Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Vamos a um outro bate-papo? ... Entendendo o Ego...

Salvador, 28/03/2010

Mais um bate-papo....


EGO, ID e SUPER EGO


Formação da Personalidade

Por Erika Florence Bastos


Quando citamos EGO, geralmente nos referimos ao conjunto Ego, Id e Super Ego.

Esse conjunto é o modelo descritivo da personalidade.

É o centro da consciência inferior, diferente do Eu que é o centro da Consciência Superior.


O ego possui três diferentes estados, que se evidenciam de acordo a necessidade do momento e da maneira pela qual estamos programados para nos conduzir, diante de cada situação. São eles:



EGO (propriamente dito)



Que se classifica em:


PAI

Contém atitudes e comportamentos incorporados de fontes exteriores, que, primordialmente, são os nossos pais biológicos ou quem nos cria, nosso primeiro contato. Se revela em pensamentos e comportamentos críticos e de autoridade, repreensões, preconceito, apoio ou proteção.


ADULTO

Está orientado para a realidade. É organizado, adaptável, inteligente e funciona testando a realidade, avaliando as possibilidades e decidindo racionalmente. É a mente racional, o que chamamos de inteligência. O Ego Adulto se manifesta ao usar-mos o raciocínio lógico.


CRIANÇA

É a parte da personalidade que contém a memória de tudo que já fomos. Ela se manifesta com expressões corporais, fala, tom da voz, forma de se vestir, etc. É o centro energético, criativo e motor da personalidade.

É sub-dividido em :

CRIANÇA LIVRE ou NATURAL. Espontaneidade, alegria, instinto, impulso.

ADAPTADA ou SUBMISSA. Aspecto domesticado, socializado, medo, insegurança, confusão, ansiedade, neurose.

REBELDE. Contém comportamentos proviniente da memória primitiva reptilínea como reações de ataque e defesa. Em casos de desequilíbrios, se manifestam como psicóticos ou criminosos.

PEQUENO PROFESSOR. Manifestado como curiosidade, intuição e criatividade.



ID


É formado por impulsos, instintos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata. É a libido. É a parte original voltada a conhecer as necessidades básicas : comer, dormir, excretar, beber, reproduzir. Relaciona-se com o desejo da mente inconsciente.



SUPER EGO


É a representação do comportamento sob a forma de moral. É formado por um conjunto de interdições e deveres que, por meio da educação, elabora a produção do seu Eu Ideal. É a censura e represssão aos instintos e desejos.



O ego, me referindo ao conjunto, é a soma total dos pensamentos, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo.

Está relacionado com os corpos inferiores, sejam o físico, emocional, mental e etérico inferior. Portanto o ego é imprescindível na materialização ou encarnação.


O ego é uma ferramenta divina concedida para sobreviver-mos nesse planeta. Ele age pela razão, pelo impulso e pelos instintos. Enquanto o ego atua, o Eu Superior permanece inconsciente ou adormecido ou dormente.


O ego acredita que o Ser é o corpo físico, que é a pessoa, que o mundo real é o material. Ele acredita no que percebe nossos cinco sentidos físicos.

Ao ser modificado e tornado consciente, ou seja, ao despertar, tem por função a comprovação da realidade do indivíduo e sua aceitação de que o Ser é Espiritual. E assim, ele começa a selecionar e controlar parte dos desejos e exigências, precedente dos impulsos por hábito, que emanam do indivíduo. Este período é bastante conflitante, visto que o próprio ego nos faz sentir como se uma parte de nossa individualidade fosse “morrer” para nascer a Consciência. O ego tem medo da morte e então cria armadilhas para nos iludir e não alcançar a Consciência.


Há analogia entre ego e inversão polar do planeta Terra (o sul vira norte e vice-versa), pois, deixamos de movimentar as energias dos chacras inferiores e passamos a mover os superiores. Também podemos compará-lo à Alquimia, na formação da Pedra Filosofal e o despertar espiritual, visto que, para a formação dos metais preciosos, utilizamos a matéria bruta. Saimos do bruto ao precioso, entende?


Durante muitas existências estivemos aprimorando nosso espírito, passando por várias etapas, construindo os corpos inferiores. Ainda teremos muito chão pela frente e precisaremos construir, ainda, outros corpos para alcançar-mos a Perfeição.

Em cada existência, desenvolveu-se um sentido:

Na 1a Raça-raiz experienciada no planeta Terra, a Polar, éramos etéricos e desenvolveu-se as percepções auditivas;

Na 2a, a Hiperbórea, éramos meio gelatinosos e desenvolveu-se o tato e a memória;

Na 3a, a Lemuriana, éramos pouco densos e desenvolveu-se o corpo físico, a consciência e a fala; Na 4a, a Atlante, éramos um pouco mais densos que na Lemuriana e desenvolveu-se o corpo emocional e a inteligência, e,

Na 5a, a Ariana (atual), somos o que há de mais denso (3a dimensão) e desenvolveu-se o corpo mental e a intelectualidade. Até aqui, estivemos inconscientes de que somos Seres Divinos, por não ter-mos a Consciência Superior formada.

Agora, estamos migrando para desenvolver essa Consciência e a Intuição, com o senso da Unidade e Amor Incondicional. Perceba que nas Raças anteriores à Ariana tínhamos acesso à Divindade, mas não éramos Conscientes.


O Espírito foi criado como Centelha Divina, ou seja, com a pureza do Criador, porém, bruto, necessitando ser lapidado. Todos temos idade espiritual em diversos graus. Mas, muitos de nós já nos encontramos na “adolescencia”, e estamos encerrando um ciclo, logo temos que despertar para a Verdadeira Realidade - Somos Espíritos encarnados - e seguir as próximas etapas de forma Consciente, ou seja, entendendo que, como Seres Espirituais, necessitamos desenvolver outras características e percepções fazendo escolhas conscientes. Para esses adolescentes não cabem mais, nesta atual vivência, expressar os sentimentos, pensamentos e ações do ego inferior. Digo alguns de nós porque, obviamente, outros são “crianças” e ainda se encontram despreparados para o salto evolutivo. Paralelo ao nosso crescimento/evolução espiritual, todo o Universo evolui junto e há projetos pré-estabelecidos a serem cumpridos e finalizados. Há uma ordem inteligente controlando os ciclos, para a harmonia, equilíbrio e evolução do Todo.

Somente para completar, existem ainda alguns de nós que já estavam na 11a dimensão (segundo nos informa Alex Collier, que aprendeu com os Andromedanos) e que escolheram vir experienciar a 3a, que é o que há de mais denso na forma de expressão da existência. E que aqui estão sem ter idéia da bagagem que trazem. A máxima densidade cria o esquecimento da verdadeira realidade espiritual, visto que o corpo físico necessita do ego inferior para sobreviver, e este nos ilude, fazendo-nos acreditar que somos o corpo, que somos fulano de tal... mas, não somos... estamos...

Além disso, há uma malha energética no etérico do planeta, que controla o nosso corpo mental. Mas, os Seres Elevados já estão cuidando disso...


Como as Centelhas são criadas continuamente, obviamente os espíritos não estão na mesma condição. Na época da finalização de um processo ou ciclo ocorre o que chamamos erroneamente de “julgamento final”, que de final não tem nada. É apenas uma avaliação natural da condição de cada espírito naquele momento. Ninguém vai “julgar”. Somos atraídos por vibração do mesmo padrão. Os mais amadurecidos encarnam em mundos mais elevados. Os intermédiários e/ou “mais jovens”, por não terem tido tempo ou oportunidade de experienciar suas vivências completamente, passam a residir/encarnar em mundos parecidos com o atual. Porém, os resistentes à mudanças, os chamados “endurecidos” vão para mundos inferiores, para uma nova escola, com uma nova abordagem, para se tentar outra via de aprendizado. Esses mundos inferiores são também de 3a dimensão, porém, num momento inicial, primitivo.

Quando digo mundo inferior, não me refiro à pior ou ruim ou ainda cruel ou difícil; quero dizer, energeticamente com uma vibração menor. Todos os corpos, sutis ou materiais, têm sua vibração peculiar. Essas vibrações são medidads em hertz ou ciclos por segundo.

A seleção e transferência ocorre por combinação magnética ou atração.


Às vezes, o ego interpreta esta seleção como um castigo, atiçando a culpa, como resultado de um julgamento equivocado... coisas do ego. Não pode haver nenhum desses sentimentos, visto que cada ser tem suas peculiaridades, suas vivências e interpretações delas. Entendemos as coisas de acordo com a nossa maturidade espiritual e isto requer vivência. São nossas crenças pessoais, que quase sempre são equivocadas, ocasionando um aprisionamento mental. Nessa prisão ficamos cristalizados e aí, não seguimos na evolução. Isto significa que a linguagem/experiência até então vivenciada não surtiu o resultado desejado e que a mente estacionou em algum ponto da história. Porisso mudamos de ambiente/escola.


Não há culpa alguma nisso. Aliás, a grande maioria cristaliza mesmo.

A caminhada é longa e difícil, visto que nos deparamos com a necessidade de contínuo conhecimento, do exercício desse conhecimento, de erros e acertos, de perseverança, de vontade, de desenvolver a percepção sutil … e isto demanda tempo.

O novo se abre a cada instante e temos que estar dispostos à enfrentá-lo, experienciá-lo e absorvê-lo. Temos dificuldades com o novo. Temos tendência à acomodação na nossa zona de conforto. Mas é assim mesmo. Faz parte.


Quem já despertou deve ajudar aos outros no seu despertar também. É ensinando, orientando e mostrando exemplos que se aprende. Nunca podemos impor a Verdade visto que, desse modo, ressoa com desrespeito e invasão. Seria um ato iatrogênico. As pessoas não podem queimar etapas, elas precisam estar preparadas para as Verdades. O despertar é uma experiência individual.


Como disse anteriormente, o ego é o modelo da personalidade. É como se tivéssemos duas mentes : a do ego e a do Eu Superior. E temos mesmo ! Ouvimos duas vozes na nossa cabeça: uma com conselhos nobres e outra... bem, outra com idéias egóicas. Só que uma mente está adormecida e a outra, vigente, está desperta, porém iludida. Muitas vezes somos distraídos pelo ego inferior, que nega a Verdade, nos distanciando Dela, nos fazendo acreditar que somos pessoas humanas. Não somos... estamos.

A vida no mundo material é um desafio porque tudo, eu disse tudo, nos faz crer nesse engano. Acreditamos no dinheiro, no poder, na posição social, no padrão de beleza, no glamour, na aparência... enfim, no que pertence ao mundo material. Ao despertar, mudamos a percepção dessa realidade.


Como nós estamos equivocados, tudo que construimos está equivocado.

Não é possível projetar e realizar algo que nem sequer supomos.

Por exemplo:

Nós ensinamos aos nossos filhos nossas crenças pessoais equivocadas e impomos que eles assimilem o aprendizado;

Nós assistimos às novelas, aos filmes e programas e temos como mensagem final um engano;

Nós acreditamos que somos um corpo físico então focamos nele e achamos que precisamos cultuá-lo, exibí-lo, modificá-lo.

Acreditamos que necessitamos de títulos/cursos/mestrados...

Na verdade, para nos manter-mos aqui na Terra, encarnados, realmente precisamos disso, no sentido de adquirir um padrão sócio-econômico-intelectual elevado... não é, verdade? …

TE PEGUEI !!!... grande ilusão... isso quem nos diz é o ego...


Mas, pensem bem.... estamos aqui é para despertar de quem somos verdadeiramente... despertar e ir embora... sair dessa roda de encarnações intermináveis... isto porque cada vez criamos mais karma planetário e temos que retornar para corrigí-lo... então... isto tudo é ilusão... pra quê títulos? Pra quê nos endividar com tantas “necessidades”... Será que realmente precisamos de tantas coisas? … E ainda nos sentimos “superiores” por causa disso... olha o ego aí novamente...


Temos crenças equivocadas. Não nos aceitamos por acreditar que estamos fora do que é convencionalmente belo. Tomamos fórmulas milagrosas para emagrecer ou fazer músculos, compramos muitas roupas e acessórios para enfeitar nosso corpo. Acreditamos que a riqueza e o poder nos traz felicidade e passamos a vida inteira, ou melhor, várias vidas, correndo atrás dessa ilusão. Roubamos o outro para nós, quando este não nos quer, seja ele amigo, pai, mãe, relação amorosa, impondo nossa presença à força, exigindo que nos dêem amor.

Desejamos ser o outro, ter o outro, mudar o outro, enganar o outro, mentir para o outro, enfim, nos apossamos das vidas alheias como se fossem nossa propriedade.


Fazemos cursos que não gostamos mas que julgamos necessário para crescer numa profissão ou emprego conveniente (a quem?). E ainda nos julgamos superiores pelo número de títulos acumulados, crendo que somos superiores por conquistar-mos a condição de “pessoa culta”. Matamos e morremos pelo poder. Criamos inimizades e desafetos por não terem nos dado amor e ainda julgamos o outro equivocado, como se não fôssemos também.

Vivemos na dualidade : bom x mau, pobre x rico, inteligente x ignorante...


Mas, tudo isso é necessário para desenvolver-mos a Consciência Superior. Todos temos que escalar essas passagens. Os Anjos também passaram por isso.... calma!

Que tal exercitar-mos agora o Perdão? À nós e aos outros, claro!

Estamos todos equivocados.


Nossas vivências, da forma que interpretamos, ficam registradas em nosso corpo astral. E as levamos de uma vida para outra. Todas essas situações acumuladas fatalmente nos levarão à exaustão mental, ao desequilíbrio emocional, ao sofrimento.

Como a maioria das pessoas também está adormecida, ao procurar ajuda, caímos em mãos de zumbis dormentes e a situação só piora. Temos insônias, palpitações, pesadelos e neuroses. Às vezes, recorremos à médicos e nos enchemos de calmantes. Ou, ao psicoterapeuta, que também desconhece a Verdade, porque está dormente. Melhoramos momentaneamente, mas ainda ficamos longe da realidade.

Com todo respeito aos profissionais. Eu me formei em Enfermagem, tenho três pós-graduações e ainda tento despertar desse sono... Tô no mesmo barco, pessoal...


Ainda há aqueles que podem cair em vícios para aguentar o “tranco” e aí, haja bebida, cigarro, droga, manias, taras, fobias,roer unhas, jogos, gula, hipocondria, doenças, stress, etc. Nunca paramos para pensar. Preferimos a zoeira, o barulho, nos ocupar-mos com coisas fúteis, ampliando a grande confusão. Estamos infelizes e não sabemos como mudar essa situação. Nos jogamos ao desprezo, insistindo em relacionamentos sem sentido, desgastado, mantendo aquele emprego onde somos humilhados, ou então, por julgar-nos superiores, chefes, humilhamos o subalterno e nos iludimos, acreditando que este é o nosso papel.

Muitas pessoas alcançam tamanho desespero que partem para o suicídio, comprometendo-se com a evolução pessoal. Daí a criação da Lei de Causa e Efeito ou Lei do Karma. Apesar da vontade de desistir, temos que ir em frente e sair dessa loucura, desse equívoco. A evolução não pára e não retrocede, só avança.

A própria Lei do Karma nos causa exaustão porque, ao fazer-mos errado, voltamos para consertar, e erramos de novo, e, mais uma vez, retornamos para expiar... esse vai-e-vem, um dia, nos obriga à parar e perceber que está tudo errado. Aí passamos para a fase de depressão. Vamos ao fundo do poço até entender-mos o grande vilão da história - o ego - e passamos à odiá-lo ou negá-lo.

Mas, isso é também mais uma manifestação dele. Não é para odiar ou negar.

É para compreendê-lo, mudar-mos a percepção e absorvê-lo. Quem faz isso é o Eu Superior... a Consciência, quando ela já está formada.


Vamos meditar nesse texto, pessoal!

Vamos migrar com Gaia para a 5a dimensão.

Chega de sofrimento... chega de ilusão...

Vamos abraçar o nosso Cristo Interno e atingir a Felicidade Eterna!


Namaste.

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço