Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

OS FATOS, NOSSA REAÇÃO EMOCIONAL E NOSSAS AÇÕES


Os fatos, nossa reação emocional e nossas ações

por Andre Lima - andrelimareiki@gmail.com

A não-aceitação é uma reação interior, separada do acontecimento que aparentemente é o responsável pela nossa forma de sentir e pensar naquele momento. Existem os fatos que surgem na nossa vida e eles são neutros. Embora muitos não saiam da forma que desejamos ainda assim eles são neutros. Separada dos acontecimentos, existe a nossa reação interior aos fatos. Pessoas reagem diferentemente ao mesmo acontecimento. Uns demonstram bastante irritação, enquanto outros lidam de forma tranqüila. 

Parece óbvio o que estou falando. Mas quando reagimos interiormente a alguma coisa, estamos inconscientemente misturando o fato à nossa reação como se fosse uma coisa só. Em determinadas áreas da sua vida, você reage em paz a alguma situação tipicamente estressante para a maioria, e não entende muito bem por que os outros se sentem tão incomodados. Ou até os compreende mas consegue enxergar que é possível sentir diferente. Já em algumas outras áreas você não consegue reagir com calma e cai no mecanismo de misturar a situação e a reação interior. As vezes você irá justificar dizendo que determinados fatos são fáceis e tem outros que não são. Entretanto, outras pessoas irão achar facil lidar com coisas que você acha difícil. Portanto, na verdade as situações serão sempre neutras, mas haverá diferença na forma como as pessoas lidam com elas. 

Boa parte das pessoas não consegue ver essa separação. Acham que a situação é que ruim. "Como poderia reagir diferente em uma situação como essa, não é possível!" "Como posso ficar em paz quando ocorre uma situação que eu não gostaria, não tem como!" 

É interessante aplicar *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo)em pessoas que estão nesse tipo de estado emocional de não-aceitação. A técnica vai dissolvendo os sentimentos negativos, até que se chega a um estado de paz interior. Mostro para o cliente que a situação que ele me trouxe não mudou absolutamente nada, mas o que mudou profundamente foi a sua reação emocional ao problema. 

Depois de dissolver os sentimentos, fica muito mais fácil agir e resolver o problema. Sem peso da carga emocional, o problema parece menor. E caso seja alguma situação onde não é possível fazer nada, também ficamos em paz aceitando que nada é possível fazer. Ao aplicar a EFT eu não dou essas explicações antecipadas ao cliente. Conduzo o trabalho dissolvendo pacientemente as emoções, até que ele atinja esse estado. E quando chega nesse ponto, explico racionalmente o que ocorreu para que haja um maior aprendizado e que ele carregue esta compreensão mais profunda para o seu dia-a-dia, evitando a criação de novos sentimentos de não aceitação.

A reação interior é sentida dentro de nós em forma de sentimentos e pensamentos negativos que surgem quando algo não sai conforme nossas expectativas. Esse  gatilho pode ser puxado nas mais diversas situações: quando uma pessoa é desagradável, o avião atrasa, um pagamento que não sai, a perda de algo material, o trânsito engarrafado. Enfim, o mecanismo pode ser acionado por qualquer coisa que não saiu conforme nossas expectativas. 

Imediatamente, surge uma força interior de resistência que reclama e se sente mal a respeito do ocorrido. São comentários mentais sempre impregnados com emoções de raiva, tristeza, medo e outros sentimentos: "Que atraso enorme do vôo, é horrível ficar aqui aguardando no aeroporto , eu já poderia ter chegado em casa". "E agora, o que vou fazer já que o pagamento não saiu?". "Nossa esse trânsito não anda de jeito nenhum, vou chegar atrasado, é um absurdo, a cidade não anda". 

Ao reagirmos interiormente, a situação exterior não muda em nada e criamos sofrimento. Esses sentimentos se manifestam quimicamente no nosso organismo, provocando uma série de reações desagradáveis. Todo sentimento negativo é produzido pelo cérebro em forma de substancia que é liberada para a corrente sanguínea, provocando efeitos em partes do corpo: contração de músculos e órgãos, sensação de aperto no peito, respiração mais curta, suor, queimação, calor, frio, dores no corpo e outras. O efeito repetido desses sentimentos acaba provocando problemas de saúde.  Se pudéssemos ver de fora o que a energia da não aceitação nos provoca, teríamos uma melhor noção da insanidade que é viver dessa forma. Imagine uma química venenosa, produzida pelo seu próprio organismo, prejudicando toda a sua fisiologia. 

E pra que tudo isso? É uma tentativa de mudar a situação; um mecanismo que ocorre de forma inconsciente. Como se o fato de reclamarmos pudesse mudar os acontecimentos que não nos agradam.  Aprendemos quando criança que se reclamarmos demonstrando toda nossa insatisfação seremos atendidos. O bebê chora, e logo os pais o atendem. É um mecanismo de sobrevivência utilizado pela criança. No entanto, carregamos esse padrão inconscientemente pela vida adulta parecendo ser algo natural. 

Nossa mente tenta nos convencer que é normal agir dessa forma. Depois do último artigo que escrevi "Aceitação é difícil. Ou seria fácil?" , recebi um e-mail de um leitor que contava que ficava em paz diante de muitas situações onde todos ficavam estressados. Ele se questionava se deveria agir como os outros. Agir da forma saudável lhe parecia estranho. Com o artigo ele compreendeu. A mente condicionada por várias gerações passadas tenderá a estranhar e querer agir como a maioria.   

Muitas situações irão demandar uma que você tome alguma ação. Mas não precisamos do desconforto interior para nos motivar a tomar qualquer atitude. Esse é também um condicionamento antigo: encontrar motivação para agir somente para se livrar de alguma dor. O ser humano quando está em equilíbrio, tem um impulso natural de crescer, expandir em todas as áreas da sua vida e atuar no mundo. Esse impulso natural é um poderoso motivador e já é suficiente para que possamos  tomar as atitudes que temos que tomar. 

Entretanto, por termos outros problemas emocionais ligados a auto estima baixa, não merecimento, sentimentos de não sermos capazes, acabamos encobrindo o impulso natural de expansão. Nesses casos, o sofrimento surgirá e será o nosso motivador para agirmos. Mas é importante ficar claro que, no fundo, não é necessário sofrer ou reagir interiormente para tomar qualquer ação. Tem sido dessa forma por milhares de anos, mas estamos entrando agora em um estágio da evolução da consciência onde isso não será mais necessário. 

André Lima - EFT Practitioner. 
*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: 
http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp e baixe o seu manual. 

Exibições: 180

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço