Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

"

Como Treinar a Mente

Tudo é uma questão de querer. Em meio à agitação das grandes cidades, também é possível relaxar, se concentrar para elevar nosso espírito e ajudar na construção da paz

Nem sempre é possível viajar para um lugar calmo, onde o mar ou o campo ofereçam ar puro e um horizonte a perder de vista. Em meio à natureza, é sempre mais fácil esquecer as preocupações e recuperar a sensação de bem-estar. Já para quem vive nas grandes cidades, enfrenta o trânsito e a poluição, cuida da família, estuda ou batalha de segunda a sexta, embarcar rumo à paz interior é uma questão de treino. Para isso, fundamental é aprender a se livrar da ansiedade. Não daquela ansiedade gostosa, que acontece às vésperas de algum acontecimento importante ou da chegada de uma pessoa querida. Na dose certa, a ansiedade pode nos levar adiante, rumo à conquista de mais conforto, bem-estar e sucesso: ela desperta a curiosidade, estimula a busca do que é novo e desconhecido. O problema é que muitas pessoas, preocupadas em fazer tudo certo, tornam-se perfeccionistas e, querendo controlar tudo a sua volta, acabam embaralhando idéias e tarefas, enlouquecendo quem está por perto.

A ansiedade mexe diretamente com a respiração, o que prejudica a entrada e a saída do ar e provoca a sensação de coração apertado. Para evitar essa angústia, pare e respire fundo, ou melhor, expire e inspire profundamente algumas vezes, afastando assim o pessimismo e permitindo que o bom da vida volte a tomar conta de você.

Aprenda a pensar positivo

Imagine sua casa atulhada de móveis velhos e dois caminhões à porta: o da mudança precisa levar a velharia, para que o outro descarregue os móveis novos. Com a mente acontece a mesma coisa: se não a esvaziamos dos pensamentos que a aturdem, não sobra espaço para a nova decoração. É preciso limpar a casa, desobstruir os canais que impedem o silêncio da mente, para escutar nossa voz interior, o que pode trazer as respostas para uma existência plena e feliz.

A paz vem com o vazio da mente. E, até chegar a esse estágio, há um árduo caminho a percorrer. Nesse entretempo, esqueça pensamentos do tipo "não vai dar certo", "não sou bom o bastante para fazer isso" e "não tenho jeito para esse trabalho". Mude sua maneira de pensar: "Eu sei fazer isso muito bem", "ninguém melhor que eu para essa função" e "com certeza vai acontecer o melhor" são idéias não só alentadoras mas também capazes de gerar boas oportunidades.

Estudos científicos demonstram que, ao imaginarmos situações prazerosas e recuperarmos boas lembranças, estimulamos não só nossa capacidade de pensar com mais clareza, mas inclusive o hormônio do rejuvenescimento. Portanto, acalme sua mente com imagens tranqüilizadoras, conforme recomenda a médica psiquiatra mineira Sofia Bauer. Ela, que é autora do livro Síndrome do Pânico (ed. Caminhos Editorial) e se especializou no tratamento de pacientes ansiosos, ensina: "Tirar um minuto por dia para respirar, ouvir boa música, fazer uma pausa para o café, com uma boa conversa, são saídas rápidas que fazem a diferença".

Sofia sugere: "Imagine algo muito bom que você já viveu - um beijo na boca, um abraço, o gosto de um doce - e reviva a sensação de prazer envolvendo o corpo todo". Outra imagem recomendada por ela, muito usada por quem está se iniciando na meditação, é pensar que você está sob uma cachoeira refrescante e cristalina. "Imagine a água percorrendo todo seu corpo e renovando suas células", ensina.


Concentração é mais que atenção

Muitos imaginam que concentração e atenção são uma coisa só. Não é verdade. Você pode estar atento a tudo e a todos sem estar concentrado em coisa alguma. Na meditação, precisamos nos concentrar. Só dessa forma não nos deixamos envolver pelos pensamentos e sentimentos. Concentre-se em uma imagem mental ou em algo que está a sua volta sempre que queira meditar. Tornar essa prática uma rotina em sua vida é algo que leva tempo e muita perseverança. Se é esse seu objetivo, a concentração pode ajudar muito. Você pode, por exemplo, concentrar-se simplesmente na própria respiração ou, se preferir, na repetição de uma palavra ou um mantra, como o "ma-ra-na-tá" ("Vinde, ó Senhor", em aramaico, a língua falada por Cristo).

Quem não está acostumado estranha: a calma, que abre espaço para a compreensão, só é atingida quando adquirimos uma consciência maior sobre o funcionamento da mente. Porque é ela que não nos deixa em paz. Desatenta, corre atrás de lembranças, se deixa envolver por um som, um perfume... Enfim, precisamos domá-la se queremos meditar. Como se faz isso? Na base do treino.

De início, deixe que os pensamentos fluam, sem tentar retê-los. Mas faça isso dando atenção aos seus mecanismos mentais. Como o desportista que precisa de exercícios para melhorar sua performance, a mente humana também se beneficia com a prática deles. Antes de dormir, repasse mentalmente como foi o dia. Lembre-se de cada ato, da reação que teve diante de alguma atitude sua ou do próximo, rememore o que foi capaz de mudar seu estado de espírito, o que provocou sua tristeza ou o deixou alegre. Adquirir esse comportamento desperta nossa atenção e, dessa forma, vamos nos preparando gradativamente para meditar. Prestar atenção na respiração é outra forma de concentrar a mente e funciona como uma meditação. Sempre que possa, sente-se num local tranqüilo, feche os olhos e concentre-se no inspirar-e-expirar. Faça isso uma ou duas vezes por dia, respirando atentamente três vezes, dando uma pausa, e começando a prestar atenção outra vez. Aos poucos, procure aumentar o número de respirações entre as pausas. A prática regular desse exercício, passados os dois meses, dará não só mais facilidade para se concentrar na respiração como em todas as outras coisas. Você terá adquirido assim a percepção do momento presente, se livrando da pressão dos pensamentos que geram ansiedade e nos impedem de viver em paz.


Quanto mais cedo, melhor

Cada um tem seu ritmo, mas o ideal é exercitar a mente logo ao acordar. Nessa hora, nos primeiros instantes do dia, estamos naturalmente em contato com nosso interior, mais sensíveis aos sons, à luz e à energia emitida por objetos e imagens. Comece se espreguiçando e vá bocejando, para ativar a circulação do sangue e acordar a alma. Então, já desperto, mas ainda em seu quarto, sente-se na cama, estique as pernas e a coluna e comece o exercício. Concentrar-se e mentalizar fatos positivos para sua família, sua vida amorosa e profissional é outra boa forma de ativar a mente.

Entrando em alfa

Você já ouviu dizer que alguém está em alfa. Em geral, isso é dito para definir quem parece viver no mundo da Lua. Estar em alfa é sinônimo de relaxar com os olhos fechados. Alfa é o primeiro estado mental descrito pelo psiquiatra alemão Hans Berger, quando ele começou a utilizar o EEG (eletroencefalograma). Se você relaxa de olhos fechados, não pensa em nada e nem faz nenhum esforço mental, seu EEG revela que o cérebro, nessas condições, produz ondas de atividade elétrica com uma freqüência de 10 a 15 ondas por segundo. Se abrir os olhos e se concentrar em alguma coisa, as ondas alfa desaparecem, dando lugar às ondas beta e gama, cuja freqüência é de 20 a 40 por segundo. Com treino e persistência, você determina se entra em alfa, via meditação, ou se continua no corre-corre diário, que provoca estresse. Na primeira opção, siga os budistas. Em um lugar tranqüilo, pense: "Assim como eu quero ser feliz e evitar o sofrimento, outros também querem a felicidade". Nessa hora, lembre-se dos que vivem a seu redor e, quando sentir a sensação de que todos são iguais, concentre-se nesse sentimento. Quanto mais fixar essa imagem na mente, mais calmo e mais tranqüilo você será.

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço