Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Todos nós estamos sujeitos a algum tipo de manipulação e a forma mais comum disto acontecer é quando as pessoas fazem uso do nosso Ego. Nunca desejamos que alguém tenha mal julgamento a nosso respeito; sempre achamos que devemos corresponder às expectativas alheias para não deixar decair nosso conceito.Existem pessoas que são hábeis na arte de manipulação e nos deixamos ser manipulados pelos outros, querendo ser admirados super humanos.

Todos os seres humanos são capazes de ignorar um insulto, mas ninguém resiste a um elogio e o manipulador sabe disso. É sempre aquela velha história: alguém chega de mansinho e vai massageando sua auto-imagem: " Você é tão especial, tão inteligente, tão bacana..." e logo depois vem o pedido: "Será que poderia me fazer um favorzinho?..." Depois de tantos elogios, logicamente você dificilmente conseguirá evitar esse favor.

Mesmo que esteja sem tempo, sem dinheiro, sem condições ou mesmo sem disposição para atender, você acaba concordando. E quando você resiste, tem outra tática que é chantagem emocional: "Puxa, eu não esperava isso de você, pensava que podia contar com você..." Nesse momento você se sente a pior pessoa do mundo, se deprime, se sente a pessoa mais cruel do mundo.

Se você entrar no jogo da chantagem emocional, não querendo decepcionar os outros a seu respeito pelo medo de que a sua imagem de pessoa boa e solícita seja ameaçada, você concordará e atenderá o pedido. É provável que faça até mais do que foi solicitado. Pronto, a pessoa manipuladora conseguiu fazer você atender o pedido dela. 

O jogo da manipulação é cruel porque você se vê na obrigação de fazer tudo o que a outra pessoa espera de você e ainda se sente em gratidão por estar nesta condição. Pais fazem isto com os filhos e filhos fazem isso com os pais; professores com os alunos, alunos com professores; patrões com empregados, empregados com patrões; marido com a mulher, a mulher com o marido, acontecendo também entre namorados, amigos, vizinhos, colegas etc. Até o seu cachorro pode te manipular se você não estiver atento e atender às suas exigências. 

Ajudar ao próximo é algo bom e útil, porém somente podemos e devemos ajudar aos outros, dentro das nossas condições e das nossas possibilidades. É necessário reconhecer que não podemos atender a tudo e a todos. Temos os nossos limites e, aprender a dizer "não" em certas situações é um modo de evitar dissabores, preocupações, prejuízos além de termos mais tempo para cuidar de nossos próprios interesses. Desistir de preservar uma imagem do ser perfeito, o exemplo de bondade do mundo; desistir de ser bom Samaritano durante 24 horas por dia, é o começo para não ser uma pessoa manipulável.

Nem sempre ser bom demais para todos é sinal de ser bom para si mesmo. A bondade tem seus limites e, se você distruibuir muita bondade, pagará caro por isso. Quando você aprende a respeitar seus próprios limites e coloca um limite para atender aos outros, você com certeza perderá a fama de bonzinho e queridinho de todos. No entanto, você estará separando o joio do trigo, ou seja, é a sua oportunidade de conhecer aqueles que gostam realmente de você e conhecer aqueles que se relacionam com você apenas por interesse.

Se você quer aprender a não ser manipulável, aprenda sobre as principais táticas usadas no jogo da manipulação. Abraham Maslow, psicólogo humanista, propôs uma classificação das necessidades humanas. Para ele há cinco tipos de necessidades: fisiológicas - segurança íntima, física e psíquica - de amor e relacionamentos - de estima e autoconfiança - autorrealização. 

JOGO DAS LÁGRIMAS
Todo ser humano se sente desconfortável diante das lágrimas dos outros e acaba se rendendo aos apelos dos outros. A solução é não concordar imediatamente. Qualquer solicitação deve ser analisada e não sob pressão. Diga: "Conversaremos quando você estiver mais calma..."

JOGO DOS SUBORNOS E RECOMPENSAS
A abordagem pode ser usada através da sedução com presentes e sensualidade, compartilhamento de informações e segredos visando manipular para que você faça algo. A solução é não se render à solicitação, não se venda por presentes, não seja corrupto. Se alguém lhe conta algo particular e logo pede empréstimos ou presentes, diga-lhe que está economizando para comprar algo para si. 

JOGO DO LISONJEAMENTO 
Egos são coisas fantásticas e se derretem diante de elogios. Desconfie diante de muitos elogios que precedem a uma solicitação. Apenas agradeça os elogios e negue a solicitação.

JOGO DO USO DOS AMIGOS 
Uma pessoa astuta sabe que usar um amigo seu que seja querido poderá render a ela o que quiser. A solução é simples: ignore os pedidos que não sejam feitos diretamente a você, não ceda à pressão de amigos. E, se tiver que negar, negue. 

JOGO DO AFASTAMENTO, ESCONDE-SE E NÃO LIGA
Existem aquelas pessoas que somem, desaparecem, afastam ou emudecem só para que sua ausência ou silêncio desperte saudades e sirva de pretexto para pedir um favorzinho, um presentinho etc. Ignore o afastamento ou pergunte o motivo. Se vier o pedido de um favor depois de um sumiço, negue. Não se deixe manipular. 

JOGO DAS DESGRAÇAS
Existem pessoas criativas e que tem uma super imaginação para criar estórias fantásticas de desgraças, com detalhes tão espetaculares que você termina acreditando. Se você não sabe sobre a veracidade dos fatos, apenas lamente e não se disponha logo de imediato a remediar as desgraças dos outros. Essa é a manipulação que desperta o seu espírito salvador e que muitas vezes te faz embarcar em grandes mentiras.

JOGO DO FAZER-SE DE BURRO/PERDIDO 
Tem pessoas que se fingem de burras e perdidas porque isso realça o espírito cavaleiro e salvador que existe em você, e assim elas podem obter ajuda. Perceba quando realmente uma pessoa necessita de ajuda. Não deixe que seu ego fique alto se sentindo superior. Preste atenção: quem precisa de ajuda com certeza está fazendo alguma coisa, está tentando realizar algo. Não se torne um burro de carga fazendo tudo para os outros, enquanto eles recostados apenas admiram a própria capacidade de manipular você, para fazer tudo por eles... 

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Celia em 29 outubro 2012 às 9:21

Miklos querido, este texto é interessante, porém nada deve ser tomado como literal e absoluto.  Entendo que a liberdade está na consciência de SER e aí sim, concordo com você, praticar o desapego consciente nos coloca num caminho  nada fácil, mas perfeitamente possível.  Célia.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2019   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço