Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Duas enormes bolhas de raios gama são geradas a partir do centro da nossa Galáxia.

Telescópio espacial Fermi revela gigantescas bolhas de raios gama




À medida que os dados do telescópio Espacial Fermi tornam-se mais volumosos, novos e surpreendentes detalhes da Via Láctea vão sendo revelados. No início de novembro, uma nova imagem confirmou o que outras observações já evidenciavam e mostrou que duas enormes bolhas de raios gama são geradas a partir do centro da nossa Galáxia
Na imagem divulgada, chamada de "céu inteiro", as duas gigantescas bolhas ovais podem ser vistas em tons amarelos, brancos e vermelhos, perpendiculares ao plano da Galáxia, visto aqui na forma da faixa horizontal.

Assumindo que as bolhas tenham sido emitidas a partir do centro galáctico, sua escala é simplesmente colossal e pode ser comparada ao próprio tamanho da Via Láctea, se propagando por cerca de 50 mil anos luz desde o topo até base.

Apesar da imagem ter sido montada com dados coletados no comprimento de onda dos raios gama, sondagens anteriores feitas por outros telescópios na faixa de raios-x e micro-ondas também mostraram a existência dessas bolhas.

Até agora, os pesquisadores não sabem ao certo o que gera essas emissões eletromagnéticas e novos dados serão necessários para que o mistério seja desfeito, o que poderá durar diversos anos.


Foto: Bolhas de raios gama emitidas a partir do centro galáctico são reveladas em dados coletados pelo Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama. Crédito: NASA, DOE, Fermi Gamma-Ray Space Telescope, LAT detector, D. Finkbeiner et al. / APOLO11.COM


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20101122-103412.inc





Notícia mais antiga
Galáxia emite mais intenso feixe de raios-gama ja observado
Localizada a mais de 7.2 bilhões de anos-luz da Terra, a galáxia 3C 454.3 está chamando a atenção de todos os astrônomos ao redor do mundo. Depois de uma série de flashes que tiveram início em setembro de 2009, a galáxia se tornou a maior fonte de raios-gama conhecida, emitindo 10 vezes mais radiação que o habitual.

As imagens que permitiram essa constatação foram captadas durante vários dias pelo telescópio espacial Fermi de raios-gama, que demonstrou que sua emissão é excepcional mesmo entre as galáxias mais ativas. Devido à posição, os feixes de raios-gama são dirigidos diretamente à Terra, o que facilita a observação pelo telescópio Fermi.

"Estamos olhando diretamente para o tubo de descarga de partículas alimentado por um gigantesco buraco negro supermassivo", disse o cientista Gino Tosti, ligado ao Instituto Nacional de Física Nuclear, de Perugia, na Itália. "A causa desse aumento repentino de emissão é algo que está acontecendo dentro do jato, mas ainda não é possível saber o que é", disse o pesquisador.

Blazer
Batizados de blazeres, esses intrigantes objetos emitem intensos jatos de partículas que viajam em direção oposta próximas à velocidade da luz. Isso acontece quando a matéria ao redor do buraco negro colapsa e cai em direção ao seu centro, produzindo poderosas emissões de raios-gama que se propagam pelo Universo.

O que faz um blazer aparentar ser mais ou menos brilhante é sua orientação e no caso de 3C 454.3 parece que um dos feixes está apontado diretamente para nós. Devido à forte emissão eletromagnética, os blazares são um dos fenômenos mais violentos do universo e é um dos temas mais importantes da astrofísica.

Normalmente, a mais brilhante fonte persistente de raios-gama é o pulsar Vela, localizado a uma distância de cerca de 1.000 anos-luz, o que comparado a 3C 454.3 significa que está quase na esquina.


Muito Intenso
"3C 454,3 está milhões de vezes mais distante, mas o atual surto de intensidade o torna duas vezes mais brilhante que Vela", disse a astrofísica Lise Escande, do Centro de Estudos Nucleares de Gradignan, em Bordeaux, na França. "Isso representa uma liberação de energia tão intensa que nenhuma fonte pode sustentá-la por muito tempo".

De acordo com Massimo Villata, do Observatório de Torino, na Itália, o blazer está emitindo também nos comprimentos de onda visível e de radiofrequência, mas menos intensamente. No espectro vermelho, por exemplo, 3C 454.3 está duas vezes e meia mais brilhante que o habitual e sua magnitude está estimada em 13.7.

A equipe do telescópio Fermi está conclamando todos os astrônomos a monitorarem o objeto no maior leque de comprimento de ondas possível. "Essa é a melhor maneira para compreender o que está acontecendo dentro do jato de partículas", disse Tosti.


Arte: Imagens comparativas mostram o intenso fortalecimento do brilho do blazar 3C 454.3, localizado na constelação de Pégasus. Apesar de parecer brilhar com a mesma intensidade, o pulsar Vela, visto no lado direito das cenas, está milhões de vezes mais próximo. As imagens mostram diversos objetos emitindo pulsos altamente energéticos de raios-gama e foram capturadas pelo telescópio espacial Fermi em dezembro e novembro de 2009. CréditoNASA/DOE/Fermi LAT/WWW.APOLO11.COM.

FONTE: http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20091210-092053.inc

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de M. E L I S A em 26 agosto 2010 às 10:50
Informações sobre a WR 104 e a 3C 321, muiiiiiito booom.

http://www.seuhistory.com/br/series/the-universe-4.html?uri=urn:kbe...
Comentário de M. E L I S A em 26 agosto 2010 às 10:49
Raios Gama
Os raios gama são o tipo mais energético de radiação eletromagnética e é naturalmente produzido por elementos radioativos ou fenômenos astrofísicos de grande violência. Possui comprimento de onda muito pequeno, da ordem de alguns picômetros até comprimentos mais ínfimos como 10E-15
Quanto menor o comprimento de onda, mais energia é irradiada. Isso faz dos raios gama a fonte mais potente do espectro eletromagnético. Devido a alta energia, esse tipo de emissão tem capacidade de ionizar os gases e pode penetrar na matéria de forma mais profunda que a radiação do tipo alfa ou beta. Por ser penetrantes, os raios gama podem causar danos até mesmo no núcleo das células.

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100825-094426.inc
Comentário de ANDRA em 27 maio 2010 às 16:04
Queridos(a), penso que esta galaxia é aquela em formacao , onde vamos atuar ajudando em sua criaçao, falada pelo Mestre Kryon em uma de suas maravilhosas mensagens de Amor .
Comentário de M. E L I S A em 27 maio 2010 às 15:28
Ontem aprendi mais sobre os raios gama, no History.
Se por acaso o nosso planeta recebesse uma carga dessa, a nossa camada de ozônio sofreria danos irreversíveis, e vocês sabem sem ela não há vida.
Parece que temos uma bomba armada de raios gama na constelação de Sagitário apontada para nós.
Como disseram nossos amigos, só a fonte pode dizer quando e como.
Por mais que saibamos a respeito, ainda sabemos pouco.
Abraços.
Comentário de WEBER MALCHER em 16 dezembro 2009 às 14:13
O que são raios gama?
Ingrid Tavares

Se você é fã de quadrinhos, a resposta está na ponta da língua. Ou melhor, na força sobre-humana, enorme irritação e cor esverdeada do Hulk. Fora da ficção, o raio gama deixa seus poderes de lado e volta a ser só radiação eletromagnética. Isto é, transmite energia pelo espaço na forma de ondas, com emissão de partículas ou componentes magnéticos. São como os raios X e de luz, com pequena diferença. "A radiação gama vem sempre de um material radioativo – como cobalto 60 ou urânio – e os raios X, de uma máquina elétrica. O raio X você desliga; a radiação gama, não", afirma Dirceu Martins Vizeu, diretor científico da Embrarad (Empresa Brasileira de Radiações). Há também diferença no comprimento das ondas e na quantidade de energia emitida. Quanto menor o comprimento, mais energia é irradiada. Isso faz o gama a fonte mais potente do espectro eletromagnético. Sua partícula, por exemplo, transporta 10 mil vezes mais energia que a partícula de luz. E sua radiação consegue atravessar camadas e mais camadas de concreto pelos espaços reais que existem entre os átomos e moléculas. A radiação gama funciona provocando ionizações. Ao encontrar um elétron, ela o retira da órbita, obrigando o restante do átomo a se rearranjar. Esse processo gera fótons de radiação gama. Provoca, assim, uma reação em cadeia, que pode afetar a estrutura química das células do corpo. Uma exposição muito prolongada traria, então, muitos problemas: de dores de cabeça, passando por mutações nos órgãos e membros, até chegar à morte. Os poderes ficam mesmo só no personagem e na imaginação de Stan Lee, criador do Hulk.






Endereço desta matéria:
http://www.superinteressante.com.br/superarquivo/2006/conteudo_4672...


1987 - 2009 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.
Comentário de Vilma em 13 dezembro 2009 às 18:10
Oi Elisa.. belissimo... mas é incrivel pensar que seja la o que for aconteceu a muitos e muitos anos atras... tudo que vemos no universo .. ja é passado longinquo... amei
Comentário de Maria Rita de cassia de Menezes em 12 dezembro 2009 às 19:45
Elisa, belíssimo artigo! adoro esses que falam dos acontecimentos fisicamente! mas concordo com Sunshine , somente a Fonte poderá revelar o que acontece no Universo fantástico !Obrigado.
beijos carinhosos.
Namastê.
Comentário de Sunshine em 11 dezembro 2009 às 18:07
É querida ELISA...ao começar a ler este artigo fiquei toda arrepiada. Mas, não de temor e sim, de uma forte energia. Compreender o que se passa dentro do "Jato de Partículas", é como tentar procurar uma agulha dentro do Universo. Por mais que os cientistas tentem explicar empiricamente alguns fatos, a maioria são um mistério, pois, somente a Fonte revelará quando for o seu tempo!

Porém, pelo que senti toda a galáxia já está em plena atividade....

Muito obrigada, por compartilhar

Beijos de luz dourada em seu coração

Sunshine

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço