Participante: Não consegui chegar a um senso sobre uma pergunta que fiz anteriormente que diz o seguinte: um personagem é criado com uma índole nervosa para que a sua existência culmine num enfarto.
Pai Joaquim: Primeiro detalhe que devemos ter em mente para poder lhe responder: no Universo, dois mais dois dificilmente dá quatro. Segundo: dentro da força inescrutável de maya, ou seja, a criação da ilusão do mundo material, um ato, uma ação, um acontecimento, não tem correlação com outro. Pode ter, mas não tem obrigatoriamente. Deixe explicar isso melhor...
Vocês dizem assim: morreu de câncer porque fumava. Apesar de quem afirma isso se considerar muito sábio esta afirmação é uma mentira. Não vou nem dizer que é uma ilusão, mas uma mentira.
Isso porque alguma coisa para ser Verdade e Real universalmente falando, precisa ser eterna (acontecer sempre) e universal (acontecer a todos). Isso não acontece com esta máxima que vocês acreditam como verdadeira. Alguns que fumam morrem de câncer, mas nem todos que fumam morrem desta doença e nem todos que a tem são fumantes.
Portanto, fumar não leva ao câncer: pode levar... É isso que precisamos entender. O ato de fumar e o de ter câncer são coisas independentes, universalmente falando. Estes acontecimentos não estão correlacionados, mesmo que as percepções e a lógica humana diga ao contrário.
Voltando, então, à pergunta que você me fez anteriormente – sobre morrer de infarto e para isso precisar ser nervoso – afirmo que ela está fundamentada numa falácia. Isto porque a prova de ser nervoso e a prova de morrer de infarto, não estão correlacionadas e nem uma coisa leva infalivelmente à outra. Isso porque muitos que morrem de infarto nunca foram nervosos, assim como muitos que são nervosos nunca têm infarto.
Não podemos nos prender a esta lógica... Não podemos achar que um ato está ligado ao outro dentro de uma cadeia lógica reconhecida pelo ser humano. Não, isso não existe... Não é assim que o Universo funciona.
Participante: Pergunto isso porque numa palestra que o senhor fez sobre o aborto li o seguinte: determinada reação do espírito ao ter sido abortado em outra encarnação pode gerar para si um carma onde precise que o ser humano que ele será agora seja abortado. Por isso a história que ele agora escreverá para este ser humano conterá este acontecimento. A partir disso, pergunto: se um pode planejar terminar sua existência num aborto ou num assassinato, não seria também válida a prova de um enfarto, por exemplo?
Pai Joaquim: Poderia ser...
Repare que no texto que você se baseia, eu coloquei todos os verbos no condicional: poderia, seria, talvez fosse... Repare que não utilizo uma lógica perfeita: um mais um dá dois, aconteceu isso, irá acontecer aquilo...
No Universo as probabilidades são muitas. Um espírito que numa encarnação anterior passou pelo aborto e precisa refazer sua prova, não será necessariamente abortado na próxima encarnação. É isso que precisamos compreender.
Quando uso estes exemplos – que quem não passou por uma prova terá que repeti-la – faço apenas para que vocês possam ter uma noção do que é o Universo. Mas, com isso não crio regras fixas.
Aliás o próprio espiritismo fala isso. Ele ensina que nem sempre quem tirou a mão de alguém numa encarnação estará obrigatoriamente sujeito a perder a sua na próxima encarnação. O que importa não é o ato, mas a essência deste, ou seja, o gênero de provas. Este gênero pode ser vivenciado com diversos “teatrinhos” ou histórias de vida.
Por exemplo, quem se revoltou com o aborto numa encarnação, pode nessa, para cumprir a mesma prova, nascer muito pobre, não ter menor perspectiva na vida e, ao mesmo tempo, querer ter dinheiro, conseguir posses e ter fama. Esta é uma história que se liga ao mesmo gênero de provações (possuir a vida) pedido por aquele que um dia foi abortado.
Pai Joaquim de Aruanda.
Publicado em Visão Universalista (texto) / www.meeu.com.br
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz