Se você não tem hipertensão cuide para evitar. Se você tem cuide para controlar. |
Apresentado de maneira a facilitar o entendimento de pessoas leigas.
O sangue leva para nossas células todo o combustível necessário para manter a nossa vida: Açúcar (glicose), Oxigênio, hormônios e alegria.
E retira das células o lixo da combustão: Ácidos, Gás Carbônico e eventuais Tristezas.
Para realizar esse trabalho o sangue necessita circular por todo o organismo.
Assim, como todos os rios correm para o mar, o sangue corre sempre para o coração. |
O sangue sai com força do coração, percorre "quilômetros" de artérias e volta ao coração trazido pelas veias.
Para que o sangue possa circular pelo corpo é necessário que uma bomba (coração) faça força (pressão) para empurrar esse sangue por dentro das artérias.
Ao passar dentro das artérias o sangue encontra uma resistência (pressão), provocada pelo atrito. |
Quanto mais estreita a artéria, maior a resistência (pressão) à passagem do sangue. |
A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima ou sistólica.
A resistência que a artéria oferece à passagem do sangue é chamada pressão mínima ou diastólica.
Dessa forma, quando o médico diz que a sua pressão é 12 por 8, ele está informando que a pressão (força) exercida pelo coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual a 12 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência) que suas artérias estão oferecendo à passagem do sangue é de 8 mmHg. |
A pressão máxima tem que ser sempre maior do que a mínima para que o sangue possa circular. Não existe pressão de 8 por 12, nem de 6 por 10, porque se a mínima for maior do que a máxima o sangue não circula.
A pressão arterial depende da largura (calibre) da artéria. Artérias com calibres normais permitem que as pressões máximas e mínimas sejam também normais. Se o calibre da artéria se estreitar, aumenta o atrito do sangue e a pressão mínima; o coração terá de fazer mais força para empurrar o sangue dentro da artéria, aumentando a pressão máxima.
ARTÉRIA ESTREITA = PRESSÃO AUMENTADA |
ARTÉRIA NORMAL = PRESSÃO NORMAL |
Veja os exemplos:
Nesse caso, a força que o coração faz - pressão máxima - está normal porque a artéria tem calibre adequado e não faz grande resistência à passagem do sangue (pressão mínima normal). |
Quando o calibre da artéria fica reduzido aumenta a resistência à passagem do sangue e, conseqüentemente, se eleva a pressão mínima. Quando a pressão mínima se eleva, o coração tem que fazer muito mais força para empurrar o sangue e, conseqüentemente, se eleva também a pressão máxima. |
A hipertensão arterial (ou pressão alta) tem a sua origem no estreitamente do calibre das artérias (e conseqüente aumento da pressão), o que obriga o coração a também aumentar a sua pressão para poder empurrar o sangue para dentro destas artérias estreitadas. |
Não se conhece até hoje o motivo pelo qual as artérias ficam mais finas. Enquanto não se descobrir esse motivo, não haverá cura para a pressão alta.
Os remédios para pressão alta têm a finalidade de dilatar a artéria, fazendo com que ela volte para seu calibre normal.
Quem tem pressão alta deve tomar seus medicamentos regularmente. Não adianta tomar medicamentos durante um certo tempo e achar que está curado - NÃO ESTÁ.
Quando a pessoa para de tomar os medicamentos a pressão volta a ficar alta. Isto acontece porque o remédio não está atuando sobre a causa da hipertensão (não se sabe qual é), mas sim sobre seus efeitos (o estreitamento da artéria).
Quem tem pressão alta geralmente pode, a critério médico, deixar de tomar remédios (e manter sua pressão normal) se:
1 - Reduzir o peso corporal e mantê-lo normal. 2 - Praticar exercícios físicos aeróbicos regulares (de preferência todos os dias) por, no mínimo, trinta minutos. 3 - Usar bebida alcoólica com muita moderação. 4 - Nunca fumar. 5 - Evitar alimentos com muito sal e gordura. |
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz