Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O Caminho da Iniciação
A Significância das Iniciações

Considerações Preliminares

Transcrito por Ismael de Almeida

Olhemos para estas iniciações sob o ângulo da Vida planetária, na medida em que nos é possível. Há muito tempo temos olhado para elas sob o ângulo da humanidade, o discipulo mundial, assim como sob o ângulo do iniciado individual, mas não deve ser esquecido que estas iniciações também têm um significado planetário. Do ponto de vista da Hierarquia e de Shamballa, elas constituem os principais fatores que tornam possível o processo iniciatório na Terra entre os homens.

Isto naturalmente significa em relação ao nosso Logos planetário. É preciso jamais esquecer que é o progresso avançando sobre o Seu escolhido Caminho cósmico que torna possível todo o processo evolutivo. Assim como um Mestre Que fez a quinta iniciação tem que projetar Seu próprio específico empreendimento, por meio de Seu Ashram, provando assim Sua resposta ao aspecto vontade do Logos planetário e fazendo-Se responsável por uma fase do Plano planetário, também assim o Logos planetário - sob a Lei da Síntese - tem que levar avante um projeto específico de acordo com a vontade do Logos Solar. É isto que o nosso Logos planetário está em processo de fazer, estabelecendo uma definida cultura onde o germe da vontade solar possa ser desenvolvido em um de seus aspectos. Então - em conjunção com um projeto similar em andamento em dois outros planetas, assim desenvolvendo dois outros aspectos - o núcleo do terceiro sistema solar será, eventualmente, trazido à expressão.

É difícil para a mente humana apreciar esta síntese básica e este relacionamento que existe no sistema solar inteiro, com os Logoi planetários implementando o propósito divino; os homens não conseguem ainda captar as relações dentro do aspecto personalidade do nosso Logos planetário - a Terra e tudo que nela existe. Porém, essa síntese existe é o fator relacionador entre nossa Terra e o Sol, entre os vários Logoi e o Logos Solar. Tudo que podemos fazer é obter um quadro geral das iniciações planetárias, as sete iniciações e as nove.

A única maneira pela qual nós podemos captar mesmo que uma pequena medida da intenção planetária é através de um estudo das grandes civilizações que têm sido desenvolvidas pela humanidade sob a impressão vinda das mais elevadas fontes espirituais sobre o nosso planeta, as quais têm nos alcançado via a Hierarquia. A estas civilizações é preciso somar-se as culturas que delas de desenvolveram. Isto obviamente nós não podemos fazer, pois isso exigiria uma pesquisa de todos os períodos e ciclos históricos conhecidos e desconhecidos, além de uma consideração de todas as evidências antropológicas, arquiteturais e sociológicas. A esta abordagem ao intento e propósito do Logos planetário é preciso somar-se uma consideração de certas crises na vida da humanidade que têm o caráter de iniciações menores às quais o Logos planetário Se submeteu, no sentido de que Ele é o Iniciador. A humanidade, sendo o mais altamente desenvolvido produto evolutivo no nosso planeta, reage a essas iniciações; elas produzem eventos mundiais, e aqueles estupendos pontos de crise que até agora têm trabalhado destrutivamente no que diz respeito ao aspecto forma, mas que avançaram para aquelas etapas de desenvolvimento e progressão quando o trabalho dos Construtores, o segundo aspecto divino, lhe é somado e tira partido da liberdade ou libertação provocada pelo Destruidor, o primeiro aspecto. Há sempre estas duas fases.

Através das civilizações passadas e sua eventual catastrófica destruição, o Logos planetário tem gradualmente preparado o terreno ou campo planetário para o "plantio do germe da Vontade" - cujo desenvolvimento é uma parte futura do destino humano. As sete principais fases do desenvolvimento da raça humana (sendo nossa moderna raça ariana a quinta) têm o mesmo caráter das sete iniciações ou desenvolvimentos; a palavra "iniciação" não é para ser entendida aqui exatamente do mesmo modo que as iniciações humanas são compreendidas e interpretadas. Os homens são iniciados nas fases da divina consciência através da estimulação aplicada por meio da qual seus veículos mostram estar prontos; em relação ao Logos planetário, foi Ele que iniciou um novo processo em sete fases, processo esse preparatório para a esperada plantação divina. É preciso ter em mente que o uso da palavra "plantação" é puramente simbólico. Cada fase traz mais perto a frutificação do propósito divino ou projeto espiritual, e é para isto que Sanat Kumara veio à manifestação ou encarnação.

Cada uma destas fases afeta todos os quatro reinos da natureza, produzindo, a cada etapa, uma sensibilidade maior, mas é somente no quarto reino, o humano, que existe a possibilidade de um registro consciente e reconhecimento do intento divino e uma leve resposta vibratória ao aspecto vontade da divindade. Foram necessários incontáveis milênios para produzir isto. Quando vocês se lembrarem que foi somente na atual crise mundial que o Logos planetário ousou submeter as formas em todos os quatro reinos à estimulação direta de Sua vontade impulsionadora, vocês compreenderão que a extraordinária imensa paciência é talvez a Sua mais destacada característica. A paciência é uma qualidade da vontade; ela tem o caráter de uma estreita adesão a uma intenção fixa. A cada transição de uma civilização para outra - cada uma construída sobre a semente cultural da que a precedeu, depois do devido florescimento da civilização - nós podemos dizer sobre Sanat Kumara o mesmo que foi dito sobre o Cristo, "Ele vê o trabalho de Sua alma e é satisfeito". Tão cegos são os homens que, quando uma civilização chega ao fim, e quando o modo familiar de expressão cultural é posto sob a mão do destruidor, a humanidade vê isso como uma grande tragédia e teme a ruína que geralmente rodeia tal evento. Mas, sob o ponto de vista dos significados mundiais, vê-se o progresso e a aproximação do dia da consecução, da satisfação.

Nossa moderna civilização - sob o martelo do aspecto destruidor - está hoje sendo mudada: coisas velhas estão morrendo, tendo servido ao seu propósito. A coisa nova não é ainda notada ou apreciada, embora já esteja presente. O trabalho de preparação para o plantio do germe ou semente da vontade divina na Terra está quase terminado; quando a Hierarquia Se exteriorizar, e os homens como um todo reconhecerem a posição, na Terra, do Cristo e de Sua igreja "invisível" (a união de todas as almas tornadas perfeitas, o que é a verdadeira descrição da Hierarquia), então - de modo imprevisto para a humanidade - Shamballa assumirá o controle, e da Câmara do Conselho de Sanat Kumara surgirá o Semeador da semente; Ele a semeará no terreno preparado pela humanidade, e assim o futuro está assegurado, não só para o Logos planetário, mas para o Todo maior no qual nosso planeta executa sua pequena parte. Esse momento está adiante na civilização que virá, e na próxima grande raça que emergirá de todas as nossas raças e nações modernas, a semeadura terá lugar. A próxima raça será uma fusão do todo, e um reconhecimento mundial da Humanidade Una é um essencial pré-requisito do plantio. É a criação deste reconhecimento universal que será uma das principais tarefas do reaparecimento do Cristo e a Sua Hierarquia assistente. Quando "as pequenas vontades dos homens" começarem a responder em larga escala à Vontade maior da Vida divina, então, a principal tarefa de Shamballa tornar-se-á possível. Porém, antes disso, a humanidade precisa responder à luz e ao amor que são as correntes preparatórias da energia espiritual e que já estão fluindo em resposta à invocação humana.

Compreendendo os processos iniciatórios planetários como instituídos pelo Logos planetário, os homens precisam relacioná-los com as grandes crises que têm ocorrido em todas as raças dos homens. Assim como o discípulo-iniciado passa de uma iniciação para outra através de um processo de continuamente deixar para trás aqueles aspectos da vida da forma que foram destruídos por ele como inúteis, também a humanidade deixa para trás uma civilização após outra, sob o estímulo do evolutivo propósito de Sanat Kumara Que inicia constantemente aquilo que é novo e aquilo que melhor servirá à Sua vontade. Os homens tendem a pensar que todo o processo evolutivo - incluindo o desenvolvimento dos reinos subumanos da natureza - é meramente um modo pelo qual os homens podem alcançar a perfeição e desenvolver melhores formas por meio das quais possam manifestar essa perfeição. Porém, em última análise, o progresso humano é puramente relativo e incidental. O fator de suprema importância é a habilidade do Logos planetário para levar a cabo Sua primária intenção e trazer Seu "projeto" à perfeita consumação, cumprindo assim a tarefa que Lhe foi dada por Seu grande superior, o Logos Solar.

A oitava e nona iniciações (das quais nem vocês nem eu sabemos praticamente coisa alguma) relacionam-se às iniciações daqueles métodos e técnicas pelos quais "a semente da vontade", que florescerá mais tarde no terceiro sistema solar, pode ser nutrida e fomentada e crescer. Esta será a tarefa de um grupo de Mestres a ser desenvolvida na próxima grande raça, os Quais, na Iniciação da Decisão, a sexta iniciação, Se dedicarão, como um grupo, ao Caminho do Serviço Terreno. Especificamente e com plena iluminação Eles Se devotarão à promoção do projeto de Sanat Kumara. Com este projeto, o nosso atual grupo de Mestres não está especificamente envolvido; Sua tarefa é a aplicação do processo evolutivo visando a preparação do campo do mundo para a divina futura semeadura.

Mais não posso dizer. Tudo que fiz foi dar-lhes uma pista quanto ao significado das iniciações, instituídas pelo Senhor do Mundo. Estas não são, devo repetir, iniciações às quais o próprio Logos planetário esteja sujeito. As crises mundiais, que sempre precedem a iniciação em escala planetária, são parte do trabalho preparatório, testes e provas que tornam possível alguma iniciação cósmica à qual Ele tenha sido ou será eventualmente submetido. Com elas nada temos a ver, nem vocês entenderiam mesmo que eu pudesse ser mais explícito. A Lei da Analogia e das Correspondências interrompem-se num certo ponto do caminho da compreensão, e algo novo e completamente diferente aparece. A Lei da Analogia aplica-se quando considerando o microcosmo dentro da vida do Macrocosmo, porém se nos aventuramos fora dessa Vida limitada e manifestada - se isso fosse possível, o que não é o caso - iríamos contatar outras Leis e outras abordagens da verdade existentes em níveis cósmicos.

Pouco mais há que eu possa dizer sobre as iniciações planetárias ou -como seriam mais corretamente chamados - os processos iniciatórios planetários. Eles afetam toda a nossa vida planetária, mas não são essencialmente iniciações como nós entendemos o termo, ou como essa palavra poderia ser aplicada a Sanat Kumara. Eles são uma parte definida do processo cósmico e particularmente da evolução solar, mas são, como vimos, apenas preparatórios para aquela iniciação para a qual nosso mundo foi feito - a manifestação na Terra do mais elevado dos três aspectos: a VONTADE de DEUS, como é universalmente chamado .

Exibições: 10

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito boa a explicação! profundo e complexo,necessitando de mais estudos para compreensão do todo e significado da iniciação. estarei conectada nas informações ,estudando os pormenores.Repassando e discutindo com amigos.

Obrigada pela Luz e orientação.

Paz e alegrias sempre.

Assim seja.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

COMPRE AQUI LIVROS ESOTÉRICOS NA AMAZON

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

Visit Ave Luz

PUBLICIDADE

Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2022   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço