Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O governo subestima mais uma vez nossa inteligência, apresentando propostas paliativas para um grande problema social. Continuamos reféns de crianças e adolescentes... Precisamos com urgência mudança significativa no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, contemplando não só direitos, mas obrigações dos adolescentes e seus responsáveis, ou seja, medidas socioeducativas efetivas. A sociedade deseja medidas preventivas e não só punitivas e que usem bem as verbas destinadas a Educação.

POR GENTILEZA, LEIAM A MENSAGEM ABAIXO SOBRE A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS NO PAÍS, E, SE CONCORDAREM, CURTAM E COMPARTILHEM.

UM GRITO SEM ECO

Fui ao Conselho Tutelar e à Delegacia por causa de alunos... Vocês podem achar que é o começo de uma ficção, não, é vida real, tornando-se rotina nas escolas brasileiras.

Talvez acreditem que fiquei feliz, que consegui pelo menos que esses jovens e seus pais tomassem consciência da gravidade de suas condutas. Enganam-se, fiquei decepcionada, descrente...  Eles nem se importaram, porque, para eles a errada sou eu. Até tiraram fotos com a placa do Conselho Tutelar e colocaram nas redes sociais, como se fosse um dia de festa, grandes comemorações e para mostrar como são “terríveis”... Nossas instituições, para eles, são uma piada...

Eu, professora do 6º ao 9º ano, mas que poderia ser outra professora de qualquer série ou escola de nosso país. Eu, que estudei, desejei e desejo ardentemente auxiliar meus alunos, orientando-os para um bom futuro, vejo-me obrigada a tomar tal atitude com crianças, que poderiam fazer a diferença, mas que estão a se desvirtuar de um caminho, quem sabe mais feliz...

Sinto-me incapaz... Não sei lidar com certos comportamentos, entre outros: drogas; falta de limites além da normalidade; má educação; “corredor polonês”; bullying; intimidações; ameaças; desrespeito; desacato; humilhação; guerra de merenda, pratos e canecas; ver meu aluno do 6º ano ser machucado sem nenhum motivo pelo aluno do 9º ano, para este mostrar como é forte, não acontecendo nada ao agressor; ver numa mesma família, irmão após irmão morrerem ou serem presos, estando impotente, e, ainda, ser desrespeitada por seus responsáveis,  quando quis apenas educá-los, fazer com que mudassem sua trajetória; ver outras crianças de séries anteriores sendo ensinadas: a roubar, drogar-se; presenciar  crianças coagidas, com medo... E não poder fazer nada... Dia após dia... Eles conhecem todos seus direitos, que a lei faculta, porém nenhuma de suas obrigações mínimas, porque estas a lei não contemplou explicitamente.

Quando o instinto e o querer dominam totalmente, não se cria mais pessoas nem animais, já que estes só  machucam, matam seus semelhantes por sobrevivência, acasalamento... Então, o que estamos criando???

Os professores, pais sentem-se incapazes, mas os traficantes, bandidos, não. Conseguiram com nossa incapacidade de agir, atados pela lei, uma brecha bem fácil e através de atrativos aliciam ao “crime” jovens vulneráveis, que inexperientes e deslumbrados entram num caminho, do qual não poderão nunca apagar de suas vidas.

Tenho vergonha de ver o que se tornou a Educação em meu país e de reconhecer que somos REFÉNS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Não só nas escolas, mas na sociedade como um todo. Eles fazem o que querem, acham que tudo podem, e, pasmem, alguns com a anuência dos pais.

Esses jovens que matam e roubam, são nossos alunos com comportamentos inadequados ao convívio social, que não receberam ajuda institucional no momento em que podiam ser recuperados. Nossa! O caminho agora é sem volta... O que fazer? O que fazer ao ver jovens todos os dias jogando sua vida no “ralo”...?

Nas escolas, professores ficam doentes ou indiferentes ou afastam-se do trabalho... Inspetores em número bem menor do que o necessário e sem o perfil adequado: jovens, com compleição física fraca, sem experiência, veem-se frente a frente com alunos enormes, que desacatam e assumem uma atitude de intimidação o tempo todo, até fisicamente. Sentem-se no inferno e desejam ardentemente saírem dali ou deixam de tomar qualquer atitude, para não serem machucados ou serem colocados através de manipulações como “agressores”. Temos de aceitar todo tipo de ofensas, agressões, mas não podemos ensinar, educar... Atualmente, não somos adultos, porém pessoas frágeis, impotentes, totalmente desprotegidas... A lei conseguiu o impossível... Eles dominam e alguns pais apoiam ou não sabendo o que fazer, abandonam seus filhos na escola...

A inclusão nas escolas é algo positivo, mas necessita urgente, em alguns casos, haver acompanhamentos psicológicos e sociais, como prevenção, evitando tantos “crimes” de adolescentes, que assolam nos dias de hoje nossa sociedade.

A lei de proteção ao menor precisa, com  urgência, ser revista, pois eles podem tudo e não podemos tomar nem atitudes socioeducativas, porque não estão explícitas em lei.

Se eu for agredida por um aluno hoje, não acontecerá nada com ele e ele sabe bem disso. Estamos desprotegidos, inseguros... Nosso grito é sem eco, ninguém nos quer ouvir.

Acredito que falo pela maioria dos pais, professores, crianças e adolescentes desse país, ou seja, pela sociedade... Mais especificamente falo, a título de exemplo, por 280 de 300 alunos, do Ciclo II, do Curso Fundamental de uma escola qualquer, que gostariam de estudar, sentir-se seguros, e, mesmo que tenham dificuldades de aprendizagem ou, no momento, não estejam abertos ao estudo, são recuperáveis a partir de práticas pedagógicas pertinentes. Entretanto, o que vemos nas escolas hoje em dia são casos de polícia, não de práticas pedagógicas, pois não há nenhuma pedagogia no mundo, que oriente sobre os casos que presenciamos todos os dias.

Não pensem que não gosto desses alunos problemáticos, eu os amo muito, mas também tenho muita pena e isto é a pior coisa que podemos sentir por um ser humano, porque o julgamos incapaz... Entretanto, seu reencaminhamento ao convívio saudável social, foge da minha formação e, portanto, minha capacidade. Só amor não resolve, bem que gostaria que fosse o contrário...

LEGISLADORES, AUTORIDADES, POR GENTILEZA, OUÇAM NOSSOS GRITOS, AJUDEM-NOS A PODER EXERCER NOSSA PROFISSÃO DIGNAMENTE. USEM O DINHEIRO PARA A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO E NÃO NO APRISIONAMENTO DE NOSSOS JOVENS... COLOQUEM PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS, TERAPIAS ALTERNATIVAS, ALÉM DA MEDICINA TRADICIONAL EM NOSSAS ESCOLAS, DE MANEIRA EFETIVA... AUXILIEM ATRAVÉS DE ATOS E NÃO EM PALAVRAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESTE PAÍS... APERFEIÇOEM AS LEIS EXISTENTES SOBRE O ASSUNTO...

Eu amo meus alunos e adoro minha profissão. Deixem-me fazer o que sei, deixem-me exercer meu ofício, minha missão...

Toda sociedade é grata

Maria Lucia Monteiro

 

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Maria Lucia Monteiro em 25 abril 2013 às 16:32

Grata Alessandro. Então que Deus nos ilumine para a melhor solução...

Milhões de beijos luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço