto uma vibração ruim. Ruim quer dizer ‘inferior’.
Segunda Lei Hermética: O Princípio da Correspondência
Esta semana continuaremos com nossas reflexões sobre as Leis Herméticas, que podemos chamar de Leis da Sabedoria, já que nos ensinam muito sobre os mistérios de nosso universo. Aconselho aos estudantes de hermetismo que não parem na superfície, na simples leitura do artigo, mas que procurem se aprofundar no conhecimento para poder beber da fonte dessa grande sabedoria.
O princípio da Correspondência nos ensina que:
É verdadeiro, completo, claro e certo.
O que está em cima é como o que está embaixo,
e o que está embaixo é como o que está em cima,
e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.
E como todas as coisas são e provém de UM,
pela mediação do UM,
todas as coisas são nascidas dessa única coisa por adaptação.
O Sol é seu Pai, a Lua é sua Mãe, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra é sua nutriz e receptáculo.
Eu acredito piamente que o fenômeno chamado de Ressurreição de Cristo aconteceu por um movimento de vibração: na realidade Jesus não “subiu” ao céu, mas desmaterializou-se pois seu corpo vibrou tão rapidamente até se tornar tão sutil que foi transportado pelo éter e se confundiu com ele, já que o próprio éter é o veiculo de manifestação do Espírito. Ele se tornou espírito ou substância etérea. Sem matéria e portanto invisível.
O Hermetismo nos ensina que a manifestação de pensamento, raciocínio, vontade, desejo não é nada mais que uma vibração manifestada: ela pode assim afetar a mente de outras pessoas! Por esta razão devemos ter muita cautela com nossos pensamentos pois, mesmo involuntariamente, estaremos espalhando vibrações similares àquelas que estão em nossa mente. Vibremos amor, receberemos amor, vibremos harmonia e estaremos em harmonia.
Com esforço e vontade podemos mudar nossas vibrações negativas, compreendendo quão poderoso é esse instrumento chamado de Mente: aplicar o Princípio da Vibração para atrair prosperidade, paz, bem estar, harmonia requer domínio da mente e disposição mental.
Os Hermetistas, em seu estágio mais evoluído, tornam-se Magos, por ter adquirido o domínio das Vibrações através da Vontade. A Arte da Transmutação Mental é chamada de Alquimia Mental.
Vamos terminar esse artigo com uma frase para reflexão:
“Aquele que compreende o Princípio da Vibração alcançou o Cetro do poder”.
Na realidade é bem fácil de comprovar este princípio: a guerra atrai a guerra, o ódio atrai o ódio e o dinheiro atrai dinheiro, não é? Pois é, mas amor atrai amor, bondade atrai bondade, prosperidade atrai prosperidade. Como fazer então para atrair tanta coisa boa para a nossa vida?
Penso que é muito difícil termos somente pensamentos e vibrações positivas o tempo todo! Ninguém é de ferro e todos temos frustrações, limitações, medos. Eles são como mecanismos de defesa que levantamos para nos defendermos das agressões do mundo exterior e esses mecanismos são forjados já primeira infância, no ambiente onde fomos criados. O nosso Mapa Astral indica onde e como, na fase lunar principalmente, preparamos as barricadas que irão nos defender no futuro e das quais iremos atirar nossas ‘pedras’ contra as agressões exteriores.
Vimos que a vibração se propaga através do éter, e os ensinamentos dos ocultistas e das filosofias orientais principalmente, nos ensinam a mudar e purificar essa substância, através de cerimônias: externas, com velas, incensos e aromas, cores suaves, ambientes harmônicos e em contato com a natureza; e internas, como meditações e vibrações de tranqüilidade, florais e aromaterapia, alinhamentos de chakras, mantras, e orações. Mesmo a homeopatia funciona através deste princípio. Os movimentos vibratórios mais rápidos sempre correspondem a energias mais sutis.
Vocês já viram uma roda ou um pião girando? Quando ele gira muito rápido ele parece até estar parado, mas à medida que sua rotação diminui, podemos ver sua rotação, notar seu movimento. Da mesma forma acontece com os sons: os sons mais agudos são dificilmente ouvidos por seres humanos, mas são perceptíveis aos ouvidos de certos animais. A mesma coisa acontece com os graus ascendentes de calor. Vocês sabem como funciona o forno de Microondas que vocês têm em casa? Já pararam para pensar como ele esquenta? Com ondas que vibram de forma muito rápida!
Se lembrarmos que o Primeiro Princípio Hermético é o Princípio do Mentalismo - Tudo é Mente, o Universo é Mental - podemos concluir que a Mente se manifesta através da vibração, desde a mais sutil e rápida, até a mais densa e lenta.
Outra coisa que a ciência nos ensina é que as vibrações são procedentes da temperatura ou calor. Não importa se um objeto é quente ou frio, ao vibrar ele manifesta calor. O movimento vibratório é circular, ou seja, gira em volta de um núcleo central. Assim é com o átomo e assim é com os planetas. As moléculas das quais são compostas as espécies particulares da matéria se encontram em constante vibração e movimento, umas ao redor das outras.
Nós já vimos um desenho ou representação do átomo, não é? E ele não é parecido com um sistema solar? O Micro não é igual ao Macro? Aqui podemos então aplicar o Princípio da Correspondência: O que está em cima é como o que está em baixo.
Portanto, podemos aplicar este princípio em nossa própria vibração energética, na vibração de nossa mente e de nosso corpo físico.
A ciência moderna explica que a luz, o calor, o magnetismo e a eletricidade são formas de movimento vibratório, provavelmente emanadas do éter. Mas ela ainda não consegue explicar o princípio da coesão, ou seja, o princípio da atração molecular, e nem a afinidade química que é o princípio da atração atômica. E nem ela explica o principio da gravitação que é o princípio de atração pela qual uma partícula ou massa de matéria é atraída por outra partícula.
Agora podemos fazer uma analogia: se nós temos pensamentos negativos, nossa mente estará emitindo sinais vibratórios negativos, então, que tipo de vibrações estaremos atraindo para nós? Negativas, sem dúvida. Estamos cansados de ouvir isso, mas nossa mente continua a emitir sinais de ódio, raiva, inveja, frustração, etc., etc. Todas elas são vibrações negativas.
O século XXI trará ainda mais confirmação daquilo que o Grande Hermes já afirmara e que está explicado nas Leis Herméticas. A Telepatia será desenvolvida na Era de Aquário como ferramenta de comunicação através da vibração da mente. Agora nós ainda precisamos de um celular (matéria física) para nos comunicarmos à distância. E quem sabe chegará um dia em que poderemos mudar a vibração do nosso corpo até podermos nos desmaterializar num lugar e nos materializar em outro. Mas isso está ainda muito longe de nossa realidade, pelo menos da grande maioria da humanidade.
Para compreendermos o Princípio da Vibração precisamos entender que O TODO se manifesta através de vibração. Mas esta vibração acontece em escala tão sutil e rápida que nos é praticamente imperceptível. Assim podemos concluir que o Espírito se manifesta através da vibração mais rápida e sutil e se propaga através do Éter (O Quinto Elemento). Consequentemente a Matéria possui uma vibração mais lenta e mais grosseira. Entre esses dois pólos de vibração, existem outros modos de vibração, numa escala com milhões e milhões de graus.
Diz o Caibálion: A ciência moderna já descobriu que o que chamamos de Matéria e Energia é simplesmente um modo de movimento vibratório, e já se estudam os fenômenos da Mente como sendo fenômenos vibratórios.
Vocês já entraram num lugar onde a vibração não estava boa? Já saíram de uma festa porque o ambiente estava pesado? O que é na realidade essa vibração? Algo visível? Não, absolutamente, mas trata-se de algo perceptível especialmente às pessoas mais sensíveis. (Em astrologia os signos de Água são naturalmente os mais sensíveis, e os signos de Terra os menos sensíveis a essas vibrações).
Este princípio hermético declara:
Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.
O movimento que é manifestado em todo o Universo é um movimento vibratório. A ciência já no século IXº fazia suas primeiras descobertas a respeito desse princípio de vibração, somente corroborado pelas descobertas mais recentes do século XX.
O CAMINHO ENERGÉTICO DA RAIVA E SUAS MANIFESTAÇÕES
As Fúrias (eram assim chamadas na antiga Grécia) são frustrações guardadas interiormente no nosso subconsciente e prontas para explodir e se manifestar.
No Mapa Natal são indicadas pelos aspectos dos seguintes planetas que influenciam o caráter da pessoa e sua conseqüente manifestação:
Quente = Grau vibratório inferior: (Marte) = Explode de forma visceral, animal e verbal.
Fria = Grau vibratório intermediário: (Saturno) = esfriamento = implode em ressentimento. Controla e inibe esta emoção, não a expressa e se torna mordaz. Há dor e bloqueio.
Mais Frio, Gelado = Grau vibratório superior: (Plutão) = gelado = cristalizado = torna-se ódio. É destrutivo e incontrolável. Pode até provocar câncer. A sensação transmitida por Plutão é de medo e terror. Ele representa o baú inconsciente onde guardamos a raiva, e seu caminho se manifesta quando este planeta está em contato com a Lua e sobe à consciência quando em contato com o Sol.
A negação do sentimento de raiva (ódio-amor-frustração) serve de proteção contra o medo e abre o mecanismo de defesa. Os pólos se manifestam em:
Poder <> Controle
Controle <> Entrega
Como você sente a manifestação dessa Lei em seu dia-a-dia? Já observou alguém liberar suas fúrias e depois se acalmar aliviado pela explosão? O que você faz quando está com raiva? Como você aplica a Lei da Polaridade?
Podemos também acrescentar que podemos mudar a freqüência mental de outra pessoa através da Influência Mental. Talvez seja dessa forma que age O poder da oração quando, mesmo a distância, pode curar uma pessoa que desconhece completamente que existem outras pessoas que estão orando (E vibrando positivamente) em seu favor. Dessa mesma forma pode se obter a cura física e mental através da cromoterapia, por exemplo, pois sabemos que as cores são vibrações em diferentes graus. Uma inflamação (que se manifesta no vermelho e tem analogia com o planeta Marte) pode ser curada com a imposição de uma luz azul (mais fria e com vibração superior em graus), ou verde ou violeta, dependendo do órgão atingido. Assim acontece na escala dos chakras onde sabemos que o vermelho tem correspondência com o chakra básico (cuja vibração é inferior) e o violeta com o chakra coronário (cuja vibração é superior).
É claro que para induzirmos a nossa própria mudança de vibração precisamos de muito exercício, estudo e meditação. E os resultados são obtidos tão lentamente que muitas vezes nos desanimam! É difícil para uma pessoa naturalmente nervosa viver de forma tranqüila, retirando completamente a ansiedade de seus pensamentos. Mas com as técnicas apropriadas isso pode ser conseguido, se não completamente, pelo menos Um grau por dia até conseguir alcançar o resultado desejado.
O astrólogo usa essa lei de maneira específica quando analisa os trânsitos planetários (vibrações planetárias atuantes sobre a pessoa num determinado momento e lugar) e pode indicar também a forma mais adequada para mudar de grau em grau uma vibração negativa em positiva para minimizar seus efeitos, se não for possível eliminá-los completamente.
Vejamos, por exemplo, como funciona a manifestação que chamamos de RAIVA:
Todos nós sabemos que,para que a eletricidade se manifeste, ela precisa ter dois pólos, um negativo e o outro positivo. Assim é para a natureza, que se manifesta em feminino e masculino, nos reinos animal e vegetal, e, creia-me, até no reino mineral. A escala de cores que é perceptível aos nossos olhos é uma vibração em diferentes graus da emissão da luz, e suas manifestações vão desde o violeta superior até o vermelho inferior. O termômetro marca os graus da temperatura, chamando-se o pólo mais baixo de frio e o pólo mais elevado de calor. Entre estes dois pólos existem muitos graus de vibração que nós oferecem a sensação de calor ou frio. Mas é interessante notar que não há uma demarcação absoluta (mesmo se existe uma convenção que indica o 0º como linha de demarcação - e de congelamento - da água). De fato, se para nós a sensação de frio pode ser sentida quando o termômetro alcança os 10º, para os esquimós a mesma temperatura pode representar Um quente dia de verão, não é?
A Luz e a Obscuridade também são manifestações da mesma realidade com muitos graus entre elas. A escala musical também, e também o ruído e o silêncio, o duro e o flexível, o doce e o amargo. No plano mental podemos afirmar que o Amor e o Ódio são simplesmente manifestações de uma mesma essência, pois são manifestações diferentes em graus de um mesmo sentimento.
Com este fato em mente, e sabendo que podemos aplicar o Princípio da Vibração, é possível transmutar um estado mental de um plano inferior para um plano superior conforme as linhas de Polarização. Elevando sua vibração na linha do medo, pode-se alcançar a coragem, e elevando sua vibração na linha do sentimento, pode-se alcançar o amor universal. No plano físico também é possível modificar o frio em calor, a inquietude em tranqüilidade, com algumas técnicas especiais que foram desenvolvidas especialmente pelos orientais. Conheci pessoalmente um mestre Zen que podia até mudar a freqüência cardíaca deixando pasmados os médicos ocidentais!
As sete leis da sabedoria - Parte 4
Quarta Lei Hermética: O Princípio da Polaridade
Quando sento no computador para escrever mais um artigo para a comunidade Vidanova o faço sempre com muito carinho e dedicação. É claro que ao transmitir um pouco do conhecimento que adquiri nesses anos de estudo, minha intenção é compartilhá-lo com vocês todos. Assim, mais uma vez, nesse frio dia bem paulista, vou tentar conversar um pouco com vocês, e hoje, para continuar nosso estudo sobre As Leis Herméticas, ou Leis da Sabedoria, tentarei explicar o Principio da Polaridade que constitui a Quarta Lei Hermética.
Não devemos - porém - perder de vista as leis anteriormente explicadas porque uma é decorrente da outra e o raciocínio deve ser contínuo e holístico para alcançar o TODO.
A Lei da Polaridade declara:
Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados – O Caibalion
Esta lei transmite noções bastante variadas e complexas, mas todas elas facilmente compreensíveis e verificáveis. Primeiramente devemos compreender que tudo o que é manifestado possui dois lados, dois aspectos, dois pólos opostos com muitos graus de diferença entre os dois extremos. No hermetismo se considera que a diferença entre coisas que se parecem diametralmente opostas é simplesmente uma questão de graus de vibração (Ver a Lei da Vibração).
Sabemos que a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda: o ritmo é a compensação. Vemos isso no movimento das marés, na mudança das estações, e em outros fenômenos da natureza: um inverno rigoroso anuncia um verão ardente, uma árvore que dá muitos frutos num ano, no ano seguinte não dará nenhum! A Lei do Ritmo é sempre seguida pela Lei da Compensação.
Podemos também continuar nossa reflexão falando da cadeia das encarnações. Os hermetistas consideram que uma encarnação de sofrimento é seguida de uma encarnação de felicidades, ou seja, o grau de sofrimento precedentemente experimentado será compensado pelo grau de alegrias da encarnação subseqüente. E vice-versa. Podemos assim compreender melhor muitos acontecimentos que seriam de outra forma difíceis de explicar e aceitar. Mas ao nos elevar espiritualmente no Plano Superior, compreendendo espiritualmente os efeitos da Lei, podemos nós mesmos neutralizar sua ação, com a Lei da Compensação. A Lei da Compensação está sempre em ação, esforçando-se para balançar e contra-balançar o efeito do Ritmo e sempre virá no tempo certo, mesmo sendo necessárias várias vidas para acionar o movimento de volta do Pêndulo.
O astrólogo hermetista pode aplicar a Lei do Ritmo para explicar os ciclos planetários (por exemplo, o ciclo de sete anos do planeta Saturno) e também pode orientar o seu cliente a utilizar a Lei da Compensação assimilando os princípios correspondentes ao signo oposto ao seu, de forma a neutralizar os aspectos mais difíceis de seu próprio signo. Alcançar o TAO, ou a energia do Caminho do Meio é a meta principal.
Os Universos são criados, se expandem até chegar no seu ponto máximo, e depois que atingem sua maior força, se tornam massa inerte, esperando outro impulso para começar novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. Da mesma forma faz o ser humano que ao nascer enche os pulmões de ar começando o eterno fluxo e refluxo da respiração. Este é um reflexo instintivo, não comandado pelo cérebro, porque ele é submetido à Lei Natural do Ritmo.
Na nossa vida experimentamos períodos de vacas gordas e de vacas magras, de grandes alegrias e grandes tristezas, de expansão e retração. Isso acontece em todos os campos físicos. Mas como escapar dessa Lei implacável?
Os hermetistas conhecem a Lei do Ritmo e a neutralizam no plano mental para poder escapar à vibração constante desse Pêndulo rítmico que se manifesta nos planos inferiores. Eles usam a Lei da Neutralização para conseguir chegar a um estado de não vibração, de neutralidade. Esse é um estado mental que é conseguido através de exercícios de meditação e harmonização, controle da respiração e outras técnicas. A Ioga, por exemplo, nos oferece uma ótima ferramenta para alcançar essa harmonia, não realmente neutralizando o ritmo, mas compreendendo seu fluxo e refluxo e controlando os estados alterados mais importantes para procurar alcançar a harmonia. Mantendo a mente acima da vibração inferior (a vibração mais grosseira), podemos neutralizar as forças negativas que nos influenciam. Para que isso ocorra é necessário o uso da Vontade, do Equilíbrio e da Firmeza, e isso não se consegue num só dia! A compreensão deste controle dará à pessoa uma ferramenta magnífica para poder neutralizar os efeitos negativos dos ritmos emocionais extremos, levando ao domínio das emoções e a um conseqüente equilíbrio interior. Desta forma alcançamos a tranqüilidade, a harmonia e a saúde, física e mental.
Verdade
Que Deus te conceda a realização dos teus maiores desejos. Podes me Add. Namasté.
22 Ago, 2009
Luan Skywalker
No dia em que você nasceu, os anjos tristes por sua partida entoaram hinos harmoniosos e angelicais, era uma despedida entre irmãos.
Anjos de asas transparentes, anjos sorridentes, que juntos brincavam no céu.
A separação doía, não queriam ficar longe de você, anjo travesso e feliz, foi então que tiveram uma idéia; em cada ano de vida terrestre, um desceria e ficaria ao seu lado, assim a cada ano um deles lhe faria companhia, aproveitando para matar a saudade.
A idéia foi aceita e festejada por todos, depois daquele dia você nunca ficou só.
A cada novo aniversário, um anjo desce e fica a seu lado. Sua proteção sempre foi muito grande, porque nada é mais forte que a pureza dos anjos.
Hoje é o seu aniversário, dia da troca da guarda e eu gostaria muito de ser um deles para ficar com você, espalhando luz e amor a seu redor, como não posso envio-lhe a minha prece para que o seu anjo da guarda seja tão iluminado quanto você.
22 Ago, 2009
Verdade
24 Ago, 2009
Milton Aizemberg
Drops of Life. 1924 - Nicholas Roerich
Pensamento do dia
14 de Setembro de 2009
"A pretensão de atingir patamares elevados apenas retarda os passos."
Trigueirinho
"La pretensión de alcanzar niveles elevados sólo retarda los pasos."
Trigueirinho
"The pretension of attaining higher levels merely delays your steps."
Trigueirinho
"La prétention d’atteindre des plates-formes élevées ne fait que retarder la marche."
Trigueirinho
"Die Bestrebung, höhere Stufen zu erreichen, verspätet die Schritte nur."
Trigueirinho
"La pretendemo trafi altajn nivelojn nur malfruigas la paÅojn."
Trigueirinho
milton*hari om
Cooperação Fraterna - Casa Corpo Brasis
Link->
http://www.facebook.com/group.php?gid=78164439345
ver página da comunidade Cooperação Fraterna no Orkut
http://www.orkut.com.br/Community?cmm=56679220&mt=7
14 Set, 2009
Nutrieducador(Fernando)
O Educador Celeste, Jesus, o Cristo Ecumênico, nos ensina o conceito divino do Amor incondicional, do respeito às diversas crenças religiosas, do altruísmo, da fraternidade sem fronteiras, da solidariedade universal.
Tratado do Novo Mandamento de Jesus
Ensinou o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista: “Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. (...) O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. (...) Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor".
(Reunido por Paiva Netto(www.paivanetto.com.br), consoante o Evangelho do Cristo de Deus, segundo João, 13:34 e 35; 15:12 a 17 e nono)
Quero oferecer ao seu coração a essência desta página, que para mim é a mais bela do mundo!
Excelentes mensagens você encontra aqui. Clique!
MSN e E-mail : fernando_s144@hotmail.com
amigo_dos_anjos_144@hotmail.com
(QUAL O SEU E-MAIL)
Um abraço fraternal Giuliana
Amigos dos Anjos
30 Set, 2009
Josiane Maria Hornung
RecadosOnline - Gostou? Então envie uma Mensagem de Flores também!
8 Out, 2009
Nutrieducador(Fernando)
Um convite especial para você.
Amigo dos Anjos(amigo_dos_anjos_144@hotmail.com)
16 Out, 2009
inés
22 Out, 2009
Fada San
23 Out, 2009
Fada San
23 Out, 2009
Fada San
http://www.anjodeluz.com.br/ashtarsheran/atlantis_angelis.htm
Como fazer um blog , clica em blog e depois , lá em cima do lado direito está um link para vc fazer sua postagem. Por ex. aquela mensagem que eu li sua vc postou no blog.
Poste sua tradução ali , se quiser copia do link acima.
Caso possa traduzir mais...daquele mesmo site , eu aceito...mas não precisa pressa , faça dentro do seu tempo . Um beijo.
23 Out, 2009
Stela Lecocq Müller
Sim, eu pratico o Reiki.
É preciso fazer o curso porque vc recebe uma iniciação para abrir os canais para que a energia possa fluir através de vc corretamente, e tambem recebe os simbolos Reiki para serem usados.
Existem cursos até pela internet... mas sei lá... eu acho mais correto fazer um curso com apostila, o Mestre presente para tirar todas as suas duvidas... e, geralmente durante o curso já se faz um treinamento de aplicação do Reiki.
Vi que vc não é de SP Capital... pena, porque eu poderia te indicar um espaço muito sério que faz cursos regularmente...
http://www.espacoholistico.com.br/
De qualquer forma, vc pode pesquisar via internet algum curso em sua cidade.
Beijosss de Luzz!!
Stela
24 Out, 2009
Eodete de Souza lopes
28 Out, 2009
Eodete de Souza lopes
28 Out, 2009
Fada San
Trabalhamos juntos pela PAZ , remodelando nossas ações , no aprendizado
constante em nos tornarmos cada dia mais humanos (e divinos) e mais integrados com a Mãe Terra.
Assim...
A PAZ PREVALECE NA TERRA
EM NOSSOS CORAÇÕES
EM NOSSAS AÇÕES
E EM NOSSAS VIDAS
E se a PAZ é uma semente
O CORAÇÃO é o campo onde ela cresce !
Com carinho , receba meus votos de Alegria Sempre e Paz Permanente !
Fada San
30 Dez, 2009
RITA DANUNCIAÇÃO BRANDAO MANTA
23 Jan, 2010
Fada San
Um dos meios mais rápidos de libertar as forças divinas, que existem latentes no coração, é o profundo e genuíno sentimento de gratidão
pela vida e pelos múltiplos benefícios com que nos deleitamos.
Reserve um pouco do seu tempo para enumerar todos os bons
acontecimentos de sua vida e terá uma boa surpresa. A gratidão
aumenta o valor das dádivas e multiplica-as. Abra-se para o fluxo
contínuo das dádivas e bençãos, seja sempre grato!
8 Fev, 2010
Rosa ***
Tenha uma ótima semana, amiga. Na luz e na paz.
Rosa
15 Fev, 2010
Fada San
Nós sabemos como a PAZ é essencial. Nós sabemos onde encontrá-la ...dentro de nós! Nós sabemos como expandi-la...através de nós!
Nós sabemos como torná-la permanente...através de nosso propósito Divino!
16 Fev, 2010
ana paula freitas
3 Mar, 2010
ana paula freitas
3 Mar, 2010
Ana Paula Granjeiro
10/04/2010
NO PARQUE IBIRAPUERA / SP.
ENCONTRO GRATUÍTO
“REIKI não é religião e sim uma filosofia de vida”
OBJETIVO: REUNIÃO DE REIKIANOS PARA COMPATILHAREM OS BENEFÍCIOS DO REIKI E PROPAGAREM ESSA MARAVILHOSA ENERGIA A TODOS.
ESTE ENCONTRO É ABERTO AO PÚBLICO QUE DESEJAREM CONHECER E RECEBER O REKI.
PROGRAMAÇÃO:
09:00H Início, breve explanação do encontro (união e difusão).
09:20H Abertura para comentários e sugestões.
11:20H Pausa para o lanche ou almoço (meios próprios).
12:30H Relaxamento e Meditação.
13:00H Troca de REIKI e aplicação do REIKI ao público (totalmente gratuito).
15:00H Envio de REIKI para o planeta.
15:30H Conclusão dos trabalhos e logo após encerramento.
Essencial se cadastrar para confecção do certificado de participação (reconhecido pela Associação de Portugal de Reiki - Monte Kurama e pelo Mestre Johnny que no dia do evento assinar a lista de presença.
De’ Carli); os certificados serão enviados por e-mail a aqueles
Solicitar Ficha de Cadastro pelo e-mail: anapaulagranjeiro@hotmail.com
Contatos por telefone: 55 (11) 7409-1703
Local: Parque do Ibirapuera / SP. - Av. Pedro Álvares Cabral
Ao lado do Pavilhão japonês.
Data: 10 de Abril de 2010 / Horário: das 09:00H às 15:30H
Obs.: Em caso de chuva no dia 10, fica automaticamente para o sábado seguinte dia 17/04/2010.
Link para baixar a programação do encontro
http://www.4shared.com/file/231181130/bb944234/CONVITE_1_Encontro_d...
4 Mar, 2010
Rosa ***
Bom dia!
Saudades, amiga!
Que tenhas lindas jornadas em cada um dos teus dias, querida amiga!
Muita luz, alegria e prosperidade em seu caminho,linda!
Bjs de luz procê... Rosa
31 Mar, 2010
Simone Nohr
Feliz por reencontrá-la irmã de LUZ!!! Que possamos compartilhar informações para nossa evolução e Amor Incondicional a cada dia! Muita LUZ em teu caminho!!
6 Abr, 2010
ana paula freitas
Outros há, ainda, que vivem com a certeza de que, em uma única existência, Deus nos irá julgar, bons ou maus, e nos condenar a uma felicidade ou desdita eternas, conforme o resultado de tal julgamento.
Para esses, aproveitar a vida será sempre a contagem regressiva de um dia a menos de erro ou de tropeço.
Uma vez que seremos julgados eternamente pelo procedimento de uma única existência, quanto antes essa acabar, melhor será, pois que menos chances teremos de errar.
Imaginando que, com o resultado de uma única vida, Deus dará um veredito eterno, Carpe diem será a ansiedade de que tudo acabe, e que, ao final de tudo, não tenhamos tropeçado, pois outra chance não haverá.
Há ainda a possibilidade de imaginarmos a vida como uma continuidade de outras tantas que já se sucederam, e a antecipação de outras que virão.
Ao entendermos que a vida de hoje é o reflexo do ontem, e que o amanhã será a colheita do plantio feito hoje, aproveitar a vida toma um colorido diferente.
Já não mais a ânsia para uma vida que irá se extinguir. Tão pouco a ansiedade para uma vida que irá ser nosso veredicto.
Viveremos com a certeza de que estaremos aproveitando o dia, quando fizermos de cada um deles aprendizado para a alma, quando exercitarmos virtudes, quando nos esforçarmos para apagar defeitos.
Estaremos realmente aproveitando o dia, quando as dores que ele porventura trouxer se transformem em entendimento e lição, e as alegrias fruídas se convertam em louvores pela bênção da existência.
Todos nós deveremos aproveitar a vida, entendendo-a como uma grande escola, onde a lição maior de aprendizado será o conjugar do verbo amar. E o Mestre maior dessa escola, Jesus.
7 Abr, 2010
ana paula freitas
Horácio, um dos maiores poetas da Roma Antiga, ficou famoso pelas suas Odes, longos poemas líricos, onde ele descrevia o cotidiano da vida ou passagens da mitologia romana.
Nas suas características literárias, destaca-se sempre a ideia de se aproveitar o presente, sem muita preocupação com o futuro.
Essa sua ideia atravessou o tempo através de uma expressão muito citada, encontrada em uma de suas Odes: Carpe diem.
Frequentemente tal expressão latina é traduzida como Aproveite o dia. E essa era a preocupação do poeta romano, pois imaginava ele a vida muito breve para não ser aproveitada.
Ao escutarmos o convite de Horácio, Carpe diem, nos perguntamos:
Afinal, o que é aproveitar o dia?
É certo que a resposta para tal pergunta irá depender fundamentalmente do que esperamos para a vida e para o depois da vida.
Afinal, aproveitar o dia para quê?
Para o materialista, Carpe diem será gozar ao máximo a vida, todas suas emoções e prazeres, e somente isso.
Como, no seu conceito materialista, nada o aguarda depois da morte, a vida acaba se tornando breve demais.
O materialista imagina-se constituído de um apanhado de bilhões de células ordenadas ao acaso, por um casuismo biológico e crê que nada o aguardará após a vida física se extinguir.
7 Abr, 2010
ana paula freitas
eu sou um anjo na sua vida
7 Abr, 2010
ana paula freitas
I – O princípio de Mentalismo
II – O princípio de Correspondência
III – O princípio de Vibração
IV – O princípio de Polaridade
V – O princípio de Ritmo
VI – O princípio de Causa e Efeito
VII – O princípio de Gênero
7 Abr, 2010
ana paula freitas
Todos os terapeutas são unânimes em aconselhar pensamentos positivos aos seus pacientes! Então porque não começamos a controlar as imagens mentais que criamos? Projetarmos em nossa mente imagens de paz, harmonia, amor, abundância, felicidade e alegria, é a solução. Mas lembrem-se, nada é conseguido sem o duro trabalho da perseverança!
7 Abr, 2010
ana paula freitas
O TODO é MENTE; o Universo é Mental
Este é sem dúvida o mais importante de todos os princípios, já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal. Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo o discípulo estará bem avançado no Caminho do Domínio, escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e são a chave para a nossa compreensão das regras e Leis que regem nosso universo material.
Observaremos que, se o Universo é Mental e nós existimos na Mente do Todo, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente, à imagem e semelhança do Todo, conforme explica o Segundo Princípio. A mente nada mais é que um complexo aglomerado de impulsos energéticos, capazes de enviar mensagens, não somente ao nosso próprio corpo, mas também fora dele. Todos já experimentamos aquela sensação de ‘sermos observados’ mesmo se nada podemos ver com nossos olhos físicos. É bem possível que essa sensação seja a conseqüência de um olhar mental (de impulsos energéticos) enviado por outra pessoa que naquele momento desconhecemos.
Por outro lado, a sabedoria popular nos ensina que ‘a inveja mata’. Como é possível? O que pode fazer um olhar invejoso? A energia negativa gerada pela mente de uma pessoa maldosa pode interferir em nossa própria energia mental e física. Quem já não experimentou isso?
7 Abr, 2010
ana paula freitas
O que podemos fazer para ‘evitar’ ou ‘minimizar’ estas manifestações negativas no plano físico onde vivemos?
Primeiro: compreender sua natureza e suas correspondências nos vários planos
Segundo: mudar de vibração sempre em sua correspondência em cada um dos planos
Parece fácil, mas não é. Podemos aplicar o Princípio de que Tudo é Mente e usar nossa mente para fazê-lo. Mas isso requer muito estudo, muita compreensão e muita força de vontade. Ao compreender em que energia você está inserido neste momento de sua vida, você poderá mais facilmente fazer a analogia da Correspondência (sozinho ou com a ajuda de um bom astrólogo ou hermetista); depois você aprenderá a aplicar o Princípio da Vibração, mudando essa energia – se negativa – de plano e plano, de estado em estado, do mais denso ao mais sutil. Pelo contrário, se ela for positiva, aprenderá a usá-la a seu favor aproveitando em tudo e por tudo aquilo que o TODO está lhe proporcionando.
A correspondência, correlação e harmonia que existe entre os planos de manifestação da energia da Mente do Todo se manifesta através da Lei da Vibração que explicaremos na próxima semana.
8 Abr, 2010
ana paula freitas
No Grande Plano Físico temos sete manifestações menores de energia: o mais sutil têm analogia com os fenômenos mentais, os mais densos são aqueles físicos visíveis a olho nu.
A Astrologia usa com sabedoria essa lei; de que forma?
Vamos imaginar que seu astrólogo lhe diz que você está passando por uma quadratura de Saturno. Isso mete medo, não é? Nada é mais hermético que a linguagem astrológica! Vamos ver: Saturno fecha um ciclo completo do Sol em cerca de 29,5 anos, formando a cada sete anos um aspecto consigo mesmo. Cada vez que ele fecha um ciclo completo, ele nos brinda com uma fase de amadurecimento. Mas antes de ‘fechar’ completamente um ciclo ele nos brinda com três pequenos períodos de crise: duas quadraturas e uma oposição (aos 7 – 14 – 21). Sabemos como essas idades são marcantes na nossa vida, não é? Bem, as quadraturas e oposições servem de vestibulares que nos ajudam a examinar os conhecimentos adquiridos nos últimos sete anos. No fechamento do ciclo (ou anel), aos 28,5 – 29,5 anos, acontece o encerramento de um momento crucial de crescimento na nossa vida. 29 anos, 59 anos, e 72 anos são momentos importantes na vida de cada um de nós. Os ciclos se fecham, inexoravelmente, sob a ação do Deus do Tempo.
8 Abr, 2010
ana paula freitas
A Filosofia Hermética considera o Universo dividido em três Grandes Planos de Manifestação:
1º - O Grande Plano Espiritual.
2º - O Grande Plano Mental.
3º - O Grande Plano Físico.
É claro que essas divisões são bastante arbitrárias, e os hermetistas consideram que existem, entre esses três Planos maiores, mais sete outros sub-planos entre cada um. Mas para nosso estudo basta compreender que, para se manifestar na matéria, uma energia primordial primeiro precisa ser gerada no plano Espiritual, ser forjada no plano Mental e se materializar no plano Físico. Quando falamos de plano também devemos compreender que não é uma dimensão ordinária de espaço, mas sim uma mudança de densidade no princípio de Vibração (Terceiro Princípio Hermético). Desde as manifestações mais elevadas até as mais baixas, todas as coisas vibram em diferentes coeficientes de movimento em diferentes direções e de diferentes maneiras. Os graus de medição na Escala de Vibração constituem a Quarta Dimensão. Nós já ouvimos alguém dizer (a sabedoria popular nunca erra) aquela pessoa tem uma vibração ruim, ou já nos aconteceu dizer: Esse lugar está carregado, sinto uma vibração ruim. Ruim quer dizer ‘inferior’.
8 Abr, 2010
ana paula freitas
Segunda Lei Hermética: O Princípio da Correspondência
Esta semana continuaremos com nossas reflexões sobre as Leis Herméticas, que podemos chamar de Leis da Sabedoria, já que nos ensinam muito sobre os mistérios de nosso universo. Aconselho aos estudantes de hermetismo que não parem na superfície, na simples leitura do artigo, mas que procurem se aprofundar no conhecimento para poder beber da fonte dessa grande sabedoria.
O princípio da Correspondência nos ensina que:
É verdadeiro, completo, claro e certo.
O que está em cima é como o que está embaixo,
e o que está embaixo é como o que está em cima,
e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.
E como todas as coisas são e provém de UM,
pela mediação do UM,
todas as coisas são nascidas dessa única coisa por adaptação.
O Sol é seu Pai, a Lua é sua Mãe, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra é sua nutriz e receptáculo.
8 Abr, 2010
ana paula freitas
O Hermetismo nos ensina que a manifestação de pensamento, raciocínio, vontade, desejo não é nada mais que uma vibração manifestada: ela pode assim afetar a mente de outras pessoas! Por esta razão devemos ter muita cautela com nossos pensamentos pois, mesmo involuntariamente, estaremos espalhando vibrações similares àquelas que estão em nossa mente. Vibremos amor, receberemos amor, vibremos harmonia e estaremos em harmonia.
Com esforço e vontade podemos mudar nossas vibrações negativas, compreendendo quão poderoso é esse instrumento chamado de Mente: aplicar o Princípio da Vibração para atrair prosperidade, paz, bem estar, harmonia requer domínio da mente e disposição mental.
Os Hermetistas, em seu estágio mais evoluído, tornam-se Magos, por ter adquirido o domínio das Vibrações através da Vontade. A Arte da Transmutação Mental é chamada de Alquimia Mental.
Vamos terminar esse artigo com uma frase para reflexão:
“Aquele que compreende o Princípio da Vibração alcançou o Cetro do poder”.
9 Abr, 2010
ana paula freitas
Penso que é muito difícil termos somente pensamentos e vibrações positivas o tempo todo! Ninguém é de ferro e todos temos frustrações, limitações, medos. Eles são como mecanismos de defesa que levantamos para nos defendermos das agressões do mundo exterior e esses mecanismos são forjados já primeira infância, no ambiente onde fomos criados. O nosso Mapa Astral indica onde e como, na fase lunar principalmente, preparamos as barricadas que irão nos defender no futuro e das quais iremos atirar nossas ‘pedras’ contra as agressões exteriores.
Vimos que a vibração se propaga através do éter, e os ensinamentos dos ocultistas e das filosofias orientais principalmente, nos ensinam a mudar e purificar essa substância, através de cerimônias: externas, com velas, incensos e aromas, cores suaves, ambientes harmônicos e em contato com a natureza; e internas, como meditações e vibrações de tranqüilidade, florais e aromaterapia, alinhamentos de chakras, mantras, e orações. Mesmo a homeopatia funciona através deste princípio. Os movimentos vibratórios mais rápidos sempre correspondem a energias mais sutis.
Vocês já viram uma roda ou um pião girando? Quando ele gira muito rápido ele parece até estar parado, mas à medida que sua rotação diminui, podemos ver sua rotação, notar seu movimento. Da mesma forma acontece com os sons: os sons mais agudos são dificilmente ouvidos por seres humanos, mas são perceptíveis aos ouvidos de certos animais. A mesma coisa acontece com os graus ascendentes de calor. Vocês sabem como funciona o forno de Microondas que vocês têm em casa? Já pararam para pensar como ele esquenta? Com ondas que vibram de forma muito rápida!
9 Abr, 2010
ana paula freitas
Outra coisa que a ciência nos ensina é que as vibrações são procedentes da temperatura ou calor. Não importa se um objeto é quente ou frio, ao vibrar ele manifesta calor. O movimento vibratório é circular, ou seja, gira em volta de um núcleo central. Assim é com o átomo e assim é com os planetas. As moléculas das quais são compostas as espécies particulares da matéria se encontram em constante vibração e movimento, umas ao redor das outras.
Nós já vimos um desenho ou representação do átomo, não é? E ele não é parecido com um sistema solar? O Micro não é igual ao Macro? Aqui podemos então aplicar o Princípio da Correspondência: O que está em cima é como o que está em baixo.
Portanto, podemos aplicar este princípio em nossa própria vibração energética, na vibração de nossa mente e de nosso corpo físico.
A ciência moderna explica que a luz, o calor, o magnetismo e a eletricidade são formas de movimento vibratório, provavelmente emanadas do éter. Mas ela ainda não consegue explicar o princípio da coesão, ou seja, o princípio da atração molecular, e nem a afinidade química que é o princípio da atração atômica. E nem ela explica o principio da gravitação que é o princípio de atração pela qual uma partícula ou massa de matéria é atraída por outra partícula.
Agora podemos fazer uma analogia: se nós temos pensamentos negativos, nossa mente estará emitindo sinais vibratórios negativos, então, que tipo de vibrações estaremos atraindo para nós? Negativas, sem dúvida. Estamos cansados de ouvir isso, mas nossa mente continua a emitir sinais de ódio, raiva, inveja, frustração, etc., etc. Todas elas são vibrações negativas.
9 Abr, 2010
ana paula freitas
Para compreendermos o Princípio da Vibração precisamos entender que O TODO se manifesta através de vibração. Mas esta vibração acontece em escala tão sutil e rápida que nos é praticamente imperceptível. Assim podemos concluir que o Espírito se manifesta através da vibração mais rápida e sutil e se propaga através do Éter (O Quinto Elemento). Consequentemente a Matéria possui uma vibração mais lenta e mais grosseira. Entre esses dois pólos de vibração, existem outros modos de vibração, numa escala com milhões e milhões de graus.
Diz o Caibálion: A ciência moderna já descobriu que o que chamamos de Matéria e Energia é simplesmente um modo de movimento vibratório, e já se estudam os fenômenos da Mente como sendo fenômenos vibratórios.
9 Abr, 2010
ana paula freitas
Terceira Lei Hermética: O Princípio da Vibração
Vocês já entraram num lugar onde a vibração não estava boa? Já saíram de uma festa porque o ambiente estava pesado? O que é na realidade essa vibração? Algo visível? Não, absolutamente, mas trata-se de algo perceptível especialmente às pessoas mais sensíveis. (Em astrologia os signos de Água são naturalmente os mais sensíveis, e os signos de Terra os menos sensíveis a essas vibrações).
Este princípio hermético declara:
Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.
O movimento que é manifestado em todo o Universo é um movimento vibratório. A ciência já no século IXº fazia suas primeiras descobertas a respeito desse princípio de vibração, somente corroborado pelas descobertas mais recentes do século XX.
9 Abr, 2010
ana paula freitas
As Fúrias (eram assim chamadas na antiga Grécia) são frustrações guardadas interiormente no nosso subconsciente e prontas para explodir e se manifestar.
No Mapa Natal são indicadas pelos aspectos dos seguintes planetas que influenciam o caráter da pessoa e sua conseqüente manifestação:
Quente = Grau vibratório inferior: (Marte) = Explode de forma visceral, animal e verbal.
Fria = Grau vibratório intermediário: (Saturno) = esfriamento = implode em ressentimento. Controla e inibe esta emoção, não a expressa e se torna mordaz. Há dor e bloqueio.
Mais Frio, Gelado = Grau vibratório superior: (Plutão) = gelado = cristalizado = torna-se ódio. É destrutivo e incontrolável. Pode até provocar câncer. A sensação transmitida por Plutão é de medo e terror. Ele representa o baú inconsciente onde guardamos a raiva, e seu caminho se manifesta quando este planeta está em contato com a Lua e sobe à consciência quando em contato com o Sol.
A negação do sentimento de raiva (ódio-amor-frustração) serve de proteção contra o medo e abre o mecanismo de defesa. Os pólos se manifestam em:
Poder <> Controle
Controle <> Entrega
Como você sente a manifestação dessa Lei em seu dia-a-dia? Já observou alguém liberar suas fúrias e depois se acalmar aliviado pela explosão? O que você faz quando está com raiva? Como você aplica a Lei da Polaridade?
12 Abr, 2010
ana paula freitas
É claro que para induzirmos a nossa própria mudança de vibração precisamos de muito exercício, estudo e meditação. E os resultados são obtidos tão lentamente que muitas vezes nos desanimam! É difícil para uma pessoa naturalmente nervosa viver de forma tranqüila, retirando completamente a ansiedade de seus pensamentos. Mas com as técnicas apropriadas isso pode ser conseguido, se não completamente, pelo menos Um grau por dia até conseguir alcançar o resultado desejado.
O astrólogo usa essa lei de maneira específica quando analisa os trânsitos planetários (vibrações planetárias atuantes sobre a pessoa num determinado momento e lugar) e pode indicar também a forma mais adequada para mudar de grau em grau uma vibração negativa em positiva para minimizar seus efeitos, se não for possível eliminá-los completamente.
Vejamos, por exemplo, como funciona a manifestação que chamamos de RAIVA:
12 Abr, 2010
ana paula freitas
A Luz e a Obscuridade também são manifestações da mesma realidade com muitos graus entre elas. A escala musical também, e também o ruído e o silêncio, o duro e o flexível, o doce e o amargo. No plano mental podemos afirmar que o Amor e o Ódio são simplesmente manifestações de uma mesma essência, pois são manifestações diferentes em graus de um mesmo sentimento.
Com este fato em mente, e sabendo que podemos aplicar o Princípio da Vibração, é possível transmutar um estado mental de um plano inferior para um plano superior conforme as linhas de Polarização. Elevando sua vibração na linha do medo, pode-se alcançar a coragem, e elevando sua vibração na linha do sentimento, pode-se alcançar o amor universal. No plano físico também é possível modificar o frio em calor, a inquietude em tranqüilidade, com algumas técnicas especiais que foram desenvolvidas especialmente pelos orientais. Conheci pessoalmente um mestre Zen que podia até mudar a freqüência cardíaca deixando pasmados os médicos ocidentais!
12 Abr, 2010
ana paula freitas
Quarta Lei Hermética: O Princípio da Polaridade
Quando sento no computador para escrever mais um artigo para a comunidade Vidanova o faço sempre com muito carinho e dedicação. É claro que ao transmitir um pouco do conhecimento que adquiri nesses anos de estudo, minha intenção é compartilhá-lo com vocês todos. Assim, mais uma vez, nesse frio dia bem paulista, vou tentar conversar um pouco com vocês, e hoje, para continuar nosso estudo sobre As Leis Herméticas, ou Leis da Sabedoria, tentarei explicar o Principio da Polaridade que constitui a Quarta Lei Hermética.
Não devemos - porém - perder de vista as leis anteriormente explicadas porque uma é decorrente da outra e o raciocínio deve ser contínuo e holístico para alcançar o TODO.
A Lei da Polaridade declara:
Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados – O Caibalion
Esta lei transmite noções bastante variadas e complexas, mas todas elas facilmente compreensíveis e verificáveis. Primeiramente devemos compreender que tudo o que é manifestado possui dois lados, dois aspectos, dois pólos opostos com muitos graus de diferença entre os dois extremos. No hermetismo se considera que a diferença entre coisas que se parecem diametralmente opostas é simplesmente uma questão de graus de vibração (Ver a Lei da Vibração).
12 Abr, 2010
ana paula freitas
Podemos também continuar nossa reflexão falando da cadeia das encarnações. Os hermetistas consideram que uma encarnação de sofrimento é seguida de uma encarnação de felicidades, ou seja, o grau de sofrimento precedentemente experimentado será compensado pelo grau de alegrias da encarnação subseqüente. E vice-versa. Podemos assim compreender melhor muitos acontecimentos que seriam de outra forma difíceis de explicar e aceitar. Mas ao nos elevar espiritualmente no Plano Superior, compreendendo espiritualmente os efeitos da Lei, podemos nós mesmos neutralizar sua ação, com a Lei da Compensação. A Lei da Compensação está sempre em ação, esforçando-se para balançar e contra-balançar o efeito do Ritmo e sempre virá no tempo certo, mesmo sendo necessárias várias vidas para acionar o movimento de volta do Pêndulo.
O astrólogo hermetista pode aplicar a Lei do Ritmo para explicar os ciclos planetários (por exemplo, o ciclo de sete anos do planeta Saturno) e também pode orientar o seu cliente a utilizar a Lei da Compensação assimilando os princípios correspondentes ao signo oposto ao seu, de forma a neutralizar os aspectos mais difíceis de seu próprio signo. Alcançar o TAO, ou a energia do Caminho do Meio é a meta principal.
13 Abr, 2010
ana paula freitas
Na nossa vida experimentamos períodos de vacas gordas e de vacas magras, de grandes alegrias e grandes tristezas, de expansão e retração. Isso acontece em todos os campos físicos. Mas como escapar dessa Lei implacável?
Os hermetistas conhecem a Lei do Ritmo e a neutralizam no plano mental para poder escapar à vibração constante desse Pêndulo rítmico que se manifesta nos planos inferiores. Eles usam a Lei da Neutralização para conseguir chegar a um estado de não vibração, de neutralidade. Esse é um estado mental que é conseguido através de exercícios de meditação e harmonização, controle da respiração e outras técnicas. A Ioga, por exemplo, nos oferece uma ótima ferramenta para alcançar essa harmonia, não realmente neutralizando o ritmo, mas compreendendo seu fluxo e refluxo e controlando os estados alterados mais importantes para procurar alcançar a harmonia. Mantendo a mente acima da vibração inferior (a vibração mais grosseira), podemos neutralizar as forças negativas que nos influenciam. Para que isso ocorra é necessário o uso da Vontade, do Equilíbrio e da Firmeza, e isso não se consegue num só dia! A compreensão deste controle dará à pessoa uma ferramenta magnífica para poder neutralizar os efeitos negativos dos ritmos emocionais extremos, levando ao domínio das emoções e a um conseqüente equilíbrio interior. Desta forma alcançamos a tranqüilidade, a harmonia e a saúde, física e mental.
13 Abr, 2010