Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Em alerta nível 6, Vulcão Puyehue produz 5 tremores por hora

Em alerta nível 6, Vulcão Puyehue produz 5 tremores por hora

As cinzas do vulcão Puyehue, em erupção há mais de uma semana, já afetam pelo menos seis países incluindo a Austrália e Nova Zelândia, depois que o material piroclástico atravessou todo o Atlântico Sul e Oceano Índico, alcançando a Oceania. No sábado, a coluna de fumaça atingiu 8.000 metros de altura e a sismicidade está agora em 5 tremores por hora.

 

Vulcão no Chile Puyehue
Clique para Ampliar

O vulcão entrou em erupção no dia 4 de junho, depois que uma série de 1450 tremores de pequena intensidade foram detectados no setor sudeste do Parque Nacional Puyehue, onde se encontra a montanha. De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, SERNAGEOMIN, a maior parte dos tremores até agora registrados são de longo-período, com os mais intensos atingindo 3.5 graus de magnitude.

Segundo o SERNAGEOMIN, a sismicidade diminuiu nos últimos dias, passando de 60 tremores por hora registrados no início da erupção para 5 tremores por hora na manhã de segunda-feira (13/06). Mesmo com a atividade sísmica enfraquecida, o Observatório Volcanológico dos Andes do Sul - OVDAS - mantém o alerta em nível 6, de erupção moderada.


Brasil
Nesta segunda-feira, a nuvem de cinzas voltou a cobrir o espaço aéreo de Uruguai e Argentina, forçando nove aeroportos brasileiros a suspenderem as operações de decolagens para o Cone Sul. O aumento de cinzas vulcânicas sobre esses dois países fez com que as companhias aéreas TAM e Gol cancelassem seus voos a Buenos Aires. Em comunicado, a Gol informou que suspendeu os voos para Montevidéu, no Uruguai e Rosário, na Argentina.

 

Vulcão Puyehue
Localizado no Parque Nacional Puyehue, nos Andes Chilenos, o vulcão Puyehue faz parte do complexo Puyehue-Cordón Caulle (PCCV), que abriga mais três vulcões: a Cordilheira Caldeira Nevada, Mencheca e Cordón Caulle.

Como a maioria dos estratovulcões na Zona Vulcânica Sul dos Andes, Puyehue e Cordón Caulle estão localizados ao longo de uma falha transversa, cortada pela grande falha Liquine-Ofqui, que corre em sentido norte-sul.

O complexo vulcânico é responsável por moldar a paisagem local e produzir uma enorme variedade de formações vulcânicas ao longo dos últimos 300 mil anos. Domos de lava, caldeiras e diversas crateras podem ser encontradas na área além de uma ampla variedade de rochas de origem vulcânica.

Erguendo-se a 2236 metros acima do nível do mar, o vulcão Puyehue está construído sobre uma grande caldeira de 2.4 km de largura, formada nos últimos 11500 anos, no período Holoceno. Junto com seu vizinho Cordón Caulle, entrou em erupção em 1960, logo após o maior terremoto já registrado, de 9.5 graus ocorrido na cidade de Valdivia.

A região de Puyehue-Cordón Caulle é uma das mais importantes áreas de exploração de energia geotérmica do Chile. Ali, diversos tipos de atividades podem ser observadas, desde fumarolas até águas em ebulição.



Foto: No topo, grande erupção do vulcão Puyehue próximo a Osorno, Chile, em 5 de junho de 2011. Na sequência, modelo de dispersão de cinzas vulcânicas mostra a propagação da pluma vulcânica. Créditos: Victor Rojas - Xinhua/Apolo11.com

Direitos Reservados 
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link: 
Fonte: Apolo11

Exibições: 60

Responder esta

Respostas a este tópico

conferir: Recomendações antes, durante e depois de uma erupção em http://anjodeluz.ning.com/group/voluntriosdobem/forum/topics/erupca...

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço