Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Uma das causas mais influentes de nossa infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior, em algum aspecto está com inveja.
Eu não estou dizendo que toda vez que você se compara a alguém está com inveja, estou dizendo que nunca poderá haver o sentimento de inveja se não houver a comparação.

A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.

Quando impedimos que alguém se desenvolva estamos tentando esconder todas as nossas frustrações pessoais e, principalmente, o prestar contas com nosso próprio potencial não efetuado. Aferir nosso potencial perante outrem sempre será doloroso e quanto maior for o sentimento de estarmos aquém de alguma expectativa ou de determinada pessoa, maior será a possibilidade de se deflagrar um sentimento de inveja.

Em algumas ocasiões perdemos o controle, então, surge a vingança. Infelizmente isto se dissemina muito mais rapidamente no mundo corporativo e quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas.

O efeito colateral disso, é que a cada dia fica mais difícil criar um clima psicológico saudável, e acabamos sendo vítimas da sabotagem social e pessoal. A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.

O motivo é que estas pessoas não possuem nenhum treino para a contrariedade ou crítica, seja construtiva ou não, é muito difícil para elas admitir o sucesso de uma outra pessoa e o sentimento resultante é a inveja.

O invejoso não inveja o que é de uma outra pessoa, mas o que esta pessoa é.

As pessoas sempre procuram se identificar com o vencedor e muitas sofrem de um terrível medo de a cada dia estar mais distante desse ideal internalizado. Na verdade, a compaixão não é tanto pelo fracasso de não conseguir os mesmos resultados de uma pessoa de sucesso, mas, principalmente, autopiedade por toda a sua insegurança.

A inveja é um dos sentimentos mais difíceis de ser aceito pelo ser humano, embora em nossos tempos e nos meios corporativos talvez seja o mais vivenciado, quando deveria ser o contrário onde a amizade, o companheirismo, a ajuda mútua deveriam caminhar paralelamente.


Se desde cedo o ser humano não aprender que existirá sempre um muro para o desenvolvimento pleno, com certeza cedo ou tarde as coisas se complicarão. No fundo, no fundo, em cada sentimento de inveja existe o sentimento de admiração.

O invejoso quando vê alguém que deveria admirar, tende a diminuir esta pessoa. Por isso é preciso perdoar. Perdoar sempre é e será um ato que implica o extremo peso do passado, mas, a pessoa tem que estar ciente e consciente de que haverá sempre uma energia extra e por respeito ao seu íntimo deve prosseguir, e afinal, eu não dizendo que devemos esquecer, pois, perdoar não é esquecer.

É viver em paz.

Por Simão Horácio

Selecionei este texto porque o considero riquíssimo para reflexões sobre um tema extremamente atual em que pese o tempo que nos separa de Adão e Caim.
Infelizmente, a inveja nos dias de hoje, ainda existe em todos os segmentos da sociedade. Quantos de nós somos vítimas de invejosos?

Se as pessoas invejosas procurassem saber mais, como aquelas pessoas de sucesso atingiram seus objetivos, e procurassem se aconselhar e se espelhar no modelo delas, aos invés de quererem denegri-las, inventar mentiras sem fazer comparações etc, certamente, viveríamos num mundo melhor.

Bjs nos corações Unificados!

_________________________________________________________________

INVEJA - Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio. (AURÉLIO)
_________________________________________________________________

“De todas as características que são vulgares na natureza humana, a inveja é a mais desgraçada. O invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm”. (Bertrand Russel)
_________________________________________________________________

“A Inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula, Luxúria. Foram listados pela Igreja durante o Concílio de Trento( 1543 a 1563)

Estes são pecados que merecem condenação, além de darem origem a vários outros vícios.São chamados de capitais porque derivam de "caput" : cabeça. líder. São sete poderosos chefes que comandam outros vícios subordinados.

Sendo a Inveja uma tristeza pela glória de outro, considerada como um certo mal, segue-se que, movido pela inveja, o homem busque impedir a glória alheia. Isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele: disfarçadamente pela murmuração (fofoca) ou abertamente pela detração.

Se o invejoso for além e desejar o mal do outro, e quiser seu mal em todos os aspectos, a Inveja termina em ódio.

O invejoso tende a se alegrar quando consegue diminuir a glória do próximo e, assim, se constitui essa filha da Inveja, que é a exultação pela adversidade do próximo.

No entanto, se não consegue seu intento, ele se entristece; surge a outra filha da Inveja: aflição pela prosperidade do próximo”. (Santo Agostinho)
_________________________________________________________________

A inveja pode desdobrar-se em vários graus, segundo psicólogos e psiquiatras. Assim temos a inveja depressiva, a hostil e a emulativa.

A inveja depressiva centra-se no sofrimento causado pela felicidade dos outros. Os pensamentos negativos dirigem-se contra si próprio.

A inveja hostil leva ao ódio quem nos ultrapassa em terminada área, seja amigo ou familiar. A tentação neste caso é passar uma “rasteira” ao invejado no emprego ou noutro sector social.

A inveja emulativa provoca o desejo de alcançar o mesmo nível de excelência do invejado, o que em si pode ser uma atitude sã.
Mas a inveja permanece sempre como uma derrota perante os outros.
Será possível ultrapassá-la ? Os mestres espirituais estão convencidos de que sim. E os sociólogos também concordam. Como? Primeiro reconhecendo que se é invejoso. Depois, relativizar as vantagens dos outros e considerar desapaixonadamente os êxitos alheios.
A Inveja é comumente associada à cor verde como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster) refere-se a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo.


 

Léa Cristina Ximenes

Facilitadora/Conselheira Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com

Skype: lea.seraphisbey
Telefone: (13) 3477 9813
Participe e compartilhe!


 

Exibições: 168

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de léa cristina em 13 setembro 2011 às 22:26
O texto é pra ser lido e nos examinarmos. Será que somos invejosos? Normalmente costumamos achar que somos invejados...
Comentário de lucimar lemos em 17 julho 2010 às 23:54
Sou frequentemente testada por este infortúnio.........E muito triste sentir que ainda somos vítimas deste tipo de pessoas que não conseguem por méritos próprios ...adquirir algo que conseguimos galgando degraus no meio corporativo ...tentam conseguir defamando,ou prejudicando "Mas aprendi a ter fé em mim , acreditar em mim e ainda dar boas gargalhadas no sentido de que precisam EVOLUIR muito em todos os sentidos ....e que eu incomodo!!!! mas conquisto-as com meu exemplo, amor e dedicação , e as abençõo por me ajudarem a não me acomodar e melhorar a me aprimorar cada vez mais.
Comentário de edgar fiordelisio em 16 julho 2010 às 19:20
Graças a DEUS esua LUZ! numca tive inveja ,mas sempre fui muito invejado pelo q recebi desde q nasci do plano astral,n entendo como podem existir pessoas q tendem a nao querer o crescimento de outrem ,porem obrigado pelo texto p q possa entender melhor aos q qseram destruir meus caminhos e por estes eu rogo a LUZ DIVINA SEMPRE OBRIGADO...
Comentário de Maria José de Oliveira Benites em 6 julho 2010 às 23:37
É um texto esclarecedor e muito objetivo.Obrigada.
Maria José
Comentário de eliana branquinho de almeida em 6 julho 2010 às 13:41
É isso, a inveja, a cobiça, o ciúme, a ganãncia, são apenas sentimentos, o que eles não podem é ficar sem serem reconhecidos em nós, virarem sombra! A única maneira de nos tratarmos é admitirmos os nossos sentimentos, os bons, para cultivá-los e exercê-los e os ruins, para trabalharmos para eles perderem a força de ação em nossas vidas e nas vidas das pessoas que lidamos. Luz pra nós e pro Planeta! Linda a pág. de sabedoria, Edna!
Comentário de Edna Maria Dias Tiburcio em 6 julho 2010 às 12:58
NÃO SE DEIXE LEVAR PELA ZANGA NEM SER IMPACIENTE.
NÃO PERMITA QUE A INVEJA, A MALÍCIA, A IDÉIA DE VINGANÇA E O RESSENTIMENTO ENCONTREM LUGAR EM SUA MENTE.
ESSAS EMOÇÕES CRIAM DISTÚRBIOS NO CONSCIENTE E AGEM NEGATIVAMENTE SOBRE SEU CORPO E SEUS TECIDOS, PREJUDICANDO A SAÚDE.
CULTIVE A PACIÊNCIA, A TOLERÂNCIA, O PERDÃO E O AMOR PARA TODAS AS CRIATURAS.
"QUANDO VOCÊ ENCONTRAR TREVAS DIANTE DE SI, NÃO ESBRAVEJE CONTRA ELAS: AO CONTRÁRIO, PROCURE ACENDER UMA LUZ"
QUANDO ALGUÉM ERRAR, NÃO O CONDENE NEM ATAQUE: ACENDA UMA PEQUENINA LUZ DIANTE DELE, COM SEU EXEMPLO.
NADA MELHOR EXISTE PARA AJUDAR AOS OUTROS DO QUE MANTERMOS NOSSA LUZ ACESSA; SERVINDO NOSSO EXEMPLO DE FAROL PARA GUIAR O PROXIMO, MOSTRAMOS-LHE O CAMINHO DA SUBIDA.
MINUTOS DE SABEDORIA
Abri a página em nome de Todos Nós, e saiu esta linda mensagem!
Eu Sou Edna Maria, a irmã de Vocês...
Comentário de Rafael X em 6 julho 2010 às 11:22
Oi Lea, mas não há pecado em errar, pecado é achar que somente os outros erram e nunca buscar pela autocorreção - objetivo de nossa existência.
Comentário de léa cristina em 6 julho 2010 às 10:59
Olá Rafael X! Como vc mesmo constatou, não temos nada para nos perdoar pois estamos apredendo a lidar com sentimentos em nós mesmos...errar é apenas conceito individual. Parabens pelo corajoso depoimento. Paz e Luz sempre, Léa
Comentário de Rafael X em 6 julho 2010 às 10:53
Quando descobri que sinto inveja, compreendi por que eu atraía os invejosos. É uma benção tê-los no meu caminho, pois somente assim pude identificar tais sentimentos em mim. Assim tambem compreendi que Deus usa ferramentas para que eu faça uma escolha e que não preciso perdoar o invejoso, pois antes já perdoei a mim por errar para poder acertar, aproximando-me mais e mais do Creador, tal qual o SEU desejo e Sua Obra para cada alma.
Entendi tambem que somente errando é que posso identificar, curar e fazer minha verdadeira escolha, da Luz. A Luz é a mesma, a obra é a mesma para todos, o que muda é como cada um vai fazer a escolha por curar-se a si mesmo. Somente por si mesmo.
Comentário de Sol-Lys em 6 julho 2010 às 2:53
Obrigada pelo texto. Na verdade não somos perfeitos por isso estamos todos cá na Terra a aprender
a sê-lo! Infelizmente já fui e continuo a ser alvo desse mal terrivel , mas estou a levar em conta que tenho que "suportar" isso como uma forma de trabalhar a minha compaixão e perdão a todos os irmãos menos evoluidos!! Beijinhos do Sol central para todos os Anjos de Luz.Cristina

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2020   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço