Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

ECOVILA TERRA UNA


Sede da ONG, a Ecovila TERRA UNA está localizada junto à natureza, numa terra de 48 hectares dentro da APA da Serra da Mantiqueira, município de Liberdade, Minas Gerais.

Buscando integrar moradia, trabalho, educação e lazer, a ecovila vem se consolidando como um centro educacional transdisciplinar de integração rural-urbana, onde podemos praticar as técnicas e valores que permeiam nossa VISÃO, difundindo assim um modelo de vida mais sustentável.

 

Atuando na pesquisa, demonstração e treinamento de tecnologias ambientais que priorizem a restauração e conservação da natureza, Terra Una utiliza-se da permacultura, da bioconstrução e das diversas técnicas de agroecologia para o design e manutenção deste espaço.


Além das casas dos moradores, sua estrutura já engloba um salão de vivências, um galpão para atividades práticas, dormitórios, camping, cozinha e refeitório comunitários, hortas, viveiro de mudas, plantios de média escala e sistemas agroflorestais, além das belezas naturais das montanhas, florestas, rios e cachoeiras.

A Ecovila recebe pessoas interessadas em participar de suas atividades, durante os EVENTOS PROGRAMADOS ou fora deles, desde que agendado previamente. Para saber mais entre em contato conosco e leia as ORIENTAÇÕES PARA VISITANTES.

 

 

CURSOS E EVENTOS REALIZADOS POR TERRA UNA


EDUCAÇÃO GAIA RIO 2010
Local: Escola Nacional de Botânica Tropical - Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
Data: de julho a novembro de 2010. Inscrições encerradas.

TRANSIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
Local: Juiz de Fora/MG - Universidade Federal de Juiz de Fora
Data: de agosto a dezembro de 2010. Possibilidade de Inscrições em módulos avulsos.

ATIVIDADES QUE ACONTECEM NA ECOVILA TERRA UNA



FORMAÇÃO DE ECOVILAS
Em uma abordagem sistêmica e transdisciplinar, o curso FORMAÇÃO DE ECOVILAS de Terra Una objetiva introduzir conceitos e tecnologias nas diversas áreas da sustentabilidade a serem considerados para uma bem sucedida implantação de assentamentos humanos rurais ou peri-urbanos. A programação de uma semana imersiva na ecovila, oferece a oportunidade de vivência comunitária e aplicação prática das 4 dimensões estudadas. Clique no título para saber mais.
Datas: de 31/dom de outubro a 06/sáb de novembro de 2010 - Feriado de 02 de novembro
Sugestão de chegada no dia 30/sáb e saída no dia 07/dom, sem custos adicionais
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE OUTUBRO. Informações: ecovila@terrauna.org.br

SEMANA DE VISITANTES
Uma vez por mês, a Ecovila Terra Una está aberta para que visitantes possam vir conhecê-la e participar de seu cotidiano. As atividades variam a cada semana, podendo incluir plantio, bioconstrução, permacultura, vivências educacionais, práticas corporais e meditativas, trilhas na natureza, manutenções gerais, etc. Além disso, todos dedicam parte de seu tempo para as atividades rotineiras de cozinha e harmonizações dos espaços.
::Próximas datas previstas: JULHO: de 17 a 25 - AGOSTO: não haverá, devido a obras.
É necessário inscrição e confirmação prévia. Informações: terrauna@terrauna.org.br

CURSO DE AGROFLORESTA
Data: de 9 a 12 de outubro de 2010
Divulgação a ser lançada. inscrições até 30 de setembro

ATIVIDADES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE TERRA UNA APOIA OU PARTICIPA



A CASA DOS FUNDOS/PN21
Exposição de artes visuais
de 20 de maio a 17 de julho de 2010.
Local: SESC Niterói, Rua Padre Anchieta, 56, Centro, Niterói, RJ
Terra Una é uma ONG que desde 2003 trabalha para promover e apoiar ações transdisciplinares que visam a sustentabilidade ecológica, o redesenho social e o desenvolvimento integral do ser humano. Para tal, atua em MG, RJ e SP, em zonas urbanas e rurais, realizando eventos e projetos nas áreas sócio-ambiental, econômica, artístico-cultural, terapêutica e educacional.

Para o desenvolvimento e coordenação de seus PROJETOS, Terra Una conta com uma equipe de 20 pessoas, reunindo profissionais de diversas áreas como: biólogos, agrônomos, economistas, gestores socioambientais, arquitetos, permacultores, bioconstrutores, educadores, terapeutas, comunicadores, designers, artistas, produtores culturais e outros.

A sede da ONG é uma ECOVILA localizada na APA da Serra da Mantiqueira, em Liberdade/MG, constituindo-se como um espaço de moradia, educação, trabalho e lazer que busca o desenvolvimento integral de seus membros, dos visitantes e das comunidades do entorno.

Em sua organização, Terra Una pratica a governança circular, na qual todos os participantes têm voz ativa e as decisões são tomadas por consenso. Considera-se que o êxito no alcance dos objetivos está não somente no cumprimento das metas, mas na melhoria dos relacionamentos e no aprimoramento contínuo do processo.

Atenta para a importância das articulações em rede, Terra Una promove os Encontros Biorregionais da Mantiqueira, participa da ENA-BR – Rede Brasileira de Ecovilas –, é membro do CONAPAM – Conselho Consultivo da APA da Mantiqueira – e do Comitê de Bacia do Alto Rio Grande, e integra a Comissão Estadual de Pontos de Cultura de Minas Gerais.

Além disso, participa de outras redes do terceiro setor e realiza parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de suas atividades.

Para maiores informações, por favor entre em contato conosco.
Grata,

contatos
Para informações gerais ou agendar visitas:
55 21 22328254 (Mariana)
terrauna@terrauna.org.br
para o EDUCAÇÃO GAIA
55 21 22215202 (Erian)
gaia@terrauna.org.br

para o FORMAÇÃO DE ECOVILAS
55 21 22215202 (Erian)
ecovila@terrauna.org.br

para o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARÍSTICA
55 21 22743439 (Domingos)
interacoes@terrauna.org.br


Endereço de correspondência para a sede MG:
Caixa Postal 13
Liberdade / MG - CEP 37350-000

Endereço de correspondência escritório RJ:
R. Almirante Alexandrino 356 salas 101 e 102 - Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ - CEP 20241-260

PROJETOS EM EXECUÇÃO OU COM DATA DE EXECUÇÃO JÁ PREVISTA

GAIA EDUCATION
O EDUCAÇÃO GAIA – Design em Sustentabilidade é um programa que capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para a complexa crise de sustentabilidade vivida hoje em nossa sociedade, oferecendo aos participantes uma perspectiva sistêmica que se utiliza da reflexão teórica aliada a experiência prática.

Lançado em 2005, o Educação Gaia acontece anualmente em mais de 15 países, contribuindo para o planejamento e desenvolvimento da sustentabilidade em nossa sociedade, podendo ser aplicado desde em pequenos projetos e iniciativas coletivas até em comunidades ou cidades inteiras. O programa está associado a GEN (Rede Global de Ecovilas) e seu currículo é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

Em 2011, Terra Una estará realizando dois programas Educação Gaia, um em formato imersivo na Ecovila Terra Una e outro no Rio de Janeiro em parceria com o Jardim Botânico. Clique para mais informações.

PRÊMIO INTERAÇÕES FLORESTAIS - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA TERRA UNA
Trata-se de uma série de bolsas de pesquisa em Arte e Vida Comunitária, para que artistas e pesquisadores de diferentes procedências possam conviver por 21 dias na ecovila Terra UNA desenvolvendo seus projetos. A primeira edição aconteceu em 2007 com Cristina Ribas, Domingos Guimaraens, Flavia Vivacqua e Nadam Guerra, que hoje formam o Conselho do Programa Interações Florestais. A segunda edição aconteceu em 2008 e fomentou 15 bolsas-pesquisa distribuídas nacionalmente por uma metodologia auto-seletiva, ao receber o Prêmio Conexões Artes VisuaisFUNARTE/Petrobras do Ministério da Cultura.

PONTO DE CULTURA E SUSTENTABILIDADE
Projeto inscrito no edital da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais no âmbito dos programas Mais Cultura e Cultura Viva do Ministério da Cultura. O Projeto Ponto de Cultura e Sustentabilidade prevê a instalação de um Centro Cultural na Cidade de Liberdade, MG onde serão oferecidos cursos focados em três eixos: Artes Aplicadas; Cultura Digital e Comunicação; Tecnologias Sócio-ambientais. O foco na sustentabilidade se dá pela capacitação profissional para geração de renda, inclusive pela proposta de uso sustentável dos recursos regionais e pela articulação em rede entres as diversas entidades (prefeitura, associações, comércio) para o desenvolvimento de um plano cultural no município e pela divulgação e aplicação de tecnologias sócio-ambientais. Além dos cursos oferecidos, serão realizadas outras atividades culturais regulares e gratuitas como Cine Clube mensal, Feiras de Economia Criativa e Solidária, Festival anual de Cultura, entre outros.

ENCONTROS BIORREGIONAIS DA MANTIQUEIRA
Cientes da necessidade de agir localmente e articular-se globalmente, Terra Una há três anos vem promovendo este espaço para o encontro de idéias e experiências daqueles que vivem e trabalham na APA da Mantiqueira em prol de um desenvolvimento humano sustentável, estimulando reflexões para a construção conjunta de nosso futuro na região. O encontro, que a cada ano vem sendo sediado por uma instituição diferente, busca trabalhar temas como: Conservação Ambiental, Educação, Alimentação Orgânica, Economia Solidária, Organização Comunitária, Comunidades Intencionais e Ecovilas, Ecoturismo, Cultura e Comunicação, Permacultura e Bioconstrução, Políticas Públicas, etc. Em 2009, o encontro acontecerá em junho, na Pedra Negra.

 

 PROJETOS EM FORMATAÇÃO OU EM BUSCA DE PARCERIAS PARA REALIZAÇÃO

FORMAÇÃO EM PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO
O projeto busca prover capacitação técnica para os jovens da região, que atualmente não dispõem de educação local além do ensino médio. Ampliar-se-á assim a visão e o leque de atuação destes jovens, que estarão habilitados ao desenvolvimento de infra-estruturas e sistemas ecologicamente corretos, possibilitando inclusive a formação de uma cooperativa para venda de seus produtos e serviços.

PONTO DE CULTURA DA PAZ (RJ)  
O projeto proposto pelo ISER em parceria com Terra Una pretende criar um ponto de referência e convergência para o desenvolvimento da Cultura de Paz no Rio de Janeiro, mapeando e articulando as iniciativas que já trabalham com este tema. Além disso, serão realizados encontros de capacitação em “Agentes da Paz”, com endosso da UNESCO, totalizando 110 horas de duração para uma turma de 130 multiplicadores. Também serão realizadas oficinas que trabalharão ferramentas como a economia solidária, comunicação não violenta, gestão pacífica de conflitos, liderança circular e empoderamento, tomada de decisão participativa, danças da paz, danças circulares, etc.

ATELIER DE COSTURA, TECELAGEM E TINGIMENTO  
O projeto busca promover um resgate de técnicas tradicionais e oferecer alternativas de geração de renda para a população local (especialmente as mulheres), capacitando-as para a formação de uma cooperativa de produtos de vestuário e afins, utilizando materiais locais, como a lã, o couro e os corantes naturais, aliados a técnicas artesanais tradicionais como tear, costura, tricô, crochê e bordados, de forma a agregar valor através do trabalho artístico manual e de um design moderno e diferenciado.

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Através de técnicas permaculturais, o projeto reverterá os processos de degradação dos corpos hídricos ocasionado pelo despejo direto de dejetos humanos, animais, águas servidas e lixo orgânico. Ao mesmo tempo em que trata estes resíduos, gera produtos para uso e venda, fomentando inclusive a formação de uma cooperativa de produtos de limpeza ecológicos.

QUINTAIS AGROFLORESTAIS
Pela criação de quintais agroflorestais altamente produtivos, o projeto proporciona segurança alimentar e uma fonte de renda alternativa para a família, ao mesmo tempo em que promove a inserção da mulher rural na economia da região.

RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES E NASCENTES
Através de técnicas permaculturais, o projeto reutilizando-se de sistemas agroflorestais (SAF’s), o projeto fará o reflorestamento produtivo de áreas de fundamental importância para a conservação das águas da região. Ao mesmo tempo em que o proprietário rural atua para o bem comum, ele gera alimentos, trabalho e renda para sua família, mediante o uso sustentável de sua terra.

 PROJETOS JÁ EXECUTADOS

 

 

PONTO FLORESTAL - ARTE, VÍDEO E ECOLOGIA
Integrando o Programa Interações Florestais, é uma parceria da Associação Terra UNA e da agencia Nexo Cultural. Trata-se de um curso em Arte, Tecnologias e Ecologia. O curso é constituído de 9 oficinas com profissionais renomados de diferentes regiões do Brasil, 8 mostras de vídeos com temas relacionados e um estágio na Ecovila Terra UNA em Liberdade/MG.  O projeto é realizado na cidade de Cataguases/MG, com os recursos do Ministério da Cultura pelo Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura em parceria com o Ponto de Cultura Fábrica do Futuro, o Instituto Cidade de Cataguases, o Instituto Francisca de Souza Peixoto e Estação Ecológica de Água Limpa.

CIRCUITO TELA VERDE
O Circuito TELA VERDE é uma ação promovida pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo é contribuir com os processos locais de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, fazendo uso da linguagem audiovisual na educação ambiental, por meio da realização de mostras de filmes independentes de temática socioambiental. Terra Una, em parceria com o MMA, estará promovendo a exibição deste circuito em Liberdade/MG durante o primeiro semestre de 2009.

Exibições: 24

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço