O gengibre, ginger em inglês, e nome científico Zingiber officinale, tem cada vez mais ganhado notoriedade e fama! Antes ele só era lembrando na época de frio para o preparo de quentão das festas juninas ou quando íamos ao restaurante japonês e víamos ele lá, junto com os condimentos, ou mesmo no preparo da comida japonesa.
Mas hoje ele ganha destaque em feiras e supermercados. Isso se dá pelo fato do gengibre ser um alimento funcional e termogênico poderoso.
O chá preparado com ele tem sabor picante também é bastante usado no tratamento das gripes e resfriados, além de ser conhecido por aquecer o corpo no inverno. Mas os benefícios do gengibre para a saúde não param por aí. No oriente, seus usos medicinais são populares desde a antiguidade. Atualmente, existem mais de duzentos trabalhos científicos registrados sobre os benefícios do gengibre.
Muitas pessoas dizem “raiz de gengibre” referindo-se ao próprio gengibre, pensando que se trata de raiz. Mas na verdade ele é um rizoma, assim como a beterraba e a batata, são tubérculos. As raízes ficam ainda mais abaixo desta parte.
É uma planta que tem grande durabilidade e pode crescer e ficar bem alta atingindo até mais de um metro de altura.
Suas folhas saem enroladas do tubérculo, como fossem espigas e vão se abrindo. E dá flores amarelas.
Você pode ter ele em casa em sua própria horta. Veja como plantar o gengibre em casa.
Além dos benefícios que ainda iremos citar, o gengibre é rico em cobre, magnésio e fonte de vitaminas como as do complexo B (vitamina B3 e B6) e potássio; além de vitamina A, selênio e zinco.
É considerado antioxidante e anti-inflamatório e antisséptico.
Lembrando sempre que alimentos antioxidantes são excelentes no combate aos radicais livres, melhorando o sistema imunológico ele previne gripes e resfriados.
O gengibre tem inúmeros benefícios para a saúde. Suas propriedades medicinais variam do fato de ser alívio da gripe ao tratamento de câncer de cólon.
Um bom uso do gengibre é para alívio de náuseas. Sabe aquele mal estar causado por viagens longas, sobretudo nas crianças? O gengibre pode ser a melhor solução. Estudos revelam que a raiz é mais eficiente no controle da náusea que o “Dramin” – medicamento indicado para esses casos. Ele também ajuda a reduzir o enjoo durante a gravidez ou em casos de enxaqueca.
Outras pesquisas revelam que o gengibre tem efeitos benéficos em pessoas com artrite ou dores musculares. Ao serem medicados com gengibre, idosos observaram a redução do inchaço e da dor nas regiões atingidas pela artrite. Isso porque as substâncias contidas na raiz estimulam a circulação no local e combatem a rigidez muscular.
As dores musculares causadas pelos exercícios físicos na acadêmia também são aliviadas pelo gengibre, uma vez que ele é anti-inflamatório. E o uso dele já previne estas dores.
Para quem trabalha com a voz, como cantores, professores, o gengibre é indicado para tratar doenças da garganta. O uso de balas ou mesmo xaropes caseiros é indicado. Colocar um pedacinho de gengibre dentro de um pedacinho de pano, e mastigá-lo pode substituir a balinha.
O sabor picante e a sensação de calor que ele dá é justamente efeito desta característica termogênica do gengibre e por acelerar o metabolismo e favorecer a circulação sanguínea, ele é indicado também para combater a celulite e flacidez.
A pele e o cabelo também ficam mais irrigados, assim ficam mais bonitos e saudáveis. Além de prevenir o envelhecimento precoce.
Ainda dentro desta capacidade de aumentar a circulação e o calor do corpo, o gengibre é indicado para a melhora do desempenho sexual pois irriga os órgãos, favorecendo a ereção masculina e a libido feminina. E de modo geral é um ótimo aliado na melhora do humor e da disposição, pois dá energia e é revigorante.
Agora que a gente já sabe que o gengibre basicamente aumenta a temperatura corporal e ativa a circulação sanguínea, não é difícil imaginar que é ele é contra-indicado para quem tem pressão alta.
A hipertensão arterial seria ainda mais atingida no uso destes alimentos.
Outro grupo de pessoas que não devem fazer uso do gengibre são os que tem problemas de estômago. Ou seja, o gengibre é proibido para pessoas com gastrite ou úlcera.
Você encontra o gengibre com facilidade no setor de hortaliças do supermercado ou feiras e sacolões. Ele é normalmente vendido no quilo, mas pode ser encontrado a unidade também.
Para saber como escolher o gengibre, opte por aquele que estiver com a casca mais lisa, sem estragos ou furinhos. Quando o gengibre está bom ele tem a parte interna amarelada e não muito fibrosa.
Cuidado para não comprar gengibres murchos e mofados.
A melhor maneira de armazenar o gengibre para que ele dure mais tempo é colocando-o enrolado em um papel ou num saco de papel e guardar dentro da geladeira, junto das verduras.
Existem várias receitas para usar o gengibre. Você pode simplesmente descascar e ralá-lo e usar junto do alho e da cebola no preparo das suas comidas salgadas.
A quantidade ideal para consumo vai variar, o importante é lembrar sempre que o sabor dele é muito forte e picante. Então um pedaço pequeno cerca de dois centímetros é quase sempre suficiente para ser usado em um prato. E até mesmo para quem não tem história prévia de problemas estomacais, ele deve ser usado moderadamente para não irritar a parede do estômago.
Uma infusão preparada com o gengibre é uma ótima forma de aproveitar os benefícios acima mencionados. Para potencializar o efeito termogênico, o ideal é fazer o chá com canela e gengibre. Outra possibilidade de consumo é o gengibre em pó, que pode ser acrescentado a diversas receitas, bem como o gengibre em conserva.
Ele também vai muito bem nas receitas de sucos naturais. Principalmente na limonada. Pois o limão também tem características termogênicas e diuréticas.
O efeito emagrecedor do gengibre vem do seu poder termogênico. Desta forma ele realmente ajuda a queimar as gorduras localizadas e a perder a barriga.
As formas de usar o gengibre para emagrecer são inúmeras, o segredo é consumi-lo da maneira que mais agradar e associar a uma dieta de baixas calorias e exercícios físicos.
Várias são as receitas para usar o gengibre, como os sucos condimentados com gengibre, usá-lo como tempero em comida, os chás, sobretudo associado a outros alimentos com efeito emagrecedor. As combinações mais comuns são canela com gengibre, limão com gengibre, ou até mesmo gengibre na água. Para fazer a famosa água de gengibre, basta adicionar à sua água um pouco de pó de gengibre. ou ele ralado.
Para quem aguentar, pode-se comer o gengibre cru também, mas não é uma boa ideia!
Uma boa opção é temperar as sopas emagrecedoras com ele ou sempre lembrar de colocar nas suas recBenefícios do Gengibre (Benefícios)eitas fit, como shakes, tapiocas e smoothies.
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz