Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

RELIGIÃO POR VIVEKANANDA

 

         Acredito que uma das melhores definições de religião ou do ideal religioso, encontrei nas palavras de Vivekananda e de seu Mestre Sri Ramakrishna, abaixo estão algumas destas palavras do livro “Vivekananda – O Professor do Mundo” – Ed.Madras - 2007:

 

“Essa é a mensagem de Sri Ramakrishna para o mundo moderno: “Não se importe com doutrinas, não se importe com dogmas, seitas, igrejas ou templos. Eles contam muito pouco quando comparados à essência da existência em cada homem, que é a espiritualidade, e quanto mais um homem a desenvolve, mais poder ele tem para o bem. Mereça isso primeiro, adquira isso e não critique, pois todas as doutrinas e credos têm um bem neles. Mostre com sua vida que a religião não significa palavras, nomes ou seitas, mas sim percepção espiritual. Apenas aqueles que sentiram podem entender. Apenas aqueles que alcançaram a espiritualidade podem comunicá-la aos outros, podem ser professores da humanidade. Apenas eles são os poderes da luz.”

 

“A religião é realização – e não conversa, doutrinas ou teorias, não importando quão lindas elas forem. É ser e tornar-se – e não ouvir ou reconhecer. É a alma toda mudando naquilo que ela acredita. Isso é religião.”

 

“A religião não consiste em doutrinas e dogmas. Ela não é o que você lê nem os dogmas que você acredita ser importantes, mas o que você percebe. “Abençoados os puros de coração, pois é vosso o Reino dos Céus”, sim, nessa vida. E isso é a salvação. Há aqueles que ensinam que isso pode ser ganho pelo murmúrio de palavras. Mas nenhum grande Mestre ensinou que se necessitava de formas externas para a salvação. O poder de alcançá-la está dentro de nós. Nós vivemos e agimos em Deus. Credos e seitas desempenham seu papel, mas são para crianças, elas duram apenas temporariamente. Livros nunca fazem religiões, mas religiões fazem livros. Nós não devemos nos esquecer disso. Nenhum livro criou Deus, mas Deus inspirou todos os grandes livros. E nenhum livrou jamais criou uma alma. Nós não devemos nos esquecer disso.”

 

“A finalidade de todas as religiões é a percepção de Deus na alma. Essa é a única religião universal. Se houver uma verdade universal em todas as religiões, eu a coloco aqui – em perceber Deus. Os ideais e métodos podem mudar, mas esse é o ponto central.”

 

“Se for verdade que Deus é o centro de todas as religiões e que cada um de nós está indo em direção a ele ao longo de um desses raios, então é certo que todos nós devemos alcançar esse centro e nesse lugar, onde todos os raios se encontram, todas as nossas diferenças acabarão. Mas até que alcancemos isso, as diferenças devem existir. Todos esses raios convergem para um mesmo centro. Uma pessoa viaja, de acordo com sua natureza, ao longo de uma dessas linhas e a outra ao longo de outra linha; e se nós todos empurrarmos adiante ao longo de nossas linhas, nós chegaremos ao centro, porque “todos os caminhos levam a Roma.””

“Nós vemos que em cada religião há três partes – digo, em toda religião grande e reconhecida. Primeiro, há a filosofia, que apresenta todo o âmbito daquela religião, estabelecendo seus princípios básicos, seu objetivo e os meios para atingir esse objetivo. A segunda parte é a mitologia, que é a filosofia feita concreta. Ela consiste de lendas relacionadas às vidas dos homens ou seres sobrenaturais. Ela é a filosofia abstrata feita concreta pelas vidas mais ou menos imaginárias dos homens e seres sobrenaturais. A terceira parte é o ritual. Essa é ainda mais concreta e feita de formas e cerimônias, várias atitudes físicas, flores e incenso e muitas outras coisas que agradam aos sentidos.”

 

“Você descobrirá que todas as religiões reconhecidas têm esses três elementos. Algumas dão mais destaque a um, outras a outro.”

 

“Deus gostaria que todos os homens fossem assim constituídos; que em suas mentes todos esses elementos – filosofia, misticismo, emoção e trabalho – estivessem presentes da mesma maneira. Esse é o ideal, meu ideal de homem perfeito. Todo aquele que tem apenas um ou dois desses elementos eu considero parcial e unilateral. Esse mundo é quase repleto desses homens unilaterais, que possuem o conhecimento daquela única estrada na qual eles se movem e para quem qualquer outra coisa é perigosa e horrível. Meu ideal de religião é tornar-se equilibrado de forma harmoniosa em todas essas quatro direções. Esse ideal é atingido pelo que nós na Índia chamamos yoga – união. Para o trabalhador, é a união entre ele mesmo e toda a humanidade; para o místico, a união entre seu Self inferior e seu Self superior; para o amante, a união entre ele mesmo e o Deus de amor; e para o filósofo, a união de toda a existência. Isso é o que queremos dizer por yoga. Esse é um termo sânscrito e essas quatro divisões do yoga têm, em sânscrito, nomes diferentes. O homem que busca esse tipo de união é chamado yogue. O trabalhador é chamado karma-yogue. Aquele que busca união pelo amor é chamado de bhakti-yogue. Aquele que busca pelo misticismo é o raja-yogue. E aquele que busca pela filosofia é o jnana-yogue. Então, essa palavra yogue compreende todos eles.”

 

“Se algum dia houver uma religião universal, ela deve ser uma que não tenha local no tempo ou no espaço; que será infinita, como o Deus que pregará e cujo sol brilhará sobre os seguidores de Krishna e de Cristo, sobre santos e pecadores, da mesma maneira; que não será brâmane ou budista, cristã ou muçulmana, mas a soma total de todas essas e ainda ter espaço infinito para desenvolvimento; que em sua universalidade abraçará com seus braços infinitos e encontrará um lugar para todo ser humano, do selvagem rastejante mais baixo, não muito longe do bruto, ao homem superior, elevando-se pelas virtudes de sua cabeça e coração quase acima da humanidade, fazendo a sociedade ter temor dele e duvidar de sua natureza humana. Será uma religião na qual não haverá lugar para perseguição ou intolerância em seu sistema, que reconhecerá a divindade em todo homem e mulher, e cujo âmbito todo, cujo esforço toda, estará centrado em ajudar a humanidade e perceber sua própria natureza divina e verdadeira.”

“Ofereça essa religião e todas as nações o seguirão. O conselho de Ashoka era um conselho da fé budista. O de Akbar, embora mais com essa finalidade, foi apenas uma reunião de gabinete. Foi reservado à América proclamar para todos os cantos do globo que o Senhor está em toda religião.”

“Possa Ele, que é o Brahma dos hindus, o Ahura-Mazda dos zoroastras, o Buda dos budistas, o Jeová dos judeus, o Pai no céu dos cristãos, dar forças para vocês levarem adiante sua nobre ideia! A estrela nasceu no oriente; ela viajou com calma para o ocidente, às vezes ofuscada, brilhante, em outras, até que fez um circuito no mundo e agora está aparecendo de novo no horizonte do oriente, as fronteiras do Sanpo, mil vezes mais brilhante do que antes.”

 

 

 

Teologia de Umbanda Sagrada – EAD – Curso Virtual

Ministrado por Alexandre Cumino

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço