Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Rachadura na magnetosfera causa tempestade magnética na Terra

Rachadura na magnetosfera causa tempestade magnética na Terra

visitem o link, tem uns vídeos explicativos

 

Em 29 de dezembro de 2010, os cientistas espaciais foram quase pegos de surpresa ao detectarem uma rápida tempestade geomagnética sem motivo aparente. A tempestade foi prevista com menos de duas horas de antecedência através de modelos matemáticos e provocou fortes auroras nas latitudes mais elevadas.

 

Aurora Boreal sobre o círculo polar ártico

De acordo com os pesquisadores do Centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA, SWPC, o fenômeno não foi causado devido às tempestades aleatórias que ocorrem na superfície solar, mas por uma rachadura que se abriu na magnetosfera da Terra e que permitiu que o vento solar penetrasse nas camadas mais elevadas da atmosfera.

A tempestade dessa terça-feira foi classificada como de classe G1, de pequena intensidade, e por não ter sido causada por distúrbios de forte intensidade na superfície do Sol, não provocou alterações no fluxo de raios-x registrado pelos satélites geoestacionários que medem a energia emitida pela estrela. Em outras palavras, a tempestade geomagnética não deu sinais de que iria ocorrer.


Rachaduras
Apesar de invisível, nosso planeta é cercado por uma espécie de bolha magnética chamada magnetosfera, criada pelos movimentos ocorrem na região dos núcleos da Terra. Essa bolha é fundamental para a proteção do Planeta contra as partículas emitidas pelo Sol e sem ela a vida na Terra seria praticamente impossível.

No entanto, estudos recentes mostraram que algumas vezes essa bolha desenvolve enormes rachaduras que podem permanecer abertas por horas. Quando isso acontece, as partículas solares penetram em nosso planeta e ionizam a ionosfera a 160 km de altitude, produzindo os distúrbios geomagnéticos como o ocorrido nesta terça-feira.

Os primeiros trabalhos sobre as rachaduras na magnetosfera foram realizados em 1961, por Jin Dungey, do Imperial College, no Reino Unido. As pesquisas mostraram que a anomalia podia se formar quando o campo magnético das partículas vindas do sol tinha orientação oposta a do campo magnético em algum ponto da Terra. Nessas regiões, os dois campos magnéticos podem ser interligar através de um processo chamado "reconexão magnética", criando uma trinca no escudo através do qual as partículas eletricamente carregadas do vento solar poderiam fluir.

Em 1979, o cientista Goetz Paschmann, ligado ao laboratório de física extraterrestre do Instituto Max Planck, na Alemanha, detectou as rachaduras utilizando o satélite de exploração solar ISEE (International Sun Earth Explorer). No entanto, devido à órbita o satélite permanecia pouco tempo sobre as falhas, não permitindo saber se as fendas eram temporárias ou se permaneciam estáveis por longos períodos.

As mais modernas observações começaram a ser feitas em 2003 com auxílio do satélite IMAGE, especializado no estudo da magnetosfera. De acordo com as pesquisas, diversas auroras de prótons foram registradas sobre a região do Ciclo Polar Ártico, alimentadas pelo vento solar que penetrava por rachaduras na magnetosfera. Em alguns casos essas fendas tinham o tamanho da Região Sudeste do Brasil e permaneciam abertas por mais de 9 horas ininterruptas. Outras observações mostraram rachaduras duas vezes maiores que a Terra a uma altitude de 60 mil quilômetros.


Foto: Imagem registrada às 14h41 (hora de Brasília) de 28 de dezembro de 2010 pelos satélites F17 do Departamento de Defesa dos EUA. No topo, a cena mostra intensas auroras boreais sobre o círculo polar ártico, provocadas por uma rachadura momentânea na magnetosfera terrestre. Para se ter uma ideia do brilho dessas auroras, os pontos amarelos mostrados sobre as áreas continentais causados pela iluminação das grandes cidades. Crédito: US Navy's Fleet Numerical Meteorology and Oceanography Center/Apolo11.com
 

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 -http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Rachadura_na_magnetosfe...

 

ps: Estou postando para INFORMAÇÃO e não para "apavoração".

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Maria José de Oliveira Benites em 17 janeiro 2011 às 21:56
Precisamos cuidar da nossa Terra com carinho, atenção e respeito.
Comentário de Jane em 11 janeiro 2011 às 9:40
Qdo o homem vai perceber que somos responsáveis por tudo o que está acontecendo com o nosso maravilhoso planeta?  Shalom
Comentário de Maria Regina Carvalho de Paula em 11 janeiro 2011 às 7:13
Amiga, obrigada pela informação! É incrível o que a ciência já pode descobrir e informar.Vi alguns filmes de ficçao científica que hoje podemos dizer que já não é mais ficção...NAMASTÊ!
Comentário de Luis Fernando Souza de Souza em 9 janeiro 2011 às 22:22
Talvez esse fenomeno, explique a mortandade de Pássaros e peixes, pois deve ter ocorrido aumento da temperatura das águas.
Comentário de Lucia Hiunes em 9 janeiro 2011 às 21:33

Obrigada por partilhar as informações. Acompanho com atenção esses assuntos.

Abraços

Comentário de Jucilene em 9 janeiro 2011 às 16:55
Em relação a mortes de passáros... isso me remete aquele filme "O núcleo". Onde no inicio do filme, se me recordo bem, os passáros perdem o rumo e caem durinhos no chão e pessoas com marcapassos também são afetadas pela desacelerada do núcleo da terra o que afetaria o campo magnético da Terra e poderia culminar na parada total do núcleo. Outro filme interessante "Tempestade magnética ou Polar Storm"... tem um tema parecido e que fala também dessas rachaduras que permitia a entrada desses raios solares e a aparição das auroras boreais por várias regiões do planeta afetando a vida na Terra e causando inclusive os terremotos.
Comentário de Jorge Guberte em 9 janeiro 2011 às 14:16
Aliás, qual será o propósito maior dessa rachadura? ;)
Comentário de Jorge Guberte em 9 janeiro 2011 às 14:16
Simone, talvez a causa da morte dos pássaros sejam ondas de ar gelado... perdi o jornal no dia que iam falar a causa, haha, mas deve ser isso.
Comentário de mario w. wallace em 9 janeiro 2011 às 13:42
Fenómenos naturais.  Graves são as rachaduras na magnetoética, na magnetoconsciência, e assim por diante.
Comentário de antonio macedo da rocha em 9 janeiro 2011 às 6:54
É bom saber, disso e mais para estarmos prevenidos para certas catástrofes naturais, que sendo detectadas a tempo, podem salvar muitas vidas e bens. Mas tudo o que acontece a nível planetário, tem que acontecer. Lembremos que a terra se movimenta num campo magnético muito intenso e forte, que há fricções, rachaduras provocadas pela incidência anormal dos raios solares sobre a terra, etc...Não vou adiantar mais porque não sou cientista ligado ao tema.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço