A luta contra si mesmo depende do limite até onde cada um está disposto a ir. Não se trata de uma questão se isso é possível ou não. Trata-se apenas da disposição para fazer ou não.
Por isso tenho deixado bem claro: quem está buscando vencer a si mesmo, ou seja, libertar-se das verdades criadas pela mente humana, precisa estar bem consciente do que quer para si. Aquele que não está consciente do que quer, tem um limite de verdades que é capaz de enfrentar; aquele que está determinado a vencer-se, se aprofunda mais na luta.
A questão, portanto, não é se isso é possível ou não, mas até onde cada um está disposto a ir ou até onde vai o desejo de fazer.
Uma caminhada não pode ser começada sem que antes ela seja planejada com antecedência. Neste planejamento as pessoas devem estabelecer o limite onde querem chegar. Para isso precisam conhecer o que vão enfrentar.
Quem vai enfrentar suas verdades vai combater o que? A humanidade, os hábitos e costumes humanos, a moral societária, os padrões de certo e errado com os quais os seres humanos convivem. Por causa disso, terá também que enfrentar a acusação de quem está apegado a estas coisas, será considerado anormal pelos padrões humanos. Poderá ser abandonado, caluniado, perseguido e criticado pela sociedade em que vive.
Até que ponto você está disposto a ir neste processo? É isso que determina o quanto você vai conseguir. Aquele que quiser lutar contra si mesmo, mas não estiver disposto a receber estas consequências inevitáveis da sua luta, não irá muito longe. O ponto aonde chegará será determinado pela sua disposição de receber tudo isso e manter-se fiel à sua busca.
Aquele que quiser preservar suas amizades, que achar importante ser elogiado, que receber como vitória apenas o reconhecimento dos outros, pouco andará. Mas, aquele que, fiel à sua determinação, não se importar com isso, alcançará desapegos mais profundos.
Portanto, se o desapegado tem calado em seu coração, conheça o que vai enfrentar, conheça as batalhas que deverá travar e verifique até que ponto quer chegar durante essas batalhas. Isso determinará o ponto que alcançará.
Fonte: Site do Espiritualismo Ecumênico Universal : www.meeu.com.br
Blog dedicado ao amigo espiritual Joaquim de Aruanda, mentor do Espiritualismo Ecumênico Universal: http://espiritualismoespiritualista.blogspot.com/
Espiritualismo Ecumênico Universal no Facebook : http://www.facebook.com/paginadoeeu
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz