Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Pai Joaquim de Aruanda - A realidade e o maya

Joaquim:É a partir dos valores que a mente estabelece via pensamento que vocês seres humanos vivem. A vida humana é, na verdade, uma sucessão de pensamentos que vão passando e pelo poder de maya é transformada nas realidades que afirmam viver. Ou seja, pelo poder de maya os pensamentos se transformam em consciências. Mas, cada pensamento é só uma história. Ele não tem nada a ver com realidade.

As histórias criadas pela mente só ganham força de real porque são submetidas ao poder de maya. É ele age sobre o pensamento e transforma as formas, percepções e sensações e as movimentações que a mente cria em algo real para o ser humanizado. Justamente por estarem submetidas a esta ação é que a realidade que vocês vivem não é real, mas ilusão.

 

Para podermos falar sobre realidade temos que entender o conceito de tempo. Para isso, vamos ouvir Santo Agostinho, um dos seres espirituais que ajudaram na formação dos ensinamentos trazidos por O Livro dos Espíritos.

 

O que é realmente o tempo? Quem poderia explicá-lo de modo fácil e breve? Quem poderia captar o seu conceito, para exprimi-lo em palavras? No entanto, que assunto mais familiar e mais conhecido em nossas conversações? Sem dúvida, nós o compreendemos quando dele falamos e compreendemos também o que nos dizem quando dele nos falam. Por conseguinte, o que é o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; porém, se quero explicá-lo a quem me pergunta, então não sei. No entanto, posso dizer com segurança que não existiria um tempo passado, se nada passasse; e, não existiria um tempo futuro, se nada devesse vir; e não haveria o tempo presente se nada existisse. De que modo existem esses dois tempos – passado e futuro –, uma vez que o passado não mais existe e o futuro ainda não existe? E quanto ao presente, se permanecesse sempre presente e não se tornasse passado, não seria mais tempo, mas eternidade. Portanto, se o presente, para ser tempo, deve tornar-se passado, como poderemos dizer que existe, uma vez que a sua razão de ser é a mesma pela qual deixará de existir? Daí não podermos falar verdadeiramente da existência do tempo, senão enquanto tende a não existir”. (Confissões – Santo Agostinho)

 

Se no tempo de Santo Agostinho o conceito de tempo era de difícil compreensão, até hoje ainda o é. Compreender o que é passado, futuro ou presente é algo que a mente humana não possui elementos necessários para poder bem definir. Por isso, a questão do tempo não deveria ser de importância do ser humanizado. Mas, é...

Isso acontece porque a própria existência depende sempre de um tempo. Como existir se não houver tempo? Para vocês o fato de existirem está diretamente ligado a um período de tempo. Se isso é verdade, a própria realidade que vivem está também ligada a existência de um período de tempo. Por isso este tema é importante para nós quando falamos da realidade que o ser humanizado vive.

O passado já passou; o presente ainda não chegou. Estes dois momentos não entram no espaço do tempo que chamamos de realidade porque não existem mais ou ainda não começaram a existir. O passado deixa de ser realidade e vira lembrança; já o futuro se transforma em previsão, projeção etc. O único tempo, portanto que existe dentro da realidade é o presente.

Mas, qual o espaço de tempo que podemos chamar de presente?

 

Vejamos, portanto, ó alma humana, se pode ser longo o tempo presente, desde o momento que te foi concedido o poder de perceber e de medir-lhe a duração. Que me responderás? Talvez cem anos sejam um tempo longo? Considera primeiro: cem anos podem ser presentes? Se está transcorrendo o primeiro deles, este sim, é presente, mas os outros noventa e nove são futuros, isto é, ainda não existem. Se decorre o segundo, o primeiro é já passado, o segundo é presente e todos os outros são futuros. O mesmo acontece a cada um dos anos intermediários que escolhermos; apenas um será presente, os anteriores serão passados e os posteriores serão futuros. Portanto, cem anos não podem ser presentes. E o que está transitando poderá ser presente? Na realidade, se estamos no primeiro mês, os restantes são futuros; quando estivermos no segundo, o primeiro é passado e os outros ainda não existem. Portanto, nem mesmo o ano presente é totalmente presente. De fato, o ano é feito de doze meses; quando um deles está em curso é presente, enquanto que os outros são passados ou futuros. Nem sequer, porém, o mês que está decorrendo é presente, mas somente o dia.Tratando-se do primeiro dia, todos os outros são futuros; se trata-se do último, todos os outros são passados; se é um dia intermediário, está entre dois dias: um passado e um futuro”. (idem)

 

Aplique também o mesmo sistema usado por Santo Agostinho neste trecho ao dia, à hora ou mesmo ao minuto que compõe a sua existência e verá que o presente não pode ser medido. Mesmo o segundo que você vivencia pode ser desmembrado em outras unidades e com isso cada um destes desmembramentos será um presente.

O presente, portanto, não pode ser medido. Sendo assim, ele não é um período de tempo e se isso é real, ele é, como afirmou Santo Agostinho, uma eternidade. Como eternidade ele é estático já que qualquer movimentação que existisse teria que abranger diversos presentes.

Apenas para fins didáticos, mas não imaginando que vocês conseguirão compreender, afirmo que o que vocês chamam de tempo é uma sucessão de presentes que se sobrepõem sem que isso denote um espaço de tempo. Na verdade são sempre presentes que vão existindo separadamente.

Para explicar um pouco melhor o que acabei de afirmar reporto a um conhecimento de vocês: o desenho animado. A animação que vocês vêem nos filmes são uma sucessão de desenhos estáticos (presentes). Cada fotograma possui um desenho e a aparente movimentação dos elementos desenhados só é alcançada quando os fotogramas se sucedem a uma determinada velocidade.

Esta é a realidade que vocês vivem. As movimentações que vocês percebem a cada momento das suas existências só existem porque os presentes (fotogramas) se sucedem numa velocidade que lhe cria a ilusão de estarem ocorrendo realmente.

Estão surpresos com o que disse? A própria ciência de vocês ensina isso...

Como se dá a ilusão da movimentação dos elementos que estão em um fotograma do cinema? Segundo a ciência é por um processo chamado persistência da visão, persistência retiniana ou retenção retiniana. Esse processo designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção. Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano levaria uma fração de tempo para esquecê-la. Assim, quando os fotogramas de um filme de cinema são projetados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores com os seguintes, provocando a ilusão de movimento: um objeto colocado à esquerda num fotograma, aparecendo à direita no fotograma seguinte, cria a ilusão de que o objeto se desloca da esquerda para a direita.

Este é o mesmo processo que dá ao ser humanizado a idéia da existência da movimentação das coisas no mundo humano. A ciência o chama de persistência da visão, mas nós que acreditamos que exista um algo além da matéria que nos foi ensinado pelos mestres da humanidade, o chamamos do inescrutável poder de maya, como Krishna o fez.

Por favor, levante sua mão agora. Para você o processo de levantar uma mão é uma realidade, mas isso não pode ser assim, pois durante ele aconteceram diversos presentes. Na verdade foi uma sucessão de imagens estáticas – uma a cada mínima posição que mão ocupou ao se levantar – que aconteceram em sucessão e que o poder de maya juntou tudo numa movimentação só.

Aí está, portanto, a sua realidade: figuras estáticas que pela força de maya ganham movimentação que são atribuídas a sujeitos e qualificadas pela mente através de pensamentos. Estas são as consciências que vocês possuem e que servem de provação aos espíritos quando encarnados.

 

Espiritualismo Ecumênico Universal

www.meeu.com.br

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço