Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

">object>

FATALISMO E LIBERDADE

Algumas pessoas sustentam que as questões humanas são completamente predeterminadas, com uma maneira de pensar considerada como fatalista.

Por razões semelhantes, o conceito budista de causalidade é algumas vezes criticado como fatalista.

Se a vida de uma pessoa neste mundo é predestinada em consequência das causas passadas, e se seu futuro é determinado pelo carma limitado da vida presente, onde ele poderá encontrar a liberdade e que significado pode buscar na vida??

Um exemplo típico de fatalismo pode ser encontrado em alguns ensinos pré-Sutra de Lótus.

Esses ensinos afirmam que a única salvação encontra-se na vida após a morte. Por exemplo, diziam que se uma pessoa acreditasse e confiasse na graça de um buda tal como Amida, conseguiria se libertar dos grilhões deste mundo e renasceria na Terra Pura da Perfeita Alegria.

A liberdade não se encontra com a fuga da causalidade, mas sim transformando-a para nossa própria vantagem.

Ninguém pode escapar da lei da causalidade, mas os serem humanos podem aprender como ela funciona e utilizarem-na.

Em toda a história indivíduos descobriram e colocaram em prática várias leis da natureza, tais como a lei da gravidade e a teoria da relatividade.

A gravidade pode ser considerada como uma força que mantém as pessoas presas à Terra, mas pode ser também vista como uma força que torna possível a liberdade de se locomover sobre a Terra, no mar e no ar.

Sakyamuni declara: "Se deseja compreender as causas que existiram no passado, observe os resultados que elas manifestam no presente. E se quiser saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas presentes."

Existe, então, a absoluta possibilidade de transformar o futuro com os esforços presentes.

Mas o que pode ser feito a partir das causas já formadas no passado ?

A personalidade, o caráter e o destino são todos consequências do que a pessoa era e do que fez no passado.

No Sutra de Lótus, Sakyamuni direcionou as pessoas para uma fonte de força que podia romper as correntes das forças cármicas, mas ele não a identificou especificamente.

Foi Nitiren Daishonin que explicou a entidade da vida, em oposição ao fenômeno da vida, e como ela permanece livre das influências cármicas por toda a eternidade.

Essa entidade ou Lei da vida, que ele chamou Nam-myoho-rengue-kyo, é a cusa que capacita a superar toda a inércia cármica e permite que novos efeitos surjam da vida de cada ser humano.

A luta para vencer a inércia cármica das más causas criadas desde épocas passadas é naturalmente muito difícil e requer um esforço vitalício.

Porém, o fato de essa luta certamente resultar em vitória dissipa os sentimentos de fatalismo e faz surgir a esperança em um futuro brilhante.

A palavra rengue (literalmente, "flor de lótus"), de Nam-myoho rengue-kyo, simboliza o princípio de que a causa e o efeito existem simultaneamente em um único momento da vida.

Consequentemente, isso significa que a determinação de uma pessoa no presente determinará o futuro, ou o efeito pelo qual ela está se empenhando.

A determinação de uma pessoa é forte o bastante para mudar seu destino ? O poder da determinação opera nos níveis conscientes da psique humana ao passo que o carma existe nos níveis inconscientes, ou ainda mais profundamente.

Evidentemente a humanidade necessita de alguma força que possa alterar o ritmo da própria vida, e essa força é e sempre foi o Nam-myho-rengue-kyo.

Cientes dessa poderosa chave para inesgotável e inerente força vital dos seres humanos, as pessoas ficam confiantes de que podem fazer causas para libertar-se completamente do seu carma negativo.

Com essa chave, tudo o que resta é extrair a energia vital de Nam-myoho-rengue-kyo das profundezas de sua própria vida.

Isto é possível com uma firme e sincera recitação de Daimoku ao Gohonzon, a incorporação do Nam-myoho-rengue-kyo.
">object>
Fonte: Fundamentos do Budismo (capa verde) págs 35 a 37.

Exibições: 6

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço