Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

chef de cozinha ensina a preparar 'carnes da terra' com jaca e casca de banana verde

 

 

por Renata Takahashi - 14/03/2016, 19h12

 

 

Apesar de não serem espécies nativas, jaca e banana são frutas abundantes em Ubatuba. Ambas são consumidas mais comumente quando maduras, aproveitando-se apenas a polpa. Mas o que muitos não sabem é que é possível aproveitar todas as partes da jaca e da banana, até mesmo suas cascas.

 

 

Fotos: InforMar Ubatuba

Chef André Vieland jaca verde Ubatuba

Pensando em capacitar profissionais do turismo de Ubatuba para a elaboração de alimentos sem ingredientes de origem animal, a Humane Society Internacional ofereceu uma oficina gratuita na semana passada no Canelle Café – Bar, com receitas e degustação de “carnes vegetais”, orgânicas e saudáveis.

 

Com o espaço lotado e vista para o mar, o Chef André Vieland preparou um ceviche de carne de jaca e um antepasto de casca de banana verde. Na degustação, além desses dois pratos, os participantes também puderam provar “coxinha” de jaca, “casquinha de siri” de jaca e purê de batata com casca de banana acebolada.

 coxinhas de jaca e casquinha de siri de carne vegetal de jaca

Antes das receitas e da degustação, a gerente de políticas alimentares da Humane Society International, Sandra Lopes, falou sobre diversos motivos para deixar de lado os alimentos de origem animal, como a saúde, o meio ambiente e, principalmente, os animais.

COXINHA DE CARNE DE JACA

A imagem pode conter: comida e área interna

Ceviche de jaca verde Ubatuba oficina carnes da terra

Ceviche de jaca verde

 

Ingredientes:
- 24 gomos que envolvem o caroço da jaca cozidos e laminados
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho ralado
- 1 cebola roxa laminada bem fina
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- suco de 2 limões
- 1 colher de molho de pimenta
- Sal a gosto

 

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes e deixe descansar por uma hora na geladeira. Sirva em taças individuais.

Escondidinho de carne de casca de banana acebolada

Purê de Batata:
6 batatas médias cozidas e espremidas
4 colheres de azeite
1 dente de alho picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Doure rapidamente o alho no azeite e misture todos os ingredientes formando um purê.

Carne de Casca de Banana Acebolada
Casca de 06 bananas verdes cozidas e desfiadas (cozinhe até que fiquem escuras ou comecem a abrir, para desfiar utilize um garfo)
2 cebolas cortadas em lâminas
1 fio de azeite
Shoyo, tempero baiano, sal e pimenta a gosto
Esquente o azeite e coloque a cebola e a casca de banana, misture o shoyu e os demais ingredientes.

Forre o fundo de uma forma com o purê de batatas, coloque a casca de banana e tampe com uma camada fina do purê.
Dica opcional: polvilhe castanha do Pará ralada por cima e leve ao forno antes de servir. Bom apetite!

A imagem pode conter: 1 pessoa, comida

Preparo da casca de banana verde

 

As bananas verdes vão com casca e tudo ao fogo, cobertas com água, cozinhando até que a casca escureça ou até que a banana comece a abrir. Ainda quente, deve-se separar a polpa das cascas. Essa polpa batida no liquidificador é a famosa biomassa de banana verde, bastante versátil e que pode ser congelada para uso posterior.

 

O ideal para as receitas que utilizam a casca, segundo o Chef, é retirar toda a polpa, o que pode ser feito raspando com ajuda de uma faca. Então, a casca está pronta para ser temperada e utilizada em diversas receitas.

antepasto de banana verde oficina carnes da terra ubatuba

Antepasto de casca de banana verde

 

Ingredientes:
- Casca laminada de 10 bananas cozidas
- 1 pimentão vermelho fatiado em tiras
- 1 cebola laminada
- 2 dentes de alho laminados
- 2 colheres de sopa de uva passa
- azeite, sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire, deixe esfriar e sirva como antepasto.

Preparo da jaca verde

 

"É simples, às vezes trabalhoso", comenta Vieland, sobre o preparo da carne de jaca verde. Ele lembra que é recomendável passar um pouco de óleo nas mãos, na faca e na panela para evitar que o líquido branco que a jaca solta ao ser cortada grude em tudo. O ideal é pegar uma jaca verde que caiba inteira com casca na panela de pressão. Se for muito grande, ela pode ser cortada em pedaços menores. A jaca deve cozinhar por aproximadamente 20 minutos depois que a panela pegar pressão. Após escorrer a água e deixar esfriar, é só descascar e separar a polpa cozida para temperar como preferir, uma vez que os alimentos verdes têm sabor neutro.

 

“A jaca, a gente consegue usar tudo dela”, observa o Chef. Para usar a casca, segundo ele, é preciso lavar bem, colocá-la em uma forma, levar ao forno em fogo baixo até ficar bem sequinha e depois processá-la, para que vire uma farinha muito nutritiva. A semente pode ser consumida após cozida, se retirarmos a casquinha que a envolve. O gosto lembra uma castanha ou pinhão. A semente cozida também pode ser batida em um processador até virar uma farofa, ou ainda ser torrada e servida como petisco

A imagem pode conter: comida

Purê de batata doce roxa com tahine e proteína @veganwaybrasil de ervilha sabor natural, tofu com brócolis, shimeji e merken, azeite e nutritional 

.

Exibições: 138

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço