Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

CSA Uberlândia - Lar André Luiz
O que há nesse local?
Depósito
Endereço
Rua Ipanema, 800, bairro Copacabana, Uberlândia, MG
Cidade
Uberlândia
Estado
MG
E-mail ou fone
34-996960095 sítio 
34-991324145 watts app 
34-99643-2101
email kabanaecologica@gmail.com

contato

 joana

CSA: modelo de produção aproxima agricultores e consumidores; entenda como funciona

As comunidades que sustentam a agricultura (CSA) melhoram a vida para quem planta e levam alimentos saudáveis para quem compra. O modelo gera renda, valoriza a produção local e respeita o meio ambiente.


Por Caroline Dulley, Planaltina, DF

22/07/2018 08h26  Atualizado 22/07/2018 09h39Modelo de produção aproxima agricultores e consumidores

Modelo de produção aproxima agricultores e consumidores

De um lado, quem planta. De outro, quem consome os alimentos. E o que acontece quando essas duas pontas se unem? É esse modelo de produção que o Globo Rural mostrou neste domingo (22). São as CSAs – comunidades que sustentam a agricultura.

Há seis anos, o agricultor Edson Rosa conseguiu oito hectares de terra num assentamento em Planaltina, no Distrito Federal. No começo, a produção servia principalmente para alimentar a família. Vendia o que sobrava, mas era pouco e a renda não chegava a um salário mínimo. A vida só mudou depois que a família descobriu a CSA.

Funciona assim: um grupo de pessoas se reúne para financiar o produtor rural. Em troca, recebe os produtos da roça. Quem está na cidade não é chamado de consumidor, mas de co-agricultor. Afinal, são pessoas ativas, que participam do processo.

Nesse modelo de produção, o agricultor calcula quanto vai gastar durante o ano inteiro: com muda, sementes, adubos, energia. No caso do Edson, R$ 66 mil. Esse valor é dividido entre os 22 co-agricultores que fazem parte dessa CSA. A mensalidade fica R$ 277 para cada um.

Veja a reportagem completa no vídeo


Nessa conta, entra também uma porcentagem de lucro para o produtor. Assim, o Edson tem uma renda garantida de R$ 3 mil. Em troca, os financiadores da CSA levam para casa, toda semana, uma cesta de alimentos fresquinhos e aprendem a conviver com os riscos da agricultura.

Graças a esse modelo, a família de Edson resolveu um grande problema que enfrentava no sítio – o desperdício. “Era complicado porque ele levava para a feira e voltava às vezes com metade dos produtos”, diz a agricultora e mulher de Edson, Vanessa Carneiro. Agora, a produção tem destino certo. Em um ano, a família passou de oito itens cultivados para mais de 20, entre frutas e hortaliças.

E como se forma uma CSA?

Uma das pioneiras da atividade no Brasil, Claudia Vivacqua, explicou para o Globo Rural que as comunidades podem se formar por iniciativa do agricultor ou dos consumidores. Não existe nenhuma entidade de certificação ou de controle. O funcionamento da parceria é definido pelos membros do grupo.

“As CSAs são uma iniciativa da sociedade civil, não existe um organismo jurídico. Porém, algumas CSAs criam os seus próprios contratos. Mas não são contratos com valor jurídico, são contratos na base da confiança”, explica Claudia.

Ela faz parte da CSA Brasil, uma organização não-governamental que estimula esse tipo de atividade. A entidade sem fins lucrativos tem sede em São Paulo e atua em todo o país. De tempos em tempos, o grupo organiza cursos, que reúnem agricultores, técnicos, consumidores.

O professor Wagner dos Santos, presidente da CSA Brasil, explica que um dos objetivos dos encontros é mostrar que uma CSA é muito mais do que uma parceria comercial. “Quando a gente sustenta um organismo agrícola que a gente fala, a gente tá sustentando ele de porteira fechada, com tudo o que tem dentro, com os pássaros, lençol freático, nascentes, florestas, animais. Estamos sustentando o todo”.

Em cinco anos, esses cursos já receberam 150 pessoas. Durante o curso, o grupo tem aulas práticas no campo. A ideia é estimular a produção de alimentos aliada à preservação do meio ambiente. Quem vive na cidade vê de perto a rotina do agricultor.

As comunidades que sustentam a agricultura começaram a ganhar força no Brasil na última década. Hoje são mais de cem em todo o Brasil. Melhoria de vida para quem planta. Alimentos saudáveis para quem compra. Um modelo que aproxima produtores e consumidores e que gera renda, valoriza a produção local e respeita o meio ambiente.

Cada CSA estabelece as suas regras de funcionamento: valor da contribuição, os alimentos que vão na cesta. Tudo é combinado caso a caso.

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2018...

Exibições: 194

Respostas a este tópico

<iframe width="475" height="267" src="https://www.youtube.com/embed/dnj9VgdYQeY" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen></iframe>

CSA Uberlândia - Lar André Luiz
O que há nesse local?
Depósito
Endereço
Rua Ipanema, 800, bairro Copacabana, Uberlândia, MG
Cidade
Uberlândia
Estado
MG
E-mail ou fone
34-996960095 sítio 
34-991324145 watts app 
34-99643-2101
email kabanaecologica@gmail.com

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço