Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

 

 

Julgamentos imediatos são frequentemente errados por ter

como base estereótipos e subterfúgios mentais.


Ao conhecermos uma pessoa imediatamente a avaliamos e julgamos –

muitas vezes de forma inconsciente.

Por que fazemos isso?

A pesquisadora Amy Cuddy, professora titular da Escola de Administração de Emepresas de Harvard e os psicólogos Susan Fiske e Peter Glick, das universidades de Princeton e Lawrence, respectivamente, desenvolveram uma teoria que pode explicar esse comportamento.

Eles afirmam que, aparentemente, julgamos os outros de acordo com dois quesitos :


calor humano (se as pessoas são simpáticas e bem-intencionadas)


e competência (se têm a capacidade de transmitir essas intenções).

 

Em geral, admiramos e auxiliamos mais prontamente aqueles que demonstram as duas características e costumamos menosprezar pessoas frias e incompetentes.

 

Os avaliados como competentes porém frios – muitos deles pertecentes a grupos já esteriotipados, como judeus, asiáticos e ricos – provocam inveja e repulsa.

Já os considerados calorosos porém incompetentes – como mães e idosos – despertam piedade e carinho.

No entanto, novas pesquisas mostram que julgamentos imediatos são frequentemente errados por terem como base estereótipos imperfeitos e subterfúgios mentais.


Recentemente, o psicólogo Nicolas Kervyn e seus colegas da Universidade de Princeton publicaram resultados de uma pesquisa que revela como tiramos essas conclusões precipitadas. Para isso, os pesquisadores mostraram a voluntários dois grupos de pessoas: um deles parecia afetuoso e o outro, frio.

Os participantes presumiram que os mais calorosos eram menos competentes; da mesma forma, quando sabiam previamente que um grupo era competente e o outro não, faziam perguntas cujas respostas confirmam essa premissa. De acordo com o pesquisador, um traço forte na personalidade pode demonstrar fraqueza em outras áreas.

Esse “efeito compensatório” que ocorre quando comparamos as pessoas em grupo, em vez de avaliarmos cada uma individualmente, confirma o já conhecido conceito da psicologia social, o “efeito halo” – quando há forte demonstração de uma característica positiva, isso significa que há mais virtudes presentes. Ambos, entretanto, figuram entre erros cometidos frequentemente: em geral, acreditamos que aqueles que ocupam status maior são competentes mesmo que isso não tenha sido conquistado e seja, por exemplo, decorrência de sucessão familiar ou alianças políticas.


Ao julgar o calor humano, a rivalidade cumpre seu papel: “se alguém é seu concorrente, automaticamente concluímos que essa é uma pessoa má”, observa. A boa notícia é que se você pertence a um grupo estereotipado ou se sabe como os outros o veem, tem possibilidade de tentar mudar a sua imagem. Um político competente visto como frio, por exemplo,  pode tentar se comunicar melhor com seus eleitores.

“Afinal de contas, somos todos calorosos ou competentes em alguma área de nossa vida”, enfatiza Amy.

Fonte: Revista Viver mente e cerebro

http://cassandrasilveira.wordpress

 

Faça uma Reflexão. Medite !!!

Exibições: 19

Respostas a este tópico

É ledo engano pensarmos que somos o que parecemos ou o que julgamos-nos ser. Podemos nos subestimar ou superestimar. Quando não assumimos o que realmente somos tendemos a ser levianos  nos nossos julgamentos, em princípio em relação a nós próprios e, inevitavelmente, em relação ao nosso próximo. Ocorre assim quando não gostamos ou atribuímos negativo algo existente em em nós ,o que acaba sendo projetado para outras pessoas. Na verdade, esse item ou "plus" que desprezamos  e projetamos adiante é a nossa própria sombra, sorrateiramente escondida em nosso interior que se espelha no próximo  que julgamos. Essa sombra, todavia, é parte inseparável do nosso ser, que não pode ficar escondida e ignorada por nenhum de nós, sob pena de acarretar alguns desiquilíbrios e comprometimentos com a auto-estima de cada um. Cabe, então, assumir cada um o seu lado sombrio  em total conciliação comprendendo-a até a extensão da sua importância na nossa vida, pois é através dela que alcançaremos a iluminação, e ela nada é que o replexo da nossa própria luz.

Um grande abraço. Namastê.

Helena.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2022   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço