Para alguns dos povos nativos ele é também "O Arco da Nação" e representa todas as inter-relações entre cada membro da tribo, seu trabalho, suas verdades, suas leis, seus sonhos, suas visões e suas vidas.
Representa principalmente as inter-relações energéticas, espirituais e materiais que temos com a Mãe Terra o planeta onde vivemos, e como em qualquer círculo, se você tocar em qualquer parte da borda estará afetando a todas outras partes do círculo. Temos a crença que todas as coisas e todos os seres possuem algum tipo de espírito, e projetando essas inter-relações energéticas-espirituais-materiais podemos dizer que qualquer ação pessoal afeta a todas as coisas e todos os seres tanto no plano espiritual como no material.
Temos que considerar tudo que fazemos, pois somos também o começo e o fim deste circulo. Em outras palavras tudo o que sobe, desce e acaba voltando para nós, e algumas vezes ciclicamente num eterno retorno. Vou dar um exemplo. A poluição que soltamos na atmosfera é o ar o que respiramos, o que soltamos nas águas é o que estamos bebendo. Os animais e os peixes também respiram e bebem. A poluição penetra no solo onde crescem as plantas e nós nos alimentamos desse resultado, ou seja, por respirar, beber e comer o que produzimos, completamos nossa volta no círculo.
Aceitar o conceito do "Arco Sagrado" nos traz uma responsabilidade enorme. Pois se qualquer parte do círculo for perturbada, a vida como um todo também será perturbada de algum jeito.Qualquer arranhão ou pequena rachadura provocada no "Arco" acaba prejudicando a sua performance um todo. Esse conceito está por trás da religião e da cultura dos povos nativos norte americanos. O Arco é Sagrado porque representa a totalidade da sobrevivência física e espiritual, é uma teia holográfica de energia que sustenta e permeia toda a vida no universo. As representações do "Arco" que encontramos nas artes do nosso povo são apropriadamente "Símbolos Sagrados da Vida".
Há algumas lendas entre varias tribos relativas ao "Arco Sagrado". A maior parte delas nos previnem da quebra do "Arco" e as suas terríveis conseqüências para "O Povo". Se não mantivermos o equilíbrio das inter-relações do "Arco da Vida" ele poderá se quebrar e acabar com a vida sobre a Terra.
(Joeline R. Webber, Osage/Cherokee)
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz