Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

26/10/2009 - 01h10
TERRAMÉRICA - Lixo cinco estrelas




Casa de Reciclados
http://www.luiztoledo.net/page1.aspx

Por Fabiana Frayssinet*


Barra Mansa, Rio de Janeiro, 26 de outubro (Terramérica).- Há 43 anos, os biólogos Edna e Luiz Toledo não sabem o que é colocar o lixo para ser recolhido.

Sua casa de três andares está construída com ele do chão ao teto, e até o mais descartável para outros é considerado aqui uma matéria-prima nobre.

Edna nos dá as boas-vindas à sua “Casa de Reciclados”, no município de Barra Mansa, a cerca de 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, com um café da manhã que inclui geléia feita com casca de banana, outra com polpa de abóbora e um pudim preparado com talos de couve.

Os restos do desjejum vão para um recipiente de cerâmica, “decomposteira”, criado por Luiz, onde o lixo orgânico se decompõe até se converter em fertilizante natural para a horta orgânica. Um passarinho, de reluzente plumagem branca e negra, bica os vermes desse adubo para alimentar seus filhotes. Qual parte da casa não é lixo?, pergunta o Terramérica. “Lixo?”, exclama Edna, entre surpresa e ofendida. “Aqui nada é lixo. Tudo se aproveita”, disse.

Foi Luiz que, preocupado com o que era desperdiçado nas casas e pelo enorme déficit de moradia no país, teve a idéia de construir barato com as sobras recicláveis. Assim, o casal começou a comprar entulho de demolições, garrafas, vidro quebrado, embalagens plásticas, papeis, papelões, embalagens de leite, tampinhas, latas, e o que parecia a utopia de “um louco”, numa época em que ninguém falava de aquecimento global, poluição ou emissão de gases de efeito estufa dos lixões públicos, se tornou realidade. Uma realidade de três andares e que é a casa onde vivem.

No começo, a sensação é de que se está na casinha de doces do conto de João e Maria. Mas aqui o piso é de garrafas plásticas, que alguma vez contiveram deliciosos refrescos, e as embalagens de chocolate e balas formam faixas de celofane trançadas em cortinas para espantar insetos. No jardim, a “ponte dos suspiros”, feita com entulho e colunas de garrafas de vidro que refletem o sol matinal, cruza um bucólico tanque de águas transparentes. Na realidade, são águas tratadas do sistema de cloaca. O piso externo da garagem é revestido com restos de pneus para proteger a terra quando chove.

O casal construiu com materiais de construção tradicionais apenas as vigas e os pilares que constituem a estrutura da casa, por uma questão de segurança, mas não se descarta que o prolífico inventor descubra como substituir o concreto armado. O restante, 90% da casa, é de material reciclado. As paredes foram feitas com uma mistura de entulho, areia e pouco cimento, que substitui os tijolos. Luiz experimentou diversas técnicas e vários materiais para evitar rebocar os muros. Alguns levam uma mistura de esterco de cordeiro – alimentado apenas com leite, alerta um pequeno cartaz –, outros têm papelão reciclado ou restos de poliestireno expandido.

Os revestimentos são de garrafas coloridas. Os azulejos, e vários maravilhosos mosaicos com formas de animais, foram feitos com pedaços de vidro. A figura de um faisão contém toda as cores das garrafas etílicas. O biólogo também investigou variedades de tetos: há os que são uma mistura de água, folhas secas e restos de papel carbono, e outros que levam telhas elaboradas com uma pasta de embalagens de caixinhas de leite longa vida. Alguns pisos foram feitos com pedaços de mármore jogados fora pela indústria, e outros com tampinhas de plástico e garrafas. Os materiais empregados têm uma vantagem de conforto adicional, pois são bons isolantes, o que permite que a casa seja muito mais fresca do que outras.

Barata, esteticamente bonita, prática e também autossustentável, seu custo foi 70% inferior ao de uma casa feita com materiais de construção tradicionais. É o que o arquiteto William Monachesi, em visita à Casa de Reciclados, chama de “arquitetura espontânea”, uma tendência mundial na qual “pessoas com necessidades específicas de moradia tomam a iniciativa de construir suas próprias casas, principalmente com material reciclável”. A casa de Edna e Luiz recebe diariamente interessados neste tipo de técnicas.

O casal organizou uma cooperativa de coletores de lixo na cidade vizinha de Volta Redonda, e compra tudo o que sobra dos vizinhos. Depois, “vendemos no mercado. O sistema é autossustentável”, destaca Edna. Uma vizinha pobre e viúva já comprou uma geladeira e uma televisão, além de conseguir manter seus filhos, conta Luiz. Quando ambos chegaram ao bairro, eram registrados 12 casos de dengue ao ano. Desde que se mudaram, não há mais, conta Edna. Ela explica que, ao comprar dos vizinhos latas, tampas e pneus, estes “esvaziaram seus quintais”, retirando recipientes que acumulam água e onde se multiplicam os mosquitos transmissores da doença. Os objetos de decoração também provêm do lixo: ventiladores e cafeteiras quebradas que eles transformam em abajures, ou pedaços de espelhos, cerâmicas, estatuetas, que nesta casa brilham como em uma revista de arquitetura.

Luiz nos leva ao seu projeto mais novo, em um terreno vizinho, situado no alto do morro onde vive e ao qual se chega por uma espécie de rampa construída com restos de madeira e ferro. É o Condomínio Rural Ecológico Integrado Autossustentável – uma espécie de vila, com 20 casas e espaços compartilhados, cozinha e serviço de limpeza comuns –, também construído com materiais recicláveis. Já está construída a área de lazer, que inclui uma piscina revestida com mosaicos de motivos marinhos, feitos com pequenas peças de garrafas de vidro, e alimentada com água de uma fonte natural.

As casas terão um sistema de tratamento de esgoto. Os restos sólidos serão transformados em adubo para uma horta comunitária e os líquidos serão recuperados para a descarga dos banheiros e rega do jardim e da horta. A intenção é viver segundo sua filosofia “solidário-ecológica”, diz Luiz. Por essa razão, somente aceitarão na vila quem aderir à sua filosofia e entender que aqui só o que é de se jogar fora é a lata de lixo.

* A autora é correspondente da IPS.

Crédito da imagem: Fabiana Frayssinet


LINKS

Casas à prova de inundações e furacões
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=3252

A terapia dos terraços verdes
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=3219

Uma casa desafía os cariocas
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=378

Construção ecológica em alta
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=48

Um Estado perdido no lixo
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=626

Casa de Reciclados
http://www.luiztoledo.net/page1.aspx

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço