Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

CELEBRANDO GANESHA, DEUS DA FORTUNA, DA PROSPERIDADE E DA SABEDORIA: GANESHA ABENÇOE A TODOS.!

GANESHA: CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA

E O SIGNIFICADO DO DEUS ELEFANTE

Deus da fortuna, da prosperidade e da sabedoria, Ganesha é um dos deuses mais celebrados no hinduísmo. Filho de Shiva e Parvati, sua representação possui características peculiares, mas com significados únicos. 

A história de Ganesha

Parvati é a deusa do casamento para a cultura hindu e foi a segunda esposa de Shiva, um dos deuses supremos no hinduísmo. Acredita-se, porém, que Shiva teve apenas um casamento a vida inteira, e que sua primeira mulher era a antiga encarnação de Parvati, seu único e grande amor.

Em um determinado período de sua história, Shiva precisou se afastar para lutar na guerra, ao lado de outros deuses, e por isso deixou sua amada em casa sozinha. Ao se sentir só e desprotegida, Parvati, como possuía o poder de fertilidade, criou seu primeiro filho: Ganesha.

Com a vitória na guerra, Shiva retornou para a casa e, quando chegou, encontrou Ganesha vigiando a entrada da casa, que foi um pedido feito pela própria mãe. Sem saber de quem se tratava, o jovem não permitiu a entrada de Shiva. O deus supremo, já furioso, decapitou Ganesha. Quando Parvati chegou, já era tarde, e encontrou seu filho sem vida!

Horrorizada com o que tinha ocorrido, a deusa com raiva explicou tudo ao marido. Diante de toda a situação, Shiva reconheceu seu erro e reviveu Ganesha. Aos soldados foi dada a ordem de buscar a cabeça da primeira criatura viva que adormecesse ao norte. Assim, Ganesha voltou a vida com a cabeça de um elefante, porém, sua mãe não estava totalmente feliz com a situação, então Shiva tornou Ganesha líder dos bhutaganas, um exército de soldados que lutava com ele.

Características físicas do deus elefante

Ganesha é representado como um deus antropomórfico, ou seja, metade animal, metade humano. Sua cabeça, como contamos acima, é a de um elefante; e o restante de seu corpo é a de um humano com quatro braços.

O rosto de Ganesha representa o grande intelecto e a sabedoria do deus elefante. A barriga volumosa é símbolo de paciência e compreensão, a habilidade de lidar com o bem e o mau. O deus elefante possui apenas uma presa, o que significa os sacrifícios que precisam ser feitos para se obter a verdadeira felicidade. Assim como Shiva, Ganesha possui 4 braços, que representam qualidades como: consciência, mente, ego e intelecto.

Detalhes dos símbolos de Ganesha

A representação de Ganesha vem acompanhada de elementos e detalhes que possuem significados que explicam a adoração pelo deus elefante.

A flor de lótus em uma de suas mãos representa o autoconhecimento e a realização do “eu interior”. O Modaka simboliza a satisfação após a jornada de disciplina e autoconhecimento. Uma de suas mãos permanece aberta, representando um ato de benção, proteção e refúgio aos fiéis. O machado é a ferramenta para destruir os obstáculos. E o meio de transporte do deus elefante é um rato, que simboliza a investigação minuciosa de um assunto difícil.

As celebrações para o deus elefante

Não há muitos templos dedicados ao deus elefante na Índia, mas em grande parte dos templos hindus é possível encontrar as estátuas de Ganesha.

O festival Ganesha Chaturthi (Aniversário de Ganesha) é considerado o maior festival em celebração ao deus elefante. Ele dura entre 10 e 14 dias e na programação há cultos dentro dos lares indianos e também grandes comemorações públicas, a maior delas, inclusive, ocorre na cidade de Mumbai.

Essa comemoração, de acordo com o calendário hindu, ocorre no quarto dia da primeira quinzena do mês de Bhaadrapada (correspondente ao período entre agosto e setembro). Nesse período, estátuas gigantes de argila ou gesso de Ganesha são confeccionadas para enfeitar a cidade.

Inclusive, a imagem do deus elefante é muito usada como decoração no dia a dia. Posicionada na porta de entrada da casa, o enfeite representa a abertura de caminhos em todas as áreas da vida, especialmente a financeira. O jeito correto de posicionar a imagem do deus elefante é com a tromba virada contra a porta de entrada, ou seja, de costas para a porta.

ORAÇÃO A GANESHA

Senhor Ganesha,

filho do Senhor Shiva,

removedor de obstáculos,

que protege a porta

dos reinos iluminados.

Suas bênçãos são essenciais

para iniciar

bons empreendimentos.

Saudações ao Senhor

supremo Ganesha,

cuja imagem de elefante

brilha como um milhão de sóis,

e distribui suas bênçãos a todos.

Oh meu senhor dos senhores,

Ganesha, remova gentilmente

todos os obstáculos

de minha vida,

hoje e para sempre,

de todas as minhas

atividades e empreendimentos.

Rezamos para o Senhor

supremo e perfeito,

que é onipresente.

Meditamos e oramos

por um intelecto mais brilhante 

ao Senhor com o tronco

curvo em forma de elefante.

Nós nos curvamos
diante de Ti,
para iluminar nossas mentes
com sabedoria.

Nós nos curvamos
diante de Ti,
para abrir nossos caminhos,
retirando todos os obstáculos.

Nós nos curvamos
diante de Ti,
para  termos a força
da transformação de nossa
vida em prosperidade.

Nós nos curvamos
diante de Ti,
para  permanecermos
protegidos por sua força.

Nós nos curvamos
diante de Ti,
para nos conduzir
a salvação.

Assim seja!

Mantra de Ganesha

Om Gam Ganapataye Namah

A tradução desse mantra é "Eu Te saúdo, Senhor das Tropas!". A popularidade do mantra deve-se ao som Om, que é intitulado como o som primordial. A sílaba Om é chamada de sagrada e é entoada para ter conexão com a divindade.

Além disso, o mantra de Ganesha também é mentalizado para se alcançar a prosperidade e se livrar dos problemas, que podem se apresentar de forma mental, emocional, espiritual ou material. Assim, se você está em aflição por causa de pensamentos negativos, não consegue ter o controle das emoções, está com dificuldade em encontrar a paz espiritual ou encontra-se em uma situação que parece não ter saída, peça ajuda de Ganesha por meio do mantra.

Você pode recitar as sílabas quando e onde quiser. Porém, é preciso que essa técnica de meditação seja feita com frequência e atenção. Para ter o efeito desejado, os sons devem ser sentidos no corpo e compreendidos pela mente. Confira o significado das sílabas contidas no mantra.

Om: som que é responsável pela conexão das pessoas com Ganesha.

Gam: sílaba que refere-se ao ato de se aproximar ou se unir com algo.

Ganapati: é o som que representa o deus Ganesha; "Gana" quer dizer tropa e "Pati" é senhor.

Namah: essa sílaba encerra o mantra porque simboliza adoração.

Fontes:

1) GANESHA: CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA E O SIGNIFICADO DO DEUS ELEFANTE

2) Aprenda a técnica de abertura dos caminhos para fartura

***

Gratidão.

Amor e Luz!

Exibições: 232

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de maria cristina garmatter em 12 setembro 2022 às 17:09

Pela vossa sabedoria, benevolência e Luz,

Gratidão!!

Comentário de João em 2 setembro 2022 às 12:57

Grato :)

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço