Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

NÃO BUSQUE COERÊNCIA, BUSQUE TOTALIDADE


  Elisabeth Cavalcante
Um dos maiores equívocos cometidos por aqueles que vivem direcionados apenas pela razão é a insistência em querer encontrar coerência em todos os acontecimentos da vida.

Ocorre que a vida não é coerente, não no sentido em que nossa racionalidade compreende o significado dessa palavra. A vida tem suas próprias leis, seu dinamismo pertence à outra dimensão, que não é a da lógica humana.

Então, quando tentamos encaixá-la em nossos conceitos, ela nos parece totalmente caótica e sem sentido. A vida não tem qualquer intenção de nos criar problemas, ela simplesmente transcorre como deve ser, nossa mente é que faz de cada acontecimento um problema.

E, a partir daí, gera angústia, ansiedade, medo, infelicidade, uma torrente de emoções negativas, que nos paralisa e faz com que se torne impossível enxergar uma saída.

Enquanto não entendemos que o segredo é uma total aceitação de cada situação, - e o entendimento de que todas elas têm como objetivo fundamental trazer-nos algum aprendizado -, seguiremos lutando contra o fluxo natural da existência, numa tentativa vã de fazer com que ele sempre se amolde aos nossos desejos.

Viver de maneira total significa estar alerta, a cada momento, para tentar compreender a verdadeira intenção que se esconde por trás da aparente falta de sentido de tudo o que acontece em nossa vida.

Entregar-se em total confiança, com a certeza de que o divino sempre sabe o que é melhor para nós, exige uma mudança radical em nosso padrão de consciência. Por mais difícil que seja, sem esta transformação será impossível experimentar a paz e a felicidade com que tanto sonhamos.

"...A vida é paradoxal e o Zen é um simples espelho-reflexo da vida. Zen não é uma filosofia. As filosofias nunca são paradoxais, filosofias são muito lógicas - porque filosofias são construções mentais. O homem as faz. Elas são fabricadas pelo homem. Elas são feitas pelo homem, sob medida, logicamente organizadas, dispostas confortavelmente para que você possa acreditar nelas.

Todas as partes que vão contra a construção foram retiradas, erradicadas, jogadas fora. Filosofias não refletem a vida como tal - elas são escolhidas a partir da vida. Elas não são matérias-primas, elas são construções da cultura.
O Zen é paradoxal porque não é uma filosofia. Zen não está preocupado com o que a vida é. Zen considera que tudo deve ser refletido como é. Não se deve escolher - porque no momento em que você escolher, torna-se falso. Escolha traz inverdade. Não escolha, permaneça sem escolha - e você permanece fiel... Zen não é uma filosofia. Zen é um espelho. É um reflexo do que é...

Esta paradoxalidade é a própria natureza em si - dia e noite, verão e inverno, Deus e o Diabo estão juntos. O Zen diz que se você diz que Deus é bom, então, surge um problema depois: de onde vem o mal?

Isso é o que as religiões têm feito - cristianismo, islamismo, judaísmo, separaram Deus e o Diabo. O mal vem do diabo e tudo de bom vem de Deus. Deus quer o bem. Mas de onde é que vem o Diabo?

Então, eles estão em apuros e, finalmente, eles têm que admitir que Deus criou o Diabo também... Se o Diabo também é criado por Deus, então, Deus permanece a assinatura única da existência, então Deus continua a ser o único autor.

Então, tudo o que está acontecendo está acontecendo através dele - e ele é paradoxal. Isso é o que o Zen diz: Deus é paradoxal, tão paradoxal quanto a própria existência. Deus não é nada, mas um outro nome para a existência, para a totalidade da existência.

Depois de entender isso, a paradoxalidade, um grande silêncio surge em você... Zen traz grande saúde para a humanidade. Ele diz que você é ambos. Aceite ambos. Não negue, não escolha; aceite ambos. E nesta aceitação há uma transcendência, eis o que um homem sagrado é, - nem bom, nem mal, ou ambos... E quando uma pessoa é ambos, consciente de ambos, os opostos se anulam.

Apenas tente entender isso, é uma das chaves mais fundamentais. Quando você aceita tanto o bom como o ruim e você não escolhe, o mau e o bom se anulam, o negativo e o positivo se anulam. De repente, há silêncio, não é nem bom nem ruim, é apenas a existência, sem julgamento.

Zen é não-julgamento. É não-condenação. É não-avaliação. Ele lhe dá a liberdade absoluta para ser".

OSHO - Zen: O Caminho do Paradoxo

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Roberto Farraz Silveira Junior em 15 março 2013 às 17:42

Muito Obrigado Sonia...Abraços

Comentário de manuel maria cordovil em 14 março 2013 às 8:12

GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO PELA SUA PROFUNDIDADE E VERDADE, SÓ QUE NO FINAL HÁ UMA APARENTE CONTRADIÇÃO, QUANDO SE DIZ: "ELE (ZEN ou DEUS o que lhe quisermos chamar) LHE DÁ A LIBERDADE ABSOLUTA PARA SER" O QUE CONISIDERO PESSOALMENTE CORRECTO.

Mas, sempre que existe LIBERDADE  para algo, é porque existe escolha entre aceitar esse algo na sua totalidade, apenas em parte ou rejeitá-lo. Portanto, aqui parece-me que passa a existir uma escolha para Ser (a sua essência) ou apenas ser uma parte do Ser e isso, quanto a mim, é que define o nosso estágio.

MM Cordovil

Comentário de elisio josé da silva lopes em 13 março 2013 às 22:12

Paz e bem.Muito grato querida amiga  Bela mensagem.

Comentário de Maria de Lourdes Lima Frutuoso em 13 março 2013 às 21:37

 Célia,gostei desta mensagem postado por Sonia, com grande encinamento que devemos buscar a totalidade e  nao a querência

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2025   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço