Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO – RAJA YOGA
PARA O DESENVOLVIMENTO DA MENTE

O primeiro exercício em Raja Yoga é o chamado Pratyahara ou arte de tornar a mente introspectiva, isto é, dirigir a sua atenção para o seu próprio interior. Este é o primeiro passo para o domínio sobre a mente. O seu fim é desviar a mente da ocupação com o exterior e dirigi-la, gradualmente, ao interior, fixando a sua atenção sobre a sua natureza interna. Trata-se de dominar a mente pela vontade.
Os seguintes exercícios senão úteis para isso:

EXERCÍCIO I

a) Colocai-vos numa posição cómoda e o mais longe possível de influências externas que vos possam interromper ou distrair. Não façais esforço violento para dominar a mente, mas antes deixai-a vaguear um pouco, até que os seus esforços se achem exaustos. Ela aproveitará, ao princípio, a oportunidade e disparará aqui e acolá, como um macaco solto, até que se cansa, pouco a pouco, e obedecerá às vossas ordens. Na primeira vez custará algum tempo amansá-la, mas todas as vezes que o experimentardes, chegar-vos-á com a menor demora. Os yogues sacrificam muito tempo à aquisição desta paz e calma mental, e consideram-se bem pagos por seus esforços.

b) Quando a mente estiver bem acalmada e em paz, fixai o pensamento no mantram «Eu sou», como vo-lo ensinamos nas lições prévias. Imaginai o «Eu» como uma entidade independente do corpo, imortal, invulnerável, real.
Em seguida, pensai nele como sendo independente do corpo e capaz de existir em seu envoltório carnal. Meditai sobre isto algum tempo e depois dirigi gradualmente o pensamento ao real conhecimento do «Eu» como independente da mente, superior a ela e dominando-a. Percorrei as ideias gerais das primeiras duas lições e esforçai-vos por as reflectir com calma e vê-las no «olho da mente». Achareis que a vossa mente se torna cada vez mais calma e cheia de paz, enquanto os pensamentos distraentes do mundo exterior se afastam de vós cada vez mais.

c) Depois, a vossa mente deverá fazer uma calma consideração da terceira lição, onde falamos da Unidade de Tudo e da afinidade do «Eu» com a Unidade de Vida, Poder, Inteligência, Ser. Achareis estar adquirindo um domínio sobre a mente (um controlo mental) e uma calma até então desconhecidos para vós. Os exercícios dados nas primeiras três lições vos terão preparado para isto.

d) A seguinte parte deste exercício é a mais difícil, mas gradualmente vos virá a necessária habilidade. Trata-se de excluir da mente todo o pensamento ou impressão do mundo exterior, do corpo e mesmo dos pensamentos, devendo o estudante concentrar-se e meditar sobre a afirmação: «Eu sou», concentrando a ideia no simples «ser» ou «existência», simbolizados pelas palavras «Eu sou». Não «Eu sou isto» ou «Eu sou aquilo», nem «Eu faço isto» ou «Eu penso aquilo», mas simplesmente: «Eu sou». Este exercício focará a atenção no verdadeiro centro do ser que está em vós mesmos e juntará todas as energias mentais que, aliás, se dispersariam pelos objectos exteriores. Como resultado tereis uma sensação de paz, força e poder; esta afirmação e a ideia que está atrás dela, são a mais poderosa e a mais forte de todas as afirmações que se possam fazer, porque concernem ao Ser Real, e dirigem o pensamento para esta verdade. Ao princípio deixai a mente demorar-se sobre a palavra «Eu», o próprio, e depois fazei-a passar à palavra «sou», que significa a realidade e o ser. Em seguida, combinai estes dois significados e o resultado será uma fortíssima focalização do pensamento no interior e uma potentíssima afirmação do ser.

Treine e não desista, o resultado alcançado vale a pena

MariaHelena Guerra
Postado em Portugal Esotérico
Grupo Desvelando Mistérios

Exibições: 90

Respostas a este tópico

Obrigada por compartilhar Mara Helena
Querida Nilza,
Estes exercícios de meditação são bons e dão resultado, digo por experiência própria, foi assim que comecei, e ainda hoje recorro a eles algumas vezes.
Colocarei os restantes exercícios e se houver elguma dúvida eu a esclarecerei.
Um beijo em seu coração
MariaHelena
QUE BOM OBRIGADA UM BEIJINHO DE CORAÇÃO
Olá querida Juli,
Espero que experimente e tire bons resultados. Colocarei os exercicios restantes e depois é só segui-los.
Alguma dúvida é só perguntar e eu darei a explicação.
Um beijo em teu coração
MariaHelena

MUITO BOM AMIGA, SEU ARTIGO SOBRE EXERCICIOS DE MEDITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA MENTE.FAÇO UM TRABALHO DE VOLUNTÁRIA COM PESSOAS DA BOA IDADE , APLICANDO TECNICAS DE HATHA YOGA. GOSTEI MUITO, E COMPLEMENTAREI AS MINHAS AULAS COM SUAS TECNICAS.PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.MUITO OBRIGADA E RECEBA UM GRANDE ABRAÇO COM CARINHO MUITA PAZ MUITA FORÇA E MUITA LUZ.MARGOTH.
Querida Margoth,
Fico muito feliz que possa aproveitar. Quando iniciei os meus estudos e prática da ciencia esotérica, comecei exactamente pelo Raja Yoga, para mim foi a melhor decisão que tomei porque o Caminho da Iluminação está assente numa progressão feita totalmente através da mente; se não for assim, o tempo será muito mais cumprido e os objectivos muito mais difíceis de alcançar. Eu comecei aos 25 anos e hoje tenho 59, tem sido um longo percurso , no raja yoga, na Escola Arcana 11 níveis, seis anos de estudos Teosóficos, muita leitura diversa para comparar métodos e acertar caminhos, etc, etc, mas uma coisa sempre tem estado comigo, as meditações do raja yoga.
Neste posto, falta o 2º e o 3º exercício, que irei aqui colocando, se quiser aproveitar é só estar atenta.
Por último, acho que teve a sorte de ter por Mestre o seu coração, na época actual, só ele a levaria ao raja yoga; verá que nunca se irá arrepender, porque este é o melhor método para alcançar resultados nesse maravilhoso trabalho a que se dedica.
Só a finalidade do trabalho é algo que enternece o meu coração, deixe-me ser sua amiga, e deixo-lhe o meu endereço (mhpguerra@hotmail.com) não só para nos correspondermos, mas também para que possa auxiliar no que me for possível.
Um beijo em seu bondoso coração.
MariaHelena
Olá minha irmã de luz
obrigado por dividir conosco este exercicio
Se encontrar duvido,volto para pedir ajuda
Beijos luz da Luzia do Rio de Janeiro com familia ai na sua terrinha
Querida Luzia,
Volte sempre e quando precisar ou desejar.
Seus beijos de luz atravessam o oceano e chegam a esta terrinha, bem pode dizer assim, porque o meu pais inteiro tem tanta população, mais ou menos como a vossa cidade de São Paulo. É extraordinário, nós somos mesmo um cantinho á beira mar plantado.
Beijos em seu coração
MariaHelena

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço