Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

 Resumo sobre mel 

 Mel e a Canela / Mel, suas propriedades e tipos / Mel como ativador dos chakras / Mel na Ayurvédica

 

O Mel e a Canela

Qual é o único alimento que não estraga?  O mel de abelhas.

A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.

 

DOENÇAS DO CORAÇÃO.

Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia . Reduz o colesterol nas artérias e previne  problemas no coração. Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes  idosos e as limpa.

PICADAS DE INSETOS:

Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó.   Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

ARTRITE:

Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curara artrite crônica. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois todos os pacientes  estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.

PERDA DE CABELO:

Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva o más quente que resistir, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5 minutos.

INFECÇÕES DE RINS:

Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

COLESTEROL:

Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em  2 horas... Tomado diariamente elimina o colesterol completamente.

RESFRIADOS

Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel morno com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, fortalece o sistema de imunidade, e alivia a indigestão.

VELHICE:

Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente .Misture 4 colheradas de mel, uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá com estes ingredientes e beba 1/4 de xícara,  três ou quatro vezes ao dia.  Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.

PARA PERDER PESO

Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café,beba mel com canela fervido numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.

DOR DE GARGANTA

Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de  maçã.

Anemia: Sendo o mel rico em cálcio, fósforo, carboidratos, com diversas vitaminas, combate rapidamente os casos de anemia.

Beleza: Diluído em água usa-se sobre a pele como excelente cosmético, pois age como nutriente celular, regularizando a carência de vitaminas destruindo bactérias ou parasitas; aplicado no couro cabeludo, elimina caspas e tonifica o couro cabeludo.

Cicatrizante: O mel possui propriedades cicatrizantes, sendo usado principalmente em queimaduras e feridas de difícil cicatrização.

Depressão: O mel contém proteína que no organismo converte em serotinina, conhecida por relaxar, melhorar o humor e de modo geral a sensação de bem estar.

Infarto: ingerir mel regulamente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%.

Insônia: Tomado antes de deitar, é sedativo e tranqüilizante.

Ressaca: Uma das formas mais rápida de curar ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. O mel eleva o nível de açúcar.

Stress: Mel com banana ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo.

Mel com própolis e agrião: Atua nas disfunções respiratórias, infecções de gargantas, tosses ou pigarros, auxilia na eliminação da nicotina. Possui atividade bronco dilatora.

Mel com própolis e gengibre:

Atua nas disfunções de garganta e infecções da laringe, faringe e amídalas. possui atividade antiflamatória e analgésica.

Mel com própolis e guaco:

Auxilia nas afecções gripais de garganta e males que atingem o sistema respiratório.

Tipos mais comuns:

Tipos de Mel

O mel é classificado segundo a florada. Isto é, das espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar.

Silvestre

É o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores. Tônico, fortificante, embelezador. Contra reumatismo e astritismo.

Laranjeira (e outros cítricos)

Regulador dos intestinos, tranqüilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.

Eucalipto

Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate: tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Trigo sarraceno

Rico em cálcio e ferro. Fortificante e usado para combater a anemia, acidez estomacal. Bom para o baço e coluna.

Girassol

Riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro.

Assapeixe:

Tônico e depurativo do sangue. Ligeiramente diurético, agindo nas vias urinárias.

Cana-de-açúcar

Fortificante, anti-anêmico, anti-raquitismo. Contra reumatismo e artritismo.

Cambará

Indicado para tosses, coqueluches e pessoas com úlceras gástricas.

Cipó-uva

Desintoxicante do fígado, estimulante da secreção biliar, combate os efeitos do álcool. Ótimo para tratamento de hepatite.

Bracatinga

Excelente para problemas de fígado e vesícula. Vermífugo estimulante digestivo e indicado para problemas circulatórios. 

  

O MEL COMO ATIVADOR DOS CHACRAS

 

Amplamente indicado como alimento do corpo físico, o mel age também sobre os corpos sutis do ser humano.

Ele está para o adulto assim como o leite materno está para a criança; é um alimento de alto valor energético e de propriedades medicinais. O mel vivifica, acalma, tem ação antibiótica, é cicatrizante, previne doenças e pode ser usado até como cosmético. Se os benefícios desse alimento/remédio para o corpo físico já são mais do que conhecidos, pouco se sabe sobre os efeitos dos corpos sutis do homem. Mas, se levarmos em conta esses dois fatores acerca da produção do mel, podemos ter uma idéia de o quanto essa substância é especial:

- suas produtoras, as abelhas, são seres de Vênus. Ao promover a vinda dessas maravilhosas criaturinhas para a Terra, a civilização do mais adiantado planeta do sistema solar presenteou nossa humanidade com um poderoso recurso energético e de sutilização;

- sua matéria-prima é o néctar de criaturas também especiais, as flores. Sabe-se que a essência das flores tem propriedades sutilizantes, e parte dessa energia é transferida para o mel. Há quem considere inclusive o mel como um floral natural.

Na visão de Shoma-Or, de Órion, essa correlação não é de todo adequada porque a essência floral atua de uma forma diferente nos corpos extrafísicos do ser humano. Já o mel, "como floral, age no corpo metabólico sutil, ou seja, no duplo etérico ou corpo etéreo, bem próximo do corpo físico".

Diz ele: "O mel mexe no metabolismo de vocês, terráqueos, esquentando o corpo etérico e, conseqüentemente, também o físico, pois tudo o que se passa no corpo etérico se reproduz no físico".

Seguem as informações fornecidas por Shoma-Or sobre os tipos de mel e suas propriedades como ativadores dos chacras.

Mel de eucalipto – é reconhecidamente benéfico para a parte respiratória do corpo físico e favorece o chacra laríngeo.

Considerando-se que as raízes do eucalipto penetram profundamente na terra, o mel produzido a partir do eucalipto é recomendado também para ativar o chacra básico.

Mel de flores - como criaturas sutis que são, as flores dão um mel muito indicado para os chacras superiores, que estão relacionados com a parte espiritual do homem: cardíaco, frontal e coronário.

Mel de frutas - estimula as áreas vitais e relacionadas com as funções digestivas, sendo indicado para os chacras esplênico e do plexo solar.

Mel de jataí - trata-se de um mel selecionado e de poderes mais concentrados, pois é produzido por uma espécie de abelha aperfeiçoada e trazida para a Terra bem depois das primeiras espécies. É indicado para os chacras básico e frontal.

Modos de usar

Ingerir uma ou duas colheres de chá por dia é o suficiente para os adultos.

O mel também pode ser passado no corpo, na região do chacra que se quer estimular. Recomenda-se massagear o local com mel e deixá-lo agir por um período de 30 minutos a 1 hora.

Concomitantemente com a massagem, deve-se também ingerir uma colher de chá para promover a ação externa e interna da substância.

Mel "solarizado"

Para potencializar o efeito do mel, Shoma-Or recomenda energizá-lo com a vibração das cores correspondentes a cada chacra. Para isso, basta colocar a substância num frasco de vidro da cor desejada e deixá-lo sob o sol durante 15 minutos. Depois disso, o frasco pode ser guardado. O mel assim preparado deve ser usado apenas uma vez por semana para ingestão e massagem, conforme o processo já explicado acima.

Enquanto você aguarda o tempo de ação da substância sobre a pele, Shoma-Ol recomenda fazer uma mentalização para o chacra que está sendo tratando.

Só para lembrar, a correspondência entre chacras e cores é a seguinte:

básico - vermelho

sexual - laranja

plexo solar - amarelo

cardíaco - verde

laríngeo - azul celeste

frontal - azul índigo

coronário - violeta

Autor: Shoma-Or, de Órion

Canal: Maria Sílvia Dias Correia

Tashi Delek

postado por Sidnei Spano  

  

 NA AYURVEDICA

 

Na medicina ayurvédica (indiana), o mel é conhecido como yogavaha, porque aumenta os efeitos terapêuticos das plantas medicinais que são veiculados com ele. "O sabor doce e adstringente e a energia quente do mel o tornam um veículo adequado para levar os princípios ativos dos medicamentos aos tecidos corporais de forma profunda, permitindo a penetração através de tecidos sutis e poros", diz.

Aliado no combate a distúrbios do aparelho respiratório, como rouquidão, tosse e catarro, o mel é usado na dieta ayurvédica para diminuir Kapha, ou seja, reduzir a gordura corpórea e a retenção de líquidos (inchaços), quando usado em pequena quantidade. Suas propriedades medicinais variam conforme o tipo de mel. O de laranjeira funciona como calmante, além de exercer leve ação laxante; o de flores silvestres confere energia, sendo um dos melhores para se fazer máscaras caseiras porque beneficia a pele, e o de eucalipto favorece as vias respiratórias, desobstruindo-as. O mel ajuda a tratar secura dos intestinos, bronquite, asma, resfriado, náusea, sede excessiva, hemorragia, diabetes e dor de garganta. Tipos crus e aquecidos de mel são úteis para tratar úlceras de estômago, úlceras bucais, pressão alta e

constipação e podem ser aplicados diretamente a queimaduras. É bom para adoçar e harmonizar a maioria das fórmulas medicinais e serve como um antídoto para a maioria dos venenos naturais. Outras secreções de abelha, como própolis e geléia real, têm propriedades tônicas enérgicas, a última em alto grau. O mel também promove inteligência, força e determinação.

A cosmetologia ayurvédica é extremamente rica em recursos. De modo geral, os fatores responsáveis pela beleza de uma pessoa são: a dieta e estilo de vida (rotina diária), a condição geográfica e climática e a atmosfera social, sem esquecer da genética, é claro. Dormir oito horas por noite e se alimentar corretamente contribuem para o seu bem-estar. Eis algumas máscaras de mel que podem ser feitas em casa e que são excelentes para manter a pele saudável.

 

Para ter uma pele fresca

Ingredientes:

1 colher de chá de mel;

1 ovo branco;

1 colher de chá de suco de cenoura;

1 colher de chá de alho esmagado.

Misture até obter uma pasta e aplique uma camada fina.

Deixe agir cerca de 20 minutos e depois enxágüe.

 

 

Máscara clarificadora

Ingredientes:

1/2 colher de chá de mel;

2 colheres de chá de amêndoa moída;

1 colher de chá de água de rosas.

Misture a pasta e aplique uma camada fina.

Deixe agir cerca de 15 minutos e depois enxágüe com água de rosas

fresca.

 

 

Para todos os tipos de pele

Ingredientes:

1 colher de sopa de mel;

1/2 colher de sopa de maçãs descascadas e fatiadas;

1 colher de chá de suco de limão;

1 gema de ovo;

1 colher de sopa de vinagre;

3 colheres de sopa de óleo de gergelim.

Aplique uma camada fina.

Deixe agir cerca de 20 minutos e depois enxágüe.

 

 

Para pele seca

Ingredientes:

1 colher de chá de mel;

1 gema de ovo;

1 colher de sopa de leite em pó.

Misture, aplique no rosto e enxágüe 20 minutos depois.

 

 

Para pele oleosa

Ingredientes:

1/2 colher de chá de mel;

1 colher de sobremesa de suco de limão.

Misture tudo e aplique uma camada fina.

Deixe agir cerca de 20 minutos e depois enxágüe.

 

 

PEQUENOS CUIDADOS

 

- Por causa do botulismo, não é aconselhável dar mel a crianças com menos de um ano.

- O mel quando é aquecido ou usado em substâncias quentes favorecendo a produção de radicais livres. Isto ocorre porque com o aquecimento, a água, a glicose, a sacarose e os minerais, presentes no mel, são "separados" pela ação do calor, comprometendo sua qualidade. Além disso, os sucos digestivos das abelhas, que completam a composição final do mel e ajudam na sua preservação, são destruídos com o aquecimento. Se você estiver acrescentando mel a um prato ou bebida quente, faça-o após a preparação.

 

 

INDICAÇÕES

Constipação - tome 1 colher de chá de mel 3 vezes por dia.

Para problemas de garganta - misture 1 colher de sobremesa de mel a 1 xícara de água morna junto com suco de meio limão e gargareje.

Ressaca: o sabor doce do mel e suas características antitóxicas auxiliam no ciclo do alcoolismo. Tome uma colherada de mel durante a ressaca.

 

 

COMPOSIÇÃO MÉDIA DO MEL (Masson, 1994):

A composição do mel varia muito de acordo com a região e o tipo de flor.

Água.......................17,7%

Glicose....................34,0%

Frutose....................40,5%

Sacarose....................1,9%

Sais Minerais...........0,18%

(Potássio, cloreto, cálcio, enxofre, sódio, ferro)

Outros:.....................5,72%

Obs.: Outros: Fosfato de Ca e Fe, ácidos fórmico e acético,fermentos,

vitaminas A, B1, B2, B5, B6, C, E e K, e grãos de pólen.

 

 

PRESERVAÇÃO DO MEL

O mel ao ser retirado dos favos tem aparência aquosa, depois de um certo tempo apresenta-se pastoso ou granulado pela cristalização de açucares, de acordo com a sua composição.

Pode possuir diversas cores, de acordo com o tipo de flor, e se mantém íntegro por longos períodos porque a abelha lhe adiciona ácido fórmico, um ótimo conservante, e a inibina, excelente bactericida.

 

 

COLABORAÇÃO

Dra. Maria Stela De Simone

CLÍNICA DE AYURVEDA

Centro de Terapias Orientais Rio de Janeiro

 

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço