Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Resgatando o respeito e a compaixão pelos animais...Você sabe o que é ser vegan?

 

Muitas pessoas ainda não conhecem este termo. É uma palavra relativamente nova e que não consta na maioria dos dicionários. Veganismo é uma filosofia de vida, e Vegan, quem a segue no seu dia a dia.

Para começar podemos dizer que vegans são vegetarianos. Você sabe o que é ser vegetariano. Vegetarianos não comem carne. Existem algumas motivações para tornar uma pessoa vegetariana. Alguns são vegetarianos por questões de saúde. Outros por questões religiosas. Algumas pessoas por terem nojo de carne. Alguns por terem piedade dos animais. Os veganos têm outra motivação.

Os vegans reconhecem que os animais têm direitos. Principalmente direito à Vida e à Liberdade. Para ser coerentes com este princípio, os vegans são contra a exploração dos animais, seja para quaisquer fins. Portanto, contra a utilização dos animais como comida carne, leite, etc), vestuário (casacos de pele, sapatos e cintos de couro), diversão (rodeios e circos), experiências científicas, comércio de animais, etc.

Os vegans acreditam que o planeta existe para os homens e para os animais, e que é possível para a humanidade seguir seu curso sem explorar as outras espécies. De certa forma comparam o especes-mo (atitude tendenciosa de alguém a favor dos interesses de membros de sua própria espécie e contra os de outras) ao racismo e ao sexismo.

O veganismo não é apenas um movimento de defesa dos direitos dos animais. Ele também tem reflexos em outras áreas da nossa vida. Na nossa saúde: apesar de muitas pessoas acreditarem que nosso corpo necessita de alimentos de origem animal, a realidade é exatamente o oposto. Muitas doenças cardíacas, vasculares, dermatológicas e alérgicas estão relacionadas à ingestão de carnes, gorduras e leite. Vegans e vegetarianos estatisticamente são mais saudáveis que onívoros.

No meio ambiente: existe uma relação importante entre o consumo de carne e a devastação do meio-ambiente. As últimas florestas como a Amazônia, são devastadas para virar pasto, ou para plantar soja para fazer ração para alimentar milhões de cabeças de gado. Os gases emitidos pelo metabolismo destes ruminantes contribuem significativamente para o efeito estufa e o aquecimento global, e a uréia dos seus excrementos contamina o solo e os rios. A água doce cada vez mais escassa é utilizada abundantemente na criação industrial.

No combate a fome: uma tonelada de vegetais para alimentar as pessoas equivale a uma tonelada de alimentos, porém uma tonelada de vegetais para alimentar o gado vai se transformar em menos de 200 quilos de carne, ou seja, desperdiçamos 80% deste alimento para converte-lo em carne, o que é extremamente ineficiente para um planeta com milhões de pessoas passando fome. Se todos fossem vegetarianos poderíamos ter cinco vezes mais alimentos disponíveis e ainda preservar nossas últimas florestas. Portanto ao se tornar um vegan você contribui com os animais, com sua saúde, com o planeta e o meio-ambiente.

Pense nisso e leia mais sobre o assunto.

Wilson Grassi Médico Veterinário Autor do livro: Seja Vegano

Exploração animal

A triste vida das galinhas poedeiras

A indústria de produção intensiva de ovos envolve proces-sos tão ou mais cruéis que a indústria alimentar da carne. As galinhas poedeiras vivem encarceradas em gaiolas de arame, sem fundo, o que resulta, muitas vezes, em ferimentos nas patas. As gaiolas são de um tamanho tão reduzido que as galinhas não conseguem sequer rodar sobre si próprias ou bater as asas.

Chegam a viver até sete galinhas por gaiola amontoadas umas sobre as outras. Não lhes é permitido qualquer tipo de liberdade para desenvolverem comportamentos naturais, como esgravatar o solo com o bico em busca de alimento ou empoeirarem-se para se refrescarem.

O ambiente de armazém super po-voado, causador de imenso stress, as faz desenvolver comportamentos estereo-tipados que podem pôr em risco a sua eficácia enquanto poedeiras. Por isso, os criadores desenvolveram métodos que evitam comportamentos indesejados por parte das aves: transformam o ambiente do armazém de modo a que as galinhas permaneçam em semi-escuridão e cortam-lhes os bicos a sangue a frio, utilizando uma lâmina quente, sem qualquer tipo de anestesia.

Quando a produção de ovos cai, lhes é retirado o alimento e os períodos que passam em escuridão alargam-se por mais de um mês. O objetivo é criar um choque corporal no animal para alterar novamente o seu ciclo de produção de ovos, de maneira a obter uma taxa produtiva mais alta.

Naturalmente que para um produtor dono de uma destas fábricas é mais rentável negligenciar os cuidados àquelas que adoecem e deixá-las morrer do que investir em melhorias de condições.

As galinhas menos resistentes e incapazes de continuar a pôr ovos são encaminhadas diretamente para o matadouro e, por vezes, são lançadas vivas numa espécie de triturador. Os restos das galinhas trituradas vivas são por vezes utilizados para confeccionar os conhecidos “nuggets”.

Todas as galinhas que conseguem so-breviver a esse período de tempo em que se encontram encarceradas, chegam aos matadouros completamente esgotadas, mutiladas e depenadas. As aves chegam ao abate já com várias fraturas ósseas, tendo ainda pela frente uma morte cruel e dolorosa na degoladora. Este instrumento de abate falha muitas vezes na sua função de carrasco rápido, deixando que muitas galinhas sangrem até ao último suspiro.

Assim, a vida destas galinhas poedeiras não é em nada mais fácil ou feliz que aquela dos frangos na indústria da carne. Os dois setores estão intimamente ligados, ca-racterizando-se pela naturalidade com que se encaram os animais como máquinas de fazer dinheiro; em qualquer uma destas indústrias, os interesses das aves são desrespeitados.

www.centrovegetariano.org

Maurício Kanno

Atualidades

Saúde e nutrição

Ferro e vegetarianismo

O ferro de origem vegetal (não heme) é mais sensível aos fatores que inibem e que estimulam sua absorção quando comparados ao ferro de origem animal (heme).

É interessante observar, no entan-to, que os estudos comparativos da ingestão de ferro por vegetarianos mostram que a ingestão de ferro pelos veganos é significativamente maior do que a dos ovo-lacto-vegetarianos que, por sua vez, é maior do que a de não vegetarianos.

Estudos científicos bem embasados demonstram que a incidência de anemia por deficiência de ferro é similar em vegetarianos e não vegetarianos. Esse também é o parecer da ADA (American Dietetic Association) de 2003.

Para melhorar o aproveitamento do ferro ingerido, evite alimentos que con-tenham componentes que dificultem a absorção do ferro, sobretudo junto com as refeições: chás (mesmo de ervas), cacau, fitatos (composto presente em diversos alimentos, como por exemplo os cereais). O cálcio também dificulta a absorção do ferro.

Utilize frutas e legumes: a presença de vitamina C e ácidos orgânicos melhora a disponibilidade do ferro in-gerido. Eles também reduzem os efeitos dos fitatos.

As fibras tem um efeito pequeno em reduzir a absorção do ferro. Deixe os feijões de molho ou coloque feijões, cereais e sementes para germinarem. Isso reduz a quantidade de fitatos.

Enfatize o uso de alguns alimentos como: melado de cana, gergelim, feijão de soja cozido, tofu, grão de bico, lentilhas, feijões em geral, sementes de girassol, quinoa, açaí e frutas secas. Consuma alimentos integrais.

Sociedade Vegetariana Brasileirawww.svb.org.br

Por saber mas: http://www.veganos.org.br/Salvavidased01.pdf

 

Um abraço de luz! Marco

 

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço