27. Deve-se pôr um fim às provas do próximo quando se pode, ou devemos, por respeito aos desígnios de Deus, deixá-las seguir o seu curso?
- Já vos dissemos, e repetimos muitas vezes, que estais nessa Terra de expiações para concluir as vossas provas, e que tudo o que vos acontece é consequência das vossas existências anteriores, os juros da dívida que deveis pagar.
Porém, este pensamento provoca, em certas pessoas, reflexões que é necessário evitar, porque poderiam trazer funestas consequências.
Algumas pessoas são de opinião que, uma vez que se está na Terra para expiar, é preciso que as provas sigam o seu curso.
Existem até aquelas que chegam a crer que não só não se deve fazer nada para atenuá-las, como também, ao contrário, é preciso torná-las mais vivas contribuindo, assim, para que sejam mais proveitosas agravando-as.
É um grande erro. Sim, vossas provas devem seguir o curso que Deus lhes traçou, mas conheceis esse curso? Sabeis até que ponto elas devem seguir, e se vosso Pai Misericordioso não determinou ao sofrimento deste ou daquele vosso irmão: “Não irá além disto?” Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como bálsamo consolador que deve cicatrizar as chagas que a sua justiça havia aberto?
Portanto, quando um de vossos irmãos for atingido, não deveis dizer: “É a justiça de Deus, é preciso que siga o seu curso”, mas dizei, ao contrário: “Vejamos que meios nosso Pai Misericordioso colocou ao meu alcance para aliviar o sofrimento de meu irmão. Vejamos se o meu conforto moral, meu amparo material, meus conselhos, poderão ajudá-lo a transpor esta prova com mais força, paciência e resignação. Vejamos, mesmo, se Deus não colocou em minhas mãos os meios de fazer cessar este sofrimento; se não foi dado a mim, também como prova ou talvez como expiação, acabar com o mal e em seu lugar substituí-lo pela benção da paz.”
Portanto, ajudai-vos sempre em vossas provas mútuas, e jamais vos considereis como instrumentos de tortura; esse pensamento deve revoltar todo homem de bom coração, principalmente todo espírita, visto que o espírita, melhor do que qualquer outro, deve compreender a extensão infinita da bondade de Deus. O espírita tem a obrigação de pensar que toda a sua vida deve ser um acto de amor e abnegação, que por mais que ele faça para contrariar as Leis Divinas ou Naturais, sua justiça terá o seu curso.
Ele pode, então, sem temor, fazer todos os esforços para diminuir a amargura da expiação, mas é somente Deus quem pode acabar com ela ou prolongá-la, segundo o que julgar conveniente.
Não seria um orgulho muito grande por parte do homem, considerar-se no direito de revirar por assim dizer, a arma na ferida? De aumentar a dose de veneno no peito daquele que sofre, sob o pretexto de que essa é a sua expiação?
Oh! Considerai-vos sempre como um instrumento escolhido para fazê-la terminar.
RESUMINDO: todos vós estais na Terra para expiar; mas todos, sem excepção, deveis fazer todos os esforços para amenizar a expiação de vossos irmãos, de acordo com a Lei de Amor e de Caridade.
(Bernardin, Um espírito protector, Bordeaux, 1863.)
Nota da Tradutora: Bernardin: supõe-se tratar-se do escritor francês Jacques-Henri Bernardin de Saint Pierre, nascido no Havre em 1737 e desencarnado em 1814.
Autor de “Paulo e Virgínia”, “Cabana Indiana” e “Estudos da Natureza”, suas obras muito contribuíram para fazer renascer o gosto pela Natureza e pelo pitoresco, introduzindo o escotismo na literatura francesa.
IN: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.V-Bem Aventurados os Aflitos – Item 27
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz