Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

RACISMO NAS RELIGIÕES

 

Kardec, em sua época, ainda muita atrasada em

antropologia, recebeu também essas

influências racistas.

 

            No passado, tanto a Filosofia quanto a Teologia e a própria Ciência eram como que cegas diante de muitas coisas tidas como certas e morais, e que são absurdos para nós, hoje, do Terceiro Milênio.

            Exemplificando, as civilizações antiga, medieval e mesmo moderna da raça branca tinham preconceitos de toda espécie contra as pessoas de outras raças, principalmente com relação aos negros e indígenas. As religiões não só toleravam os absurdos preconceitos raciais, mas até os apoiava, abertamente. E houve a lamentável escravidão da raça negra, em vários países ocidentais, até o século XIX, inclusive no Brasil. Assim, muitos dos avós de nossos irmãos negros de hoje foram escravos.

            O napolitano santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação redentorista, proibiu o ingresso de negros na sua Congregação Redentorista, proibiu i ingresso de negros na sua congregação. Justificou isso dizendo que era para evitar que quando um padre negro fosse visto pregando missão por um não católico, este fizesse chacotas gritando: “Cala a boca urubu!”. O grande santo Afonso, o maior moralista da Igreja, talvez hoje n ão cometesse tal erro. Aliás, os redentoristas há muito que não seguem essa norma do seu fundador.

            Dom Silvério Pimenta foi arcebispo de Mariana (MG), entre o final do século XIX e princípios do século XX. Era negro, muito inteligente e membro da Academia Brasileira de letras. Participou do Concílio Ecumênico Vaticano I (1870). Com tal brilho ele discursou em latim, numa assembleia de bispos, arcebispos e cardeais, que uma dessas autoridades eclesiásticas, referindo-se a ele, proferiu a famosa e história frase latina: “Niger sed sapiens” (Negro, mas sábio). Essa frase é racista, pois dá a entender que era estranho um negro ser assim tão inteligente como dom Silvério era, quando se sabe, hoje, que a inteligência nada tem a ver com a raça, mas com o espírito.

            O próprio Paulo de Tarso via a escravidão com naturalidade, como no caso do escravo Onésimo (Carta a Filemon, em seu único capítulo).

 

RACISMO E ESPIRITISMO

            E Kardec, em sua época, ainda muita atrasada em antropologia, recebeu também essas influências racistas erradas, como se vê em matéria de sua Revista Espírita. Mas ele mesmo disse que se no futuro houvesse alguma contradição entre um ensino da doutrina espírita e a Ciência, que se seguisse a Ciência.

            Ademais, os espíritos da codificação e ele próprio foram rigorosos contra escravidão dos negros, e defenderam a igualdade de todos os povos (O Livro dos Espíritos, questões 54, 831 e 918; e O Evangelho Segundo O Espiritismo, cap. 17, item 3).

 

 

Realmente, houve muitos erros graves por causa do atraso evolucional da humanidade do passado, os quais, hoje, seriam tidos como imorais e até criminosos em, praticamente, todo o mundo civilizado.

 

 

 

REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO  -  POR:   José Reis Chaves

 

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço