Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

TRANSTORNO DO PÂNICO : DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

 

 

 


Carolina Blaya; Gisele Gus Manfro

Programa de Transtornos de Ansiedade, Serviço de Psiquiatria, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Psiquiatria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), Porto Alegre (RS), Brasil

 

 

Nardi AE, Valença AM. Transtorno do pânico: diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

 

 

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade, acompanhados de sintomas físicos e afetivos. Trata-se de um grave problema de saúde pública que tem um curso crônico, afetando 3,5% da população geral ao longo da vida. É mais comum em mulheres e indivíduos entre a terceira e quarta década de vida. É acompanhado de ansiedade antecipatória, ou seja, o medo de ter um novo ataque, e evitação fóbica (evitação de locais ou situações nas quais já ocorreu um ataque de pânico).

O presente livro aborda esse transtorno através de uma ampla variedade de vértices. Por tanto, pode interessar não só aos psiquiatras, como também aos médicos em geral. O livro está dividido em 17 capítulos, todos embasados na literatura científica, que, na maioria das vezes, é atual. É importante salientar a preocupação dos autores com o rigor científico e, em função de sua vasta experiência na área, a possibilidade de utilizar o conhecimento obtido através de suas pesquisas originais. O primeiro capítulo se refere aos aspectos históricos do TP, dificilmente encontrados em livros-textos. Observa-se, nesse capítulo que, apesar de ser bastante recente a distinção dessa entidade nosológica, existem relatos que descrevem sintomas de pânico que datam desde a Antiguidade. A origem do termo pânico, que deriva do deus grego Pã, caracterizado por vagar nas florestas e causar sustos, medos e pavores, é descrita. A revisão histórica dos autores atuais também é bastante completa. Nesse capítulo, dispomos da possibilidade de revisar a evolução nosológica dos sistemas classificatórios, os experimentos com substâncias psicogênicas e a introdução do tratamento farmacológico por Donald Klein.

No segundo capítulo é abordado o diagnóstico do TP, enfatizando a natureza física dos sintomas que levam os pacientes a procurar atendimento nos serviços de emergências. Trata-se de um capítulo recomendado para todos os médicos - uma vez que os pacientes com TP fazem uma verdadeira "peregrinação", procurando gastroenterologistas, pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, entre outros. O autor descreve, nesse capítulo, dados alarmantes, como os resultados do estudo de Katon (1984), que avaliou pacientes com TP encaminhados por clínicos gerais e encontrou que 89% dos pacientes que se apresentavam inicialmente com queixas somáticas permaneciam com o diagnóstico incorreto por meses ou anos.

O terceiro capítulo aborda epidemiologia e aspectos econômicos. Nesse capítulo, o autor descreve, além de estudos epidemiológicos clássicos como o estudo ECA e NCS, resultados de estudos em subpopulações especiais. A prevalência desse transtorno é muito maior em clínicas especializadas: 15% dos pacientes atendidos em clínicas para desordens vestibulares, 16% em clínicas cardiológicas e 35% dos pacientes com queixas de hiperventilação atendidos em hospitais gerais podem apresentar TP.

O quarto capítulo descreve aspectos fenomenológicos, baseados em estudos que propõem subtipos diversos de pânico, com diferentes manifestações clínicas, comorbidades e resposta a fármacos. O quinto capítulo contempla comorbidades psiquiátricas do TP, que têm sido mais regra do que exceção. Mais de 50% dos pacientes com TP apresentam comorbidades com outros transtornos psiquiátricos, como transtornos de ansiedade, depressão, abuso de substâncias e transtornos de personalidade. Neste capítulo, estas situações são discutidas em conjunto com o planejamento terapêutico.

O sexto capítulo aborda aspectos da neurobiologia, e o sétimo, da neuroimagem. Ambos os capítulos abordam pesquisas atuais, ressaltando o papel do circuito do medo, da amígdala e da hipersensibilidade ao CO2. Esses achados são corroborados com os capítulos 8 e 9, que abordam, respectivamente, doenças respiratórias e testes respiratórios. Este é um dos pontos fortes do livro, pois descreve o papel central da respiração na indução de ataques de pânico. Esses capítulos são enriquecidos pela experiência clínica dos autores e contribuições de suas pesquisas originais publicadas nacional e internacionalmente.

Os capítulos finais abordam as diversas modalidades terapêuticas que dispomos, que variam desde abordagens psicoterápicas, como terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia psicanalítica, incluindo a psicanálise, assim como as diferentes opções farmacológicas. É abordada a eficácia dos antidepressivos tricíclicos, dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, dos benzodiazepínicos e de outros medicamentos. O penúltimo capítulo descreve o papel assistencial da enfermagem, demonstrando a importância da abordagem interdisciplinar. Por fim, o último capítulo aborda o prognóstico, ressaltando questões pouco estudadas como suicídio e bastante atuais como qualidade de vida.

O texto se apresenta de uma forma clara, na qual o leitor poderá desfrutar de uma fonte de informações consistente, atual e elaborada por autores experientes.



 

Exibições: 146

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço