Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

CARTA DE FRANCISCO DE ASSIS AOS GOVERNANTES DOS POVOS

 

 

Quase no final de sua vida, Francisco de Assis escreveu uma carta aberta aos governantes dos povos, mas ainda hoje esta carta está  bem atual e poderia ser enviada aos novos governante:

 

“A todos os chefes de Estado e aos portadores de poder neste mundo, eu Frei Francisco de Assis, vosso pequenino e humilde servo, lhes desejo Paz e Bem.


Escrevo-vos esta mensagem com o coração na mão e com os olhos voltados ao alto em forma de súplica.


Ouço, vindo de todos os lados, dois clamores que sobem até ao céu. Um, é o brado da Mãe Terra terrivelmente devastada. E o outro, é a queixa lancinante dos milhões e milhões de nossos irmãos e irmãs, famintos, doentes e excluídos, os seres mais ameaçados da criação.


É um clamor da injustiça ecológica e da injustiça social que implora urgentemente ser escutado.


Meus irmãos e irmãs constituídos em poder: em nome daquele que se anunciou como o “soberano amante da vida”(Sabedoria 11,26) vos suplico: façamos uma aliança global em prol da Terra e da vida.


Temos pouco tempo e falta-nos sabedoria. A roda do aquecimento global do Planeta está girando e não podemos mais pará-la. Mas podemos diminuir-lhe a velocidade e impedir seus efeitos catastróficos.


Não queremos que a nossa Mãe Terra, para salvar outras vidas ameaçadas por nós, se veja obrigada a nos excluir de seu próprio corpo e da comunidade dos viventes.


Por tempo demasiado nos comportamos como um Satã, explorando e devastando os ecossistemas, quando nossa vocação é sermos o Anjo Bom, o Cuidador e o Guardião de tudo o que existe e vive.


Por isso, meus senhores e minhas senhoras, aconselho-vos firmemente que penseis não somente no desenvolvimento sustentável de vossas regiões. Mas que penseis no planeta Terra como um todo, a única Casa Comum que possuímos para morar, para que ela continue a ter vitalidade e integridade e preserve as condições para a nossa existência e para a de toda a comunidade terrenal.


A tecno-ciência que ajudou a destruir, pode nos ajudar a resgatar. E será salvadora se a razão vier acompanhada de sensibilidade, de coração, de compaixão e de reverência.


Advirto-vos, humildemente, meus irmãos e irmãs, que se não fizerdes esta aliança sagrada de cuidado e de irmandade universal deveis prestar contas diante do tribunal da humanidade e enfrentar o Juízo do Senhor da história.


Queremos que nosso tempo seja lembrado como um tempo de responsabilidade coletiva e de cuidado amoroso para com a Mãe Terra e para com toda a vida.


Por fim, irmãos e irmãs, modeladores e modeladoras de nosso futuro comum: recordeis que a Terra não nos pertence. Nós pertencemos a ela pois nos gestou e gerou como filhos e filhas queridos. Custo aceitar que depois de tantos milhões e milhões de anos sobre esse planeta esplendoroso, tenhamos que ser expulsos dele.


Pela iluminação que me vem do Alto, pressinto que não estamos diante de uma tragédia cujo fim é desastroso. Estamos dentro de uma crise que nos acrisolará, nos purificará e nos fará melhores. A vida é chamada à vida. Nascidos do pó das estrelas, o Senhor do universo nos criou para brilharmos e cantarmos a beleza, a majestade e a grandeza da Criação que é o espaço do Espírito e o templo da Santíssima Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Se observardes tudo isso que Deus me inspirou para vos comunicar em breves palavras, garanto-vos que a Terra voltará novamente a ser o Jardim do Éden e nós os seus dedicados jardineiros e cuidadores.”


Assinado

Francisco  de Assis.

 Fonte: Leonardo Boff

* Leonardo Boff é teólogo e autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos Extraído de http://www.franciscanos.org.br/ecologia/agua/artigos2008/44.php acesso em 13 nov. 2008


 

Exibições: 2015

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Aldenize Teixeira da Costa em 22 janeiro 2012 às 12:48

Transcrevo abaixo o texto original de S.Francisco de Assis (retirado do livro Escritos e biografias de São Francisco de Assis da editora Vozes, págs. 98-99)

Carta aos governantes dos povos

A todos os podestás, cônsules, juízes e regentes no mundo inteiro, e a todos quantos receberem esta carta, Frei Francisco, mísero e pequenino servo no Senhor, deseja saúde e paz.

Considerai e vede que "se aproxima o dia da morte" (Gn 47,29). Peço-vos, pois, com todo o respeito de que sou capaz que, no meio dos cuidados e solicitudes que tendes neste século, não esqueçais o Senhor nem vos afasteis dos seus mandamentos. Pois todos aqueles que o deixam cair no esquecimento e se "afastam dos seus mandamentos" são amaldiçoados (Sl 118,21) e serão por Ele "entregues ao esquecimento" (Ez 33,13). E quando chegar o dia da morte, tudo o que entendiam possuir ser-lhes-á tirado" (Lc 8,18). E quanto mais sábios e poderosos houverem sido neste mundo, tanto maiores "tormentos padecerão no inferno" (Sb 6,7).

Por isso aconselho-vos encarecidamente, meus senhores, que deixeis de lado todos os cuidados e solicitudes e recebais com amor o santíssimo corpo e o santíssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ocasião de sua santa memória.

Diante do povo que vos foi confiado, prestai ao Senhor este testemunho público de veneração: todas as tardes mandai proclamar por um pregoeiro, ou anunciai por algum sinal, que todo o povo deverá render graças e louvores ao Senhor Deus todo-poderoso. E se não o fizerdes, sabei que haveis de dar conta perante vosso Senhor Jesus Cristo no dia do juízo.

Os que levarem consigo este escrito e o observarem saibam que serão abençoados por Deus nosso Senhor.

Comentário de Narciso do Nascimento Cardoso em 22 janeiro 2012 às 12:31

Grato ao mestre Assis e irmã Denise. Beijo de luz

Comentário de Maria Adélia Lourenço Martins em 22 janeiro 2012 às 6:13

Por Favor Deixem Os Mestres em seus retiros olhando por nós, não os usem para passar textos que embora bem escritos e actuais, não podem ser usados para confundir as pessoas. Mestre Kutumi não merece nada disto.Om Shanti.

Comentário de Ana Maria Figueiredo em 21 janeiro 2012 às 20:49

  

      Realmente muito atual e valiosa mensagem!

Comentário de mariaadelirrighetto em 21 janeiro 2012 às 19:36

obrigada meu poverino de assis.......

Comentário de Joelmir Pinho em 21 janeiro 2012 às 19:28

Caríssimos e caríssimas,

Embora o texto se revele bastante instigador e sua leitura possa contribuir para a reflexão sobre o desastroso caminho que, enquanto humanidade, escolhemos nas relações conosco mesmos, com os outros e o planeta-mãe Terra, ele não pode ser creditado a Francisco de Assis.

Do ponto de vista histórico, a associação não de sustenta exatamente pelos motivos já apresentados por Valter e outros/outras que postaram antes de mim.

Portanto, para não perdermos a crediblidade desse espaço, a exemplo do que acontece com outros da internet, recomendo a todos/todas mais cautela na hora de ceditarmos nossas publicações.

Esse texto, por exemplo, poderia ser perfeitamente ser creditado a quem o escreveu e teria a mesma aceitação e respeiro de todos nós que partilhamos das ideias nele apresentadas.

Lux, pax et bonum.

Joelmir Pinho
www.joelmirpinho.wordpress.com

Comentário de Luciano Leon em 21 janeiro 2012 às 18:10

"Desenvolvimento Sustentável" é a expressão usada para defender a farsa do Aquecimento Global. E é uma expressão hiper recente. Antes de postarem suas vãs tentativas de iludir o povo, os que riaram este texto deveriam saber que existem pessoas despertas. Vocês não nos iludem com nenhuma de suas mentiras: nem a do Aquecimento Global, nem a da sustentabilidade e seus inúmeros derivados "Sei-l-a-o-quê-Sustentáveis, essa nova balela da Economia Verde, nem a do HIV, nem mais nenhuma outra. Vocês perderam para a Luz.

Comentário de elciene maria tigre galindo em 21 janeiro 2012 às 17:49

Grata pela linda postagem!!Sempre admirei as obras e lições de irmão de Luz São Francisco de Assis,agora então que adorei!!! Sabedorias Divinas e determinação. Ai dos homens de má vontade que não querem escutar e praticar os ensinamentos Divinos. O Mundo seria mais justo e harmonioso....Os tempos chegaram e as mudanças serão inevitáveis...

Dou graças a todos os Mestres,Santos e seres de luz que tanto tem dado suporte com amor e paciência a humanidade... Mestre Jesus! Mãe Maria! São Francisco de Assis entre muitos obrigada!!!

Paz,luz,fé e amor sempre...

Assim seja.

Comentário de Lúcia Helena Argoud Zacouteguy em 21 janeiro 2012 às 15:48

amo demais.... sou devota e seguidora.... abraços

Comentário de Denise Duarte em 21 janeiro 2012 às 15:04

Um esclarecimento:

Carta de Francisco de Assis aos governantes dos povos.

Francisco de Assis no final da vida desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.*

Este grande homem escreveu uma carta aos Governantes da época.

Leonardo Boff e mais de mil franciscanos reescreveram este texto em um encontro em Brasília há alguns anos. Vanguarda, realidade ,compaixão e amor é o legado que nosso São Francisco deixa.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2019   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço