Você conhece Lao Tzu?
Poucos conhecem o filósofo chinês Lao Tzu, também conhecido como Lao Tse ou Laozi, cujo significado literal é “velho mestre”.
Lao Tzu viveu no século 6 aC, na mesma época de Confúcio e é considerado o pai espiritual dos chineses.
Seus ensinamentos são seguidos na tradição taoísta, através do no único livro que Lao Tzu escreveu, cujo nome é “Tao te Ching”, comumente traduzido como “Livro do Caminho e da Virtude”.
O livro “Tao te Ching” baseia-se no Tao (Caminho), que é o Criador e sustentador de todas as coisas no Universo.
Todos os ensinamentos deste livro de Lao Tzu são instruções e orientações ao discípulo que opta por unir-se com o Tao.
Incrivelmente, os ensinamentos deixados por Lao Tzu há mais de dois mil e seiscentos anos são ainda uma conquista a ser feita por toda a Humanidade e podem ser usados como uma direção a todos os que desejam descobrir maneiras de manifestar o equilíbrio e a harmonia em sua vida pessoal.
O Universo é um organismo vivo, segundo o “Tao Te Ching”
No “Tao Te Ching“, aprendemos:
Tudo nasce do vazio indiferenciado, imensurável, insondável, que nunca pode ser exaurido.
O Tao se move em torno de si mesmo, sem parar.
Deste “Tao sem nome” (que não existe), nasce o que existe (e tem nome): o Caminho (Tao).
É com o aparecimento dos nomes, todas as coisas e o Um se transforma em muitos.
O universo é como um organismo vivo resultante da expansão vitalizada do Tao (a ordem natural, a providência).
O que é o Tao?
O Tao não tem personalidade.
O que vitaliza o Universo são dois princípios ou substâncias que, combinados, são o Tao: o yang (luz, calor, criativo, masculino), que existe especialmente concentrado no Céu – e o yin (sombra, frio, receptivo, feminino), que existe especialmente concentrado na Terra.
O Tao manifesta-se continuamente no fluxo e refluxo constante das forças yin-yang, sempre em harmonia e equilíbrio entre si, atuando em todas as coisas que existem e que foram criadas pela sua atividade.
Em outras palavras, Tao é a manifestação do equilíbrio entre Céu e Terra, entre Luz e sombra, entre masculino e feminino e etc.
Princípio da não-ação: conquiste da Perfeita Ordem Divina
A Virtude (Te) é a manifestação do Tao, através do chamado “agir não agindo”.
A não-ação proposta no Tao Te Ching nada mais é que “o seguir o fluxo” das forças combinadas do Universo, trazendo o movimento do Tao para sua própria vida sem interferir na harmonia e no Perfeito Equilíbrio do Tao.
Lao Tzu nos diz que o Equilíbrio, a Perfeição e a Harmonia são naturais e os mesmos devem se manifestar na vida de todos os Seres Humanos. Porém, para que isso aconteça, há que colocar-se em harmonia com os princípios do Tao e, através da não-ação, permitir que as forças do Universo atuem e expressem a beleza do Criador.
E este é o modo de caminhar que Lao Tzu sugere a todo discípulo: soltura e movimento, assim como também soltura no movimento, entregando-se à Perfeita Ordem das forças do Tao.
Em outras palavras, os ensinamentos do livro “Tao Te Ching” nos diz que tudo está sempre em Perfeita Ordem Divina e se você deixar os movimentos naturais do Tao acontecer, sem apegar-se a nenhum estado e sem direcionar com seu ego, você trará para sua vida os movimentos equilibrados do próprio Tao.
O Caminho do Tao é o caminho de volta ao estado de Graça e Harmonia com o Tao.
Dissolver o ego, sair do controle e aprender a confiar: siga o Tao
E nós não estamos acostumados a nos soltar ao fluxo natural do Universo, não é mesmo?
Somos munidos de um ego controlador que nos diz que temos que o tempo todo fazendo alguma coisa, em estado de alerta, sem ouvir a voz interna e sem perceber para onde nos levam os movimentos naturais do Universo.
Temos que aprender a confiar na positividade das Leis do Universo, nos conscientizando de que tudo de bom já está intrínseco em nós e no próprio Universo.
Como costumo dizer, tudo sempre está dentro da Perfeita Ordem Divina, mesmo que não pareçam estar!
Grandes são os nossos desafios, porém se conquistarmos a Virtude da entrega, estaremos fluindo em comunhão com o Tao!
Tania Resende
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz