Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

COUVE-FLOR ROXA

A couve-flor branca não é mais a única. Em algumas feiras livres ela já divide espaço com variedades como a de flor roxa. Originária da Europa e da Ásia, no século XII a couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) era muito cultivada na Itália e no Oriente Médio, de onde se espalhou pelo mundo. Entre as de flor branca, existem tipos que o consumidor nem é capaz de diferenciar. Mas a roxa se destaca. Trata-se de mutação da variedade branca ocorrida no centro de pesquisa da empresa dinamarquesa Dæhnfeldt. Hoje as sementes da empresa abastecem produtores até no Brasil. Todas as variedades de couve - couve-manteiga, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, couve-rábano e couveflor branca e roxa - são da espécie Brassica oleracea e têm como ancestral a couve selvagem. Acredita-se que a planta começou a ser usada por suas sementes oleosas. Depois o homem aperfeiçoou variedades com interesses específicos. Assim, com interesse nas folhas criou a couve comum e o repolho; nos botões, a couve-de-bruxelas; nos caules, a couve-rábano; e nas flores, o brócolis e a couveflor. A parte comestível e mais apreciada da couve-flor é a inflorescência que cresce no meio da planta, rodeada por folhas longas, verde-azuladas e fortes, com nervura central vigorosa e aparência da couve comum. A roxa conserva da branca o sabor delicado e a textura agradável. Mas é ainda mais tenra, ótima para ser consumida também crua. Na cozinha, pode ser usada no preparo dos mesmos pratos que a branca, observando apenas que cozinha em menos tempo. As flores, depois de aferventadas ou cozidas no vapor, podem ser servidas frias com cubos de bacon fritos, nozes picadas, alho ou tomate. Cruas, podem ser feitas com molhos picantes ou ácidos. É ótimo acompanhamento para aves, peixes e carne vermelha.

SAÚDE
É bom para
Proteger dos radicais livres, já que seu pigmento, a antocianina, é um potente antioxidante; e pessoas que desejam emagrecer, pois tem baixo teor energético.

É ruim para
Ser usada como fonte de proteínas, porque é pobre em tais substâncias, devendo ser acompanhada com carnes ou outros alimentos de origem animal.

COMO SE ESCOLHE
Pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados que vendem hortaliças menos comuns. Escolha a mais pesada para o tamanho. Deve estar compacta, sem espaços entre os buquês. A cor deve ser roxa ou avermelhada, com folhas verdes vistosas e nervuras arroxeadas. Evite se a couve-flor estiver leve, murcha, com buquês separados ou se perceber algum sinal de bolor ou de amolecimento. Peça que o vendedor mantenha as folhas, pois elas podem ser feitas como a couve. O cheiro deve ser suave; quando estraga, ele passa a ser muito desagradável. Em casa, guarde flores e folhas separadas, em sacos plásticos, na parte inferior da geladeira. Use a folha em até dois dias e a couve-flor, em até cinco dias.

COMO SE PREPARA
Separe a couve-flor em buquês. Os talos mais grossos podem ser separados para ser usados em sopas cremosas. Lave os buquês em água corrente. Cubraos com água misturada a vinagre ou limão (1 col. de sopa para cada litro de água) para que eventuais insetos subam à superfície e possam ser retirados. O ácido serve também para ressaltar a cor. Ao cozinhar, ponha os buquês em quantidade mínima de água fervente salgada e com algumas gotas de limão. Retire cerca de 5 min depois de ferver. Não utilize panela de ferro, que interfere na cor, nem cozinhe em excesso, porque altera o sabor e a coloração poderá ficar desbotada. E jamais ponha bicarbonato de sódio, porque torna a cor azulada.

FICHA TÉCNICA
100 g de couve-flor roxa cozida contêm:
Calorias - 24,1
Proteínas - 1,87 g
Glicídios - 4,62 g
Fibras - 2,69 g
Vit. A - 14,5 UI
Vit. B1 - 0,062 mg
Vit. B2 - 0,064 mg
Vit. B6 - 0,201 mg
Folacina - 51,1 mcg
Niacina - 0,551 mg
Vit. C - 55,3
Cálcio - 27,4 mg
Ferro - 0,419 mg
Magnésio - 11,2 mg
Fósforo - 35,4 mg
Potássio - 323 mg
Selênio - 0,654 mcg
Sódio - 6,45 mg

MINHA RECEITA
Aprendi a preparar esta couve-flor aos três queijos em um programa de culinária na televisão. É fácil de fazer e fica saborosa, mesmo com ingredientes light. Cozinho uma couve-flor grande inteira em água e sal. Escorro. Reservo. Unto uma fôrma com manteiga e forro com muçarela. Ponho a couve-flor com o talo virado para cima. Junto ricota esfarelada. Tempero com alho e sal. Acrescento maionese e 1 copo de requeijão. Pincelo a couve-flor com ovo e polvilho orégano e queijo parmesão ralado. Gratino no forno preaquecido por cerca de 30 min. Sirvo. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista. ( rep. Revista Caras
)

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Fada San em 20 outubro 2010 às 17:28
quero provar...

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço